A4 b5 em isolamento - amortecedor

Boa tarde

Voltei ao velhinho para preparar a montagem da falange das auxiliares ou seja limpar as ligações entre elas
Como já tinha dito ia trocar um tubo porque estava em mau estado. A conexão no carro estava assim:
IMG-5006.jpg
limpa ficou assim
IMG-5013.jpg
Aquilo que lá está parece corrosão e o esfregão não lhe pega... Acham que devia comprar uma lixa fina e tentar tirar aquilo ou segue assim?

A saida da água do motor para a falange estava assim
IMG-5007.jpg

Ficou assim
IMG-5014.jpg

De qualquer forma montei o tubo no engate corroido e ficou pronto para amanhã(se for necessario tiro o tubo para lixar a corrosão)...
IMG-5015.jpg

Não satifeito troquei a correia da distribuição... não sei se foi por ter sida a primeira vez mas foi um stress do caraças.
Trancar as cenas, tirar correia... desapertar polia da arv de cames colocar a correia e a cambota sempre a tentar mexer... puxa daqui, puxa dali e pimba no sitio... colocar rolete e afinar tensor , apertar tensor e poila da arv de cames e rodar à mão...

No inicio fez algum ruido... mas deve ter sido por estar uns dias sem a tampa das valvulas posta...
Não ouvi nada a bater... penso eu. Realmente senti a cena da compressão e até parecia depois ouvir ar a passar... isso é normal?
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Fumar cigarrito para aliviar os nervos...
....
Cheguei ao carro e reparei que o tensor tinha aliviado um bocado...
Reposicionei e apertei com 30Nm(no manual dizia 20Nm) e ...
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Tensor não mexeu...Yeah
Dei por terminada a operação.
IMG-5018.jpg

No kit vinha o perno que segura o tensor, mas não o troquei porque sinceramente não percebi como tirar aquela merd@.
Mas ainda vai a tempo... que dizem?IMG-5036.jpg

Ainda iniciei a limpeza da face da tampa das válvulas que vai levar nova junta. Amanhã acabo.

O plano de ataque amanhã será:
1- Receber parafuso e montar falange.
2- Meter correia auxiliar
3-Dar uma esguichadela de óleo 10W40 na árvore de cames para limpar
4-Limpar, por fazedor de juntas nos cantos e montar junta da tampa das valvulas
5-Ligar bateria... rezar dez pai nossos e trinta ave marias e dar achave
6-Se correr bem deixar trabalhar 2 minutos, vazar oleo do motor e tirar filtro

Fico na expectativa das vossas opinioes

Bem hajam e grande abraço
 
Boa tarde

Voltei ao velhinho para preparar a montagem da falange das auxiliares ou seja limpar as ligações entre elas
Como já tinha dito ia trocar um tubo porque estava em mau estado. A conexão no carro estava assim:
View attachment 66922
limpa ficou assim
View attachment 66923
Aquilo que lá está parece corrosão e o esfregão não lhe pega... Acham que devia comprar uma lixa fina e tentar tirar aquilo ou segue assim?

A saida da água do motor para a falange estava assim
View attachment 66924

Ficou assim
View attachment 66925

De qualquer forma montei o tubo no engate corroido e ficou pronto para amanhã(se for necessario tiro o tubo para lixar a corrosão)...
View attachment 66926

Não satifeito troquei a correia da distribuição... não sei se foi por ter sida a primeira vez mas foi um stress do caraças.
Trancar as cenas, tirar correia... desapertar polia da arv de cames colocar a correia e a cambota sempre a tentar mexer... puxa daqui, puxa dali e pimba no sitio... colocar rolete e afinar tensor , apertar tensor e poila da arv de cames e rodar à mão...

No inicio fez algum ruido... mas deve ter sido por estar uns dias sem a tampa das valvulas posta...
Não ouvi nada a bater... penso eu. Realmente senti a cena da compressão e até parecia depois ouvir ar a passar... isso é normal?
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Fumar cigarrito para aliviar os nervos...
....
Cheguei ao carro e reparei que o tensor tinha aliviado um bocado...
Reposicionei e apertei com 30Nm(no manual dizia 20Nm) e ...
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Tensor não mexeu...Yeah
Dei por terminada a operação.
View attachment 66931

No kit vinha o perno que segura o tensor, mas não o troquei porque sinceramente não percebi como tirar aquela merd@.
Mas ainda vai a tempo... que dizem?View attachment 66932

Ainda iniciei a limpeza da face da tampa das válvulas que vai levar nova junta. Amanhã acabo.

