Ralenti instável em quente A4 B5 Gasolina

Só agora estive a fazer uma leitura ao tópico porque chamou-me à atenção, um amigo de longa data tem uma viatura igual com a mesma motorização e passou pelo mesmo problema ou seja, lembrou-se de limpar a borboleta. Se bem que a dele esteja a GPL, o sintoma do ralenti instável sentia-se com qualquer dos combustíveis. Na altura falou comigo para ver se ligava o meu vagcom mas como eu estava fora de Pt, não pude mas encaminhei-o para um mecânico amigo que tem formação e experiência vw. Posso tentar falar com ele para pormenores, mas segue o que diz o user @Sergio Fininho pois a solução andou por aí, penso que tinha uma fuga num tubo não sei se de vácuo ou admissão.
 
Mesmo que ele tenha limpo as velas, penso que com os Kms. que já fiz, deveria ter aparecido algum vestígio., digo eu...
Acho que o melhor, é primeiro tentar arranjar um VAG, e começar por ai, se não ando ás voltas e não saio do mesmo sitio.
 
Claro que não deve ser ignorado o facto de o carro gastar óleo, nada disso, mas o estranho para mim, que não sou nenhum perito em motores, é o facto de o carro se enrolar todo só em quente, e quando ando no para/arranca, e quando vou para estrada, o carro anda na boa, sem falhas, sem perder potência, respondendo normalmente,isso é que me faz confusão...
 
Claro que não deve ser ignorado o facto de o carro gastar óleo, nada disso, mas o estranho para mim, que não sou nenhum perito em motores, é o facto de o carro se enrolar todo só em quente, e quando ando no para/arranca, e quando vou para estrada, o carro anda na boa, sem falhas, sem perder potência, respondendo normalmente,isso é que me faz confusão...

Olha.. Eu sou mecanico, sei o que estou a dizer. Nao sei tudo nesta area como é óbvio, mas o que estás a descrever é básico para quem trabalha na área. Aliás, o meu B6, tem o mesmo motor que o teu, o 1.6 8 válvulas, e tenho um problema semelhante..
Em estrada tu nao sentes nada porque coma inercia do motor os outros cilindros compensam as falhas do cilindro errático.
No para arranca a inércia, a rotação é menor e sentes a instabilidade.
Se o carro não tem nenhuma fuga de oleo, esta a consumir oleo.. E so pode de vir de dois lados, ou segmentos ou retentores de valvulas. Vais meter a maquina e vai-te acusar falhas de ignicao, vais mudar velas, cabos, bobines.. Vai andar bem uns kms e depois vai voltar ao mesmo. A continuares assim vais continuar a dar cabo de velas, vais arrebentar com a bobine, e o motor vai andando em esforco pois tem pelo menos um pistão "morto".
Se queres "remediar" o problema, aconselho a pores no oleo um aditivo para impedir o consumo excessivo do oleo. É um "espessante" torna o oleo mais viscoso. Para estes motores não é problematico porque nao tem turbo nem filtro de particulas. E limpa as velas, ou melhor, muda-as que são baratas. E ai ja ves como ele fica.
 
Ok, vou para já aditivar o óleo, e ver no que dá, se remediar para já, tenho tempo para reunir uns euros para reparar como deve de ser. Vou comprar Faher ptfe. Já agora, diz-me uma coisa se souberes, reparei que no corpo da borboleta onde encaixa o cabo do acelarador, tem uma esfera que me dá a ideia que é para levar um tirante, será assim mesmo, ou leva mesmo ali qualquer coisa?
 
O cabo do acelarador na ponta tem uma esfera .. Sera isso?
603c6f6647722f0dea6ed324a8d4b95a.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
O cabo do acelarador na ponta tem uma esfera .. Sera isso?
603c6f6647722f0dea6ed324a8d4b95a.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk


Não sei se estou a entender a tua questao.. O cabo tem na ponta uma esfera que vai agarrar a borboleta, ao mecanismo que roda.. Logo atras do cabo deves ter la algo que o vai prender ao suporte.. Aquela meia lua em plastico que ta na imagem..
 
A porca de cima lado esquerdo, é a ponta do cabo, esse cabeçote se está ai, dará também para outro tipo de sistema de injeção? Ou faltará ai algum tirante que não tivessem posto, quando andaram a sondar causas possíveis para o problema?
 
Portanto.. Vamos todos ignorar o facto de o carro tar a beber 5 litros de oleo por cada 10 mil km?
Não sei se a pergunta era para mim, não me referi sequer a esse assunto pois não sou mecânico de automóveis a não ser para o meu e em coisas básicas (apesar de andar "lado a lado" com ela há 38 anos! Claro que se tem um consumo exagerado de óleo algo não está bem. Eu apenas referi-me ao assunto do ralenti que é o tema do tópico e porque, como disse, um amigo passou pelo mesmo e num carro igual.;) A ideia seria ajudar, não atrapalhar....
 
Back
Top