A MINHA CASA - O projecto de uma vida - Noticia numa revista de arquitectura

Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Os testes de rebentamento dos cubos de betão só são obrigatórios como já foi referido em obras públicas, ou em obras privadas com acessoria à fiscalização e que o exijam.
O empreiteiro pode ter no seu plano de qualidade previsto este processo, e ter de o realizar no caso de ser auditado para manutenção/certificação da qualidade.

Pc_WinBoard, tenta saber junto do empreiteiro que te fez a construção se este serviço estava no plano da qualidade do empreiteiro, pois se estava e se apresentaram orçamento antes da obra, esse valor tinha de estar incluido, e não ser pago como extra pelo dono de obra.
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

boas
eu pelo pouco que entendo disso posso dizer que sempre vi a fazerem o betão na própria obra, pelo menos nas poucas obras que acompanhei, e nnc vi eles a fazerem testes...

echoes quando quiseres tirar umas ideias para o interior podes sempre vir a Paços que eu mostro te o meu apartamento, que ainda ta em fase de acabamento, mas da para teres algumas ideias fixes.:D
e posso aconselhar te um lugar 5***** para materiais.

boa sorte com o projecto
ps: como diz o meu pai" ...a obra devia de começar quando estamos acaba la...":p
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

boas
eu pelo pouco que entendo disso posso dizer que sempre vi a fazerem o betão na própria obra, pelo menos nas poucas obras que acompanhei, e nnc vi eles a fazerem testes...

echoes quando quiseres tirar umas ideias para o interior podes sempre vir a Paços que eu mostro te o meu apartamento, que ainda ta em fase de acabamento, mas da para teres algumas ideias fixes.:D
e posso aconselhar te um lugar 5***** para materiais.

boa sorte com o projecto
ps: como diz o meu pai" ...a obra devia de começar quando estamos acaba la...":p


Se me permites o abuso, penso que pela tua afirmação, não tenhas visto então assim tantas obras... LOLOL
É que eu à mais de 15 anos que não vejo ninguem (nem mesmo os piscateiros) fazerem betão para enchimentos feitos à mão.... LOLOL
Aliás, nem consigo imaginar alguns serviços que se fazem hoje em dia feitos à mão...

Enchi a minha ultima laje na passada sexta-feira. É uma laje com Fugiformes em leca da Artebel por forma a reduzir o peso e a quantidade de betão, mas mesmo assim levou 104m3. Começou a ser cheia as 9h e terminamos às 14.30. Alguma vez este serviço era possivel de ser feito manualmente?!

Possivel certamente o seria pois antigamente já havia prédios (em pré-forçado mas pronto). Mas acham viável nos dias de hoje?!
Mesmo que o empreiteiro tenha uma autobomba daquelas pequenas de andar em obra.. já viram os custos inerentes a isso no caso de o betão ser mesmo bem feito?!
Levar material para a obra... fazer a argamassa... água... tempo...mão de obra... e pior que isso. A bombagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Honestamente não axo viável.
Vejo fazer isso em muralhas, algumas fundações, betões de limpeza e assim. Coisas que não exigem a minima precisão. Agora outras situações há em que é impossivel!!!!



Quanto aos testes. E vou falar no meu caso.
Os ensaios na própria central, aquando da negociação inicial do valor para fornecimento de betão, ficou combinado que todo o betão para fundações e 2 lajes seria ensaiado e o engenheiro iria la assistir. Os ensaios em obra, fomos nós próprios que fizemos o enchimento dos cubos. Como é logico não precisei de pedir autorização a ninguem para isso nem tive que informar a central nem ninguém... Enchi os cubos e depois o engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra mandou analisar. Isto sim tive eu que pagar. Mas ja fazia tambem parte do contrato entre mim e o engenheiro...


