Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

O que estamos a disutir é o sexo dos anjos...

porque ate um ponto existe concenso: Engatado gasta menos (0.0 l\100km), desengatado gasta mais (1,1 l\100km) isto na mesma descida a mesma velocidade e a ver o CB..

O que resta desmistificar é outra questão... qual a melhor situaçao consoante a descida, engatado ou desengatado?

Como todos sabem o motor engatado tambem ajuda ao travamento da velocidade, e desengatado o carro esta solto e a aceleração aumenta devido à força gravitica que se transforma em aceleração. Posto isto, numa descida pouco inclinada se deixar o motor engatado ao fim de uns metros a velocidade vai baixando e temos que meter pe no acelerador para dar mais velocidade (ja estamos a fazer consumo), por outro lado se desengatar o carro nessa descida pouco acentuada ate a faziamos toda desengatado... Portanto, o facto de fazer X% da descida a 0,0 (engatado) e depois ter a necessiade o resto da descida a acelerar para aumentar a velocidade, no fim esse consumo gasto sera superior ao fazer a descida toda desengatado???

Espero que me esteja a fazer entender.... nesta questao acho que quem dita qual o menor consumo é a inclinação da descida.. de salientar que independentemente do resultado, desengatar traz vantagens extra=??? claro que nao.. é mais seguro com o carro desengatado...

Outra questao para levantar discussão: O facto de engatado nao haver combustivel injectado, nao provoca uma compressao pobre? o gasoleo tem aditivos lubrificantes à camara de combustao, que cortando a alimentação o motor trabalha so aspirando ar, pode danificar algo?? sera que o tempo a completar a descida seja suficiente para danificar?? questoes e mais questoes que se pdoeriam colocar..


concordo com aquilo que dizes..
menos com a parte a azul :|

por acaso a questao da inclinação que me lembre ainda nao tinha sido discutida..
mas tens que ter em atenção que o que aqui se referem é na mesma descida..
esquecendo a parte da inclinaçao..
 
concordo com aquilo que dizes..
menos com a parte a azul :|

por acaso a questao da inclinação que me lembre ainda nao tinha sido discutida..
mas tens que ter em atenção que o que aqui se referem é na mesma descida..
esquecendo a parte da inclinaçao..
pois..

ja corrigi.... sorry..
 
O facto de andar em "ponto morto" diminui a segurança do veículo, havendo uma maior probabilidade acidente, logo poderá AUMENTAR o CONSUMO. Andem com um carro em "ponto morto" e ao fim de um ano reparem no desgaste do pneus.
nem é por aí digo eu, é mais os travões, aí é que se nota um desgaste um pouco maior
 
O que estamos a disutir é o sexo dos anjos...

porque ate um ponto existe concenso: Engatado gasta menos (0.0 l\100km), desengatado gasta mais (1,1 l\100km) isto na mesma descida a mesma velocidade e a ver o CB..

O que resta desmistificar é outra questão... qual a melhor situaçao consoante a descida, engatado ou desengatado?

Como todos sabem o motor engatado tambem ajuda ao travamento da velocidade, e desengatado o carro esta solto e a aceleração aumenta devido à força gravitica que se transforma em aceleração. Posto isto, numa descida pouco inclinada se deixar o motor engatado ao fim de uns metros a velocidade vai baixando e temos que meter pe no acelerador para dar mais velocidade (ja estamos a fazer consumo), por outro lado se desengatar o carro nessa descida pouco acentuada ate a faziamos toda desengatado... Portanto, o facto de fazer X% da descida a 0,0 (engatado) e depois ter a necessiade o resto da descida a acelerar para aumentar a velocidade, no fim esse consumo gasto sera superior ao fazer a descida toda desengatado???

Espero que me esteja a fazer entender.... nesta questao acho que quem dita qual o menor consumo é a inclinação da descida.. de salientar que independentemente do resultado, desengatar traz vantagens extra=??? claro que nao.. é mais seguro com o carro engatado...

Outra questao para levantar discussão: O facto de engatado nao haver combustivel injectado, nao provoca uma compressao pobre? o gasoleo tem aditivos lubrificantes à camara de combustao, que cortando a alimentação o motor trabalha so aspirando ar, pode danificar algo?? sera que o tempo a completar a descida seja suficiente para danificar?? questoes e mais questoes que se pdoeriam colocar..

E SE FOR UMA DESCIDA a SUBIR AINDA TENS QUE ACELERAR MAIS....LoL.LoL
 
O que estamos a disutir é o sexo dos anjos...

