Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

heheheheheeh :)

Estes tópicos partem-me a pil* a rir... Atão a descer e engrenado o consumo é zero porque basta a inercia??? ahahahahahaahahah
Num me digam que agora os motores de combustão interna já não necessitam de combustível para funcionar...
Que eu saiba, num modo grosso, combustão significa queima, logo, só com ar como é que tal acontece??

Deus ma livre...
 
eh pa eu que criei o tópico tava na dúvida qual gasta menos, agora gastar zero parece-me um pouco irrealista lol experimentem meter um gajo deitado com a mala aberta , depois a descer desacelerem e ele que vá lá meter o nariz no tubo de escape pra ver se não tá a queimar gasóleo xD

em argolas como os nossos não me parece que compense o risco do ponto morto para pensar que se poupam uns centimos quando até parece que isso é discutível
mas em carros a gasolina, como o meu bmw que tem 24 anos, aí noto logo que o ponteiro das rotações acompanha o do combustível na razão inversa.. sobe um , desce o outro, quase que se vê a olho nu, depois de passar as 2000 rpm.. seja a descer ou a subir.. mas é certo que em ponto morto o desgaste dos travões é muito maior, senão um gajo deixa embalar menos em quando vai a 130 ou 140 numa descida sem motor a ajudar e em perigo constante..claro que a perda de direcção é um perigo, e o travão fica duro fomos à vida se não conseguirmos voltar logo a por aquilo a trabalhar.. mas sinceramente que nunca vi um carro no relanti ir abaixo sem lhe fazerem nada, é um risco medido, mas desnecessário para os nossos consumos, os melhores desta gama..

pergunto a quem tem computadores de bordo o que é que vos indica com o carro nas 800/900 rpm, e se forem a 2000 rpm a descer com o pé a descansar?
 
x26546513651651

o X2 era mesmo devido ao teu post...

se não vais em qualquer aceleração não necessitas de combustão no motor..
sabes que já há bastantes anos, desde as primeiras evoluções das injecções electronicas que são possiveis ciclos de motor sem combustão.. ;)
aliás até o proprio atrito da falta de combustão ajuda ao "travão-motor" algo que não era tão preceptivel num motor de carburadores, visto que entrava sempre algum combustivel misturado no ar...

mas pronto, podemos estar a chegar ao ponto que voçês estejam mais informados que eu..
mas já agora.. tu que tens o teu carro a GPL tb..
experimenta passar o carro pra gasolina antes de uma descida, quando estiveres a descer, larga o acelerador e passa para GPL, e vê quando é que ele realmente começa a consumir ;)
 
ponto morto gasta mais, do que engrenado ja pelo que referiram ai atraz, inercia ! e para mim faz todo o sentido! O motor para se aguentar ao relantim precisa de muito mais combustivel, do que tiver o peso do carro a fazer rodar o motor!
 
Só mais uma opinião:

Alguém já experimentou fazer um depósito (sempre em ponto morto em descidas) e outro (sempre engatado) [claro que é com uma condução idêntica nos 2 depósitos]?

Pois, eu já!

De facto, em ponto morto faço mais uns 50km por depósito (já o fiz várias vezes)!

Por isso quando estou em descidas, ponto morto com ele!!!!

Cumps.
 
Só mais uma opinião:

Alguém já experimentou fazer um depósito (sempre em ponto morto em descidas) e outro (sempre engatado) [claro que é com uma condução idêntica nos 2 depósitos]?

Pois, eu já!

De facto, em ponto morto faço mais uns 50km por depósito (já o fiz várias vezes)!

Por isso quando estou em descidas, ponto morto com ele!!!!

