Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

hello ........................................
A descer e em ponto morto ( com o carro destravado )
os Cb não fazem médias á Hora só por 100 km ou seja existem dois tipos de média x l /Hora ou x/ L100Km
O Lucro é de 4,7 l em 100 Km X 1.19=5,59€ se for desengatado se for engatado 0€ achas pouco, mais travões e insegurança
Cada um sabe de si!
Ou eu ganho pouco ou tu ganhas muito ( na stresses)
zero euros não me convence, o que me convence é um gasto mais reduzido, agora zero é impossível lol eu já disse que com audis não compensa, mas tenho outro carro dos anos 80 que dá perfeitamente pra ver que engatado gasta mais, seja a descer ou a subir, do que em ponto morto.. em carros a gasolina continuo a dizer que compensa, de resto é uma questão de hábito, é claro que a segurança cada um tem que saber que não pode andar ás mesmas velocidades engatado ou desengatado

eu já vi na TV que uma forma de poupar na emissão de gases é desengatar o carro quando se prevê uma paragem.. para mim, menos gases emitidos = menos gasóleo queimado= menos gasto
 
Sim, tens razão no que explicaste... mas volto a perguntar... existe combustão/explosão ou não quando vais numa descida, engrenado e com as chaves ligadas??? Achas mesmo que o motor vai apenas a comprimir o ar???

Podes restringir a admissão do ar, ou a saída de gases, mas nunca na totalidade, acho que nisso estamos de acordo, né??

Quanto à sucção indicada no manómetro (-0.6bar), é perfeitamente normal pois só temos pressão quando o turbo actua, até lá é como um motor aspirado...

Pode até passar uma quantidade muito pequena de gasoleo, mas tão pouco que é desprezavel...

E estou de acordo que não se consegue restringir a 100%, mas a técnica de restringir é utilizada... o meu carro engatado não fica com os -0.6bar, isso apenas acontece nos carros que o acelerador actua uma borboleta na admissao...
 
:palmas::palmas:
Pelo que já reparei no CB do meu A3 Sportback gasta menos a descer engatado... não sei se gastaria menos se fosse desengatado mas sinceramente não me interessa porque andar com o carro desengatado é uma idiotice porque o carro fica "solto" (pelo menos assim aprendi nas aulas de condução), o motor não vai a segurar o carro e obriga a uma maior utilização dos travões (o que se deve evitar nos carros com travões NORMAIS ( ou seja sem serem cerâmicos) para que estes não aqueçam e mantenham desta forma a sua eficácia)
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pray::pray::pray::pray::pray:
 
Pode até passar uma quantidade muito pequena de gasoleo, mas tão pouco que é desprezavel...
Ach q esta frase resume tdo o q tentei dizer.. S passa uma quantidade mto pequena de gasoleo mais o ar q o motor aspira, então temos combustão.. Por ex um motor engatado as 3mil a descer, logico q o motor vai a fazer barulho devido aos orgãos mecânicos em movimento, cm vai a receber uma infima quantidade de gasoleo, não s vai ouvir a combustão mas está a faze-la e consumir..
Agora dizerem q o motor vai trabalhar só com ar ou com borboletas fechadas ou mais não sei o q.. omg
 
Pode até passar uma quantidade muito pequena de gasoleo, mas tão pouco que é desprezavel...
Ach q esta frase resume tdo o q tentei dizer.. S passa uma quantidade mto pequena de gasoleo mais o ar q o motor aspira, então temos combustão.. Por ex um motor engatado as 3mil a descer, logico q o motor vai a fazer barulho devido aos orgãos mecânicos em movimento, cm vai a receber uma infima quantidade de gasoleo, não s vai ouvir a combustão mas está a faze-la e consumir..
Agora dizerem q o motor vai trabalhar só com ar ou com borboletas fechadas ou mais não sei o q.. omg

Já deves ter visto muitos motores deves....
 
Posso estar a especular... mas pelo que já ouvi dizer ( e atenção que não tenho qualquer maneira de o provar porque não sou mecânico ) em alguns veículos a bomba de óleo da caixa de velocidades funciona com um dos veios da mesma caixa... e já me disseram que andar com o carro desengatado durante longos períodos pode fazer com que a bomba não esteja a funcionar porque como está desengatada a bomba só funciona a velocidade mínima do relanti do motor e gripe o veio que vem da transmissão.
 
Já deves ter visto muitos motores deves....

