Para quem pensar em emigrar...

Eu nasci na América do Norte... e viva lá até os meus 16 anos. Vim para cá quando os meus Pais decidiram que estava na "altura de voltar". Ao início as diferenças ENORMES A TODOS OS NÍVEIS entre os 2 países foi um choque muito grande para mim... chorei noite e dia durante semanas a fio. Aínda tenho lá Família e oportunidades de voltar a viver/"fazer vida" lá nunca me faltaram... mas digo-vos com toda a sinceridade e já com outros 16 anos "de cá":

JÁ NÃO TROCO ISTO POR NADA :!:

8)
 
Bom vou deixar mais uma experiência de vida...
Depois de ter toda a familia de um dos lados nos EUA, França, Arábia Saudita, Suiça, Brasil, Argentina e Alemanha a minha mãe optou por não ir e ao não ir arrastou-nos para o fosso um pai Funcionário Publico que estava muito tempo longe de casa para trazer migalhas e uma mãe empregada de limpeza, resultado universidade pra os filhos (2) não existiu porque não havia dinheiro e orientem-se que está na hora.
Particularmente e com a ajuda da familia estive na França alguns anos e foi um choque enorme aos 10 anos depois mais tarde foi a Alemanha um choque ainda maior!

Depois surgiu a Alemã/Portuguesa que lá estava e que sempre sonhou regressar a este pais á beira mar plantado resultado, dificuldades sérias dificuldades que vivo no dia a dia e que não sei superar mais!

Na Alemanha juntei eu e ela e compramos um Audi depois toca a pedir um empréstimo para comprar casa pois o arrendamento não funciona cá depois veio o choque dela com um curso superior na Alemanha ganhava 1600 euros e era funcionária publica aqui ganha 800 euros.

Eu lá trabalhava 9 horas por dia 6 dias por semana ganhava 1500 euros, aqui trabalho 7 dias folgo ao oitavo dia e ganho 650 euros! Mas afinal que pais é este para quem trabalha eu tenho dias que trabalho 24 horas e sou recompensado com o quê? Com um toque nas costas que me diz: fizeste bem tou a gostar!

ESSE TOQUE NÃO PAGA 350 EUROS DE INFANTÁRIO E DESPESAS DA CASA E TUDO MAIS!

SÓ POR INFORMÇÃO E O LUCIANO SABE O QUE FALO OS ABONOS PARA UM CASAL COM UM FILHO CHEGAM A SER DE 500 EUROS NA ALEMANHA!

Aqui recebo 32 euros mês...

Por isso sem duvida voltava para qualquer um dos paises onde estive e não voltava mais, e trabalhava feliz pois aqui não vou a bares discotecas nem a cafés é casa trabalho, trabalho casa a minha Maria diz que somos uns bichos, eu não entendo é enquanto eu vou comprar comida, a Levis e a Adidas estão cheias tal como os cinemas eu não consigo fazer essa vida e pergunto-me como conseguem os outros! Eu até me dou a luxo de pagar o seguro mensalmente porque de outra forma não dava!

Por isso não emigro porque a minha Maria sente complexos de voltar e das pessoas lhe dizerem: foste tão rápido e com tanta desição e já cá estás!

:arrow: Mas cada um sabe o que é melhor para ele para os seus!
 
Sabem porque razaõ os Tugas não trabalham bem em Portugal e vão lá para fora e dão tudo?? Sabem Sabem???

Porque na tugolandia pais das cunhas e corrupção ou tens uma boa cunha ou o teu currículo de trabalho e estudos e esforço não te valem de nada pois ou és o filho do sr. X ou nunca hás-de ter o reconhecimento e posto de trabalho que mereces…

Vais lá para fora as empresas dão-te trabalho e reconhecem o teu valor, dão-te formação, motivam-te e vais melhorando de ordenado e de vida…
 
