Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por AudiST, 11 Nov 2009.

  1. madlima29

    madlima29

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    Acho que sim. Até porque és de uma zona quente. Mais vale o espectro de 40, que o de 30 nas temperaturas altas.
     
    Marco TDI e nuno.ribeiro977 gostam disto.
  2. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    Não... deixa-te andar com esse óleo! Se for de qualidade claro! Norma 5W40 não existe totalmente sintético, apesar de as embalagens assim o dizerem mas numa tradução um pouco duvidosa :D lol
    A Audi aconselha o 5W30, os fabricantes de óleo também aconselham, no inicio deste tópico já antigo tem informação exatamente sobre isso... podes usar 5w30 ou 5w40 norma 507.00 ou norma 505.01 respectivamente!
    O 507.00 é uma evolução em relação ao 505.01, tenho aí uma tabela algures a explicar a diferença entre os dois, se a encontrar coloco aqui :) o 507.00 é melhor em vários pontos.
     
    nuno.ribeiro977 gostou disto.
  3. madlima29

    madlima29

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    507 é igual a anteriores, com a diferença que possui aditivo anticinzas e carbonos especifico para motores com FAP.
    Quanto ao oleo 5w30 e 5w40, como ja referi, o espectro é diferente. Eu continuaria a utilizar o que o livro recomenda e nao os fabricantes de oleo. 100% sintetico ou nao, irrelevante desde que cumpra as mudas de oleo. Isto claro, a minha opiniao.
     
  4. Vitor Costa

    Vitor Costa

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  5. madlima29

    madlima29

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    Ou seja norma 505.01 existe para 5w30 e 5w40.
    Norma 507, apenas 5w30.
     
    nuno.ribeiro977 gostou disto.
  6. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    Sim e a norma 507.00 sendo totalmente sintética e mais leve é supostamente melhor em vários pontos conforme o gráfico. A norma 505.01 tem cada vez menos produção, sendo também o "mínimo" para o PD130, conta muito a qualidade do óleo e mais ainda as mudanças do mesmo, o ideal será sempre mudar antes dos 10 mil km, ou menos de 1 ano. Há quem diga que o óleo 5w40 norma 505.01 acentue o desgaste da CAM, os testes da VW para o 505.01 tem um limite de 250 horas e a norma 507.00 um limite de 650hrs etc, há imensa informação, mas no final acaba por ser quase um gosto pessoal e fazer KM
    A nível de temperatura em esforço ou exterior as duas normas têm resultados muito idênticos.
    O ideal seria usar o 507.00 se o mesmo fosse ao preço do 505.01 e fosse também tão silencioso, o 507.00 veio mesmo substituir o 505.01, tanto que já não é produzido por várias empresas e lá fora já há queixas de falta de stock.
     
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  7. carlucci

    carlucci

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    Para os PD130 o mais "sintético" é o 0W30 com a norma 506.01, os outros, embora digam, não são sintéticos, nem pertencem ao Grupo IV dos PAO, mas sim do grupo III dos HC. A norma 507 é mais para quem tem FAP, embora hoje em dia já quase todos os 5w40 ou 5w30 tenham a norma C3 com baixo teor de cinzas. Mais vale um bom 5W40 de uma boa marca do que um 5W30 mau. Por ex. se ouves as touches a bater no arranque 1 ou 2s talvez não estejas a utilizar o melhor óleo...
     
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  8. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    Já li varias vezes que esta norma foi descontinuada para os PD por ter dado problemas! para quem tem FAP é obrigatória a norma 507.00, mas não é um óleo feito exclusivamente para carro com FAP

    Neste momento estou a usar o óleo OEM, que como é obvio não é feito pela AUDI, não faço a mínima qual será o fabricante! Não ouço as touches a bater, ouvia antes quanto estavam furadas e arvore de cames totalmente rompida e levou sempre óleo 5W40 nesses KM!
     
    carlucci gostou disto.
  9. carlucci

    carlucci

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    Sim, já não é facil encontrar esta norma, na Alemanha eram todos corridos a ela antes de aparecer a 507, por causa do clima.
    Eu sempre usei Castrol, mas nos ultimos anos comecei a sentir pior lubrificação e o tal bater metálico no arranque a frio, tanto no 5w40 como no 5w30. Passei para o Fuchs e voltou tudo ao normal.
     
    Vitor Costa gostou disto.
  10. Logisburg

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    Eu vi esta sugestão mas para o 5W30, e faz algum sentido que sendo um oleo mais "fino" tenha maior dificuldade em manter a pelicula lubrificante.
     
    carlucci gostou disto.
  11. madlima29

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    Mais fino porque?
    5 = a "espessura" a frio.
    40, a capacidade de tolerar altas temperaturas e por seguinte, indice da viscosidade a quente.
     
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  12. Logisburg

    Logisburg

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    Resumindo o 5w30 tem menos viscosidade que o 5W40.

    Esta melhor esplicado no link

    https://itstillruns.com/sae-oil-6900460.html
     
  13. madlima29

    madlima29

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    A mesma a frio. A quente, tem menos em temperaturas mais altas, mas dentro de faixas de funcionamento de temperaturas medianas, é tudo o mesmo.
     
  14. Logisburg

    Logisburg

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    Se podes ter um oleo melhor o 5w40, que te dá mais margem a quente. Não é a mesma coisa.
     
  15. madlima29

    madlima29

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    Resumindo, orientem se pela tabela.
    Um sueco nao vai usar o mesmo óleo que um português, isto um bocado pelo sentido figurado das temperaturas climaticas.
    Mas aqui, mais interfere de é 0w, 5w ou 10w.

    Mas nao entendo porquê de tanta duvida acerca do oleo. É seguir as normas, viscosidades recomendadas e usar boas marcas. Alterar isso é dar um tiro no pé.
     
    F3rnando gostou disto.

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