Consome-se mais engrenado ou em ponto morto?

O q lubrifica, pelo menos, injectores e bomba injectora é o gasoleo.. S bem m lembro, pelo menos nos a3 110 era recomendado nunca "ferrar" o circuito de alimentação após troca do filtro dando ao motor de arranque pois os injectores nessa situação estariam a trabalhar em seco correndo o risco de s danificarem (griparem)

como assim ficam em seco? o gasoleo esta la amigo, o injetor é k corta o caminho ao gaosleo de ir para o cilindro!! os injectores nao ficam secos!! o gasoleo esta no injector, quando nao estas acelarar, mal calcas o pedal o injector abre e o gasoleo passa! o gasoleo esta em pressao constantemente no injector, ele nunca fica seco!
 
O motor desde que rode a bomba de oleo tambem roda.
Se no diesel ao tirar o pe passar ainda gasoleo vai fazer fumo.

S tirar o pé por ex no ralenti não faz fumo.. É claro q s entra gasoleo tb tem de entrar ar.. E hoje em dia com a electronica consegue-se gerir a taxa "ar/gasoleo" facilmente sem fazer fumo.. Deves perceber mais disso q eu certamente..
 
Pseudo- Eng é o que nao falta realmente.

Entao ha combustao quando nao se tem o pe no acelarador? Tanto desenvolvimento , milhoes de euros gastos para resudizir o consumo e algo tao facil como deixar o motor rodar sem combustivel nao tinha sido feito?

Faz entao um teste basico , numa descida deixa o carro engatado e desliga pela chave... seja diesel ou gasolina vai desligar a energia do sistema de injecçao e vais ver cmo o carro continua a andar. E nao ha qualquer combusitvel a entrar para o motor , simplesmente roda pela força feita atraves do peso do carro a rodar o motor.

Em relaçao a gastar mais ou menos em certas situaçoes , como o user EU ja disse ate pode gastar menos pois a descer desengatado o carro ganha velocidade e engatado normalmente nao.A diferença sera que desentagado vai gastar cerca de 2 a 4L hora num 2L diesel ou gasolina e engatado será 0... é tudo uma questao de perder velocidade mais depressa engatado obrigando a voltar a acelarar mais cedo.

Tens razão no que dizes, mas mais uma vez ninguém me sabe dizer como é que se houve o motor (combustão/explosão) e no entanto não existe consumo...
Sinceramente, nunca experimentei a situação que referiste, mas de certeza que o resultado não é exactamente igual à desaceleração duma descida com a chave ligada...
Por exemplo, para um carro "pegar de empurrão" o principio é quase o mesmo, no entanto é necessário que as chaves estejam ligadas...

Já agora, penso que no relanti, o consumo de 2 a 4litros por hora é demasiado, pois geralmente encontra-se entre 0,4 a 0,9 nos 2.0l diesel e no caso do meu 0,9l/hora.
 
não sei que carros já conduziste. mas experimenta quando fores numa descida acentuada e em recta com o motor engatado em 6ª desligares a ignição !
Segundo o teu ponto de vista o carro para logo de seguida pois não há combustão?
e Amigo estamos a falar numa descida.por acaso já foste a Vila Real pela IP4? è que existem lá uns sinais informativos que dizem " TRAVE COM O MOTOR"

Não, tal como disse ao Art, nunca experimentei tal coisa... Mas agora pensem comigo... No caso da desaceleração em descida ouvem o motor?? o que ouvem não se trata da combustão/explosão ?? Atão como pode ser se não existe combustível??

Amigo, a sinalização "Trave com o motor" por acaso é uma tradução rasca da sinalização "Keep in low gear"... Ou seja, não tens de desligar o motor para travar o carro, mas sim reduzir de relação para travar mais o carro...
 
Bem este tópico dá que falar...
O motor em ponto morto gasta sempre algum combustivel (+/- 1,5/2l no diesel) e engatado tambem.
Claro que se desligarem a chave e deixarem o carro engatado na descida ele anda, mas...

-Nao é saude para o motor, pois vai estar em esforço por ser forçado a rodar pela inercia do carro.

-Engatado gasta sempre um pouco (apesar do CB marcar zero) pois o motor necessita de uma quantidade minima para funcionar.

