É uma dúvida que já coloquei a vários mecânicos, porque tinha um carro que consumia 7.8 L/100 e notava-se no ponteiro quando se mudava o estilo de condução, quase instantaneamente
A questão é:
Se for a descer, vou a poupar mais se for em ponto morto ou com o carro engrenado numa mudança alta sem o acelerar?
Já me disseram que o carro a descer com o motor a "travá-lo" corta o consumo, mas quem tem computadores de bordo já me disse que em ponto morto o consumo desce muito mais do que ir por exemplo numa quinta a descer acentuadamente, a uma velocidade de 75km/h sem acelerar, obviamente
Alguém desmistifica isto? Mesmo nos manuais de sustentabilidade das escolas de condução vem que o carro engrenado apresenta muito menor consumo na situação que descrevi..
A questão é:
Se for a descer, vou a poupar mais se for em ponto morto ou com o carro engrenado numa mudança alta sem o acelerar?
Já me disseram que o carro a descer com o motor a "travá-lo" corta o consumo, mas quem tem computadores de bordo já me disse que em ponto morto o consumo desce muito mais do que ir por exemplo numa quinta a descer acentuadamente, a uma velocidade de 75km/h sem acelerar, obviamente
Alguém desmistifica isto? Mesmo nos manuais de sustentabilidade das escolas de condução vem que o carro engrenado apresenta muito menor consumo na situação que descrevi..