preço para legalizar peliculas

Warrior disse:
Boas!! Eu tenho aqui uma dúvida, por exemplo se pusermos pelicula do pilar B para trás e formos à inspecção e averbar..depois passado 2 ou 3 meses pusermos tambem nos vidros da frente as peliculas homologadas tudo como dever ser (dentro da lei), temos de fazer nova inspecçao e averbamento ou n?
em principio cada alteraçao que fazas ao carro, la tens tu de ir homolgar tudo outra vez..por isso pensa bem no que queres fazer, pa fazeres tudo de uma vez :roll:
 
Warrior disse:
Boas!! Eu tenho aqui uma dúvida, por exemplo se pusermos pelicula do pilar B para trás e formos à inspecção e averbar..depois passado 2 ou 3 meses pusermos tambem nos vidros da frente as peliculas homologadas tudo como dever ser (dentro da lei), temos de fazer nova inspecçao e averbamento ou n?

A resposta é simples! Tens que passar pelo processo de legalização novamente, ou seja, nova inspecção técnica novo e averbamento. O procedimento será o mesmo caso queiras trocar as peliculas colocadas atrás do pilar B, e desde que as novas tenham uma referencia/marca diferente das colocadas anteriormente.

nmb disse:
primeiro a inspecção B. por um lado percebo que se tiver na tabela apenas um valor para inspecção, que o tenham de usar. seja para ver um carro de alto a baixo ou perder 5 minutos apenas com peliculas. de qualquer modo está errado. porque se as inspecções B não tinham condições logo de inicio, o que quer que tenham decidido deveria ter em conta o valor para testes apenas a uma caracteristica.

segundo o averbamento. se a lei inclui pelicula como alteração possivel num carro, tesde que inspecionado, e tendo declaração em conformidade da entidade fiscalizadora (ipo B) não se percebe porque se enquadra num plano de transformação Individual. basta ver a comparação com pneus. desde que haja declaração da marca, é averbada nas anotações especiais. a pelicula deveria ser exactamente igual.

Quanto à inspecção técnica, a única coisa que muda em relação a uma inspecção normal é a validação das referencias gravadas na película. E desengane-se o que pensa que serão feitos testes de opacidade com aparelhos estranhos. Inspecção muito simples e básica: Validação ocular da referenciada gravada na película colocada nos vidros.

Eu como tinha que fazer a inspecção periódica durante o mês de Abril aproveitei e fiz a inspecção B. Poupei 27 euros e tal e só terei que fazer nova inspecção daqui a dois anos.

O mais caricato e absurdo desta história, e que prova que isto é tudo uma forma do Estado sacar mais uns trocos, é que na próxima inspecção periódica, vão fazer praticamente o mesmo que fizeram agora na Inspecção B (validar se as películas colocadas nos vidros tem a mesma referencia da que vem indicada no livrete), mas pelo valor da inspecção periódica.

Quanto ao averbamento, vou tentar saber o que é que o IMTT entende por Plano Geral de Inspecção, porque esse ponto é que define o pagamento de 46 euros ou 132 euros. Não custa tentar!
 
e eu desde ja digo k este é o resultado de querer andar com a carroça á frente dos bois... :roll:
 
Uma coisa feita em cima do joelho só para não mamar com outra multa nos cornos é o que dá. Não que tenha sérias dúvidas que se houvesse mais tempo seria diferente. :roll: :roll: :roll:
 
Desde já agradeço pelo esclarecimento..Pois é, o melhor será mm aguardar mais um pouco..mas tb as peliculas permitidas para o vidros da frente são practicamente transparentes... :S
 
wochi disse:
e eu desde ja digo k este é o resultado de querer andar com a carroça à frente dos bois... :roll:

Ena, ainda tens esperança que a lei volte a mudar? Então podes continuar à espera!

Só existem três hipoteses: Não colocas película (foi o que eu sempre fiz, até agora), colocas mas não legalizas e corres o risco de pagar 250 euros sempre que fores caçado (para quem é rico é uma óptima solução, mas para mim não!), ou então pagas o que eu paguei (68,24 euros da Inspecção + ???? do averbamento) e andas descansado.

