A4 b5 em isolamento - amortecedor

Boa tarde

Hoje houve avanços...
Começou por ir buscar a polia da cambota, parafusos e o rolo do esticador da trapezoidal.

IMG_0136.JPG

Um dos parafuso veio com defeito, a chave não entrava. O rolo do esticador Febi é FAG ou seja INA... Azar o diâmetro interno do rolamento não é igual ao skf, não deu para montar e vou devolver. Voltei a montar o skf e siga.

Dei mais uma verificação as trancas e reparei que a tranca da arvore de cames estava empenada. Fui á prensa, desempenei e verifiquei empeno com apalpa folgas e como era menor que 0,1 mm após desempeno fui reverificar novamente os pontos do motor. Dei um pequeno ajuste á arvore de cames e enchi-me de coragem, rezei o que tinha que rezar e vira... dei à chave... E ele trabalhou como um relógio.

Agradeci a Deus, e siga que há muito que fazer...

Tiro o bujão do óleo e deixo escorrer...
IMG_0150.JPG
Bem preto e espesso... já devia ter sido mudado à mais tempo. Tem cerca de 20000Km.

E depois, vou tirar o filtro e... à mão, nada... chave de filtros, nada...e começo a bater mal. Será que é rosca esquerda, vou ver e não, é direita... Ele tinha uma saliencias em baixo... engato uma chave de fendas fina na saliencia que dava para rodar faço força e parto a chave. Ponho uma maior e arranco as saliencias.... Peço ajuda aqui no forum e o @carlo5 , como se um anjo fosse, dá me a dica de vazar o filtro. Tento fazer o furo por baixo e não tenho angulo para bater... sai vaso de expansão da Àgua, meto-lhe uma chave de estrela que tenho que parece um torpedo e ... voilá, filtro fora...

IMG_0151.JPG
Enquanto deixava escorrer o oleo fui trocar a junta da tampa das válvulas e respectivos vedantes

IMG_0152.JPG

Dirko HT aplicado nas zonas criticas
IMG_0153.JPG IMG_0155.JPG

Meti a junta, meti a tampa e apertei um pouco de cada vez cada parafuso em sequência até atingir os 10Nm.

Meti filtro novo
IMG_0158.JPG

Bujão e anilha de cobre novo
IMG_0156.JPG

Ponho oleo bom
IMG_0148.JPG
E ainda mudei o filtro do ar
IMG_0161.JPG
Nem me pareceu muito mal.
E por hoje chega.

Amanhã:
1- Trocar Filtro do habitáculo
2- Mudar o oleo da distribuição limpar reservatorio e filtro;
3- Ver e se possivel repara a fuga do reservatorio do limpaparabrisas;

Qual a melhor maneira de mudar o oleo da distribuição?

Obrigado pela ajuda camaradas.
 
Boa tarde

Hoje houve avanços...
Começou por ir buscar a polia da cambota, parafusos e o rolo do esticador da trapezoidal.

View attachment 67019

Um dos parafuso veio com defeito, a chave não entrava. O rolo do esticador Febi é FAG ou seja INA... Azar o diâmetro interno do rolamento não é igual ao skf, não deu para montar e vou devolver. Voltei a montar o skf e siga.

Dei mais uma verificação as trancas e reparei que a tranca da arvore de cames estava empenada. Fui á prensa, desempenei e verifiquei empeno com apalpa folgas e como era menor que 0,1 mm após desempeno fui reverificar novamente os pontos do motor. Dei um pequeno ajuste á arvore de cames e enchi-me de coragem, rezei o que tinha que rezar e vira... dei à chave... E ele trabalhou como um relógio.

Agradeci a Deus, e siga que há muito que fazer...

Tiro o bujão do óleo e deixo escorrer...
View attachment 67020
Bem preto e espesso... já devia ter sido mudado à mais tempo. Tem cerca de 20000Km.