(...)
Outra questao para levantar discussão: O facto de engatado nao haver combustivel injectado, nao provoca uma compressao pobre? o gasoleo tem aditivos lubrificantes à camara de combustao, que cortando a alimentação o motor trabalha so aspirando ar, pode danificar algo?? sera que o tempo a completar a descida seja suficiente para danificar?? questoes e mais questoes que se pdoeriam colocar..

Eu acho que esse desgaste caso exista não é significante, isto porque, se virmos bem, perdemos a conta às vezes que tiramos pé do acelerador com o carro engatado por exemplo, para perder velocidade na AE sem usar o travão de serviço.
 
Só ainda nao entendi porque que dizem que os CB nao medem correctamente quando diz que vai a gastar 0 !! Os injectores sao electronicos e sao eles que enviam a informaçao para o CB da quantidade de gasoleo é que está a passar no momento! (Consumo instantaneo) Se eles estao a mandar a informaçao que nao esta a passar qualquer gasoleo "medivel na escala deles, ou seja os CB's só medem se tiver a passar mais que 0.1, abaixo disso o CB dá ZERO" é porque nao está, e acusa 0, já a relantim a quantidade de gasoleo que passa é medivel e bem, sao sempre uns 0.8 0.9 !

Apartir daqui ve-se em que situaçao é que gasta mais! Nao é isso que se está a falar??? Engrenado GASTA MENOS ! Se pode gastar alguma coisa engrenado até pode, mas é tao minimo que nem o CB acusa! estou quase como diz o outro, Pior que um cego é mesmo quem nao quer ver!
 
No outro dia escrevi um post enorme a explicar tudo e o raio da net foi abaixo quando cliquei... e depois tambem nao tive mais tempo.

Mas vou tentar escrever algumas coisas que escrevi na altura.

O combustivel nao é cortado logo todo , quando tiramos o pe corta tipo 80% mal tiramos o pe e 20% demora cerca de 2s a cortar.Se nao fosse assim sempre que se tirava o pe era um esticao valente.
Como o ar nunca é cortado o motor roda livremente nao precisando de combustao bastando so o peso do carro transmitido pela caixa ao motor.

Um exemplo simples de que nao é preciso combustao para o motor rodar sao os antigos V12 da BMW onde so existe combustao cada 2 cliclos do motor , alternando assim o motor ao relanti trabalhando so 6 cilindros por ciclo.

Isto ja foi feito a 20 anos atras!!!

Quanto aos diesel , o sistema nao roda em seco , nas bombas injectoras o debimetro recua fazendo pouca pressao que nao é suficiente para abrir os injectores e volta pelo tubo de retorno para a bomba , nos CR e PD faz o mesmo mas alguns sao controlados eletronica no injector.

Acho estranho estar mos a falar de algo desenvolvido a mais de 20anos e ainda haver quem tenha duvidas.

Cumps
 
...
Como o ar nunca é cortado o motor roda livremente nao precisando de combustao bastando so o peso do carro transmitido pela caixa ao motor.

Um exemplo simples de que nao é preciso combustao para o motor rodar sao os antigos V12 da BMW onde so existe combustao cada 2 cliclos do motor , alternando assim o motor ao relanti trabalhando so 6 cilindros por ciclo.

Isto ja foi feito a 20 anos atras!!!

...

Acho estranho estar mos a falar de algo desenvolvido a mais de 20anos e ainda haver quem tenha duvidas.

Cumps

Por mim já está esclarecido... Sim, em alguns casos e para determinadas condições o combustível é cortado sim senhor...

É o chamado DFCO (Deceleration Fuel Cut-Off)... E segundo li, nem todos os modelos têm este sistema e de modelo para modelo, o DFCO é activado tendo em conta o threshold (limiar), que por sua vez depende da velocidade de queda da desaceleração... Este limiar nos alfa com ECU Motronic M1.7 é acima das 1700rpms, outros modelos são às 1500rpms... Até existe uma directiva SAE (Society of Automotive Engineers) que estabelece o principio de funcionamento deste sistema. Para quem quiser saber pormenores é a SAE 2001-01-3591.

Assim sendo, tenho de pedir desculpa ao people por tanto insistir neste assunto, mas tal como perceberam, a minha dúvida surgiu pelo facto de ouvir o funcionamento do motor mesmo em desaceleração... Um gajo está sempre a aprender coisas novas...
No entanto admito que ainda tenho algumas dúvidas, pois com o teste que fiz no meu carro, desligando a chave o funcionamento do motor foi diferente...

Quanto a ti Art, espero não teres levado a mal com a "Pseudo-Engenheiros", pois nem sei se o és e nem te conheço sequer, por isso não quis pegar contigo... no entanto as minhas vivenças com engenheiros não têm sido as melhores... Um dia conheci um que dizia entendido de automóveis, pois em certa altura perguntei-lhe para que servia os dentes que os volantes dos motores possuem, e ele respondeu-me que uma corrente xpto engrenava lá :) :) Só à estalada... Mas a verdade é que ele agora trabalha numa empresa de manutenção de aviões em Lisboa :) Vai busca-la...

