Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por AudiST, 11 Nov 2009.

  1. madlima29

    madlima29

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    Tão simples quanto isto:
    5w30 e 5w40 tem o mesmo indice a frio. Simples.




    Este trabalho de pesquisa já feito.
    Resumindo, seguir o livro do veiculo.
    Está lá a tabela, e muito bem explicada.
     
    Last edited: 12 Jun 2018
    Vitor Costa e carlucci gostam disto.
  2. Vitor Costa

    Vitor Costa

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  3. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    @madlima29 repara que o 5w30 cai mais rápido que o 5w40
    O índice é o mesmo mas na realidade existem diferenças...
     
  4. MarcoA3

    MarcoA3

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    Castrol, cepsa, shell, motul, moly etc etc... São bons... Atento sempre é as normas da marca... ;)
     
    Last edited: 14 Jun 2018
    Vitor Costa gostou disto.
  5. madlima29

    madlima29

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    Repara: falei em indice a frio... Certo?
    xW a frio e o 2° numero para funcionamento a quente. Não entendo a tua duvida.
    E como referi, ha que seguir as especificações do fabricante. Só recomendo as mudas mais frequentes do que o pedido.
     
    nuno.ribeiro977 gostou disto.
  6. Vitor Costa

    Vitor Costa

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    Desde o início que falei a frio...
    não precisas de explicar tantas vezes a mesma coisa, já todos entendemos aqui o que significa o primeiro numero e o segundo! :)
    Queres que te diga qual é a minha dúvida?
    Ora então é esta:
    - Audi diz para usar 5w30
    - o meu mecânico diz 5w30
    - o ELSA diz-me 5w30
    - Os sites online dizem 5w30

    Isto para PD 130cv e aqui no forum quase tudo usa 5w40 porque era o que se usava quando a motorização saiu... algo mudou entretanto? Provavelmente o desgaste crónico das touches e árvore de cams no bloco PD, solução passa por ser um 5w30 para adiar o desgaste?!

    Já agora sabes tirar-me esta dúvida?
    Viste ao menos no vídeo a diferença do 5w30 para o 5w40? É que nenhum dos teus vídeos demonstrou essa diferença, foram mais abrangentes... e estamos aqui a discutir apenas a diferença entre estes dois óleos!

    Ps: sigo a norma do fabricante e a viscosidade e mudo antes dos 10mil km
     
  7. MarcoA3

    MarcoA3

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    Exactamente, saiu para os motores 2.0 TDI 140cv e 170CV... No meu PD usei 5w40... Mas depois de 200mil usei 5w30 porque o motor já não está igual como saiu de fabrica... ;)
     
    Vitor Costa gostou disto.
  8. MarcoA3

    MarcoA3

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    Uso agora o liqui moly motor clean e depois ceratec..... ;)
     
  9. 34skyline

    34skyline

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    Chegaram à minha duvida :)

    "Some camshafts have experienced excess wear even with pumpe duse engine oil. Ultimately it's up to you to determine what brand/weight/spec engine oil you want to use. I suggest using heavier weight 5w-40 vs. 5w-30. This will slightly decrease fuel economy to a tiny degree but it's just better at protecting camshafts."

    Um oleo mais viscoso a quente tem tendencia em deixar as cams mais lubrificadas e dai menos propensas a desgaste permaturo... isto faz sentido?
    Obrigado
     
  10. Logisburg

    Logisburg

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    Porque já vi no manual de manutenção da VW que em países em que o diesel é de má qualidade deve ser esse o intervalo de mudas. (não consigo acreditar no nosso diesel ainda por cima com a quantidade de biodisel que incorporam)
    Também porque noto o motor mais solto.
     
  11. Logisburg

    Logisburg

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    Faz, e se juntares ao que muitos defendem que o menos viscoso o 5w30 vai incorporando sujidade ficando mais viscoso e "passando" a 5w40. Sendo uma forma de o oleo fazer mais KM's no motor e alongar os intervalos de manutenção, ( a custa da duração do motor, claro)
     
  12. madlima29

    madlima29

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    Faz, mas não vale a pena bater no ceguinho. Apenas se deve usar o oleo especifico.
    Se o motor estiver bem tratado, limpo, e óleo mudado com frequência, bons filtros, é suficiente. Mudar as viscosidades pode ser bom para algumas coisas, mas más para outras.
    Se o óleo e lubrificação fosse perfeito, os motores não acabavam.
     
    Audia4b6, 34skyline e carlucci gostam disto.
  13. 34skyline

    34skyline

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    Malta, obrigado pela ajuda ... estou aqui à pouco tempo mas já me ajudaram bastante.

    Um colega tem um Passat AVF 130 PD com 350k (revisão na bosch) e anda com "MOTUL Specific 505.01". Juntando a isto que o "meu futuro carro" parece q tem andado com 5w40 Shell (ainda n confirmei), estou muito inclinado a começar a usar este MOTUL.
    Opiniões?
     
    carlucci gostou disto.
  14. carlucci

    carlucci

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    Motul é topo... Na minha opinião melhor que Castrol.
    Isto além das graduações e especificações há a receita, a base se é PAO ou a que grupo pertence, aditivos, qualidade etc. Senão não havia diferença entre marcas desde que cumprisse as normas, mas há.
    Há marcas que a frio ouves o óleo à chegar lá acima (1s ou 2s depois do arranque) parece que escorreu sem deixar grande película, há outras que dás à chave e já está, porque deixou uma película mais xpto que melhora o arranque a frio.

    Há especialistas que dizem " se se vende no supermercado é porque não é bom..." mas isso se calhar já é entrar noutro nível de exigências.

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  15. Robb

    Robb

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    Eu, na última muda, coloquei o Mobil 1 ESP FORMULA 5W30 no meu A3 e, efetivamente, o motor ficou com um trabalhar bastante mais macio tanto a quente como a frio.
    Notei apenas que se deixar o carro parado muito tempo, ocasionalmente, oiço um barulho que parecem ser as touches mas nada que se note dentro do habitáculo nem que se estenda por mais de 5 segundos. Apenas sei que o faz porque calhou a estar fora do carro com o capô aberto aquando a primeira partida do motor a frio.
    Se o barulho se mantiver, mesmo com o óleo velho, irei usar um aditivo de óleo para garantir uma melhor proteção interna do motor.
    Anteriormente, usava o BP Visco 7000 5w30. Um bom óleo que cumpre bem a tarefa.
    Nunca experimentei Castrol e, por acaso, não tenho curiosidade de experimentar. A meu ver, vai dar ao mesmo que o BP com a diferença de ter mais fama e um preço ligeiramente superior.
     
    carlucci gostou disto.

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