Resultado de um mau alinhamento nas rodas traseiras...

Aquando da revisão disseram-me "Tens os pneus de trás a comer por dentro .. atenção"

Mais meia dúzia de km's e eis que...

Fez 2ªf 8 dias vinha descansadinho para Coimbra e umas 2 curvas antes da ES da Mealhada a traseira resolveu tentar passar para a frente ... comecei a sentir a carrinha diferente e pouco estável .. e de um momento para o outro soltou-se completamente.

Motivo ... quando coloquei os últimos 2 pneus traseiros abusaram no alinhamento das rodas traseiras.

Resultado ... o pneu de trás do lado direito estava completamente derreado do lado de dentro. Apresentando cerca de 50% de piso em pelo menos 75% da superfície
de contacto.

dsc00873he.jpg


dsc00870a.jpg


dsc00853fj.jpg


dsc00852pd.jpg


dsc00851y.jpg


O do lado esquerdo já começava a querer ir pelo mesmo caminho!!!

dsc00858c.jpg


dsc00859ta.jpg



Resumindo ... é sempre conveniente ir dando uma vista de olhos ao desgaste dos pneus .. eu facilitei .. e podia ter corrido bem mal ...

Estes pneus levavam cerca de 25000km, e pelo piso .. com a vinda do calor, e aos km's/condução que faço ... dariam bem para mais uns bons 15000km...

****************************************************

E antes que venham dizer que o mal é do pneu .. e que fiz mal em ter comprado os Star Performer .. que aquilo não presta etc etc ...

Tanto fiquei satisfeito que ...

Lá vieram mais 2 "255/35/R18" ... ainda mais baratos 0,20€ do que da ultima vez :D

dsc00876jq.jpg



Agora uma pergunta para pelo menos o PEREIRA ...

Pereira visto estares bem dentro do assunto, que achas das 1ºs fotos, as que mostram aquela sobreposição da borracha no bordo interior ... a vulcanização é feita assim? As laterais são vulcanizadas com a superfície de contacto?

De facto achei aquilo um pouco estranho ... foi a única coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha...

O pneu também ficou com aquele mau aspecto porque rolou alguns metros e a jante foi cortando uns pedaços ..










dsc00873he.jpg
dsc00873he.jpg
 
so posso dizer o mesmo! star performer rocks! não sao os toyo que tinha antes montados mas em todos os pisos sao muito bons!
 
estou mesmo estupificado!!!

25mil kms :eek: :eek: :eek:
nunca pensei que ainda conseguisses fazer tantos km's!!

bem, no que realmente interessa, fora o rebentar de penu e o susto, não houve mais nada??
 
nop ... só mesmo o transtorno de ir para Coimbra e parar na ES da Mealhada .. ligar para a assistência em viagem :D

"Foi acidente .. avaria?"

"Não não .. furou-me um pneu" :D

Levar a carrinha para Gaia, pegar noutro carro e voltar para Coimbra ...
 
Bem,
Oolhando para as fotos do estado dos pneus, o que interessa é que não aconteceu nada de errado e está tudo OK.
Porque olhar para esse estado, até assusta...
Uma coisa que me está a fazer confusão e o rasgo que apresenta o pneu em toda a volta. Será pela construção do pneu, ou foi a jante?
Se for pela modo de construção, será que é bom ser assim? Pode ser que o Mr. PEREIRA ajude nesta parte...

Ainda bem, que não aconteceu nada demais, a não ser, uns Euros a menos...mas se é para tua segurança, não há que pensar 2 vezes.
 
boas,

de facto, ou a c32 tem um camber muito negativo, ou quem alinhou isso deixou aí qualquer coisa mal (ou não sabia mais, às vezes também acontece)....

em relação ao pneu, se eu percebi a tua dúvida, de facto na fase de construção as paredes são "coladas" ao piso numa extremidade e ao talão na outra, pelo que ao romper dessa forma exagerada no ombro, quebrou-se a união entre a parede e o piso.

Penso que era isso que querias saber... ;)

em relação ao estado do pneu, é que acho que isso gastou um bocado rápido demais por dentro, face às condições do resto do piso.. mas se o camber disso for mesmo de ser assim, não tens outro remédio senão andar "mais em cima" do estado do interior do piso e trocares de pneus mais vezes.. :S :D
 
boas,

de facto, ou a c32 tem um camber muito negativo, ou quem alinhou isso deixou aí qualquer coisa mal (ou não sabia mais, às vezes também acontece)....

em relação ao pneu, se eu percebi a tua dúvida, de facto na fase de construção as paredes são "coladas" ao piso numa extremidade e ao talão na outra, pelo que ao romper dessa forma exagerada no ombro, quebrou-se a união entre a parede e o piso.

