Problemas de A/C - faz pouco frio no verão

Boas pessoal.

Desde que comprei o meu b6 (Outubro de 2016) que notei que o a/c era útil no inverno (fazia quente com fartura e frio também) mas inútil no verão (o frio nem se percebe que existe), principalmente a altas temperaturas. Como tinha erro de flaps e motores do a/c pensei ser daí e guardei essa reparação para um dia mais tarde. Pois bem, potenciómetros limpos e os sem-fim lubrificados e nada. Continuava com o mesmo stress. Foi quando me lembrei de ir a uma casa atestar o meu a/c.
Começam aqui as minhas dúvidas, uma vez que já li muita coisa na net. Em primeiro devo dizer que o resultado foi positivo, agora já faz frio, mas que introduziram 250 gr de gás (disseram-me que o nosso carro leva 500 gr), fizeram teste de vácuo (supostamente não deu problema nenhum) e mudaram o óleo do compressor. Este último tinha apenas 3 ml de óleo pelo qual eles substituíram por 10 ml.
Há alguém entendido em a/c que me possa esclarecer umas dúvidas?
1º - devo ir a correr para uma oficina para verificar fugas?
2º - devo ir a correr para uma oficina para limpar todo o sistema de a/c?
3º - posso andar assim este ano uma vez que não está grande calor e no ano que vem atestar outra vez para comparar valores?
4º - aconselham alguém em lisboa que se preocupe realmente com o problema do cliente e que perceba a sério da póda?

Agradeço a quem me conseguir esclarecer.
 
Se tinhas só 250gr de gás certamente tens uma fuga pequena mais cedo ou mais tarde vai ficar igual vai aguentar este verão e talvez o inverno e o teu carro leva 550gr de R134a para trabalhar com 1.9 bar e dar um bom frio abraço [emoji3]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
preocupa-me mais o facto de só ter 3 ml de óleo no compressor.
o gajo meteu lá um termómetro na ventilação e aquilo não posou dos 14 graus para baixo (no LOW), será normal? Ele disse entre dentes que ia a 10 graus. Ou terei percebido mal?
 
Ele tinha de tirar o gás fazer vácuo á tubagem dar uma carga de 550gr e dá-te uns 5 a 7 graus de insuflação o óleo já vai misturado com o gás para fazer o serviço bem feito é assim porque quando se aumenta o gás ele não fica homogéneo perde propiadades entendes

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Isso devia de descer até pelo menos 5/6°c.
Tens aí uma fuga, embora mínima, ela existe.
Meteram detetor de fugas no momento da carga? Se houver fuga é mais fácil de encontrar
O compressor não está babado de óleo?
 
Deves estar com 3.7 bar de pressão por isso só dá 14 graus tens gás a mais muito comum de quem dá cargas sem tirar fuga é para dar tempo de receber o dinheiro ou vês a pressão ou esperas 9 meses para perder este o gás e ele funcionar direito
Para perceberes o teu mecânico diz que leva 500gr carrega 250gr como é que ele sabia quanto tinha lá dentro sem o tirar,outra se ele se regularize pela pressão via logo que estava alta por isso amigo bem feito e á primeira

1-Gas para fora
2-teste de pressão e detecção de fuga
3- reparação da fuga
4- vácuo ao sistema
5- carga de 550gr R134a
6- fêmeas com fartura para dentro do carro e praia street até sai cubos de gelo
Espero ter ajudado boa sorte um abraço [emoji12]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Last edited:
Deves estar com 3.7 bar de pressão por isso só dá 14 graus tens gás a mais muito comum de quem dá cargas sem tirar fuga é para dar tempo de receber o dinheiro ou vês a pressão ou esperas 9 meses para perder este o gás e ele funcionar direito
Para perceberes o teu mecânico diz que leva 500gr carrega 250gr como é que ele sabia quanto tinha lá dentro sem o tirar,outra se ele se regularize pela pressão via logo que estava alta por isso amigo bem feito e á primeira

