A MINHA CASA - O projecto de uma vida - Noticia numa revista de arquitectura

Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Eh pah, eu tenho mesmo que fazer esta pergunta e peço desculpa pela invasão...

Porque é que o Betão é feito na obra e não numa central?!
O teu engenheiro permite isso nas placas e pilares/vigas principais?!
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Relativamente às areias, muito sinceramente não te sei responder :S :S normalmente trabalho com porradas de camiões mas sempre directamente da central...

Agora a brita não é toda igual não sr :D .. para habitação penso que o ideal será brita 3/4 não mais do que isso ...

25 dias dá bem para curar o betão, normalmente trabalha-se com 21, ou menos, mediante aditivos.

No entanto, mantendo a cofragem e o escoramento pode-se trabalhar por cima da laje sem problemas ... desde que não descarreguem muito peso em pouco espaço (tipo 2/3/4 paletes de cimento todas encostadas)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Uma pequena GRANDE duvida:

Ora então para a superestrutura e para a placa o betão que o meu empreiteiro usa nao é daquele que vem em camiões :D

é feito lá na obra com uma betoneira (nao daquelas de encher com pás :green um pouco maior)

o cimento é da cimpor, a água é do meu poço, a brita é igual em todo o lado, o que mais me preocupa é a "areia" estão a utilizar daquela areia das pedreiras que segundo ele são pedras moidas..............

sabendo que já nao se usa areida de rio, esta é a mais indicada????? é de boa qualidade???????

porque pelo que oiço esta areia é muito "suja" e "podre"


opiniões precisam-se ;)


já agora quanto tempo até o cimento "puxar" e ficar resistente???? tendo em conta as condições climatéricas actuais??? 25 dias será suficiente?

Nestes casos a areia ou areão a utilizar não deve ser demasiado grosso, uma vez que tem a função de preencher os vazios que surgem na massa, logo, se for muito grande/forte não o vai conseguir fazer como deve.

22 dias é suficiente ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Relativamente às areias, muito sinceramente não te sei responder :S :S normalmente trabalho com porradas de camiões mas sempre directamente da central...

Agora a brita não é toda igual não sr :D .. para habitação penso que o ideal será brita 3/4 não mais do que isso ...

25 dias dá bem para curar o betão, normalmente trabalha-se com 21, ou menos, mediante aditivos.

No entanto, mantendo a cofragem e o escoramento pode-se trabalhar por cima da laje sem problemas ... desde que não descarreguem muito peso em pouco espaço (tipo 2/3/4 paletes de cimento todas encostadas)

Nestes casos a areia ou areão a utilizar não deve ser demasiado grosso, uma vez que tem a função de preencher os vazios que surgem na massa, logo, se for muito grande/forte não o vai conseguir fazer como deve.

22 dias é suficiente ;)

Vocês que percebem disto tirem-me a minha duvida sff...
Então o betão não tem, agora segundo as normas, que vir de uma central certificada, com os respectivos cubos para ensaio etc etc?!?!

Se calhar fui enganado, mas eu tive que la ir assistir aos rebentamentos dos cubos... e tive que trazer outros cubos vazios para casa para enviar não sei para onde....


Estou maluco?! :eek: :eek: :eek: :eek: (estou a falar de betões para partes principais....fundaçoes, pilares, vigas, placas.........)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

ó tábuas, sabes bem que a "minha praia" é outra :D e no meu caso, sim, tens toda a razão...

a nível de habitação, não faço puto de ideia, mas se não é deveria ser....
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

ó tábuas, sabes bem que a "minha praia" é outra :D e no meu caso, sim, tens toda a razão...

a nível de habitação, não faço puto de ideia, mas se não é deveria ser....

É so mesmo porque agora fiquei com a pulga atras da orelha... :eek:
Eu ja tinha achado estranho quando me deparei com tanta "panasquice"... agora vejo isto, fiquei ja nervoso...

Mau.. ja não percebo nada disto... nem sei quem está a ser aldrabado :p

Mas tambem, ao preço que está o betão, compensa fazer em obra?!?!?! :eek: So se for mesmo com intenção de fugir com alguma coisa, porque de resto não estou a ver o que compense.... :s :s :s



Echoes, na minha opinião deverias tomar um pouco mais de informação acerca do porquê dessa massa ser feita em obra... :eek:
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Vocês que percebem disto tirem-me a minha duvida sff...
Então o betão não tem, agora segundo as normas, que vir de uma central certificada, com os respectivos cubos para ensaio etc etc?!?!

Se calhar fui enganado, mas eu tive que la ir assistir aos rebentamentos dos cubos... e tive que trazer outros cubos vazios para casa para enviar não sei para onde....


Estou maluco?! :eek: :eek: :eek: :eek: (estou a falar de betões para partes principais....fundaçoes, pilares, vigas, placas.........)


Tu não tás maluco rapaz :D :D

Faz-se isso, mas no âmbito da habitação corrente é pouco usual. As centrais de betão são certificadas e por norma isso basta... Que eu tenha conhecimento esses ensaios não são obrigatórios neste tipo de obra.

