Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Quando disse fraquinho referia-me ao nosso amigo Vítor Costa que usa o 5w30 [emoji6]
Eu uso o 5w40. Mas também já usei long life 0w30

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk
 
Agora pegas vais ao site alemão e às embalagens alemãs e vais confirmar que em alemão exatamente nesse sitio diz o mesmo mas em alemão... também menciona que é totalmente sintético!

Na Alemanha chamam-se as coisas pelos nomes e não fazem publicidade enganosa.

Na Alemanha também fazem publicidade enganosa :D

Mais uma vez, não me faz diferença nenhuma o que diz na embalagem, se está em português ingles ou alemão, todos mencionam totalmente sintético e são HC, estás com a mania da perseguição do oleo totalmente sintético lol :D
O importante é cumprir a norma, o importante é o que a marca te recomenda ou o teu mecânico de confiança!
O unico oleo que é totalmente sintético da Castrol é o 0w60 que cumpre a nossa norma VW, mas acho que ninguém o usa por aqui, só se tiver um Ferrari lol :D

Já agora qual é a motorização que tens e o oleo que usas no teu?
 
Não quero estar a bater no ceguinho nem estou com mania nenhuma, eu não encontro este 5W40 edge na página alemã a dizer que é full sintético. Só dei a minha opinião e nem vou entrar em detalhes técnicos que me foram ditos por pessoas que têm cargos nessas marcas...

Cada um usa o que acha melhor para si.

Eu tenho uma tdi 130cv PD

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk
 
tem calma contigo que não sou teu amigo pah :D
Ou seja usas um oleo 5w40 que também não é totalmente sintético certo? :)
Mais uma vez não me faz diferença ser ou não sintético, só quero perceber a tua lógica de raciocínio :D
Desculpa lá ter-te chamado amigo, não queria ofender [emoji6]
Queres que edite o post? [emoji39]

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk
 
Last edited:
eu não encontro este 5W40 edge na página alemã a dizer que é full sintético

Está no separador que diz em alemão "Oleos totalmente sintéticos", encontras lá esse oleo e depois quando abres a descrição desse oleo já diz que é HC, sendo que daqueles todos da lista vais encontrar o 0w60 que é o único que cumpre a nossa norma e é totalmente sintético! Os restantes não podemos usar! basicamente o que te estou a dizer é que a Castrol não tem oleo totalmente sintético para os nossos motores, e tanto no site como nas embalagens levam a querer que sim... seja a embalagem alemã ou portuguesa! Mas isso não importa, o que interessa é a qualidade do oleo e se cumpre a nossa norma!

O mais importante aqui é a temperatura ambiente e a forma como conduzes, um oleo 5w30 chega-te mais rápido ao topo, por outro lado perde mais rápido a qualidade quando a temperatura ambiente está acima dos 30º, já um 5w40 é apenas a partir dos 35º mas demora mais a chegar ao topo, as touches martelam mais em arranque com um oleo 5w40 do que um 5w30
 
É exactamente isso que disseste e o que eu disse alguns posts acima é que o pessoal não se iluda com as embalagens a dizer full sintetic porque que não são, maior parte são HC. Até o Motul numa das fichas técnicas também se "descosia" e dizia ser HC. E como já disse algures acima sempre usei castrol, mas desde à uns anos pra cá acho que não tem a mesma qualidade (e não sou o único) pode ser impressão minha. Mudei pro Fuchs e gostei mais.
 
ok, alguma info.
Falei agora com um amigo do amigo do amigo que é mecanico na VAG (audi por acaso) e o homem disse para usar 5w30 LL (504/507) e não aconselhou 5w40 para um motor PD (estranho...) Falei da "Camshaft wear" destes carros com oleos muito finos, dai o andar a apontar para um 5w40. Ele voltou a bater no 5w30 e evitar um 0w-xx mesmo por ser fino demais.
Agora o mais estranho, para marcas recomendou Castrol ou GALP (esta ultima fiquei de boca aberta) e não outras.

Em relação ao "Camshaft wear", li em http://www.myturbodiesel.com/threads/engine-oil-list-for-tdi-diesel.24526 mas gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Estou cada vez mais perdido :)
 
Agora o mais estranho, para marcas recomendou Castrol ou GALP (esta ultima fiquei de boca aberta) e não outras.
Castrol e galp são os óleos oficiais.
Não há espanto nisso.
Quanto a motores PD, sempre vi ser o 5w40, pelo menos aos que fiz revisão
Mas nada melhor que consultar o livro, que possui as viscosidades em tabela para paises quentes e frios, sendo que por exemplo, uma alhambra 1.9tdi PD130 usa 5w40, segundo o seu livro.
 
Last edited:
o primeiro algarismo, o 5 indica o grau de viscosidade a frio, como bate mais as tuches? Pra isso usavam 0 (normalmente para climas mais frios que o nosso)
 
como bate mais as tuches?

Correcto... mas tens que compreender que isso são valores em andamento e a contar com a temperatura exterior!
Um óleo mais fino chega mais rápido ao topo do bloco PD, estamos a ter em conta o tipo de bloco e o sistema de óleo! Um 5w30 chega e espalha mais rápido do que um 5w40! Imagina ligares centenas de vezes o carro e as touches e árvore de cams sofrem aquele desgaste inicial enquanto o óleo não está bem distribuído... por isso é que muitas vezes a malta diz que ouve as touches a bater mas quando o carro aquece o barulho diminui, isto porque o óleo já está melhor distribuido no topo do bloco! Provavelmente é por isso que a AUDI recomenda o 5w30 e não o 5w40! Mas vai ser a eterna discussão aqui e nos outros fóruns espalhados pelo mundo lol
 
Correcto... mas tens que compreender que isso são valores em andamento e a contar com a temperatura exterior!
Um óleo mais fino chega mais rápido ao topo do bloco PD, estamos a ter em conta o tipo de bloco e o sistema de óleo! Um 5w30 chega e espalha mais rápido do que um 5w40! Imagina ligares centenas de vezes o carro e as touches e árvore de cams sofrem aquele desgaste inicial enquanto o óleo não está bem distribuído... por isso é que muitas vezes a malta diz que ouve as touches a bater mas quando o carro aquece o barulho diminui, isto porque o óleo já está melhor distribuido no topo do bloco! Provavelmente é por isso que a AUDI recomenda o 5w30 e não o 5w40! Mas vai ser a eterna discussão aqui e nos outros fóruns espalhados pelo mundo lol
Errado. Chegam ambos ao mesmo tempo. São ambos indice 5w.
O 40 refere se a temperatura a que resiste em quente.
0w será como água digamos. Muito fino e optimo para temperaturas negativas extremas. 15w será então mais grosso, e mais conveniente para temperaturas altas.
Pode contar a velocidade a que chega o óleo aos cantos do motor, MAS, tambem conta o tempo que lá fica. Respeitem os indices do fabricante e parem de inventar. Sigam o livro.
 
Last edited:
Errado. Chegam ambos ao mesmo tempo. São ambos indice 5.
O w40 refere se a temperatura a que resiste em quente.

Errado? :D mas queres justificar melhor isso? :) mais uma vez estamos a falar em “física” e não em andamento do carro a quente, nem em temperatura exterior... um componente mais leve e mais diluído “viaja” mais rápido que um mais pesado!
Os valores 5w30 e 5w40 etc são valores tendo em conta o carro quente 90º e com uma temperatura exterior X ou Y
Um valor 5w difere bastante dependendo do valor máximo de temperatura que tem à frente! Pesquisa o gráfico SAE sobre os óleos
 
Back
Top