Cortinas vs Peliculas

Obrigado telmoesteves.
E agora para quem não acreditava nas minhas palavras...
Como diria o Scolari: "e o burro sou eu?"

Hoo contra, ninguem te chamou burro... lol
Continuo a dizer depois de ler, que estas cortinas adesivas não se enquadram no decreto lei, pois as mesmas nao são opacas,
não são coloridas. São exactamente como cortinas, só que em pelicula estatica. O decreto lei é claro e refere-se a peliculas coloridas ou reflectoras.
Está lá esplicito e bem explicado.
 
Hoo contra, ninguem te chamou burro... lol
Continuo a dizer depois de ler, que estas cortinas adesivas não se enquadram no decreto lei, pois as mesmas nao são opacas,
não são coloridas. São exactamente como cortinas, só que em pelicula estatica. O decreto lei é claro e refere-se a peliculas coloridas ou reflectoras.
Está lá esplicito e bem explicado.

Tambem penso dessa maneira e brazelo esse tipo de comentarios finais sao um pouco escusados ninguem aqui chamou nada a ninguem apenas estamos todos a tentar perceber se sao legais ou nao
 
Realmente nao esperava este feedback quando abri este topico .... muito bom mesmo , na minha opiniao é uma questao de gosto e de habito quanto as cortinas perfuradas , simplesmente ficam diferentes das habituais peliculas que ja estamos acostumados a ver diariamente :) agora depois de ler tudo o que o pessoal escreveu VOU optar por colocar umas tambem !!!Abraço
 
ja e concordo com aquilo que disses-te da pelicula ser opaca e ja tenho 2 rolos para meter nos vidros é so arranjar um pouco de tempo e paciencia é preciso é que nao impliquem com isso
 
pois mas é preciso ter muita muita calma e ainda há outra pergunta que me está na cabeça- que acontece no verao naqueles dia que o sol esta bastante quente?

fmmc.... a pressa é inimiga da perfeiçao... se queres um serviço bem feito teras mesmo de o fazer com todo o tempo do mundo ... quanto ao verao... aind agora estamos a caminhar para o inverno... :)
 
Hoo contra, ninguem te chamou burro... lol
Continuo a dizer depois de ler, que estas cortinas adesivas não se enquadram no decreto lei, pois as mesmas nao são opacas,
não são coloridas. São exactamente como cortinas, só que em pelicula estatica. O decreto lei é claro e refere-se a peliculas coloridas ou reflectoras.
Está lá esplicito e bem explicado.

Mas onde é que vocês leêm no DL que as cortinas/panos/pvc's/películas/etc que não são opacas e/ou não são coloridas podem ser utilziadas e estão fora do âmbito deste DL?

O que diz este DL (embora seja aditamento a um anterior) para além de outras coisas é:
O Decreto -Lei n.º 40/2003, de 11 de Março, no seu artigo 2.º, proibiu a afixação de películas coloridas nos vidros dos automóveis de passageiros ou mercadorias, com excepção dos autocolantes regulamentares e de películas opacas não reflectoras nas caixas de carga dos automóveis de mercadorias.

Ora o que aqui diz em português mais corrente é:

1- São proibídas películas coloridas nos vidros de automóveis de passageiros ou mercadorias. (Claro, se a película for transparente, é permitida, por isso só as coloridas são proibídas)
2- São permitidas películas opacas não reflectoras e autocolantes regulamentares nas caixas de carga de automóveis de mercadorias. (esta parte é só para os veículos de mercadorias e não para passageiros.

Independentemente do que está escrito e que nem sempre é perceptível - sobretudo quando se tratam de leis europeias como esta - (por isso há advogados e juizes) há uma coisa muito importante no direito/advocacia que é o "pensamento do legislador", que em resumo corrente quer dizer qual foi a ideia do legislador ao efectuar determinada lei. E a ideia básica do legislador neste DL é que os vidros não podem limitar a visibilidade para o seu interior sem serem homolegados. Ponto final! Por isso no pensamento do legislador, "qualquer coisa" que limite o visionamento de um vidro, entra no âmbito deste DL e é ilegal.

Como tal estas cortinas que referem são ilegaís, ainda mais porque nem sequer podem ser homolegadas, assim como o paninho preso no vidro também o é!
É por isso que é necessária uma homolegação senão poderia utilizar-se películas totalmente opacas e não se via nada para dentro do carro...

Resumindo esta lenga-lenga toda mais técnica: O pensamento do legislador é o de proibir qualquer "coisa" que limite o visionamento para o interior de um vidro de um veículo, logo estas cortinas limitam, logo são ilegais!


Fui vê-las à norauto para as comprar e haviam as grandes e as pequenas, mas sinceramente não gostei do aspecto... Parece como alguém já disse uma rede mosquiteira. Admito que no carro possa não ficar tão mau como parece simplesmente olhando para a cortina, mas sinceramente não gostei, até porque vi lá umas cortinas de ventosa (que também são ilegais ao abrigo do que referi em cima) bem catitas e se calhar vou optar por investigar melhor esta opção cortinas. Alguém sabe se há algum tipo de cortinas que não sejam para fixar nos vidros, sem ser daquelas caríssimas que já aqui foram referidas?
 
isso lá esta tambem depende é tao ilegal ventosas e peliculas como o xenon e nunca vi ninguem ser multado por ventosas nem por xenon
 
Se o "pensamento" é nao limitar a visibilidade, que o colocassem do DL. lol.
Eu e as autoridades nao vão por pensamento, mas sim pelas leis escritas.
Resumindo, não há legislaçao contra cortinas, logo não é ilegal.
Digo e repito: Não tem côr nem são opacas ou reflectoras (como referido no DL).
Não havendo legislaçao em contrario, não há que ter nenhum receio...
Mais, posso afirmar que a visibilidade para o interior do veiculo é bem superior as peliculas autocolantes.
 
Se o "pensamento" é nao limitar a visibilidade, que o colocassem do DL. lol.
Eu e as autoridades nao vão por pensamento, mas sim pelas leis escritas.
Resumindo, não há legislaçao contra cortinas, logo não é ilegal.
Digo e repito: Não tem côr nem são opacas ou reflectoras (como referido no DL).
Não havendo legislaçao em contrario, não há que ter nenhum receio...
Mais, posso afirmar que a visibilidade para o interior do veiculo é bem superior as peliculas autocolantes.

Estudaste direito ou essa a tua interpretação de uma lei como mero cidadão?
 
Back
Top