Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

eu não percebo nada de mecanica nem de enercia nem dessas coisas que já se falou, agora..., um motor mesmo que vá a 1000rpm tem que forçosamente de consumir qq coisa pois não acho que funcione só com o ar.., portanto se for a 2000rpm..., gastará mais..., e assim sussesivamente..., agora tambem deve ser diferente se vai em esforço ou em "folga"..., ou seja..., a meu vêr em ponto morto gasta menos, mas isto é a minha ideia, tal como disse, pode ser uma barbaridade.
Em relação ao pessoal que tem cb, qdo se vai a descer com ele engatado em 5.ª/6.ª vai a consumir 0 (zero)???? hummmm...., por isso os valores dos consumos finais em relações ás medias efectuadoa são diferentes de cb para a realidade.

e o CB tem razão
-A descer engatado - Consumo 0.0
-Desengatado,quer seja a descer ou parado-consumo 4,7 alem do carro ir mais seguro, a partir daqui só desligando o motor ( e ficar sem travões e direcção, alem de Foxxx as transmissões todas )
-Isto aprendi quando tirei a carta, alem de se dever travar sempre com o travão motor evitando utilizar o travão de emergencia, pois o seu uso intensivo pode provocar o seu aquecimento, e perca de rendimento epoder de travagem isto em descidas acentuadas. A mudança que deve ir engatada é a mudança correspondente á necessária para efectuar a descida em sentido inverso
 
e o CB tem razão
-A descer engatado - Consumo 0.0
-Desengatado,quer seja a descer ou parado-consumo 4,7 alem do carro ir mais seguro, a partir daqui só desligando o motor ( e ficar sem travões e direcção, alem de Foxxx as transmissões todas )
-Isto aprendi quando tirei a carta, alem de se dever travar sempre com o travão motor evitando utilizar o travão de emergencia, pois o seu uso intensivo pode provocar o seu aquecimento, e perca de rendimento epoder de travagem isto em descidas acentuadas. A mudança que deve ir engatada é a mudança correspondente á necessária para efectuar a descida em sentido inverso
eu não percebo como é que o consumo parado é 4,7 e no manual dos B5 Avant de 96 vem
"Fuel consumption highway4,3 l/100km;
isso de certeza que faz média é impossível gastar 4,7 em ponto morto..
 
Em ponto morto tambem gasta combustivel. 4,7L a HORA (obviamente nao pode ser aos 100km pois esta parado) ate nem é muito.
 
desengatado nunca se deve andar, nunca! nem que apareça o JC no banco de trás e diga: desengata!!!! além de ser perigoso em caso de precisar da força do carro de repente, é nocivo para o motor e para os seus sub-sistemas de pressão, hidraulico, injectores, etc! e na pratica não deve ser tão grande a diferença. para aqueles que têm CB e quando vão desengatados ele marca 0.0L/100 isto deve-se ao facto que o programa que mede os consumos do carro está relacionado em 1º lugar ao uso que se vai a fazer no pedal acelerador. tente-se andar sempre na mudança mais alta possivél num regime simpatico, e aí os consumos melhoram. pax
 
heheheheheeh :)

Estes tópicos partem-me a pil* a rir... Atão a descer e engrenado o consumo é zero porque basta a inercia??? ahahahahahaahahah
Num me digam que agora os motores de combustão interna já não necessitam de combustível para funcionar...
Que eu saiba, num modo grosso, combustão significa queima, logo, só com ar como é que tal acontece??


Deus ma livre...

não sei que carros já conduziste. mas experimenta quando fores numa descida acentuada e em recta com o motor engatado em 6ª desligares a ignição !
Segundo o teu ponto de vista o carro para logo de seguida pois não há combustão?
e Amigo estamos a falar numa descida.por acaso já foste a Vila Real pela IP4? è que existem lá uns sinais informativos que dizem " TRAVE COM O MOTOR"
 
Então o motor a descer engatado fica com tda a parte de alimentação a trabalhar em seco??? Só com ar?? Segundo o q aprendi, e mais no caso dos diesel, o combustivel é mto importante para a lubrificação de vários componentes.. Pode estar a injectar "quase nada" mas está..
 
Então o motor a descer engatado fica com tda a parte de alimentação a trabalhar em seco??? Só com ar?? Segundo o q aprendi, e mais no caso dos diesel, o combustivel é mto importante para a lubrificação de vários componentes.. Pode estar a injectar "quase nada" mas está..

O óleo é que faz a maior parte da lubrificação do motro.mas é claro que deve entrar algum combustivel mas como dizes quase nada comparado com o relantim
 
Então o motor a descer engatado fica com tda a parte de alimentação a trabalhar em seco??? Só com ar?? Segundo o q aprendi, e mais no caso dos diesel, o combustivel é mto importante para a lubrificação de vários componentes.. Pode estar a injectar "quase nada" mas está..

varios componentes?? entao o gasoleo nao vai para os cilindros para haver a combustao? que outros componentes é que levam com o gasoleo? o oleo é que serve para lubrificar componentes! o Gasoleo vem da bomba de combustivel para os injectores, dos injectores sao mandados para os cilindros!
 
O motor desde que rode a bomba de oleo tambem roda.
Se no diesel ao tirar o pe passar ainda gasoleo vai fazer fumo.
 
O q lubrifica, pelo menos, injectores e bomba injectora é o gasoleo.. S bem m lembro, pelo menos nos a3 110 era recomendado nunca "ferrar" o circuito de alimentação após troca do filtro dando ao motor de arranque pois os injectores nessa situação estariam a trabalhar em seco correndo o risco de s danificarem (griparem)
 
O q lubrifica, pelo menos, injectores e bomba injectora é o gasoleo.. S bem m lembro, pelo menos nos a3 110 era recomendado nunca "ferrar" o circuito de alimentação após troca do filtro dando ao motor de arranque pois os injectores nessa situação estariam a trabalhar em seco correndo o risco de s danificarem (griparem)

Amigo ---o circuito não fica sem gasóleo, simplesmente não debita gasóleo ou seja não entra mistura de ar/gasóleo para os cilindros, mais ptópriamente para a camara de compressaõ/Explosãosendo que os tempos são feitos de igual forma só que não existe explosão, pois não é injectado mistura combustivel
 
Last edited:
O motor desde que rode a bomba de oleo tambem roda.
Se no diesel ao tirar o pe passar ainda gasoleo vai fazer fumo.

S tirar o pé por ex no ralenti não faz fumo.. É claro q s entra gasoleo tb tem de entrar ar.. E hoje em dia com a electronica consegue-se gerir a taxa "ar/gasoleo" facilmente sem fazer fumo.. Deves perceber mais disso q eu certamente..
 
Back
Top