Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Então não viste bem, se reparares na Alemanha o óleo é HC-SYNTHESE e não FULL SINTETIC como é mostrado no nosso país é restantes da Europa. Na Alemanha chamam-se as coisas pelos nomes e não fazem publicidade enganosa.

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk

Carlucci, obrigado por nos abrires os olhos.

Eu andei estes anos todos a meter o EDGE 5W-40 no meu 1.8T a achar que estava a meter um óleo 100% sintético, e depois de consultar o site alemão, realmente vi que o 5W-40 estava na secção dos HC.
Sinto-me completamente enganado!
Eu sei que apesar de tudo, o EDGE 5W-40 não é um mau óleo, mas eu tenho o carro a GPL e com repro, e como tal, queria um óleo que aguentasse bem os maus-tratos.
Eu já vi o óleo a atingir 140ºC no meu motor...

Decidi mudar para o Motul 5W-40 Specific
 
Era exactamente isso que eu sentia com o Castrol edge, apenas uns segundos depois do arranque e se estivesse várias horas parado, o que achei estranho porque confiava bastante no Castrol e sempre usei Castrol. Acabei por saber que o problema não estava no carro mas sim no óleo e receita alterada. Mudei pro fuchs e ficou impecável. O Fuchs como já disse anteriormente pode não ser muito conhecido mas é o que as grandes marcas alemãs trazem de fábrica. É se não fosse fuchs a outra alternativa, embora não tenha experimentado, seria Motul.
Eu, na última muda, coloquei o Mobil 1 ESP FORMULA 5W30 no meu A3 e, efetivamente, o motor ficou com um trabalhar bastante mais macio tanto a quente como a frio.
Notei apenas que se deixar o carro parado muito tempo, ocasionalmente, oiço um barulho que parecem ser as touches mas nada que se note dentro do habitáculo nem que se estenda por mais de 5 segundos. Apenas sei que o faz porque calhou a estar fora do carro com o capô aberto aquando a primeira partida do motor a frio.
Se o barulho se mantiver, mesmo com o óleo velho, irei usar um aditivo de óleo para garantir uma melhor proteção interna do motor.
Anteriormente, usava o BP Visco 7000 5w30. Um bom óleo que cumpre bem a tarefa.
Nunca experimentei Castrol e, por acaso, não tenho curiosidade de experimentar. A meu ver, vai dar ao mesmo que o BP com a diferença de ter mais fama e um preço ligeiramente superior.

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk
 
Que me recorde, nunca experimentei Castrol. Contudo, o Mobil, para mim, é melhor, tendo eu como base desta comparação o óleo da BP.
O único ponto que o da Mobil à partida estará a pecar é no facto de deixar as touches a bater durante uns ligeiros segundos após longas paragens. Resta saber se é defeito ou feitio.
 
Eu já vi o óleo a atingir 140ºC no meu motor...
A temperatura elevada é que estas a puxar demasiado ou tens que melhorar a refrigeração, não é do oleo, claro se o oleo atingir essas temperaturas degrada-se mais, mas também se gostas de puxar tens que mudar o oleo mais mais cedo.

Se fores ver o tempo que os oleos duram em competição,... e até o proprio motor,...
 
Carlucci, obrigado por nos abrires os olhos.

Eu andei estes anos todos a meter o EDGE 5W-40 no meu 1.8T a achar que estava a meter um óleo 100% sintético, e depois de consultar o site alemão, realmente vi que o 5W-40 estava na secção dos HC.
Sinto-me completamente enganado!
Isso de ser enganado somos todos, ja vi dizerem que essa designação 100% sintetico foi a maneira de as marcas cobrarem mais pelo mesmo produto, um pouco como melhorarem a embalagem e dá para cá o dobro do guito, ...
 
A temperatura elevada é que estas a puxar demasiado ou tens que melhorar a refrigeração, não é do oleo, claro se o oleo atingir essas temperaturas degrada-se mais, mas também se gostas de puxar tens que mudar o oleo mais mais cedo.

Se fores ver o tempo que os oleos duram em competição,... e até o proprio motor,...

Logisburg, eu sei que a culpa não é do óleo, mas como dizes, ele degrada-se mais, e como tal eu preferia um 100% sintético. E é isso que eu pensei que andava a por.... o_O

Mas não, não costumo andar a puxar. Isto foi uma vez sem exemplo que andei na picaria com um Cayenne :D

Só o GPL só por si já faz subir a temperatura do óleo.
O meu motor costumava estabilizar a temperatura do óleo aos 90ºC. Depois de o passar para GPL, passou a estabilizar aos 100ºC.
A isto juntas a repro, com o turbo a soprar a 1.3 bar, e foi aí que o óleo chegou aos 140ºC.
Mas mesmo nas viagens que costumo fazer por esse Portugal fora sem puxar muito por ele, andando a 160, 180km/h, o óleo costuma andar nos 120ºC. Que já é uma temperatura relativamente alta. Daí considero importante a utilização de um 100% sintético.
 
Isso de ser enganado somos todos, ja vi dizerem que essa designação 100% sintetico foi a maneira de as marcas cobrarem mais pelo mesmo produto, um pouco como melhorarem a embalagem e dá para cá o dobro do guito, ...

Depois daquilo que o Carlucci disse, fui fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e vi sites alemães a dizerem exactamente o que estás a dizer...

Já agora Logisburg, que óleo utilizas? E o quê que te fez escolher esse óleo?
 
Optei pelo MOTUL Specific 505.01 5w40, aproveitei q a Texoleo esteve com 10% de desconto e mandei vir dois garrafões.
Depois vou dando noticias de como o carro se porta. A todos, obrigado pelas ajudas/comentários.
Abraço
 
Depois daquilo que o Carlucci disse, fui fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e vi sites alemães a dizerem exactamente o que estás a dizer...

Já agora Logisburg, que óleo utilizas? E o quê que te fez escolher esse óleo?

Eu procuro um oleo de marca conhecida, que venda muito, dentro da especificação e 5w40.

Neste momento estou a usar o Repsol elite TDI 5w40, mas mudo sempre aos 7500Kms, como já referi.
 
Last edited:
Optei pelo MOTUL Specific 505.01 5w40, aproveitei q a Texoleo esteve com 10% de desconto e mandei vir dois garrafões.
Depois vou dando noticias de como o carro se porta. A todos, obrigado pelas ajudas/comentários.
Abraço

Eu também decidi comprar esse óleo.

Em relação ao que o pessoal tem comentado aqui, o meu faz também um barulhito (não sei se são a touches ou a corrente de distribuição) quando arranca a frio. O barulho dura cerca de 2 a 3 segundos e não se ouve muito alto. Estando dentro do carro com portas e vidros fechados, nem se ouve.
Isto com o EDGE.

Daqui a uns 2 meses, quando fizer a revisão, logo dou feedback em relação ao barulho. E a qualquer outra coisa que note.
 
Eu procuro um oleo de marca conhecida, que venda muito, dentro da especificação e 5w40.

Neste momento estou a usar o Resol elite TDI 5w40, mas mudo sempre aos 7500Kms, como já referi.

Porquê "que venda muito"?

Eu antes mudava aos 15000km, mas agora, como o carro anda muito pouco, troco 1x por ano, o que dá sensivelmente os mesmos 7500kms que tu.
 
Back
Top