E depois, vou tirar o filtro e... à mão, nada... chave de filtros, nada...e começo a bater mal. Será que é rosca esquerda, vou ver e não, é direita... Ele tinha uma saliencias em baixo... engato uma chave de fendas fina na saliencia que dava para rodar faço força e parto a chave. Ponho uma maior e arranco as saliencias.... Peço ajuda aqui no forum e o @carlo5 , como se um anjo fosse, dá me a dica de vazar o filtro. Tento fazer o furo por baixo e não tenho angulo para bater... sai vaso de expansão da Àgua, meto-lhe uma chave de estrela que tenho que parece um torpedo e ... voilá, filtro fora...

View attachment 67022
Enquanto deixava escorrer o oleo fui trocar a junta da tampa das válvulas e respectivos vedantes

View attachment 67023

Dirko HT aplicado nas zonas criticas
View attachment 67024 View attachment 67025

Meti a junta, meti a tampa e apertei um pouco de cada vez cada parafuso em sequência até atingir os 10Nm.

Meti filtro novo
View attachment 67026

Bujão e anilha de cobre novo
View attachment 67027

Ponho oleo bom
View attachment 67028
E ainda mudei o filtro do ar
View attachment 67029
Nem me pareceu muito mal.
E por hoje chega.

Amanhã:
1- Trocar Filtro do habitáculo
2- Mudar o oleo da distribuição limpar reservatorio e filtro;
3- Ver e se possivel repara a fuga do reservatorio do limpaparabrisas;

Qual a melhor maneira de mudar o oleo da distribuição?

Obrigado pela ajuda camaradas.

Ia dizer-te para cuspires para dentro da culaça e depois meteres a tampa de valvulas.. Para dar sorte.
Mas como ja trabalhou não é preciso.. Lol
É assim mesmo! :palmas:
Ve se nao ha fugas pela tampa de valvulas..
Uma das formas de tirar o filtro de oleo muito agarrado pode ser espetando uma chave de fendas.. Mas existem fitas de torção para esses casos.
O oleo se for 5w40 só dá no maximo para 15 mil km.
Perguntaste como se mudava o oleo da... distribuicao? o_O
 
Deves estar a referir-te ao óleo da direção. Eu tenho um processo mas não sei se e o mais correto. Vou esperar sugestões pois quero fazer o mesmo no 206cc
 
Ahh.. Direcção...
No copo do oleo da direcção tens dois tubos.. Um por baixo (alimenta a bomba) e outro por cima (retorno).
Tiras o tubo de retorno e apontas para um recipiente, é para ai que vai o oleo velho.
Abres a tampa do copo. Poes o motor a trabalhar ao ralenti.
Pedes a alguem para ficar dentro do carro e virar a direcao toda para a esquerda e depois toda para a direita.. Sempre assim, esquerda, direita, sem parar.
Entretanto o oleo velho vai sair pelo tubo de retorno para o recipiente e o copo vai esvaziando.. À medida que esvazia tu vais atestando com oleo novo. 1 litro chega à partida mas depois posso confirmar a capacidade para o teu caso.
Quando esse litro estiver a chegar ao fim, pedes para desligar o motor.
Colocas o tubo de retorno no sitio. Ves o nivel do oleo, coloca ao nivel se necessario. Fecha a tampa e ta feito.
 
Ahh.. Direcção...
No copo do oleo da direcção tens dois tubos.. Um por baixo (alimenta a bomba) e outro por cima (retorno).
Tiras o tubo de retorno e apontas para um recipiente, é para ai que vai o oleo velho.
Abres a tampa do copo. Poes o motor a trabalhar ao ralenti.
Pedes a alguem para ficar dentro do carro e virar a direcao toda para a esquerda e depois toda para a direita.. Sempre assim, esquerda, direita, sem parar.
Entretanto o oleo velho vai sair pelo tubo de retorno para o recipiente e o copo vai esvaziando.. À medida que esvazia tu vais atestando com oleo novo. 1 litro chega à partida mas depois posso confirmar a capacidade para o teu caso.
Quando esse litro estiver a chegar ao fim, pedes para desligar o motor.
Colocas o tubo de retorno no sitio. Ves o nivel do oleo, coloca ao nivel se necessario. Fecha a tampa e ta feito.

