Rotundas desmitificadas..

jmpc disse:
dcp intrometer-me, mas acho que não leste bem o tópico, o que consideras como lei e apenas uma recomendação da extinta "DGV", que visa simplesmente uma maior fluidez do transito dentro da dita, não está escrito isso, não esta legislado, em suma dentro duma rotunda reges-te pelo código da estrada que te manda andar sempre o mais a direita possível....o k diz a lei acerca das rotundas esta textualmente nos artigos no tópico descrito...

numa estrada de sentido único se quiseres ir para a esquerda tens que te encostar o máximo á esquerda ou não?
uma rotunda não é para ir o máximo á direita (a rotunda é uma estrada de sentido único)...se queres ir para a esquerda entras na faixa mais á esquerda que tenha a rotunda quando fores para sair fazes o pisca para a direita uma saída antes e sais.


Deviam era andar em rotundas de Viseu todas ou quase todas de três faixas, ou como em alguns paise retundas de 4 faixas, se voces fossem com a teoria de andar sempre a esquerda o transito parava concerteza :D
 
uma auto estrada tambem pode ter 2 ou mais faixas de rodagem no entanto tens de circular sempre na direita, tirando para manobras de ultrapassagem.
Por isso se queres ir na faixa da esquerda podes, desde que estejas a ultrapassar alguem
 
brunoalmeid disse:
numa estrada de sentido único se quiseres ir para a esquerda tens que te encostar o máximo á esquerda ou não?
uma rotunda não é para ir o máximo á direita (a rotunda é uma estrada de sentido único)...se queres ir para a esquerda entras na faixa mais á esquerda que tenha a rotunda quando fores para sair fazes o pisca para a direita uma saída antes e sais.


Deviam era andar em rotundas de Viseu todas ou quase todas de três faixas, ou como em alguns paise retundas de 4 faixas, se voces fossem com a teoria de andar sempre a esquerda o transito parava concerteza :D


Como já se disse aqui estamos numa democracia e como tal cada um faz como entende ;) (nao disse que fazia as rotundas sempre pela direita!!), agora o facto e que se googlares um pouco verás que todo o suporte legal para as ditas cujas está no 1 post do tópico.aquilo e o que esta escrito,assinado, e por ai que as companhias de seguros se regem, e não por, por conselhos ou dicas de qualquer identidade :twisted: :D

Pelo que tenho visto ate hoje regra geral quem vai na faixa da direita e "leva" um toque o culpado e sempre quem vem de dentro :D
 
husky disse:
aqui em odivelas tambem vejo todos os carros da escola de conducao a fazer rotunda sempre pela faixa da direita...
eu aprendi como o nosso amigo PedroMachado disse... agora se mudou nao sei...

Se mudou, mudou recentemente mesmo!! Porque eu tenho carta desde setembro do ano passado... Mas adiante... A forma que eu aprendi é a mais correcta e adequada.. E vou continuar a proceder da mesma maneira.

Á e se houver um domingueiro que vá a 10 km e me impossibilite a saída da rotunda, dou outra volta á rotunda para não me chatiar.
 
Aos que dizem que quem entra pela direita, tem de sair na primeira saída:
1) Isso é um pouco ridiculo, principalmente numa situação de trânsito intenso.
Teriam TODA a gente a amontoar-se na esquerda!
2) Faria mais sentido quem entra na esquerda ser obrigado a fazer inversão de marcha'.

Desde que toda a gente saiba que para sair deve-se ir para a direita antes da saída, vai correr tudo bem.
 
rotundavatar1.gif



O que têm a dizer a isto??? :D
 
Vamos lá pôr ordem nisto!

Sou Instrutor e Director de uma Escola de Condução.
Tenho especializações em Segurança Rodoviária, Direito Rodoviário e Socorro a Vítimas com Suporte Básico de Vida.
Faço actualizações regularmente tanto em Portugal como no estrangeiro.
Já passei pela competição automóvel.
Aprendi a conduzir com 8 anos.
Gosto de andar depressa

Penso que basta para se perceber que tenho muita experiência em condução automóvel.

Toda a legislação que está no primeiro post é a correcta. Destaco legislação, porque também se tem lido por aqui simples pareceres de algumas entidades, mas pareceres é uma coisa que também eu dou ao IMTT (ex-DGV) ou a quem o solicite.
O que eu vou aqui deixar não é um parecer meu, mas sim o procedimento reconhecido e correcto a adoptar nas rotundas europeias.


:arrow: Nas rotundas devemos praticar uma condução segura, fluente, e que se adapte tanto às condições físicas, como da intensidade do trânsito.

