Subsídio de Natal

pois, vocês não sabem fazer contas :(

1.000 euros
-110 euros de seg social
- 90 euros de irs
sobram 800
retirando 485

sobram 315 a dividir por 2 dá 157.50 euros

se bem me lembro é sobre o valor liquido e nao bruto


quem nao sabe fazer contas????????????

Os 50% a aplicar no SN (novembro/dezembro deste ano) é sobre o liquido.

Os 3,5% a aplicar sobre a remuneração anual.. é sobre o bruto.

Quando me referi aos 1000€, tava a assumir que eram 1000€ liquidos.
 
Os 50% a aplicar no SN (novembro/dezembro deste ano) é sobre o liquido.

Os 3,5% a aplicar sobre a remuneração anual.. é sobre o bruto.

Quando me referi aos 1000€, tava a assumir que eram 1000€ liquidos.

quando se fala em rendimentos ou em ordenados desde quando se fala em liquido??

e o que interessa no final é o que se vai pagar sobre a remuneração anual ;)


ah e já agora, coisa que ainda nao consegui perceber é se este desconto para IRS pode ser recebido no reembolso no final de maio, penso que sim e essa é mais uma vantagem desta lei



EDIT: segundo esta noticia é sempre sobre o bruto e nao liquido: Subsídio de Natal: quanto lhe vai ser retido? | agência financeira
 
Last edited:
quando se fala em rendimentos ou em ordenados desde quando se fala em liquido??

e o que interessa no final é o que se vai pagar sobre a remuneração anual ;)


ah e já agora, coisa que ainda nao consegui perceber é se este desconto para IRS pode ser recebido no reembolso no final de maio, penso que sim e essa é mais uma vantagem desta lei ;)

Para este imposto extraordinário, sempre se falou em liquido! Basta veres aquelas tabelas a demonstrar os valores do imposto.

Para mim interessa-me saber o meu vencimento LIQUIDO, pois é esse o valor que terei ao meu dispor.

Sim, o que realmente interessa é na entrega do IRS de 2011 os tais 3,5%! que para além de incidirem sobre o SN, vão incidir sobre horas extra, premios, etc, etc... todas as rubricas de abonos que as pessoas recebem e podem ser taxadas em sede de IRS.

Sobre o ires buscar no proximo ano, sim será possível... mas tendo em conta todos os cortes nas deduções no IRS que estão a fazer,não te fies nisso :p
 
@ echoes:sobre o teu EDIT... isso é sobre os 3,5%... e este cenário é sobre o bruto. os 50% em Dezembro é sobre o liquido. Se fizeres as contas... vais ver que dá +- o mesmo.
 
@ echoes:sobre o teu EDIT... isso é sobre os 3,5%... e este cenário é sobre o bruto. os 50% em Dezembro é sobre o liquido. Se fizeres as contas... vais ver que dá +- o mesmo.


pelo que leio lá não, é sobre o bruto

A sobretaxa representa metade do subsídio, mas apenas no que excede o valor do salário mínimo nacional (SMN). E para efeitos da retenção só conta o valor líquido, o que sobra depois de descontar IRS e da contribuição para a Segurança Social

no final os 3.5% também é sobre o bruto

podendo no reembolso ir buscar tanto melhor, não sei do que se queixam


quanto a ser liquido ou bruto faz toda a diferença como se viu pelas contas ;)


continuo a dizer que quem vai descontar odinheiro certamente dava jeito mas NAO FAZ FALTA

já tivemos cortes bem bem maiores ;)
 
o imposto e sobre o ordenado base, esqueçam os descontos e essas contas todas..

(ordenado base-ordenado minimo)*0.5 = xxx
 
Last edited:
@ echoes:sobre o teu EDIT... isso é sobre os 3,5%... e este cenário é sobre o bruto. os 50% em Dezembro é sobre o liquido. Se fizeres as contas... vais ver que dá +- o mesmo.

e pegando no exemplo que deste considerando 1000 euros liquidos esse casal no final do ano ainda recebe 5 euros

primeiros 50%:

Peguemos no exemplo de um casal sem filhos (dois sujeitos passivos, nenhum dependente) em que cada um tem um subsídio de Natal bruto de 1.300 euros. Cada um desconta 12% de IRS (156 euros) e 11% para a Segurança Social (143 euros). Sobram 1.001 euros. A este valor, é preciso subtrair o valor do salário mínimo (485 euros) e sobram 516 euros. Será retido a cada sujeito metade deste valor, ou seja, 258 euros

no final do ano coma taxa de 3.5%

Voltemos ao exemplo do primeirocasal sem filhos. O rendimento anual bruto do agregado (dos dois sujeitos) é 36.400 euros, mas o rendimento colectável é de apenas 28.192 euros. A este valor é preciso subtrair o valor anual do salário mínimo multiplicado por dois (2x6.790 euros). Ficam 14.612 euros, o valor a que se aplica a sobretaxa de 3,5%. Ora 3,5% de 14.612 euros são 511 euros. Como tinham sido retidos a cada sujeito 258 euros, significa que, no conjunto do casal, tinham sido retidos 516 euros, ou seja, mais 5 euros do que deviam pagar (516-511=5 euros). O Fisco reembolsa os 5 euros.


ou seja basicamente quem ganha até 1000 euros nem sequer vai pagar nada, ou melhor, o que paga agora recebe depois ;)


;)
 
Oh echoes... interpretas as coisas de uma maneira que eu não te consigo perceber!!!!

Nesse quote que tu fazes, basicamente tão a dizer que o desconto extraordinário feito em Dezembro foi superior ou que "deveria" ter sido feito.Foram retidos 5€ a mais!

Por isso... o teu comentário é completamente descabido :S
 
Oh echoes... interpretas as coisas de uma maneira que eu não te consigo perceber!!!!

Nesse quote que tu fazes, basicamente tão a dizer que o desconto extraordinário feito em Dezembro foi superior ou que "deveria" ter sido feito.Foram retidos 5€ a mais!

Por isso... o teu comentário é completamente descabido :S

Sim tens razão, a esta hora é dificil :p

mas os 3.5% finais é sobre o rendimento colectável, que é diferente do rendimento bruto ;) se fosse sobre o bruto era bem pior



mas em relação a esse exemplo diz-me lá se alqguem que ganha 1300 + 1300 se vai fazer falta 250 euros no natal???

achas mesmo???


já para nao falar que o pode recuperar no IRS depois ;)
 
Se ganhasses 5000€ limpos, ias ficar sem 2257,5€.

Ias sobreviver sem eles... mas não ias ficar mt contente :p

Claro que ninguem fica contente em "perder" dinheiro

mas aqui a questão, é que do meu ponto de vista o dinheiro que se vai descontar nao vai fazer falta ;)

quem me dera a mim descontar neste imposto pri uns 3.000 euros, era um homem feliz :p
 
Bem vcs adormecem a falar nisto e acordam a falar nisto

Eh pá pensem em praia, mulheres , diversão , cervejas e tal e coisas.


Já se sabe que temos de pagar uns mais que outros .
 
Eu sei que sou burro... e que ja perdi o direito ao voto por pensar assim.. mas juro que continuo sem perceber o porque de uma pessoa que ganha 5mil€ pagar mais percentagem que uma que ganha 500.................. juro que não percebo. O porquê de a percentagem do desconto não ser igual, é algo que me transcende..........

Mas visto que todos vocês consideram a medida muito bem, então eu tb bato palmas.


Aliás. Não fosse isto portugal.....................
 
Back
Top