obrigado @Black Drako.
Tenho duas dúvidas:
Posso fazer a cena de rodar a direção de um lado para o outro sem ter o carro ao relantim, só com a chave rodada para não trancar a direção... queria fazer isso antes de por a frente e ainda não tenho a água posta.
No meu carro acho que os dois tubos que chegam ao reservatório estão a mesma altura acho que vou ter que andar a inclinar o reservatório... ou há outra maneira?

grande abraço
 
obrigado @Black Drako.
Tenho duas dúvidas:
Posso fazer a cena de rodar a direção de um lado para o outro sem ter o carro ao relantim, só com a chave rodada para não trancar a direção... queria fazer isso antes de por a frente e ainda não tenho a água posta.
No meu carro acho que os dois tubos que chegam ao reservatório estão a mesma altura acho que vou ter que andar a inclinar o reservatório... ou há outra maneira?

grande abraço

Não, tem de ser assim como te disse.
O motor tem de tar a trabalhar para a bomba fazer circular o oleo. E tens de virar a direcao para que o oleo novo percorra a caixa da direcao o mais possivel.
 
obrigado @Black Drako.
Tenho duas dúvidas:
Posso fazer a cena de rodar a direção de um lado para o outro sem ter o carro ao relantim, só com a chave rodada para não trancar a direção... queria fazer isso antes de por a frente e ainda não tenho a água posta.
No meu carro acho que os dois tubos que chegam ao reservatório estão a mesma altura acho que vou ter que andar a inclinar o reservatório... ou há outra maneira?

grande abraço

os tubos do teu copo, um dele vai a bomba.. Nao é esse que retiras, é o outro.
 
os tubos do teu copo, um dele vai a bomba.. Nao é esse que retiras, é o outro.
Entendi. O que estava a dizer é que acho que tanto o que vai para a bomba como o de retorno estão a mesma altura no copo e sendo assim se for pondo óleo no copo ele sai pelo engate do retorno . Vou ter que arranjar um maneira....:duhh:
 
Entendi. O que estava a dizer é que acho que tanto o que vai para a bomba como o de retorno estão a mesma altura no copo e sendo assim se for pondo óleo no copo ele sai pelo engate do retorno . Vou ter que arranjar um maneira....:duhh:

Tiras o tubo de retorno.. E tapas o buraco no copo.
Mal metas oleo no copo a bomba vai sugar o oleo..
 
Bom dia

Hoje tinha como primeira actividade mudar o filtro do habitaculo.
Verifiquei que as peças que fazem vedação no vidro estão todas comidas
IMG_0167.JPG
De certeza vai entrar chuva por ali.
Desmontei para substituir o filtro e vi que as peças que fazem a prisão já estão calçadas para apertar mais.
Estava a pensar meter um cordão de silicone preta nesta zona para vedar. Que dizem? Existe alguma solução mais bacana?

Mudei o filtro do habitáculo
IMG_0163.JPG
O da esquerda é o usado e nem me parecia assim tão mal.

Depois fui ver qual o problema da fuga no reservatorio da agua do limpa vidros.
Verifiquei que o problema estava no vedante que esta entre a bomba e o reservatorioIMG_0168.JPG IMG_0171.JPG
vedante encomendado para substituir.

Montei a tampa da distribuição e verifiquei que esta em falta alguma coisa assinalada a vermelho.
Como já lá nao estava penso que não deve vir mal ao mundo. Sabem o que é? Vale a pena meter lá alguma coisa ?

IMG_0169.JPG

Depois ia para montar um sensor que aperta do lado esquerdo da distribuição e dentro da tampa tem tipo uma esponja que os anos transformaram em pó... acho que esta esponja deve funcionar como antivibração. Alguém sabe que material é este? Não é esponja convencional, pois não? Onde posso comprar disto?
IMG_0172.JPG

Obrigado pela ajuda

Grande abraço
 
Back
Top