motor 2.5 TDI 150cv

que pros e contras tem este motor na A4??
consegue-se aumentar a cavalagem e binario facilmente ou é 1 motor manhoso?? comparativamente ao tdi 130 o que acham??
Cumprimentos,
Daniel Monteiro
 
bem quanto ao de 150CV nao sei muito bem...
Na minha de 180 sei que nao e facil aumentar a potencia atravez da eletronica visto que a bomba injetora que vem de origem ja esta praticamente no maximo e no maximo daria para por +- 20 cv....
o turbo tb nao e grande espiga, visto que nao e 1 turbo de geometria variavel, e para alem disso e pequeno para o motor que tem. Assim o turbo enche as 1700 RMP, dispara mas a partir das 2400/2500 RMP quase nem das por ele. Uma das soluçoes possiveis para conseguires tirar muita potencia era trocar a bomba injetora por uma de mais debito, e por mais 1 turbo visto que o motor tem bancadas independetes. Agora se nao quiseres gastar muitos €€€ o melhor mesmo e fazer uma repro onde deves conseguir ir buscar 20cv e depois nao sei que jante tens mas tenta tirar ao maximo o peso do eixo, vais ver que notas logo diferença.
 
Os mecanicos da Audi, fogem a sete pés deste motor :!: :!: :!:

Porque será :?: :?: :?:

Se tás indeciso entre um 1.9 de 130 CV ou o 2.5 de 150CV, escolhe o 1º que é bem melhor em consumos e manutenção
 
o problema deste motor e talvex ja ser 1 projecto de 1998... pois enquanto marcas como bmw que cada x que lancam um novo modelo fazem alteraçoes profundas ao motor mesmo de 1 ano para o outro os motores sofrem grandes alteraçoes, neste caso a audi em 7 anos que foi o tempo de vida deste motor so conseguiu aumentar a potencia nuns miseros 30 CV... quanto a revisoes bem.... fiz a dos 120 000 km a 3 semanas trocar correias filtros oleos e meter 1 injector bomba novo custou 1984,36€.

Off topic :lol: ainda ontem levei no corpo de uma Toyota Avences DCat 177cv e de 1 Civic Vtec... contra a 1 perco em termos de binario visto que esta vem com 400 NM de fabrica e a audi com 340NM e depois pk apesar do turbo dela demorar mais a encher visto so ter potencia maxima as 2000RMP este e de geometira variavel logo notas sempre potencia alem de que tenho traçao as quatro rodas permante o que me tira ainda mais potencia. Contra o segundo, o factor peso.... nao da hipotese.
Assim depois de varios testes resultado foi 1º Honda Civic Vtec 2 Toyota Avences Dcat 3º Audi A4 2.5 Tdi V6 Quattro.

Cumps

Hugo Pereira
 
Eu tenho um A4 130 cv e um vizinho meu tem uma A4 2.5.
Como é logico já andei nos 2 e a minha opinião é: esqueçam o 2.5.
Á primeira vista 2.5 = a mais potencia, mas eu não trocava pelo meu 1.9. Porquê? Porque eu gosto de um carro de arranque rápido, não que me de muita velocidade de ponta. O meu faz isso, mas o 2.5 não. O turbo só dispara acima das 2000 rpm, logo aquilo a arrancar é muito molengão, depois sim, ganha em velocidade de ponta, mas é ver o depósito do gasóleo a baixar. Sinceramente eu não aconselho o 2.5 em relação ao 1.9 130.
 
seemog disse:
Eu tenho um A4 130 cv e um vizinho meu tem uma A4 2.5.
Como é logico já andei nos 2 e a minha opinião é: esqueçam o 2.5.
Á primeira vista 2.5 = a mais potencia, mas eu não trocava pelo meu 1.9. Porquê? Porque eu gosto de um carro de arranque rápido, não que me de muita velocidade de ponta. O meu faz isso, mas o 2.5 não. O turbo só dispara acima das 2000 rpm, logo aquilo a arrancar é muito molengão, depois sim, ganha em velocidade de ponta, mas é ver o depósito do gasóleo a baixar. Sinceramente eu não aconselho o 2.5 em relação ao 1.9 130.

concordo inteiramente contigo.

A semana passada conduzi uma 2.5 de um cliente e aquilo não me deu grande prazer....

Então os consumos :shock:
 
Alfex disse:
o problema deste motor e talvex ja ser 1 projecto de 1998... pois enquanto marcas como bmw que cada x que lancam um novo modelo fazem alteraçoes profundas ao motor mesmo de 1 ano para o outro os motores sofrem grandes alteraçoes, neste caso a audi em 7 anos que foi o tempo de vida deste motor so conseguiu aumentar a potencia nuns miseros 30 CV... quanto a revisoes bem.... fiz a dos 120 000 km a 3 semanas trocar correias filtros oleos e meter 1 injector bomba novo custou 1984,36€.

Off topic :lol: ainda ontem levei no corpo de uma Toyota Avences DCat 177cv e de 1 Civic Vtec... contra a 1 perco em termos de binario visto que esta vem com 400 NM de fabrica e a audi com 340NM e depois pk apesar do turbo dela demorar mais a encher visto so ter potencia maxima as 2000RMP este e de geometira variavel logo notas sempre potencia alem de que tenho traçao as quatro rodas permante o que me tira ainda mais potencia. Contra o segundo, o factor peso.... nao da hipotese.
Assim depois de varios testes resultado foi 1º Honda Civic Vtec 2 Toyota Avences Dcat 3º Audi A4 2.5 Tdi V6 Quattro.

