Ralenti instável em quente A4 B5 Gasolina

Aparentemente até tens mais que um problema. Mas o principal é o consumo de oleo. 0,5 litros a cada mil é demais. E nao te vai passar na inspecao.n a nao ser que metas a notinha no cinzeiro. Provavelmente, sera retentores. Fica um pouco caro.. Tem de se tirar a culaca, mandar rodar valvulas e mudar retentores. Junta nova, pernos novos. Mas nao precisas de facear a culaça.
500 euros mais ou menos dependendo do mecanico.. Essa culaça até sai bem.
 
Last edited:
Tira a vareta do oleo, com o motor a trabalhar e ve se sai fumo e que quantidade.
Podes pedir para te fazerem um teste a pressao de compressao dos cilindros.
Nos motores a gasolina o esperado sera entre 10 a 12 bar.
Se algum cilindro tiver falha, das duas uma, ou segmentos e obrigatoriamente consumira oleo, ou alguma valvula que nao esta a assentar bem na sede. Mesmo assim, podes ter retentores nas lonas, consumir oleo e ter segmentos bons.
 
Last edited:
Ok, vou ver isso, já agora só por curiosidade, em sendo passagem pelos retentores das válvulas, já pensei usar um óleo mais grosso, só para ver se havia alguma diferença. Poderá alterar alguma coisa?
 
Um oleo mais grosso so se for um 10w50 por ex.. Podes notar uma ligeira diferenca.. Mas com o tempo isso agravará.. Existem tambem aditivos para diminuir o consumo de oleo.
 
Obrigado pelas dicas, não sei porquê, mas segmentos, ou vedantes das válvulas, não me está a convencer que seja, tirei a vareta do óleo, nem fumo nem espirros, lenço de papel no escape, o lenço não fica sujo de óleo, fica branco. Hoje tirei as fichas de injector uma a uma, e notei que num dos injectores, houve uma diferença mínima na quebra das rotações, será que os injectores podem dar origem ao carro falhar só ao ralenti, e só a quente? Hoje andei com o carro em estrada, puxa bem, desenvolve bem e não falha, só nas baixas é que se enrola...tenho que arranjar forma de ligar a um VAG...
 
Obrigado pelas dicas, não sei porquê, mas segmentos, ou vedantes das válvulas, não me está a convencer que seja, tirei a vareta do óleo, nem fumo nem espirros, lenço de papel no escape, o lenço não fica sujo de óleo, fica branco. Hoje tirei as fichas de injector uma a uma, e notei que num dos injectores, houve uma diferença mínima na quebra das rotações, será que os injectores podem dar origem ao carro falhar só ao ralenti, e só a quente? Hoje andei com o carro em estrada, puxa bem, desenvolve bem e não falha, só nas baixas é que se enrola...tenho que arranjar forma de ligar a um VAG...

um injector pode provocar falhas.. Mas nao te consome oleo. Se em cada mil tens de acrescentar 0.5 litros, tens uma fuga ou consumo de oleo anormal. A nao ser que vejas pingas de oleo no chao, tu tens o motor a consumir oleo. Se da vareta nao sai fumo, entao sao os vedantes de valvulas. Se o teu carro tivesse turbo, eu iria para o turbo a deixar passar oleo para a admissao, mas nao sendo turbo.. Nao ha outra hipotese. Quando o levares a inspecao vais ver os valores das emissoes todos alterados.
 
Mas sendo os vedantes das válvulas, não deveria de aparecer óleo no pólo das velas? É que para gerar mais confusão, os pólos estão secos e claros...
 
Mas sendo os vedantes das válvulas, não deveria de aparecer óleo no pólo das velas? É que para gerar mais confusão, os pólos estão secos e claros...

Depende.. Ha quanto tempo tens essas velas ai no motor? A coloracao escura, oleosa, nao aparece na vela de um dia para o outro.
 
As velas tem 200 ou 300Kms,as que tinha anteriormente, tinham cerca de 10.000Kms, troquei só por consciência, e também estavam secas. A confusão que me faz, sendo fuga nos retentores das válvulas, é o facto de não estarem isoladas de óleo, ao ponto de provocar aquela instabilidade no ralenti. Ainda vou fazer mais duas coisas, tentar sacar a sonda lambda para limpar, e tentar que me emprestem uma bobine, para trocar por aquela, e ver o que acontece..
 
As velas tem 200 ou 300Kms,as que tinha anteriormente, tinham cerca de 10.000Kms, troquei só por consciência, e também estavam secas. A confusão que me faz, sendo fuga nos retentores das válvulas, é o facto de não estarem isoladas de óleo, ao ponto de provocar aquela instabilidade no ralenti. Ainda vou fazer mais duas coisas, tentar sacar a sonda lambda para limpar, e tentar que me emprestem uma bobine, para trocar por aquela, e ver o que acontece..

Mas entao nao tinhas dito que quando o carro foi ao mecanico, ele tinha detectado oleo numa vela?
 
ele diz que detectou, eu ainda não, e já as tirei duas vezes, a não ser que o motor tenha que estar bastante tempo ao ralenti, para que se consiga detectar o óleo nalgum polo.
 
ele diz que detectou, eu ainda não, e já as tirei duas vezes, a não ser que o motor tenha que estar bastante tempo ao ralenti, para que se consiga detectar o óleo nalgum polo.

Ele diz que viu oleo na vela.. Tu depois foste la ver as velas e nao viste nada certo?
E não terá ele limpo as velas antes de te entregar o carro? Digo eu, assim com os nervos..
 
Back
Top