O plano de ataque amanhã será:
1- Receber parafuso e montar falange.
2- Meter correia auxiliar
3-Dar uma esguichadela de óleo 10W40 na árvore de cames para limpar
4-Limpar, por fazedor de juntas nos cantos e montar junta da tampa das valvulas
5-Ligar bateria... rezar dez pai nossos e trinta ave marias e dar achave
6-Se correr bem deixar trabalhar 2 minutos, vazar oleo do motor e tirar filtro

Fico na expectativa das vossas opinioes

Bem hajam e grande abraço

Boa!
Já tens tudo encaminhado!
Já apertaste de vez o parafuso do carreto da arvore de cames?
Antes de por a trabalhar confirma mentalmente se fizeste tudo.
Aquela corrosão se a puderes tirar melhor, senao, nao te preocupes demais.
Coloca um bom anticongelante no fim. G12 ou G13.
Lubrifica tudo com oleo antes de fechares a tampa de valvulas, verifica se nao caiu nada la para dentro..
O perno do tensor nao é problematico. Podias ter tirado o velho com duas femeas mas nao te aflijas. O velho não está em mau estado de certeza.
Bom trabalho! ;)
 
Boa tarde

Voltei ao velhinho para preparar a montagem da falange das auxiliares ou seja limpar as ligações entre elas
Como já tinha dito ia trocar um tubo porque estava em mau estado. A conexão no carro estava assim:
View attachment 66922
limpa ficou assim
View attachment 66923
Aquilo que lá está parece corrosão e o esfregão não lhe pega... Acham que devia comprar uma lixa fina e tentar tirar aquilo ou segue assim?

A saida da água do motor para a falange estava assim
View attachment 66924

Ficou assim
View attachment 66925

De qualquer forma montei o tubo no engate corroido e ficou pronto para amanhã(se for necessario tiro o tubo para lixar a corrosão)...
View attachment 66926

Não satifeito troquei a correia da distribuição... não sei se foi por ter sida a primeira vez mas foi um stress do caraças.
Trancar as cenas, tirar correia... desapertar polia da arv de cames colocar a correia e a cambota sempre a tentar mexer... puxa daqui, puxa dali e pimba no sitio... colocar rolete e afinar tensor , apertar tensor e poila da arv de cames e rodar à mão...

No inicio fez algum ruido... mas deve ter sido por estar uns dias sem a tampa das valvulas posta...
Não ouvi nada a bater... penso eu. Realmente senti a cena da compressão e até parecia depois ouvir ar a passar... isso é normal?
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Fumar cigarrito para aliviar os nervos...
....
Cheguei ao carro e reparei que o tensor tinha aliviado um bocado...
Reposicionei e apertei com 30Nm(no manual dizia 20Nm) e ...
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
Duas voltas à cambota verificar trancas.. tudo ok.
....
Tensor não mexeu...Yeah
Dei por terminada a operação.
View attachment 66931

No kit vinha o perno que segura o tensor, mas não o troquei porque sinceramente não percebi como tirar aquela merd@.
Mas ainda vai a tempo... que dizem?View attachment 66932

Ainda iniciei a limpeza da face da tampa das válvulas que vai levar nova junta. Amanhã acabo.

O plano de ataque amanhã será:
1- Receber parafuso e montar falange.
2- Meter correia auxiliar
3-Dar uma esguichadela de óleo 10W40 na árvore de cames para limpar
4-Limpar, por fazedor de juntas nos cantos e montar junta da tampa das valvulas
5-Ligar bateria... rezar dez pai nossos e trinta ave marias e dar achave
6-Se correr bem deixar trabalhar 2 minutos, vazar oleo do motor e tirar filtro

Fico na expectativa das vossas opinioes

Bem hajam e grande abraço
na minha opiniao, esta montado, nao lhe mexia mais, isso sao pernos de qualidade aeronautica (tal como os pernos das cabeças) e nao se estragam com facilidade (apesar de alguns relatos) e como estas a abedecer as normas de aperto, eu nao me preocupava muito. com porca e contra-porca nao sacavas isso?
 
E podes por a trabalhar assim sem correia de acessorios.. Poes a trabalhar 1 minuto a ver se ta tudo em ordem, caso esteja, montas o resto.
 
Boa!
Já tens tudo encaminhado!
Já apertaste de vez o parafuso do carreto da arvore de cames?
Antes de por a trabalhar confirma mentalmente se fizeste tudo.
Aquela corrosão se a puderes tirar melhor, senao, nao te preocupes demais.
Coloca um bom anticongelante no fim. G12 ou G13.
Lubrifica tudo com oleo antes de fechares a tampa de valvulas, verifica se nao caiu nada la para dentro..
O perno do tensor nao é problematico. Podias ter tirado o velho com duas femeas mas nao te aflijas. O velho não está em mau estado de certeza.
Bom trabalho! ;)
na minha opiniao, esta montado, nao lhe mexia mais, isso sao pernos de qualidade aeronautica (tal como os pernos das cabeças) e nao se estragam com facilidade (apesar de alguns relatos) e como estas a abedecer as normas de aperto, eu nao me preocupava muito. com porca e contra-porca nao sacavas isso?

Já apertei o carreto da arvore de cames a 45Nm conforme manual...
Anticongelante é G12 da marca Motul.IMG-5037.jpg
T
O perno velho estava em bom estado... ainda lhe meti um alicate ao de leve para o tentar rodar... nada. Depois fiz o que o @carlo5 sugeriu com porca e contra-porca(deve ser tambem o que o @Black Drako disses das duas fêmeas...) e tentei rodar... mas nao se queria dar e eu também não quis esticar a corda...
A minha mulher acabou de me informar que amanhã tenho que ir ao Jumbo... a ver se lá desenrasco lixa fina...;).