Como é de conhecimento de alguns eu fui Emigrante durante 11 Anos. Fui para lá com 4 Anos, para a Bundesrepublik Deutschland, e vim de la com 15 Anos. Ou seja passei lá a minha infância. Frequentei do Kindergarten (Jardim de Infância) ate ao 8 Ano de Escolaridade. Aprendi o Alemão e o Português. Estamos a falar na década de 70-80. Nessa altura já sentia no corpo a Xenofobia que existia lá. Embora sendo Português, não era tão descriminado como os Turcos e outros Emigrantes. A determinada altura o meu Pai disse que já chegava, porque a minha irmã, 10 Anos mais nova que eu, ia entrar para a escola, e regressamos. Houve um período de adaptação para mim, pois o ensino cá era um pouco diferente do que lá. Tratava-me por FRITZ, e ainda hoje tenho colegas de escola que o fazem. Momento que recordo sempre com alguma nostalgia.
Mas voltando à vida de emigrante. O meu Pai era o típico emigrante. Trabalho casa, casa trabalho. Construiu cá uma casa, comprou alguns terrenos e hoje na reforma lá se entretêm. Tenho amigos que emigraram para a Suíça, Luxemburgo e tenho família a viver há muitos anos em França. A vida lá, é trabalho casa, casa trabalho. Porque embora se ganhe mais que aqui, as despesas também são mais. Estive num verão passado em França durante 10 dias e bem vi o que pesou na minha carteira.
:arrow: Portanto quem pensar emigrar, não penso que vai para lá e tem a mesma vida que cá tem, Café, Discos, Borga, etc. Porque se pensa assim daqui a 3 meses esta cá e vale mais cá ganhar 500 euris do que lá 1500.
:arrow: Quem pensa que vai para lá e vai conseguir um Emprego, está mais uma vez enganado. Só vai encontrar um TRABALHO. Os empregos lá já tem dono há muito tempo.
:arrow: Quem pensa que lá o tempo é como aqui, mais uma vez esta enganado. Eu costumo dizer: Eles lá tem dinheiro para comprar tudo, tirando o clima. Chuva, Frio, Geada, Neve. Você esta preparado para andar a trabalhar na Rua com -5, -10 ou ate -15º Negativos :?: :?: :?:

Por muitos defeitos que o NOSSO Portugal tem, ele é nosso. Problemas e há em todo o lado. Lá e cá. Lá não somos de lá e cá não somos de cá. Isso vê-se bem no Verão quando os emigrantes regressam de ferias em Agosto. Você está preparado para viver com isto :?: :?: :?:

Fica aqui o meu pequeno testamento de quem já foi emigrante, e de quem tem família cá e lá e vai lá algumas vezes por ano…….


1 Abraço da Serra da Estrela a todossssssssssssssssssss
 
lucianorato disse:
:arrow: Quem pensa que lá o tempo é como aqui, mais uma vez esta enganado. Eu costumo dizer: Eles lá tem dinheiro para comprar tudo, tirando o clima. Chuva, Frio, Geada, Neve. Você esta preparado para andar a trabalhar na Rua com -5, -10 ou ate -15º Negativos :?: :?: :?:

1 Abraço da Serra da Estrela a todossssssssssssssssssss

Para quem mora na Serra da Estrela, acho que isso não seria tão dificl de suportar... A diferença é a seguinte se vão para fora com o intuito de juntar €€€ para trazer têm de fazer sacrificios se vão para fazerem a mesma vida que cá derretem tudo o que ganham como cá com a vantagem de terem melhores condições (carros melhores, casas melhores, mulheres + bonitas :p :p)
 
Amigo Eu nao troco o Nosso clima por nada deste mundo. Somos pobre mas temos um clima de fazer inveja a muitos. É pena de o não sabermos aproveitar.
 
Há muita coisa neste País que não funciona!!! A nossa produtividade é baixa mas não é por sermos portugueses, temos o exemplo do Luxemburgo que tem uma grande parte da mão de obra portuguesa e não deixa de estar nos lugares cimeiros do top da produtividade!!! Este país viveu muitos anos à sombra da nossa senhora, da amáilia e do eusebio, pondo de lado legislação laboral, bem como o bem estar das pessoas!!!

Na minha opinião, julgo que a este povo falta coragem para pegar em vassouras e limpar esta porcaria toda!!!!
Já fizemos isto, mas nao foi no 25 de Abril!!!!!
 
Estou a adorar este tópico pelas diversa opiniões e posso dizer que em geral todos voces tem um pouco de razão.
E os grandes conselhso que vos dou são os seguintes:

:arrow: Estão bem portugal?? Então fiquem caros portugueses eu se pudesse tambem ficava
:arrow: Se é por birras puliticas então fiquem aí...pelo menos os nossos politicos roubam a nossa frente e nós sabemos, nos outros paises são roubados e nunca chegam a saber.
:arrow: Estão com dificuldades e tem muita coisa a perde? Entao emigrem e será uma experiencia como as outras e logo verão se podem ganhar mais...porque certamente alguns já não perdem mais.
:arrow: Questões de saude. Temos um problema :| Aqui na suiça como em muitos paises mencionados, somos melhor sevidos, mas quem tenha problemas de reumatismo e artroses, fique por Portugal que temos um dos melhores climas da Europa, caso contrário vão passar todo o tempo a ir para o médico durante o inverno :roll:

