Audi 80 TDI Avant - Americooli

Boa tarde,
Foi o que fiz, em conjunto com o técnico. Tiramos todos os módulos e onde tinha as fichas de ligação reforçaram-se as soldas. Como eu na primeira vez que desmontei o quadrante que comprei por causa da tal rodinha, reparei como já disseste o sistema era diferente. Mas infelizmente não tive sorte ao tirar o ponteiro, este saiu com a molinha interna e o relógio não trabalhava( ficava a zeros ao por o carro a trabalhar). Também o módulo do conta-kilometros não era igual. Hoje conseguiu-se tirar o módulo do relógio do meu. Estou a pensar amanhã substituir o módulo do relógio e conseguir regular o ponteiro do que comprei. Como este os módulos do gasóleo e temperatura trabalham, é esta a minha ideia para amnhã.

Depois faço o ponto da situação.

Obrigado.
Américo Oliveira
 
Boa tarde,
Foi o que fiz, em conjunto com o técnico. Tiramos todos os módulos e onde tinha as fichas de ligação reforçaram-se as soldas. Como eu na primeira vez que desmontei o quadrante que comprei por causa da tal rodinha, reparei como já disseste o sistema era diferente. Mas infelizmente não tive sorte ao tirar o ponteiro, este saiu com a molinha interna e o relógio não trabalhava( ficava a zeros ao por o carro a trabalhar). Também o módulo do conta-kilometros não era igual. Hoje conseguiu-se tirar o módulo do relógio do meu. Estou a pensar amanhã substituir o módulo do relógio e conseguir regular o ponteiro do que comprei. Como este os módulos do gasóleo e temperatura trabalham, é esta a minha ideia para amnhã.

Depois faço o ponto da situação.

Obrigado.
Américo Oliveira

Bota aí entao..;)
Por acaso tabem tenho que ver o meu quadrante.. tenho algumas coisas que nao funcionam. A temperatura exterior, nao da sinal de luzes ligadas ( som)..e de vez em quando nao mexe as rpms..
 
Américo eu acho mesmo muito estranho avariar os 2 manômetros ao mesmo tempo, vê lá se descobres mais alguma coisa...

seabra na temperatura exterior em principio é só trocares a lampada ;)

Os quadrantes dos nossos carros sempre foram o ponto fraco, mas também foram uma evolução tecnológica e os 80´s as cobaias.
 
Bom dia amigos,
Mais uma capitulo no dia de hoje que passo a relatar;
Ontem à noite troquei de novo o quadrante pelo que comprei, mas antes ajustei de novo o ponteiro va velocidade que saiu a molinha fora. A Maria levou o carro de manhã e eu fiquei com o meu em casa. Tornei a desmontar e rectifiquei a limpeza minuciosamente peça a peça e até com uma lupa. Aproveitei e resolvi abrir o local da tal rodinha que meti para dar uma lubrificação com massa própria. Depois de montado todo o quadrante vim trabalhar com o carro do meu sogro e como trabalho perto da mulher, fui experimentar de novo o quadrante, mas infelizmente este não acordou. Eu penso e já o tinha dito que deve ter morrido algum componente interno e deve ser aquela peça azul que está junto do manómetro do gasóleo. Com tempo vou descobrir. Para resolver a situação, amanhã vou voltar a brir o meu e trocar o módulo que tem o relógio pelo outro e se funcionar tudo vai ficar assim, mas não vou desistir de saber a causa de os dois manómetro morrerem ao mesmo tempo. Tenho a vantagem de ter dois.
Para já é tudo amogos, depois vou dando niticias.

Grande abraço,

Américo Oliveira
 
Só por descarte de consciência, e tambem para tirar a duvida ao outro membro ca do forum, experimenta trocar entre os quadrantes, o regulador de voltagem (peça segura pelo parafuso e que tem as "3 pernas").

Tambem eu vou de novo hoje desmontar o meu e ver os contactos do meu conta RPM, mas o meu de momento tem, vá lá, um poucos mais de electrónica que os vossos, lol :p :p
 
Reactive,
É precisamente essa peça que estou desconfiad que quinou, é azul e tem três perninhos. Essa peça está soldada.
Como posso saber se está avariada com o multimetro? sabes.

Abraço,

Américo Oliveira
 
Encontrei este video. Será que se chama transistor e pode-se verificar desta forma como mostra no video.


Obrigado,

Américo Oliveira
 
Last edited by a moderator:
Isso não deveria estar soldado, já deve ser invenção, todos os quadrantes que me passaram pelas mãos tinham isso amovivel, e já foram uns quantos, de cilindradas, anos, e marcas de fabrico diferentes. Creio que o teu problema é mesmo capaz de ali residir.

Se está soldado, des-solda, retira todos os vestigios de solda e testa o teu do outro. Podes retirar a solda sem medo que por baixo terá o boraco original e é so pores o parafuso depois. Caso não tenha, mostra-me fotos, pois será ainda outro tipo diferente de quadrante, mas tenho sérias duvidas.

Quanto á tua outra pergunta, não sou grande conhecedor dos processos e componentes avançados de electrónica, sou apenas um curioso, mas no meu entendimento, é de facto uma espécie de transistor, que neste caso serve como regulador de voltagem. No entanto, se podes ou não fazer esse teste, não sei bem pois nunca o fiz, mas até posso faze-lo ali no meu suplente.

Só mesmo testando. O primeiro que o faça, que venha cá dar os resultados :p
 
O video é para ter uma ideia. Estou de acordo contigo. Logo vou intensificar essa peça e até tiro foto. Mas ela está soldada e três pinos. Vê a foto que pesquisei agora.
1zk6.jpg


è igual ao meu, apenas o meu é amarelo.

- - - - - - - - - -

O meu é igual a este quadrante, e a placa é a que se vê. Eu segui a ligação e esta peça é que liga em paralelo aos dois, logo concluir que é esta a causa da avaria nos dois em simultâneo.

4qw3.jpg


- - - - - - - - - -

Os três pino é que eu verifiquei que estavam um pouco soltos ao abanar levemente, não me pareceu bem presos.

Abraço

- - - - - - - - - -

Retirei a chapinha lixei com lixa 3M própria para contactoa eletrónicos e voltei a apertar com outro parafuso, mas nada. Deve ser a peça.

- - - - - - - - - -

7xdv.jpg
 
Sim. É como te disse.

A chapa faz bom contacto mesmo que pareça bastante maltratada, não será por aí. Os pinos tambem geralmente não influência muito o estarem um pouco soltos, pois só têm uma posição possivel devido ao parafuso (mas nota aqui que o facto de o teu estar soldado, dá-lhe margem para não estar no sitio exacto que deveria).

Vê se é queimado, ou só mau contacto.
 
Vai ser essa a minha próxima pesquisa grande amigo.
Depois digo novidades. Depois diz algo sobre o teu quadrante?
Vou sair do trabalho, saio às 20h30.
Até mais logo amigos,
Américo Oliveira
 
Já aprendi mais uma coisa nova sobre os nossos quadrantes.
Américo como já foi referido, o teu quadrante já foi mexido, não é normal isso estar soldado.

Será que esse regulador de tensão se vende numa loja de componentes eletrônicos?
 
Back
Top