Repirando fundo para não descer ao teu nivel e responder-te à letra, penso q não estamos aqui a medir pil@s a ver quem já viu mais motores ou não.. Não estou a falar baseado no q marcam os cbs, experiencias a descer, etc, até pq cm tda a gente sabe, os cbs baseiam-se em amostragens, calculos, etc, nunca na medida exacta do consumo de combustivel, cm tal estão sujeitos a desvios, por vezes erros enormes..
A minha opinião foi dada cm tal a minha participação neste tópico fica por aqui.. Leva o tópico p onde quiseres ;)

E já agora, uns tópicos atras falaste de pesados q "cortam" o escape, não precisas de ir para pesados, basta uma simples bedford brava de 1990 q já tem esse sistema, ajuda à travagem com o motor em descidas acentadas e chama-se travão de montanha..
end ot
 
Last edited:
Repirando fundo para não descer ao teu nivel e responder-te à letra, penso q não estamos aqui a medir pil@s a ver quem já viu mais motores ou não.. Não estou a falar baseado no q marcam os cbs, experiencias a descer, etc, até pq cm tda a gente sabe, os cbs baseiam-se em amostragens, calculos, etc, nunca na medida exacta do consumo de combustivel, cm tal estão sujeitos a desvios, por vezes erros enormes..
A minha opinião foi dada cm tal a minha participação neste tópico fica por aqui.. Leva o tópico p onde quiseres ;)

E já agora, uns tópicos atras falaste de pesados q "cortam" o escape, não precisas de ir para pesados, basta uma simples bedford brava de 1990 q já tem esse sistema, ajuda à travagem com o motor em descidas acentadas e chama-se travão de montanha..
end ot

Eu nunca falei em média de CBs aqui, mas pronto, tudo bem... Se sabias que havia o sistema então sabes o que é que acontece, mas foste logo com os omg...
 
Isto daqui a dias anda o pessoal todo a comprar valvulas com um botão a dizer "nitro" na manete das mudanças, para cortar o gasoleo nas descidas... :p:lol:
 
Eu no post acima estava a mostrar q estou de acordo com a tua frase, acho q faz tdo o sentido.. O meu omg é p quem diz q o carro engatado a descer corta por completo a admissão..
 
Eu no post acima estava a mostrar q estou de acordo com a tua frase, acho q faz tdo o sentido.. O meu omg é p quem diz q o carro engatado a descer corta por completo a admissão..

mas o tópico é "Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?"
com o carro engrenado consome-se 0.000001
 
ok meu, peço desculpa então...

Isto sim são atitudes à homem... Parabens... Também achei o teu comentário um pouco puxado, mas não comentei para não meter mais lenha na fogueira...

O que interessa é que se chegue a alguma conclusão sem que estejamos a matar-nos uns aos outros...

Quanto aos CB's só tenho um comentário: Os conta-quiometros já existem à colh*** de tempo, há bem mais tempo do que os CB's e no entanto ainda hoje têm algum erro, tal como muitos já confirmaram com os GPS's... Portanto não me venham dizer que se deve levar a sério os valores que lá aparecem...
 
O facto de andar em "ponto morto" diminui a segurança do veículo, havendo uma maior probabilidade acidente, logo poderá AUMENTAR o CONSUMO. Andem com um carro em "ponto morto" e ao fim de um ano reparem no desgaste do pneus.
 
O que estamos a disutir é o sexo dos anjos...

porque ate um ponto existe concenso: Engatado gasta menos (0.0 l\100km), desengatado gasta mais (1,1 l\100km) isto na mesma descida a mesma velocidade e a ver o CB..

O que resta desmistificar é outra questão... qual a melhor situaçao consoante a descida, engatado ou desengatado?

Como todos sabem o motor engatado tambem ajuda ao travamento da velocidade, e desengatado o carro esta solto e a aceleração aumenta devido à força gravitica que se transforma em aceleração. Posto isto, numa descida pouco inclinada se deixar o motor engatado ao fim de uns metros a velocidade vai baixando e temos que meter pe no acelerador para dar mais velocidade (ja estamos a fazer consumo), por outro lado se desengatar o carro nessa descida pouco acentuada ate a faziamos toda desengatado... Portanto, o facto de fazer X% da descida a 0,0 (engatado) e depois ter a necessiade o resto da descida a acelerar para aumentar a velocidade, no fim esse consumo gasto sera superior ao fazer a descida toda desengatado???

Espero que me esteja a fazer entender.... nesta questao acho que quem dita qual o menor consumo é a inclinação da descida.. de salientar que independentemente do resultado, desengatar traz vantagens extra=??? claro que nao.. é mais seguro com o carro engatado...

Outra questao para levantar discussão: O facto de engatado nao haver combustivel injectado, nao provoca uma compressao pobre? o gasoleo tem aditivos lubrificantes à camara de combustao, que cortando a alimentação o motor trabalha so aspirando ar, pode danificar algo?? sera que o tempo a completar a descida seja suficiente para danificar?? questoes e mais questoes que se pdoeriam colocar..
 
Last edited:
Back
Top