Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

É uma dúvida que já coloquei a vários mecânicos, porque tinha um carro que consumia 7.8 L/100 e notava-se no ponteiro quando se mudava o estilo de condução, quase instantaneamente

A questão é:
Se for a descer, vou a poupar mais se for em ponto morto ou com o carro engrenado numa mudança alta sem o acelerar?
Já me disseram que o carro a descer com o motor a "travá-lo" corta o consumo, mas quem tem computadores de bordo já me disse que em ponto morto o consumo desce muito mais do que ir por exemplo numa quinta a descer acentuadamente, a uma velocidade de 75km/h sem acelerar, obviamente

Alguém desmistifica isto? Mesmo nos manuais de sustentabilidade das escolas de condução vem que o carro engrenado apresenta muito menor consumo na situação que descrevi..
 
Sim, é verdade..
Se fores em ponto morto o motor precisa de combustível para continuar a rodar, no entanto, se for engatado, numa descida, a inercia é que faz com que o motor rode.. ;)
 
qualquer carro com gestão electronica corta a alimentação de combustivel se o carro for a rolar sem qualquer pressão no acelerador..
logo, se fores a descer sem acelerar o carro vai a gastar 0.0


se fores com o carro desengatado, o motor vai ao relenti.. logo por pouco que seja o combustivel, tem de injectar algum para o motor não ir abaixo..

presumo que eventualmente num carro de carburadores, mal afinado, compense andar desengatado.. mas talvez só aí..
o resto, é "mito-urbano"
 
ah pois e.. as senhoras tem mt essa ilusao..

a minha maria deixou de desengatar o carro a descer, desde que apanhou um susto... preciso de travar e virar, carro desencatado e ia indo as couves..

a partir dai.. nunca mais, mas eu já lhe tinha explicado... e tem logica, pois o que faz os carros beberem é o aumento e diminuição de rotação, se formos em 5 para ai nas 3000 e deixarmos ir.. vai constante, ao desengatar baixa para o rolantim 1000-1100 e depois volta as 3000, no fim da descida quando o voltarmos a engatar.

estou correcto?
 
não é bem assim..

é mais é por..
se fores ás 3000 a descer sem acelerar, gastas zero..
se desengatares o carro vai sempre a mamar qq coisa para manter o relenti..
não tem nada a ver com o descer e subir de rpm...
 
eu não percebo nada de mecanica nem de enercia nem dessas coisas que já se falou, agora..., um motor mesmo que vá a 1000rpm tem que forçosamente de consumir qq coisa pois não acho que funcione só com o ar.., portanto se for a 2000rpm..., gastará mais..., e assim sussesivamente..., agora tambem deve ser diferente se vai em esforço ou em "folga"..., ou seja..., a meu vêr em ponto morto gasta menos, mas isto é a minha ideia, tal como disse, pode ser uma barbaridade.
Em relação ao pessoal que tem cb, qdo se vai a descer com ele engatado em 5.ª/6.ª vai a consumir 0 (zero)???? hummmm...., por isso os valores dos consumos finais em relações ás medias efectuadoa são diferentes de cb para a realidade.
 
Factos:
- Em ponto morto gasta sempre, pois tem de gastar para manter o motor a trabalhar
- Engatado a descer gasta zero.
- É muito perigoso andar com o carro em ponto morto, pois pode ir abaixo e perdes direcção assistida e poder de travagem

Já defendi a "técnica do ponto morto", mas agora parece-me que não compensa de todo.
Numa condução defensiva e relaxada, consegue-se médias muito boas... Eu moro em Rio Tinto, levo o meu filho a Gaia para o colégio, e trabalho na Maia, e consigo fazer médias no CB de 5,5L (1.9tdi 130cv cx6 ) de forma rotineira, sem recorrer a técnicas "especiais".
 
Em relação ao pessoal que tem cb, qdo se vai a descer com ele engatado em 5.ª/6.ª vai a consumir 0 (zero)???? hummmm....QUOTE]

Consome zero.
Engatado a descer, desde que o movimento das rodas faça "rodar" o motor, o consumo é zero.
Para isto acontecer é indiferente a mudança em que vai engatado...
 
tal como disse.., não discuto o que não sei, e nem tenho argumentos para para contradizer o que seja dito mais por aqui :)
Mas e sempre bom este tipo de "discussão"
 
já rolei em carros (nomeadamente os PSA 1.4DHi) que nessa situação nunca marcam menos que 2.0l/100km
o que é certo é que em todos os VAG que andei, a desacelarar, acima de 3ª, sempre a 0,0l/100km

que pode ser mentira, pode.. bem como os consumos de CB e os consumos anunciados pela marca...
 
MAs será que alguém já se lembrou que um motor para funcionar precisa de ar e combustivel? O consumo nunca será zero...

Tenho ideia pessoal que em consumos, engrenado "ajuda" o motor a rodar, logo, não haver necessidade de ser injectado combustivel numa quantidade normal para manter a rotação existente, logo consome menos... Se for em ponto morto, há sempre o consumo do relanti... E acho que todos sabemos como é ter o carro ligado... nomeadamente quem anda em filas de transito..
 
Back
Top