Eh pah, isto é pelo menos o que se tem passado por aqui. Agora se esta certo ou errado não sei....
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

O PC_Winboard o betão é feito na obra mas nao é manualmente lolol

eles tem ume betoneira que faz o mesmo efeito da central - a ver sum dia tiro fotos para veres como é
aquilo tem uma pá certa de medida para os componentes do betão ;)

e sim cá apra cima é muito usual ser feito o betão na obra, talvez o betão de central seja muito caro, nao sei.......

o que é certo é que o meu empreiteiro construiu há dois anos um predio de 7 andares a 3km da minha casa e o betão foi todo feito como na minha casa ;) mas em vez de uma betoneira devia ter 2 ou 3 ;) é uma betoneir alugada e se nao me engano é alugada precisamente na centra de betão :p :p

portanto quando se fala em fazer manualmente nao imagines os desgraçados dos trolhas a mandar areia e cimento para dentro de uma betoneira de biscates :p :p

também para ficares com uma ideia, logicamente que assim se perde mais tempo mas certamente ganhas em gastos pois disseste que das 9 até Às 14h30 carregaram a placa da tua casa, ora eu tenhoa certeza que a tua casa deve ser pelo menos o dobro da minha :p :p e a minha placa durou o desde as 8h30 até às 17h30 a carregar ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

minha placa durou o desde as 8h30 até às 17h30 a carregar ;)

Olha que devias tirar esse "sorriso" do final da frase ;)

9h a carregar uma placa :S :S a cura do betão não é homogénea por toda a placa ... quando a ultima carga está a ser descarregada .. já as 1ªs começaram a ganhar "presa" ... para uma laje térrea ainda vá que não vá .. agora para uma superior :S
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Olha que devias tirar esse "sorriso" do final da frase ;)

9h a carregar uma placa :S :S a cura do betão não é homogénea por toda a placa ... quando a ultima carga está a ser descarregada .. já as 1ªs começaram a ganhar "presa" ... para uma laje térrea ainda vá que não vá .. agora para uma superior :S

nao seja por isso eu mudo :( :(

ora então eu também falei um pouco sme certezas
eu normalmente falo com o encarregado da obra 5 minutos por dias às 8h05 que é quando eles entram e quando eu saio para o trabalho

e ele só me disse que carregar a minha placa era +/- o dia todo ou seja desde as 8h30 até às 17h30 (que é +/- quando começa a anoitecer e eles param)

se acabaram mais cedo nao sei pois nao estou em casa

mas a minha pergunta é: então e se for uma placa ENORME??????? nao demora bastante tempo? :confused:

PS: isto é uma pergunta de quem nao percebe nada disto
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

a ultima que "enchi" foram 2500m3 ... mas tinha uma central completa a trabalhar para nós, 16 camiões ... devidamente programada, com 4 auto-bombas..

4 camiões constantemente a abastecer as bombas
4 em espera
4 em carga na central
4 em trânsito na estrada

A cadência não tinha muita folga para falhas ... :D

Se a laje for muiiiiito grande tem-se sempre a obrigatoriedade de utilizar juntas de dilatação ... e aí é fácil controlar...
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Se me permites o abuso, penso que pela tua afirmação, não tenhas visto então assim tantas obras... LOLOL
É que eu à mais de 15 anos que não vejo ninguem (nem mesmo os piscateiros) fazerem betão para enchimentos feitos à mão.... LOLOL
Aliás, nem consigo imaginar alguns serviços que se fazem hoje em dia feitos à mão...

Enchi a minha ultima laje na passada sexta-feira. É uma laje com Fugiformes em leca da Artebel por forma a reduzir o peso e a quantidade de betão, mas mesmo assim levou 104m3. Começou a ser cheia as 9h e terminamos às 14.30. Alguma vez este serviço era possivel de ser feito manualmente?!

Possivel certamente o seria pois antigamente já havia prédios (em pré-forçado mas pronto). Mas acham viável nos dias de hoje?!
Mesmo que o empreiteiro tenha uma autobomba daquelas pequenas de andar em obra.. já viram os custos inerentes a isso no caso de o betão ser mesmo bem feito?!
Levar material para a obra... fazer a argamassa... água... tempo...mão de obra... e pior que isso. A bombagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Honestamente não axo viável.
Vejo fazer isso em muralhas, algumas fundações, betões de limpeza e assim. Coisas que não exigem a minima precisão. Agora outras situações há em que é impossivel!!!!