Bem... à frente...
Quanto ao exemplo que deste, Art, do V12 da BMW, não é bem a mesma coisa, pois existem sempre 6 cilindros que não têm o combustível cortado, aí até um leigo aceita, agora todos os cilindros é que me fez confusão...

Abraço...
 
Por mim já está esclarecido... Sim, em alguns casos e para determinadas condições o combustível é cortado sim senhor...

É o chamado DFCO (Deceleration Fuel Cut-Off)... E segundo li, nem todos os modelos têm este sistema e de modelo para modelo, o DFCO é activado tendo em conta o threshold (limiar), que por sua vez depende da velocidade de queda da desaceleração... Este limiar nos alfa com ECU Motronic M1.7 é acima das 1700rpms, outros modelos são às 1500rpms... Até existe uma directiva SAE (Society of Automotive Engineers) que estabelece o principio de funcionamento deste sistema. Para quem quiser saber pormenores é a SAE 2001-01-3591.

Assim sendo, tenho de pedir desculpa ao people por tanto insistir neste assunto, mas tal como perceberam, a minha dúvida surgiu pelo facto de ouvir o funcionamento do motor mesmo em desaceleração... Um gajo está sempre a aprender coisas novas...
No entanto admito que ainda tenho algumas dúvidas, pois com o teste que fiz no meu carro, desligando a chave o funcionamento do motor foi diferente...

Quanto a ti Art, espero não teres levado a mal com a "Pseudo-Engenheiros", pois nem sei se o és e nem te conheço sequer, por isso não quis pegar contigo... no entanto as minhas vivenças com engenheiros não têm sido as melhores... Um dia conheci um que dizia entendido de automóveis, pois em certa altura perguntei-lhe para que servia os dentes que os volantes dos motores possuem, e ele respondeu-me que uma corrente xpto engrenava lá :) :) Só à estalada... Mas a verdade é que ele agora trabalha numa empresa de manutenção de aviões em Lisboa :) Vai busca-la...

Bem... à frente...
Quanto ao exemplo que deste, Art, do V12 da BMW, não é bem a mesma coisa, pois existem sempre 6 cilindros que não têm o combustível cortado, aí até um leigo aceita, agora todos os cilindros é que me fez confusão...

Abraço...


Eu no meu não noto qualquer diferença no trabalhar desligando a chave, e já experimentei num polo 1.4tdi de 2008 com o mesmo resultado de não sentir diferença, mas também é como disseste, nem todos os motores são iguais, cada marca tem o seu sistema, e pode diferir nos varios modelos de carros...

E quanto a cena dos engenheiros, muitos fazem as cadeiras arrastadas e levam 10 anos a tirar os cursos... isso pra mim não é ser engenheiro... (desculpem o off-topic)
 
Eu no meu não noto qualquer diferença no trabalhar desligando a chave, e já experimentei num polo 1.4tdi de 2008 com o mesmo resultado de não sentir diferença, mas também é como disseste, nem todos os motores são iguais, cada marca tem o seu sistema, e pode diferir nos varios modelos de carros...

E quanto a cena dos engenheiros, muitos fazem as cadeiras arrastadas e levam 10 anos a tirar os cursos... isso pra mim não é ser engenheiro... (desculpem o off-topic)

E há outros que os tiram por correspondencia!
 
Este tópico ja vai longo....

A que conclusao chegamos?

Tendo em conta que desligar a chave é hironico...
 
Amigos, descobri a p..a da polvora!!!!
façam assim:parem o carroço a porta de casa;
tirem a xave da ignição;
pendurem-na ao pescoço com uma daquelas fitas á azeiteirus maximus;
montar na cicletra e fazer o percurso pretendido engatado ou desengatado ( se bem que na cilcletra é dificil e embaraçoso andar desengatado);
chegar a casa;
fazer as contas e chegar á magnifica e suprema conclusão que o ponteiro do gaisol nem se mexeu!!!!!

o que eu quero???? que um engenheiro qualquer alemão da AUDI se preocupe com essas macacadas!!!!!

do meu ponto de vista é assim: o que se poupa desengatado estoura-se cada x que se diz a um amigo: anda aí ver como o meu turbo assobia; ou cada x que se deixa passar uma loiraça daquelas na passadeira e se dá uma sapatada no acelerador pra ela olhar e pensar: xi, este gajo deve ter uma micro gaita, pra estar assim a poluir o ar e a fazer este xinfrim!
pax
 
Back
Top