Assim, o condutor pode circular por qualquer das filas da rotunda, desde que cumpra as regras de mudança de fila (ver---» sinalizar---» executar).
A maioria das rotundas são as pequenas, seguidas pelas médias, e em reduzido número estão as grandes como a Rotunda da Boavista no Porto.
Nas muito pequenas devemos circular pela direita, visto que seria difícil e perigoso fazê-lo pela esquerda, excepto quando for para efectuar inversão do sentido de marcha.
Nas pequenas, devemos circular pela direita se for para sair na primeira ou na segunda saída, circular pela esquerda se formos sair na terceira ou quarta saídas caso exista.
Nas médias devemos circular pela direita se escolhermos a primeira saída, e pela esquerda para as restantes.
Nas grandes de 3 filas, devemos circular pela direita para a primeira saída, a central para a segunda, e a terceira para as restantes.
Nas grandes com 4 ou mais filas, devemos circular pela fila correspondente à saída pretendida.

Atenção que o condutor deve mudar de fila de forma segura, progressiva e suave, quer seja da esquerda para a direita, como o contrário.

Se o condutor optar por circular sempre pela direita, e mesmo sabendo que não será responsabilizado por um eventual acidente, deve adoptar uma condução defensiva.


Germano Pereira
 
Há duvidas?
resumindo e concluindo... se circular pela faixa da direita ( por fora ) estará sempre protegido pela lei :)
 
Escola Barquense disse:
Vamos lá pôr ordem nisto!

Sou Instrutor e Director de uma Escola de Condução.
Tenho especializações em Segurança Rodoviária, Direito Rodoviário e Socorro a Vítimas com Suporte Básico de Vida.
Faço actualizações regularmente tanto em Portugal como no estrangeiro.
Já passei pela competição automóvel.
Aprendi a conduzir com 8 anos.
Gosto de andar depressa

Penso que basta para se perceber que tenho muita experiência em condução automóvel.

Toda a legislação que está no primeiro post é a correcta. Destaco legislação, porque também se tem lido por aqui simples pareceres de algumas entidades, mas pareceres é uma coisa que também eu dou ao IMTT (ex-DGV) ou a quem o solicite.
O que eu vou aqui deixar não é um parecer meu, mas sim o procedimento reconhecido e correcto a adoptar nas rotundas europeias.


:arrow: Nas rotundas devemos praticar uma condução segura, fluente, e que se adapte tanto às condições físicas, como da intensidade do trânsito.

Assim, o condutor pode circular por qualquer das filas da rotunda, desde que cumpra as regras de mudança de fila (ver---» sinalizar---» executar).
A maioria das rotundas são as pequenas, seguidas pelas médias, e em reduzido número estão as grandes como a Rotunda da Boavista no Porto.
Nas muito pequenas devemos circular pela direita, visto que seria difícil e perigoso fazê-lo pela esquerda, excepto quando for para efectuar inversão do sentido de marcha.
Nas pequenas, devemos circular pela direita se for para sair na primeira ou na segunda saída, circular pela esquerda se formos sair na terceira ou quarta saídas caso exista.
Nas médias devemos circular pela direita se escolhermos a primeira saída, e pela esquerda para as restantes.
Nas grandes de 3 filas, devemos circular pela direita para a primeira saída, a central para a segunda, e a terceira para as restantes.
Nas grandes com 4 ou mais filas, devemos circular pela fila correspondente à saída pretendida.

Atenção que o condutor deve mudar de fila de forma segura, progressiva e suave, quer seja da esquerda para a direita, como o contrário.

Se o condutor optar por circular sempre pela direita, e mesmo sabendo que não será responsabilizado por um eventual acidente, deve adoptar uma condução defensiva.


Germano Pereira

Ora ai está..
Eu criei este post para elucidar as pessoas que a circulação nas rotundas não é tão linear como o que está no desenho..
Pk o que está a acontecer é que a malta simplesmente corta as rotundas a direito..
A minha esposa foi ensinada na escola de condução a entrar para a rotunda a direito para a faixa de dentro posse qual fosse o tamanho da rotunda..
Embora eu tenha dito que andava pela direita, isso só se aplica na rotundas normais, ou seja, as mais pequenas..
É óbvio que não vou fazer a rotunda dos produtos estrela toda por fora..

Só gostava era que o condutor Tuga aprende-se de um xs por todas que se vai trocar de faixa têm que o fazer com segurança e tendo em atenção a quem nessa faixa circula.
Pk se está a trocar de faixa nunca têm prioridade, nem mesmo numa rotunda.. ;)
 
Depois de tanta coisa já estou mais esclarecida ;)

Pelo menos por cá vai ser difícil as pessoas habituarem.se a funcionar com bom senso e segurança numa rotunda... não exagero muito se disser que quase todos os dias aparece um jeitoso a "cortar" a rotunda sempre a abrir :eek: enfim... pelos vistos o código não é igual para todos
 
rjbonifacio disse:
x9999999999999999999999999999999999,9

x99999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999
 
Back
Top