Por isso é que criei este tópico, uma resposta a uma pergunta de um amigo que poderia fazer pensar a muita gente e levar a outras conclusões.
O meu caso é um caso, os vossos serão outros. Tudo depende da gente, da hora do tempo e do local (e das cunhas :D).
Muitos estão em Portugal melhores do que eu, outros pensão em vir para aqui e quando chegam é pior :roll:
Nada que um português não ultrapasse, somos bons porra, os melhores (é este o sentimento que devemos ter e nunca esquecer mesmo estando em outra nação).
Somos corajosos..por isso apanhamos coragem e ficamos em Portugal e dá no que tem que dar ou tambem somos corajosos e partimos para a aventura noutro país (para sacarmos o dinheiro deles e trazer para portugal claro :D), mas de qualquer maneira somos corajosos :D

Um grande abraço para todos os portugueses.........especialmente para aqueles que tem um AUDI ;)
 
brunoalmeid disse:
Estou a adorar este tópico pelas diversa opiniões e posso dizer que em geral todos voces tem um pouco de razão.
E os grandes conselhso que vos dou são os seguintes:

:arrow: Estão bem portugal?? Então fiquem caros portugueses eu se pudesse tambem ficava
:arrow: Se é por birras puliticas então fiquem aí...pelo menos os nossos politicos roubam a nossa frente e nós sabemos, nos outros paises são roubados e nunca chegam a saber.
:arrow: Estão com dificuldades e tem muita coisa a perde? Entao emigrem e será uma experiencia como as outras e logo verão se podem ganhar mais...porque certamente alguns já não perdem mais.
:arrow: Questões de saude. Temos um problema :| Aqui na suiça como em muitos paises mencionados, somos melhor sevidos, mas quem tenha problemas de reumatismo e artroses, fique por Portugal que temos um dos melhores climas da Europa, caso contrário vão passar todo o tempo a ir para o médico durante o inverno :roll:

Por isso é que criei este tópico, uma resposta a uma pergunta de um amigo que poderia fazer pensar a muita gente e levar a outras conclusões.
O meu caso é um caso, os vossos serão outros. Tudo depende da gente, da hora do tempo e do local (e das cunhas :D).
Muitos estão em Portugal melhores do que eu, outros pensão em vir para aqui e quando chegam é pior :roll:
Nada que um português não ultrapasse, somos bons porra, os melhores (é este o sentimento que devemos ter e nunca esquecer mesmo estando em outra nação).
Somos corajosos..por isso apanhamos coragem e ficamos em Portugal e dá no que tem que dar ou tambem somos corajosos e partimos para a aventura noutro país (para sacarmos o dinheiro deles e trazer para portugal claro :D), mas de qualquer maneira somos corajosos :D

Um grande abraço para todos os portugueses.........especialmente para aqueles que tem um AUDI ;)


Adorei ler este teu post ;)

Quase que se pode dizer que a conversa acaba por aqui, difícil acrescentar algo mais
 
Amigo

Li e reli o que escreveste.
É claro que ai fora tem-se melhor assistencia medica.
É claro que ai fora ha melhores estradas e autoestradas.
É claro que o clima ai é pior que em Portugal.
Épa é só virtudes ai fora :?: :?: :?: :?: Cá não temos nenhumas :?: :?: :?:
Muito gente emigra, mas perde a sua juventude. Porque tem de abdicar de muitas coisas que nós em Portugal, ganhando pouco temos. Temos amigos, companheiros, familia. E ai :?: :?: :?: :?: Ok tambem ha quem tenha, mas decerteza que não é aquele emigrante que resolveu partir em busca de melhor vida. É aquele que ja abdicou há muito tempo disso. Olha quem fala assim é porque ja por la passou.

Para finalizar o dinheiro não é tudo. Eu sei que ajuda..........................
 
lucianorato disse:
Amigo

Li e reli o que escreveste.
É claro que ai fora tem-se melhor assistencia medica.
É claro que ai fora ha melhores estradas e autoestradas.
É claro que o clima ai é pior que em Portugal.
Épa é só virtudes ai fora :?: :?: :?: :?: Cá não temos nenhumas :?: :?: :?:
Muito gente emigra, mas perde a sua juventude. Porque tem de abdicar de muitas coisas que nós em Portugal, ganhando pouco temos. Temos amigos, companheiros, familia. E ai :?: :?: :?: :?: Ok tambem ha quem tenha, mas decerteza que não é aquele emigrante que resolveu partir em busca de melhor vida. É aquele que ja abdicou há muito tempo disso. Olha quem fala assim é porque ja por la passou.