Obrigado pela a vossa ajuda e paciencia

Grande abraco
 
E podes por a trabalhar assim sem correia de acessorios.. Poes a trabalhar 1 minuto a ver se ta tudo em ordem, caso esteja, montas o resto.
Também pensei nisso mas esta sem alternador e a bateria já não estava nos seus melhores dias...
por isso decidi aguardar por amanhã com receio de descarregar a bateria...
 
Já apertei o carreto da arvore de cames a 45Nm conforme manual...
Anticongelante é G12 da marca Motul.View attachment 66933
T
O perno velho estava em bom estado... ainda lhe meti um alicate ao de leve para o tentar rodar... nada. Depois fiz o que o @carlo5 sugeriu com porca e contra-porca(deve ser tambem o que o @Black Drako disses das duas fêmeas...) e tentei rodar... mas nao se queria dar e eu também não quis esticar a corda...
A minha mulher acabou de me informar que amanhã tenho que ir ao Jumbo... a ver se lá desenrasco lixa fina...;).

Obrigado pela a vossa ajuda e paciencia

Grande abraco
bem bom esse g12, mas lava bem o circuito antes de o aplicar
 
bem bom esse g12, mas lava bem o circuito antes de o aplicar

Eu lavei como pude... ideal era em agua corrente mas não tenho condições para isso.
Quem vive em apartamentos é lixado...
No manual sugere fazer a lavagem caso haja contaminação do anticongelante da seguinte forma.

1-Vazar circuito
2-Encher com agua
3-Carro ao relantim durante 3 minutos
4-Vazar circuito
5-Encher com G12

Eu assim fiz ... a unica alteração é que lavei com àgua destilada.

Grande abraço
 
Eu lavei como pude... ideal era em agua corrente mas não tenho condições para isso.
Quem vive em apartamentos é lixado...
No manual sugere fazer a lavagem caso haja contaminação do anticongelante da seguinte forma.

1-Vazar circuito
2-Encher com agua
3-Carro ao relantim durante 3 minutos
4-Vazar circuito
5-Encher com G12

Eu assim fiz ... a unica alteração é que lavei com àgua destilada.

Grande abraço

Mas, como sempre, estou aberto e às vossas sugestões..;):)
 
Eu lavei como pude... ideal era em agua corrente mas não tenho condições para isso.
Quem vive em apartamentos é lixado...
No manual sugere fazer a lavagem caso haja contaminação do anticongelante da seguinte forma.

1-Vazar circuito
2-Encher com agua
3-Carro ao relantim durante 3 minutos
4-Vazar circuito
5-Encher com G12

Eu assim fiz ... a unica alteração é que lavei com àgua destilada.

Grande abraço
ha uns tempos atras, o user madlima sugeriu usar um pouco de vinagre no circuito. eu tenho sepre o cuidado, nas revisoes periodicas, de substituir o anticongelante. portanto, parto do principio que tenho o circuito sempre limpo. errado. experimenteu usar vinagre, dei umas voltitas com o carro e nem imaginas a quantidade de caca que ainda saiu
 
ha uns tempos atras, o user madlima sugeriu usar um pouco de vinagre no circuito. eu tenho sepre o cuidado, nas revisoes periodicas, de substituir o anticongelante. portanto, parto do principio que tenho o circuito sempre limpo. errado. experimenteu usar vinagre, dei umas voltitas com o carro e nem imaginas a quantidade de caca que ainda saiu
Já tinha lido qualquer coisa sobre o usou-se vinagre... metes-te água com vinagre ou vinagre no anticongelante? É que quantidade? Presumo que seja vinagre convencional tipo de vinho branco?
Fico reticente em meter ácido acético no circuito velho do meu carro e derreter aquela merd@ toda...:oops::oops::oops:
 
ha uns tempos atras, o user madlima sugeriu usar um pouco de vinagre no circuito. eu tenho sepre o cuidado, nas revisoes periodicas, de substituir o anticongelante. portanto, parto do principio que tenho o circuito sempre limpo. errado. experimenteu usar vinagre, dei umas voltitas com o carro e nem imaginas a quantidade de caca que ainda saiu

Essa do vinagre parece boa ideia..
 
Já tinha lido qualquer coisa sobre o usou-se vinagre... metes-te água com vinagre ou vinagre no anticongelante? É que quantidade? Presumo que seja vinagre convencional tipo de vinho branco?
Fico reticente em meter ácido acético no circuito velho do meu carro e derreter aquela merd@ toda...:oops::oops::oops:
eu usei de vinho branco. vazei o circuito, o anticongelante saiu limpinho (costumo usar g12 da hepu mas desta vez usei g12++ da vaico) atestei com agua das chuvas (em vez da destilada) que costumo armazenar, sangrei o circuito e depois despejei um frasco de vinagre v.b.(acho que e de 500ml) e andei uns kilometros para aquilo circular bem. depois, nao usei a purga do radiador para vazar a mistela, foi mesmo pela falange. saiu bue merd@
 
Back
Top