Cumps

Hugo Pereira

quanto e que rondam os consumos? ja tiveste algum tdi 130?
 
boas,a minha a4 é de 130cv,e faz entre os 5,0 e os 6.0 lt desde k faça uma conduçao soft ,faço passagens de caixa normalmente as 2000-2500rpm.
 
Boas,

Em relação ao motor 2.5 não tenho nada a pontar sem ser as revisões que eu fiz na marca para manter a garantia, porque cá fora é bem mais barato.
Agora em questão de durabilidade a minha carrinha vai a caminho dos 190.000 Km e nada de problemas até no consumo de óleo éla me surpreende, de 15 em 15 mil não me gasta oleo, posso dizer falta 2 mil km para a proxima muda de oleo e o nivel está no max., não me perguntem como é que é possivel porque eu tambem não sei, mas eu penso que seija derivado a eu fazer muitos km's de auto estrada.
Andamento???, não sei comparar em relação ás 1.9 de 130cv porque nunca conduzi nenhuma mas estou convencido que em velocidade de ponta não têm hipotese, em relação ao arranque não digo que seija mais rapida porque como disse nunca conduzi nenhuma de 130cv mas penso que só o facto de têr caixa de 6 velocidades tem muita influência.
Conclusão da história entre uma e outra motorização continuo a preferir a 2.5, basta abrir o capon e ouvir o roncar do bicho :wink: :wink: :wink: .
Há!!!! estava-me a esquecer de falar nos consumos que por sinal tambem estou muito satisfeito como podem vêr em baixo, isto estando a falar num motor de seis cilindros.
 
Eu possuo um A4 2.5TDI 4x4 de 2001 ... acho-o um pouco molengão de arranque ... ( já foi reprogramado na audi e ficou um pouco melhor . Em AE é um carro suberbo ... faço Porto - LX sem baixar nunca os 200Km/h . A curvar é uma questão de gostos , preferia ter comprado um RWD ja estava mais habituado.

Acho que se perde o feeling de potencia com um carro de tracção integral embora se ganhe em tudo o resto.

Consumos ... 8 a 10 l ... conforme o pedal.
Sem fumo preto, sem problemas de maior ... Só rebentou o tubo da admissão com 2 dias , mas era uma anilha com defeito ... nunca levou MAF com 190mil km .

Até agora estou satisfeito ... mas vou vende-lo em agosto :) porque nao preciso de 2 carros tao grandes ... vou manter o Mercedolas .
 
2,5

lucianorato disse:
Os mecanicos da Audi, fogem a sete pés deste motor :!: :!: :!:

Porque será :?: :?: :?:

Se tás indeciso entre um 1.9 de 130 CV ou o 2.5 de 150CV, escolhe o 1º que é bem melhor em consumos e manutenção

:D :D :D :D :D :D

fogem deles porque nao sabem aonde meter as maos ne?? :D :D

eu tenho um 2,5 com cx triptonic e estou compeltemente satisfeita com ele..

tive anteriormente uma passat de 115cv que dizem que davam problemas e eu so tive mesmo foi o alternador que morreu levou um reteficador novo e voila..

isto de motores é muito complicado pois depende do uso que le é dado e tb em que circustançias

este motor 2,5 no meu caso acho que tem poucos cv(150) mas no meu ver
é o minimo pois tem margem para aumentar mas isso depende do que achamos razoevel

posso tb afirmar que a passat bebia oleo esta ate agora quase 2000kms e nada de oleo..

so mesmo gasoleo :p :p :p :p :p

abraço
 
Não é só os 2.5 que chegam aos 190 000 km sem problemas. O meu 1.9 tá quase quase a chegar lá (mais um mês se tanto ) e sem problemas de maior.
Quanto àquilo que o Tiago falava - a caixa de 6, muito se poderia falar sobre a relatividade e subjectividade desse tema. O facto é que em AE a 6ª possibilita o motor ir com rotações mais baixas em velocidades altas.
Outro facto é que em velocidade de ponta, as 2.5 vencem os 1.9 (até parecia mal se assim não fosse). Mas admitam: a 200 ou 220 km/h esse motor bebe acima dos 15 L ?!
No arranque: 1.9 de 130 fica a ver os 2.5 pelo retrovisor :p .
Mas é como tudo na vida: gostos são gostos e como tudo é Audi, tá-se bem.
Se quisermos bom arranque e boa velocidade de ponta, a solução é o RS4 :D (acho eu, pois nunca pus as unhas em nenhum ). :(
 
eu tive uma 2.5 tdi de 150 cv e devo dizer-te que se houve coisa que esse motor deu foi despesa...é um dos casos crónicos da problemas em motor tdi, com custos de manutenção caríssimos e que o que tem a mais do que o tdi de 130 na minha opinião não compensa...se estivermos a falar do motor AKE de 180 é diferente mas mesmo assim eu não optava...

o 130 tem mais que provas dadas e consegue ter um desempenho muito equivalente sendo mais económico nos consumos e acima de tudo na manutenção...basta olhar para o kit de distribuição dos dois...ou para o preço da bomba VP44 que berra com alguma facilidade..com a quantidade de juntas de descarbonização que o 2.5 leva...

é um motor com um barulho muito fixe mas ainda hoje me dá pesadelos...

aliás para quem quiser ainda tenho muita peça lá em casa lol

fiquem bem
 
Back
Top