Não há nada que enganar!

E ja não falo na notinha que alguns dão por fora ao inspector que faz s IPO...

Makaveli disse:
Uma coisa feita em cima do joelho só para não mamar com outra multa nos cornos é o que dá. Não que tenha sérias dúvidas que se houvesse mais tempo seria diferente

Não entendi! Quem é que mamou com uma multa e agora está a fazer as coisas em cima do joelho?


Em todo o caso eu já tenho a minha situação resolvida, e tal como o Pikitos ando com película devidamente homologada e averbada. Não tenho receio que me mandem parar porque tenho a carrinha totalmente legal.
 
pelo que estou a ver, vou sacar a pelicula e nunca mais pensar nesse assunto :roll: :roll: :roll: :evil: :evil: :evil:
 
Tag disse:
...então pagas o que eu paguei (68,24 euros da Inspecção + ???? do averbamento) e andas descansado.

então a ipo B não é 95 euros? cada vez percebo menos disto...
 
nmb disse:
então a ipo B não é 95 euros? cada vez percebo menos disto...

Nuno, o valor que eu indiquei foi para responder aos que disseram que alguem (assumi que era para mim) tinha posto a carroça à frente dos bois.

O valor de uma inspecção B é de 95,63 Euros .

Acontece que eu tinha que fazer a inspecção obrigatória no mês de Abril, e assim aproveitei a oportunidade e fiz logo a inspecção B. Retirando 27,39 euros (da inspecção normal que teria que fazer) aos 95,63 euros de uma inspeção B, o valor que paguei para efeitos de legalização da película foi de apenas 68.24 euros. :D
 
n foi "os que disseram"...fui eu e so eu :roll:

quanto ao ter sido pra ti tambem foi...mas escusas de levar a peito k ja nem me lembrava da tua situaçao...foi pra todos k n puderem esperar mais uns tempos e ver no k isto vai dar....quanto á lei n mudar n vou responder e vou esperar....so espero k n sejas mais um dos que manda as bocas e depois quando as coisas acontecem deixam de responder no topico...como ja aconteceu por aqui ;)
 
wochi disse:
n foi "os que disseram"...fui eu e so eu :roll:

quanto ao ter sido pra ti tambem foi...mas escusas de levar a peito k ja nem me lembrava da tua situaçao...foi pra todos k n puderem esperar mais uns tempos e ver no k isto vai dar....quanto á lei n mudar n vou responder e vou esperar....so espero k n sejas mais um dos que manda as bocas e depois quando as coisas acontecem deixam de responder no topico...como ja aconteceu por aqui ;)

Não foi só para ti que respondi, nem tão pouco o fiz através de bocas. Respondi com o meu próprio exemplo. Em todo o caso, tenho dúvidas que a lei volte a alterar, pelo menos nos próximos tempos. Mas isso é apenas a minha opinião.

Como é óbvio, para quem quer poupar uns trocos ou anda curto de euros, não é aconselhavel fazer uma inspecção B, quando tem que fazer a inspecção normal daqui a uns meses, ou quando existe a hipótece, mesmo que remota, de alguma coisa alterar. Mas isto é como tudo, há os que querem e podem ter logo as coisas, embora tenham que pagar um pouco mais por isso. Não quer dizer que ponham a carroça à frente dos bois, ou que façam as coisas em cima do joelho.

Lembra-te que aconteceu o mesmo com o Vista da Microsoft, com a PS3 e com muitos LCD's e Plasmas, etc. Por exemplo, eu actualmente tenho um leitor de cd's da Lyngdorf, que inicialmente custava 2290 euros, mas que em meados do ano passado (2007) e devido a reorganizações na empresa (marca), o mesmo leitor passou a custar 1790 euros. Vamos por isso condenar quem comprou o leitor de cd's ao perço inicial? Claro que não!

Não podemos apontar o dedo a quem decide avançar já para a legalização das películas, da mesma forma que não podemos condenar quem as coloca sem as averbar ou quem decide não colocar e aguardar um pouco mais.