-O CB marca zero nessa situação porque o sensor de injecçao mede apenas pressão e não sucçao de combustivel, daí marcar 0.

-Desafio para um teste de umas centenas de metros numa descida com chave desligada e carro a andar engatado, e novamente o mesmo percurso mas desta vez com o motor a trabalhar no ralanti e peço que me digam se o barulho do motor é o mesmo,lol.

Resumindo, não considero relevante (na minha opiniao) o consumo do motor ao ralanti ou engatado numa descida.
Há que ver que muito mais importante do que uns centimos que se possa poupar de uma forma ou outra, o carro deve de preferencia estar engatado e com o motor a trabalhar, pois pode ser necessario travar a qualquer momento e alem disso, agarra sempre melhor a estrada.
 
Last edited:
Tens razão no que dizes, mas mais uma vez ninguém me sabe dizer como é que se houve o motor (combustão/explosão) e no entanto não existe consumo...
(...)

Eu posso estar enganado, mas penso que o som que referes, vem de todas as interacções mecânicas que continuam a existir mesmo sem injecção de combustível. A não ser que consigas distinguir o barulho de uma explosão no meio de tantos outros! Eu não consigo... ;)
 
Quando o carro vai a descer e tiram o pé do acelerador, o combustivel é cortado por completo para a camara de combustão, existe gasoleo até aos injectores, apenas a bomba não o manda com pressão para permitir que o gasoleo passe pelos injectores para a camara de combustao. Isso até em alguns carros mais antigos sem electronica fazem isso...

Tenho um land cruiser cá em casa, e ele ainda faz mais, corta o gasoleo e corta o ar também, e nota-se, pois é um carro que amarra muito mais que o meu audi numa descida, deve ser uma ajuda ao travão, pois é um carro mais pesado...

O barulho que ouvem do motor a descer é apenas o barulho de toda aquela mecanica em movimento, se desligarem a chave (ai confirmam mesmo que não há gasoleo) notam que não faz diferença nenhuma no trabalhar do motor, é claro que durante 2 ou 3 segundos ele vai amarrar um pouco mais, pois vai cortar o ar também e ai vao sentir o que faz no meu land cruiser, mas o barulho que vao notar é exactamente igual, e se voltarem a dar a chave com o motor ainda a rodar e a descer (não é preciso chegar a parte do motor de arranque sequer) e voltarem a acelerar, ele já tá a trabalhar normalmente...
 
Desafio a alguem fazer o teste e colocar no youtube, uns 400 ou 500 metros devem bastar.
Cortar o combustivel e o ar a 100% não é possivel,lol . O motor de um carro não é um compressor ou bomba de vacuo...:p
 
Desafio a alguem fazer o teste e colocar no youtube, uns 400 ou 500 metros devem bastar.
Cortar o combustivel e o ar a 100% não é possivel,lol . O motor de um carro não é um compressor ou bomba de vacuo...:p

Então para que serve a solenoide de corte de gasoleo? não é pra cortar o gasoleo a 100%? o ar é obvio que não corta a 100%, mas corta o suficiente para no medidor de turbo apresentar -0.6bar de pressão ou seja, 0.6bar de Vácuo... num carro a gasolina conseguem fazem o mesmo, pois também tem a borboleta que fecha o ar...

nos veiculos pesados, o travão de montanha serve-se disso mesmo, de criar vácuo no motor, para o motor "travar" o veiculo...
 
Desafio a alguem fazer o teste e colocar no youtube, uns 400 ou 500 metros devem bastar.
Cortar o combustivel e o ar a 100% não é possivel,lol . O motor de um carro não é um compressor ou bomba de vacuo...:p

E já que falaste nessa do compressor, um compressor de ar não é mais que um bloco com um cilindro no seu interior, com uma valvula de admissão de ar exterior, e uma valvula de escape para o cilindro de pressão. o cilindro é accionado por um motor externo, que seria o mesmo que as rodas de um carro a movimentarem o motor numa descida. Ou sejá, um compressor é um motor, sem por nem tirar, apenas não tem injector, e continua a ser saudavel... E se repararem faz bastante barulho até, e não tem combustoes...
 
Back
Top