Cumps.
eu também penso assim, noto muita diferença, mas até cheguei a pensar que era meio psicológico, já ouvia tantos a dizer que engrenado gastava menos que até fiquei na dúvida
 
o X2 era mesmo devido ao teu post...

se não vais em qualquer aceleração não necessitas de combustão no motor..
sabes que já há bastantes anos, desde as primeiras evoluções das injecções electronicas que são possiveis ciclos de motor sem combustão.. ;)
aliás até o proprio atrito da falta de combustão ajuda ao "travão-motor" algo que não era tão preceptivel num motor de carburadores, visto que entrava sempre algum combustivel misturado no ar...

mas pronto, podemos estar a chegar ao ponto que voçês estejam mais informados que eu..
mas já agora.. tu que tens o teu carro a GPL tb..
experimenta passar o carro pra gasolina antes de uma descida, quando estiveres a descer, larga o acelerador e passa para GPL, e vê quando é que ele realmente começa a consumir ;)

o X2 era mesmo devido ao teu post...

se não vais em qualquer aceleração não necessitas de combustão no motor..
sabes que já há bastantes anos, desde as primeiras evoluções das injecções electronicas que são possiveis ciclos de motor sem combustão.. ;)
aliás até o proprio atrito da falta de combustão ajuda ao "travão-motor" algo que não era tão preceptivel num motor de carburadores, visto que entrava sempre algum combustivel misturado no ar...

mas pronto, podemos estar a chegar ao ponto que voçês estejam mais informados que eu..
mas já agora.. tu que tens o teu carro a GPL tb..
experimenta passar o carro pra gasolina antes de uma descida, quando estiveres a descer, larga o acelerador e passa para GPL, e vê quando é que ele realmente começa a consumir ;)

E achas que o meu post foi intencional??? :) eu entendi bem que era para mim...
Eu gosto é desses posts, que querem dizer tudo e ao mesmo tempo nada...

Oh AgA, é assim, eu não vou discutir aqui "a existência do ovo". Posso estar redondamente enganado, mas até hoje ninguém me provou o contrário...
Aliás, já tive uma grande discussão com mais um pseudo-engenheiro mecânico que teimava no mesmo pto, no final não conseguiu provar-me como é que um motor de combustão interna em descida engrenado consegue ter uma explosão sem ter combustível. Numa coisa estivemos de acordo, existe explosão...

Relativamente aos CB's, desculpem lá, mas isso não é exemplo para nada... Se bem que a nova geração já corrigiu muita coisa. O CB do b5 do meu cota, no relanti marca 0,0 l/100kms, no entanto os novos CB's já indicam consumo mas em litros/hora.
No VagCom, o meu indica 0,8~0.9 l/hora no relanti...

O sistema GPL não é exemplo, porque eu sempre que faço a mudança, seja de GPL->gasosa ou gasosa->GPL, esta não é imediata (talvez devido ao combustível que fica entre a válvula bypass e os injectores)...


Atenção que não estou aqui a discutir se existe um consumo superior ou não relativamente ao motor em ponto morto....
 
Pseudo- Eng é o que nao falta realmente.

Entao ha combustao quando nao se tem o pe no acelarador? Tanto desenvolvimento , milhoes de euros gastos para resudizir o consumo e algo tao facil como deixar o motor rodar sem combustivel nao tinha sido feito?

Faz entao um teste basico , numa descida deixa o carro engatado e desliga pela chave... seja diesel ou gasolina vai desligar a energia do sistema de injecçao e vais ver cmo o carro continua a andar. E nao ha qualquer combusitvel a entrar para o motor , simplesmente roda pela força feita atraves do peso do carro a rodar o motor.

Em relaçao a gastar mais ou menos em certas situaçoes , como o user EU ja disse ate pode gastar menos pois a descer desengatado o carro ganha velocidade e engatado normalmente nao.A diferença sera que desentagado vai gastar cerca de 2 a 4L hora num 2L diesel ou gasolina e engatado será 0... é tudo uma questao de perder velocidade mais depressa engatado obrigando a voltar a acelarar mais cedo.
 
Qem tiver computador de bordo pode verificar essa duvida o meu se tiver em andamento em ponto morto +ou- 4,5l engatado 0l tà tudo dito comp
 
Back
Top