Penso que era isso que querias saber... ;)

em relação ao estado do pneu, é que acho que isso gastou um bocado rápido demais por dentro, face às condições do resto do piso.. mas se o camber disso for mesmo de ser assim, não tens outro remédio senão andar "mais em cima" do estado do interior do piso e trocares de pneus mais vezes.. :S :D

era mesmo isso q eu estava a pensar....
 
ou quem alinhou isso deixou aí qualquer coisa mal (ou não sabia mais, às vezes também acontece)....
Eu aponto mais para isso

em relação ao pneu, se eu percebi a tua dúvida, de facto na fase de construção as paredes são "coladas" ao piso numa extremidade e ao talão na outra, pelo que ao romper dessa forma exagerada no ombro, quebrou-se a união entre a parede e o piso.

Penso que era isso que querias saber... ;)

Era precisamente isso que pretendia saber, daí te ter chateado :D, fiquei na dúvida sobre o método de união e por sua vez se finalmente tinha encontrado um ponto negativo neste pneus .. mas pelos vistos não .. ainda bem

Relativamente ao desgaste acentuado ... também aponto para Camber/Caster .. para um TOE mal afinado não porque isso levaria a borracha a escamar.

Os F1 que tinha antes gastaram todos por igual, tanto que quando os troquei não se sabia que qual o desenho do piso do pneu.

Mas vou ter de dar uma vista de olhos à suspensão, barras e rótulas pois também pode influenciar.

Mas visto os meus km's serem98% em AE ... aponto para um alinhamento deficiente.

O problema é que hoje de manhã fui alinhar a carrinha e estive a falar um pouco com eles relativamente ao que se passou.

Voltou à baila a história dos valores que colocam nos carros por causa das inspecções ... afinaram-me a carrinha para "estrada" ..

Mas na viagem não gostei nada ... está "esquisita" ... um pouco instável
 
Relativamente ao desgaste acentuado ... também aponto para Camber/Caster .. para um TOE mal afinado não porque isso levaria a borracha a escamar.

Os F1 que tinha antes gastaram todos por igual, tanto que quando os troquei não se sabia que qual o desenho do piso do pneu.

Mas vou ter de dar uma vista de olhos à suspensão, barras e rótulas pois também pode influenciar.

Mas visto os meus km's serem98% em AE ... aponto para um alinhamento deficiente.

O problema é que hoje de manhã fui alinhar a carrinha e estive a falar um pouco com eles relativamente ao que se passou.

Voltou à baila a história dos valores que colocam nos carros por causa das inspecções ... afinaram-me a carrinha para "estrada" ..

Mas na viagem não gostei nada ... está "esquisita" ... um pouco instável

Qd vou a inspecção vou a onde costumo ir mudar os pneus e alinhar e eles, alinham-me para o carro passar na inspeçao sem problemas, mas o carro fica sem segurança nenhuma tambem já reparei, até a ida para o centro ia a uma velocidade normal em AE e numa saida sem mais nem menos ligou-me o ESP e o carro ficou todo marado! :| Depois de vir da inspeçao vou ao mesmo sitio e eles voltam a por o carro impecavel, mas nao tenho problemas desses, desgasta certo por todo!
 
Pois para alem do alinhamento tens de verificar o "desgaste" dos amortecedores,casquilhos,etc um simples alinhamento pode não ser só suficiente para essa situação, o facto de teres ou não o carro carregado ( com peso na traseira ) tambem pode ajudar a que o camber fique mais positivo ( aberto ), pelas fotos que aqui vejo tambem podes aumentar um pouco mais a pressão dos pneus, pois parece me que do lado de fora tambem tem algum desgaste o que significa subpressão
 
Pois para alem do alinhamento tens de verificar o "desgaste" dos amortecedores,casquilhos,etc um simples alinhamento pode não ser só suficiente para essa situação, o facto de teres ou não o carro carregado ( com peso na traseira ) tambem pode ajudar a que o camber fique mais positivo ( aberto )

Daí eu ter dito isto...

Mas vou ter de dar uma vista de olhos à suspensão, barras e rótulas pois também pode influenciar.

Para quem quiser dar uma vista de olhos
http://www.aa1car.com/library/tire_wear.htm

pelas fotos que aqui vejo tambem podes aumentar um pouco mais a pressão dos pneus, pois parece me que do lado de fora tambem tem algum desgaste o que significa subpressão

Esse desgaste eu sei bem do que é ... e não é de falta de pressão .. :D
 
Back
Top