1-Gas para fora
2-teste de pressão e detecção de fuga
3- reparação da fuga
4- vácuo ao sistema
5- carga de 550gr R134a
6- fêmeas com fartura para dentro do carro e praia street
Espero ter ajudado boa sorte um abraço [emoji12]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Ele não é o meu mecânico :) mas basicamente ligou uma máquina ao carro que fez tudo sozinha. Mostrou-me o óleo que sai do carro (todo preto) e o que entra no carro. Durante o processo disse-me que a máquina estava no processo de vácuo e no fim de tudo saiu um papel que dizia quanto tinha saído de óleo e quanto tinha entrado, e quanto gás tinha entrado também. Já não me recordo bem desses valores mas ele falou-me que tinha 200 e tal e que tinha entrado 300 e tal. Mas durante a conversa tinha-me dito que aquele carro levava 500gr, por isso é que apontei para 250gr, mas estava a falar mais ou menos de cór. Aquilo que eu senti é que para o carro estar naquela situação é porque deve ter fuga, e ele não me falou em nada de fugas, o que deveria ter acontecido. Vamos ver

Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk
 
Não gosto destas máquinas das oficinas que fazem tudo uso o sistema tradicional á antiga e já desenrrasquei saíram da oficina e não estavam satisfeitos eu trabalho com manómetros, mangueiras, balança, garrafa de gás e bomba de vácuo utilizo em carros, caminhões de frio,ar condicionado e a base é sempre a mesma tirei tim 2 e 3 e gases fluorados aí em Lisboa sei o que digo se fosses de mais perto oferecia te está carga para veres funciona o meu manómetro é digital e diz pressão ,e temperatura muito fácil de afinar a temperatura desejada pede uma segunda opinião ou arranja alguém com manómetros que te veja quantos bar de pressão tens

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
É este que te falo é uma das minhas farramenta diárias
f3bc5e252c5cc328574fb70df1483673.jpg


Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Aqui tens duas tabelas para perceberes o que tem o que devias ter com manómetro vês logo o problema
c28d006352f2127515bcf82fd96a9846.jpg
bdd2e54da6a4893f156fe778cee713dc.jpg


Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Ponho 1.9 bar porque existe uma perca natural na tubagem de 5 graus daí dar estes valores ok
 
Não gosto destas máquinas das oficinas que fazem tudo uso o sistema tradicional á antiga e já desenrrasquei saíram da oficina e não estavam satisfeitos eu trabalho com manómetros, mangueiras, balança, garrafa de gás e bomba de vácuo utilizo em carros, caminhões de frio,ar condicionado e a base é sempre a mesma tirei tim 2 e 3 e gases fluorados aí em Lisboa sei o que digo se fosses de mais perto oferecia te está carga para veres funciona o meu manómetro é digital e diz pressão ,e temperatura muito fácil de afinar a temperatura desejada pede uma segunda opinião ou arranja alguém com manómetros que te veja quantos bar de pressão tens

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
Ora bolas, devia ter aberto este tópico antes de ter gasto dinheiro. És de onde mesmo?
Precipitei-me porque vou a Sevilha e aquilo tem fama de muito quente :D


Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk
 
Sou dos Açores amigo é fodi... Né alguém te dá este jeito aí procura alguém que monte ar condicionados num instante se vê isso

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Especificação da AUDI para A4 B6:
Air-conditioning system refrigerant 480 - 520 Gram
Refrigerant specification R 134a

As máquinas novas na oficina (segundo me foi explicado) se o circuito tiver uma fuga grande páram, por protecção.
Se apenas houver uma fuga pequena, ela não é detectada e o sistema "fica bom por uns tempos".
No meu caso, o último carregamento foi feito há 4 anos e de há 1 ou 2 anos para cá, o ar fresco era menor e com o sintoma tipico de ter ar ligeiramente fresco na saida do lado esquerdo e ar progressivamente menos fresco a "morno" nas saidas do lado direito.
Mas curiosamente sem ser ao sol ou mais à noite o ar saia bem frio nas saidas da direita e em todas.
Pelo que me foi dito, é sintoma tipico de falta de gas refrigerante, tendo efectuado um carregamento esta semana, (estava a menos de metade) e ficou a fazer 7 graus no interior, estando muito bom.
Agora é tentar ir saber / resolver onde poderá existir a pequena / ou pequenas fugas de gas.
Talvez sejam o'orings, válvulas, alguma tubagem mais degradada ou mesmo alguma perda no compressor, porque mais ano menos ano vai acontecer o mesmo.
 
Comigo é á antiga pressão de ar (azoto) e procurar fuga com pincel e sabão e o ouvido alerta já lá vão uns anos e funciona melhor do que os equipamentos modernos que tenho um detector de fugas que apita quando se passa pela fuga mas às vezes falha

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Back
Top