Quanto aos testes. E vou falar no meu caso.
Os ensaios na própria central, aquando da negociação inicial do valor para fornecimento de betão, ficou combinado que todo o betão para fundações e 2 lajes seria ensaiado e o engenheiro iria la assistir. Os ensaios em obra, fomos nós próprios que fizemos o enchimento dos cubos. Como é logico não precisei de pedir autorização a ninguem para isso nem tive que informar a central nem ninguém... Enchi os cubos e depois o engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra mandou analisar. Isto sim tive eu que pagar. Mas ja fazia tambem parte do contrato entre mim e o engenheiro...


Eh pah, isto é pelo menos o que se tem passado por aqui. Agora se esta certo ou errado não sei....


Quando falei em fazer na própria obra e óbvio que não é manualmente tem agora umas maquinas próprias para isso:p
entendeste mal o que queria dizer, e o echoes explicou exactamente o que tinha dito.:D
como falaste e mt bem, tbm já referi isso, não entendo mt disso e o meu comentário foi feito ,apenas, no que tenho visto. O Apartamento onde vou morar já esta a ser construído pelo menos a 5anos e acompanhei mais ou menos o trabalho que foi feito:D
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

expressei me um pc mal..."demorou pelo menos 5 anos a ser construído":p

é verdade, pela simples razão que na altura estavam a construir outro mesmo ao lado e só quando "tinham um tempo de vago" e que iam trabalhar para o prédio onde tenho o Apartamento:D
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Olha Echoes. Eu se fosse a ti preocupava-me mais com o ferro que eles vão lá meter ou não e com a fase de acabamentos, porque aí é que tu gastas dinheiro e se as coisas não forem bem feitas (minimamente) é que tu vais ter chatices.

Agora o que ouvis-te lá dos trolhas é conversa de trolha. A mim por vezes até me farto de os ouvir, passam mais tempo a reclamar e a falar baboseiras do que a trabalhar... Alguns fazem-me uns nervos só de ter que os aturar, parecem portas... São mesmo uma raça à parte (alguns)...
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

a ultima que "enchi" foram 2500m3 ... mas tinha uma central completa a trabalhar para nós, 16 camiões ... devidamente programada, com 4 auto-bombas..

4 camiões constantemente a abastecer as bombas
4 em espera
4 em carga na central
4 em trânsito na estrada

A cadência não tinha muita folga para falhas ... :D

Se a laje for muiiiiito grande tem-se sempre a obrigatoriedade de utilizar juntas de dilatação ... e aí é fácil controlar...




Andava eu todo contente com os meus 104metros... tinhas que vir tu apagar a minha chama... :p :p :p :p


Que estoiro de placa essa.. :eek: :eek: :eek:

Quando ouver convites para assistir a um enchimento desses eu quero um.. :p :p :p
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

AFINAL a tua nao é o dobro da minha :p :p :p


Sempre te respondi que não!

Devem andar bastante dentro dos mesmos valores de dimensões!


Por isso que estou admirado com o tipo de construção que aparentas estar a utilizar... ;)
Existem coisas demasiado importantes para serem menosprezadas ;) ;) ;)
 
Re: A MINHA CASA - O projecto de uma vida - DUVIDA NO BETÃO

Sempre te respondi que não!

Devem andar bastante dentro dos mesmos valores de dimensões!


Por isso que estou admirado com o tipo de construção que aparentas estar a utilizar... ;)
Existem coisas demasiado importantes para serem menosprezadas ;) ;) ;)

sim eu sei que há coisas importantes a ter em conta mas tenho PLENA CONFIANÇA no meu empreiteiro

ele faz desde cazas como a minha até predios de 7 andares e já anda nisto......

antes de me decidir por ele recolhi várias opiniões de pessoas que já o tinham contratado para construir, bem como fui ver várias obras feitas por ele, obras essas com a mesma arquitectura que a minha.

aliás ele é o empreiteiro que faz quase todas as casas desenhadas pelos meus arquitectos também ;)

até está na lista das 500 maiores em PT, (386º lugar) nao sei se está actualizado ou nao mas pronto


mas confio plenamente neles ;)
 
Back
Top