Pelo lado que me toca, e acho que isso é bem patente nas minhas intervenções, sempre tentei deixar aqui o relato da minha experiência (boa ou má), deixando ao critério de cada um decidir o que entenderem melhor para si.
 
concordo em tudo o que disseste excepto em dois pontos:

:arrow: a lei n vai mudar...mas os preços da legalizaçao n fazem parte da lei...logo n precisam de uma alteraçao da lei para mudarem, apenas é uma situaçao nova e como ainda n se sabe bem como lidar com ela cobra-se preços absurdos..se o da inspecçao ate tem razao pra ser esse valor, ja o da legalizaçao no IMTT é ridiculo e quase de certeza que se ira alterar, na minha opiniao tambem claro ;)

:arrow: a situaçao da carroça a frente dos bois é bem diferente de essa que mencionaste. reorganizaçao de empresas é uma coisa pouco provavel. Ja uma lei k saiu ha pouco tempo e que ainda anda tudo à nora porque n se sabe bem alguns dos parametros é mt diferente. Até pq para alem dos preços ha mais situaçoes que tem de ser resolvidas e revistas obrigatoriamente. Dou-te um exemplo: Tu dizes k andas legal, mas n andas. Ainda n tens a pelicula averbada no livrete logo n andas legal. Mas vamos ainda mais atras. Sais-te do sitio onde instalaste as peliculas, e diriges-te ao IPO...no caminho a policia manda-te parar...PUMBA chimpas multa pq tens peliculas homologadas mas n tens inspecçao nem livrete de acordo.
Como tal ainda falta, so a titulo de exemplo, definir um prazo para ires a inspecçao, e outro pra averbares no livrete (ou ate mesmo so um pra fazeres tudo).

Isto sao pormenores que estao a ser tratados (isto dito pelo proprio IMTT, n foi o primo do tio do avo que disse) mas que como estamos em portugal, nunca se sabe se sera resolvido amanha ou daqui a um ano 8)

eu prefiro esperar (e como parte interessada, como instalador so tenho a perder em dizer isto aos meus clientes), pq acho k é ridiculo pagar os valores que aqui foram mencionados.

Mas cada um sabe de si e n condeno minimamente quem preferiu avançar ja com a legalizaçao ;)
 
Tudo o que tu escreveste está correcto, excepto o primeiro parágrafo. Para se verificar uma redução no preço do averbamento, terá que existir uma alteração ao decreto-lei, e não apenas um aditamento de aspectos mais ou menos práticos do cumprimento dessa mesmo decreto.

Enfim, podemos sempre esperar que o IMTT crie uma excepção para as películas, mas em termos legais não vejo forma de o fazerem, sem que exista uma alteração à lei, nomeadamente ao artigo 25.

O decreto-lei em causa é muito claro nesse artigo, principalmente nos pontos 1 e 2: O ponto 1 define que a colocação de película é uma transformação das características do veículo, logo obriga a uma inspecção técnica B (ponto 2).

Assim e sem haver uma alteração a este artigo, acho que não poderemos esperar que o averbamento das películas venha a ser semelhante ao das jantes, o que até tem a sua lógica. As medidas das jantes passíveis de averbamento para determinado modelo já foram homologadas anteriormente pela própria marca e para aquele modelo específico. O valor que nós pagamos ao IMTT (30 euros) é apenas referente ao acto administrativo da substituição do DU com essa nota adicional (situação muito semelhante à alteração da morada na carta de condução, que custa cerca de 25 euros).

Assim, e partindo do principio que os procedimentos divulgados pela antiga DGV continuam em vigor (não consigo verificar se foram ou não revogados), o valor do averbamento de alterações das características de um veículo dependerá da existência de um Plano Geral de Transformação. Com esse plano o averbamento custará 46 euros, e sem ele custará 132 euros.

O que eu estou a tentar saber junto do IMTT é precisamente o que é que eles entendem por PGT neste caso especifico das películas.
 
Back
Top