Entendo esse procedimento como uma forma do director de obra se precaver e para o dono de obra não deixa de ser uma garantia de que o tipo de betão é o correcto, apesar dos custos associados...
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida 1º ORÇAMENTO DE CHAVE NA MÃO

Estou maluco?! :eek: :eek: :eek: :eek:

peço desculpa, mas tenho de dizer isto..

estás maluco?!?
és completamente louco!!!

mal empregue os €€ nesses ensaios pah!! :p
mas tambem, se fores 1/4 de chato pro empreiteiro do que foste para mim quando andavas a perguntar de materiais...

não me ademiro que ele tos faça (os ensaios) só para ver se te calas!! :D
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

PC eu no teu lugar preocupava-me era de ter um engenheiro que andasse na obra com "panasquices" :D :D

Olha que ainda perdes a cabeça e sai chumbo :p
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

LOLOLOLOL

Os ensaios em obra são pagos, mas os feitos na central não. :eek:


Eu julguei ser mesmo obrigatorio, pois na papelada toda havia referencias a isso!
Não foi todo ensaiado, mas nas lajes foi sim... e pensei que fizesse mesmo parte dos protocolos ;)

Mas de qualquer forma, com ou sem legislção relativa a isso, quem não deixava que o betão fosse feito em obra era eu.... LOLOLO Já a massa para acentamento de tijolo, tem que ser ao balde e não à pazada quanto mais o resto.... LOLOOL E mais o material é por minha conta.... não faltaria fazerem betão à conta deles... :p :p :p

Mas pronto, não estou a criticar... fiquei apenas curioso... LOL
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

bem.. na central que usamos..
18€ cada ensaio na central e 30€ cada ensaio na obra...

deves estar a pagar isso diluido no m3 do betão :D
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida

Se me permites vou dar a minha opinião:
Embora os terraços sejam muito bonitos e funcionais principalmente se são acessiveis teem muitos incovenientes e exigem muita manutenção, pelo que se fosse eu costruia com telhado tendo a ventagem de aproveitar o sotão.
Em relação aos incnvenientes dos terraços posso dizer-te que passam pelas infiltrações de águas a curto prazo , principalmente numa zona como Guimarães onde existem grandes diferençiais térmicos.
Ora vejamos se o terraço for acessivel tem que levar uma camada de Protecção ao complexo impermeabilizante, camada essa que em caso de infiltração terá que ser retirada para se colocar nova, e por vezes a infiltração é num local e apareçe no Oposto do terraço.Eu tenho conhecimento de várias moradias na zona de Oeiras em que não levaram telhado e neste momento estão a ser intervencionadas com 11 e 12 anos.
Os complexos impermeabilizantes têm uma durabilidade de +-10 anos sendo que os fabricantes lhes dão garantia de 10 Anos ( estou a falar dos complexos Homolugados pelo LNEC), ora é muito desagradável ter uma casa nova e passados 12 ou 13 anos ter que mudar o complexo impermeabilizante, já não basta ter que pintá- de vez em quanto para estar Lindinha.
eu se fosse a ti falava com o Arquitecto, pois ele de certeza arranja uma solução duradoira, tipo telhado e com as águas Pluviais a cair para a Rua.
Desculpa o testamento
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Estás preocupado com isso???

Devias de saber que nesta industria existe muita malandragem, mas agora estares-te a preocupar com a areia??? Até nas centrais de betão eles são "malandros"!!!

Ui ui ui...
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

LOLOLOLOL

Os ensaios em obra são pagos, mas os feitos na central não. :eek:


Eu julguei ser mesmo obrigatorio, pois na papelada toda havia referencias a isso!
Não foi todo ensaiado, mas nas lajes foi sim... e pensei que fizesse mesmo parte dos protocolos ;)

Mas de qualquer forma, com ou sem legislção relativa a isso, quem não deixava que o betão fosse feito em obra era eu.... LOLOLO Já a massa para acentamento de tijolo, tem que ser ao balde e não à pazada quanto mais o resto.... LOLOOL E mais o material é por minha conta.... não faltaria fazerem betão à conta deles... :p :p :p

Mas pronto, não estou a criticar... fiquei apenas curioso... LOL


Porque achas que são pagos na obra??? 1º tens que avisar que queres fazer os testes e depois é que são feitos, mais não digo...

E só é obrigatório quando são obras públicas, que já deves imaginar o porquê...
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Tantas respostas lololol

ora bem, quanto a ser feito na obra penso nao faço ideia se fica mais barato ou nao mas acredito que sim porque por acaso tenho uma central a 1km da obra e eles dizem que o betão lá é igual, simplesmente é feito na obra com uma betoneira especial :( e nao vem com camião.....

aliás os camiões com brita e a tal areia de pedreira vem do mesmo fornecedor que manda para a central....

e o betão é todo feito lá, desde as bases, pilares, vigas etc etc

nunca fiz testes nenhums lol.. aqui pra cima nao deve ser obrigatorio :confused:
 
Back
Top