Para finalizar o dinheiro não é tudo. Eu sei que ajuda..........................

ho luciano volta a ler o que escrevi por favor :roll:

Ou não compreendeste bem ou sou eu que não compreendi a razão da tua pergunta / "resposta" :S desculpa se o erro é meu mas eu não disse que aqui é só virtudes e que em Portugal não tem nenhuma...ou disse :eek: ?
Disse mesmo que todos os países tem politicas parecidas...e também mencionei que muitos estão bem aí e que alguns vem para aqui e não se dão bem...não disse?
disse que também se pudesse en outras circunstancia voltaria para Portugal..não disse?
Disse que quem estiver bem, para nem pensar em deixar o nosso querido Portugal..não disse?

Apenas mencionei para aqueles que não tem nada a perder, que poderiam ter uma experiência como tu e eu tivemos ;)
 
Fica aqui este pequeno depoimento para quem pensa ir atraz dos euris. Cada um é que sabe de si mas nem sempre a emigração resolve tudo. Ha sacrificios que devem ser bem ponderados e pesados nos prós e contras para se dar ou nao esse passo.

1 Abraço da Serra da Estrela para todos os Nossos Emigrante dum Ex-Emigrante

Luciano
 
brunoalmeid disse:
Estou a adorar este tópico pelas diversa opiniões e posso dizer que em geral todos voces tem um pouco de razão.
E os grandes conselhso que vos dou são os seguintes:

:arrow: Estão bem portugal?? Então fiquem caros portugueses eu se pudesse tambem ficava
:arrow: Se é por birras puliticas então fiquem aí...pelo menos os nossos politicos roubam a nossa frente e nós sabemos, nos outros paises são roubados e nunca chegam a saber.
:arrow: Estão com dificuldades e tem muita coisa a perde? Entao emigrem e será uma experiencia como as outras e logo verão se podem ganhar mais...porque certamente alguns já não perdem mais.
:arrow: Questões de saude. Temos um problema :| Aqui na suiça como em muitos paises mencionados, somos melhor sevidos, mas quem tenha problemas de reumatismo e artroses, fique por Portugal que temos um dos melhores climas da Europa, caso contrário vão passar todo o tempo a ir para o médico durante o inverno :roll:

Por isso é que criei este tópico, uma resposta a uma pergunta de um amigo que poderia fazer pensar a muita gente e levar a outras conclusões.
O meu caso é um caso, os vossos serão outros. Tudo depende da gente, da hora do tempo e do local (e das cunhas :D).
Muitos estão em Portugal melhores do que eu, outros pensão em vir para aqui e quando chegam é pior :roll:
Nada que um português não ultrapasse, somos bons porra, os melhores (é este o sentimento que devemos ter e nunca esquecer mesmo estando em outra nação).
Somos corajosos..por isso apanhamos coragem e ficamos em Portugal e dá no que tem que dar ou tambem somos corajosos e partimos para a aventura noutro país (para sacarmos o dinheiro deles e trazer para portugal claro :D), mas de qualquer maneira somos corajosos :D

Um grande abraço para todos os portugueses.........especialmente para aqueles que tem um AUDI ;)


estive a acompanhar este topico e tenho a dizer-te que este post foi a cereja em cima do bolo.

mas tenho que concordar que isto aqui em portugal está muito mau, e é, em grande parte devido à mentalidade do tuga.

todos se queixam que os combustíveis estao caros, as gasolineiras so sobem, e para descer Tá Quieto !!

ainda este fim de semana passei na trofa, onde à esquerda tem a Galp e à direita tem a Repsol. a repsol ao fim de semana vende os combustiveis com 5cent de desconto, e no entanto a Galp estava a abarrotar e a repsol às moscas.

ou o tuga tem um problema sério de saúde mental, ou então é BURRO !!

(isto é um mero exemplo.)

ora, se eu posso pagar 5 por 1 produto, porque é que hei-de pagar 10 ?? se o produto é igual e eu pago 10 só posso ser BURRO, não há outra explicação! :S

enquanto o meu trabalho se mantiver estável (já que do da esposa já nao se pode dizer o mesmo) vou-me deixando estar por cá. mas se a coisa azedar não penso duas vezes.

como disse o luciano +/- bem, a família fica cá e só os veremos em férias, mas amigos, tal como os que fizemos cá e que veremos nas férias, também depois de lá estarmos faremos novos amigos e companheiros e que serão tão valiosos como os de cá.

pelo menos eu sou assim, sou tao amigo daquele que andou na primária comigo, como daquele que conheço há uns dias. desde que ambos demonstrem que merecem a minha amizade serei 100%

mas o reverso dessa moeda é negro. se algum cair na asneira de me trair, tanto faz ser um como o outro, pois pagará 30 vezes o tamanho da traiçao que cometer!

:idea: :idea:
 
Back
Top