meti resistencias e nada, perciso de ajudar...

PEREIRA disse:
ai se fosse o PEREIRA a dizer uma coisa destas.... :roll: :roll: :roll:

saltavam já o plainas e o coragem para a arena ao mesmo tempo.... :idea: :idea:

Arena?? Nem vou comentar :roll:
A discussão aqui era arranjar umas resistencias para os leds do rapaz ficarem a funcionar e esses são para colocar num sitio q é alimentado a 12V, logo temos de jogar com essa tensão para os calculos :roll:
Nunca m ouviste dizer q outros modulos trabalham tdos com 12V, sempre falei especificamente nas lampadas e de iluminação.
Sinceramente chega d ot, gostava mmo era d ajudar o user marcoA3 a encontar a solução
Cumps
 
anyway...

sem dados concretos, e tendo uma tensao de 12v, cada SMD deve consumir aprox. 0.8v (pela foto temos 5) = 4v
para equivaler o consumo de uma lampada tipo w5w, situemo-nos na casa dos 333 miliampere
desta forma, o uso de uma resistencia de 3W-27ohm deverá ser resolver o problema.

mas como diz o egas, eu nao estudo disto... (sao apenas as minhas contas)...

PS - a arena é forma de expressao, não é preciso comentar! ;)
 
PEREIRA disse:
anyway...

sem dados concretos, e tendo uma tensao de 12v, cada SMD deve consumir aprox. 0.8v (pela foto temos 5) = 4v
para equivaler o consumo de uma lampada tipo w5w, situemo-nos na casa dos 0.333 miliampere
desta forma, o uso de uma resistencia de 3W-27ohm deverá ser resolver o problema.

mas como diz o egas, eu nao estudo disto... (sao apenas as minhas contas)...

PS - a arena é forma de expressao, não é preciso comentar! ;)


Numa das minhas 1ªs respostas a este tópico tinha calculado uma resitência equivalente de 28ohm/5w para chegar aos tais 0,417A q consome uma lampada normal de 12V/5W e caíram-me em cima :roll:
Ao colocar uma resistência de menos de 5W pode funcionar mas corremos o risco de esta aquecer mto ou mmo queimar, basta olhar para a potencia da lampada normal q é d 5W, se queremos a mma corrente para eliminar o erro temos de por pelo menos a mma potencia na resistencia para esta aguentar a corrente.
Um led não consome 0,8V, o mais q poderá acontecer é provocar uma queda de tensão de 0,8V, consome sim intensidade de corrente e esta mede-se em A (ampere) e qdo referes 0,333 miliampere deves tar a referir-te a 0,333A ou 333mA. Esta queda de tensão não influencia nada uma vez q a resistencia será colocada em paralelo com os leds, logo tanto a resistencia como os leds recebem 12V.
Parece q estamos a chegar a um consenso ;)
cumps
 
foi erro de escrita...sao 333 miliamp, ja corrigi.

o que ainda nao percebi ao certo, é o problema concreto do homem. o led nao acende, ou é apenas o problema de acenderem com o retorno. é que se fosse isso, um diodo nao resolveria o problema do retorno?..
 
O problema do homem pelo q percebi é q qdo mete os led fica com aquilo a piscar, devido à fraca corrente que o led consome, pelo q ele disse há uns posts atrás o led consome 20mA ou seja quase nada e o sistema passa-se pq deve detectar falta de lampada..
A ideia era meter uma resistencia em paralelo com o led para subir a corrente para os valores de uma lampada normal de 12V/5W e desse modo tentar eliminar o erro..
 
Vamos lá ver que anda tudo com uma confusão dos diabos

Quanbdo o carro está desligado aquilo funciona normalmente

pondo o carro a trabalhar ou mesmo só sodando a chave para o posição de ignição os leds piscam 3 vezes e depois apagam

Pronto é isto que acontece
 
EgasRS disse:
Vamos lá ver que anda tudo com uma confusão dos diabos

Quanbdo o carro está desligado aquilo funciona normalmente
entao o led nao deve ter problema nenhum

pondo o carro a trabalhar ou mesmo só rodando a chave para o posição de ignição os leds piscam 3 vezes e depois apagam
quando se faz isto, as luzes do interior apagam-se em "fade mode", ou seja, progressivamente...
com o led, em vez de apagar lentamente, ele pisca devido ao seu baixo consumo, uma vez que nao é capaz de diminuir o consumo gradualmente como se de uma lampada se tratasse.
entao o problema está aqui..


nao tenho cá material senao testava antes de dizer isto mas se alguem tiver pode experimetar:

talvez dois diodos em anti-paralelo antes da resistencia atenuem esta quebra gradual e o piscar dos leds nao se manifeste..
:roll: :roll:


Pronto é isto que acontece
 
EgasRS disse:
Vamos lá ver que anda tudo com uma confusão dos diabos

Quanbdo o carro está desligado aquilo funciona normalmente

pondo o carro a trabalhar ou mesmo só sodando a chave para o posição de ignição os leds piscam 3 vezes e depois apagam

Pronto é isto que acontece

Na minha opinião o piscar dos leds ao ligar a chave pode dever-se à monitorização q o sistema faz a todos os modulos, cm a corrente nos leds é minima (mto perto de zero) ele detecta circuito aberto e passa-se, sem a chave na ignição, o carro não faz monitorização, limita-se a alimentar os leds daí funcionar normalmente.
Com lampadas normais isto não acontece uma vez q ele detecta uma corrente normal para uma lampada de 5W.
O modo fade não é mais q variar a tensão de 12V até zero, podes conseguir esse efeito com um condensador em paralelo com uma lampada, este após abrir o circuito vai descarregando gradualmente a tensão acumulada até zero, altura em q a lampada se apaga. Num led ao diminuir a tensão de alimentação, este baixa o brilho, exactamente cm s de uma lampada normal se tratasse.
Um led já é um diodo com a particularidade de emitir luz LED=light-emitting diode
 
plainas disse:
Na minha opinião o piscar dos leds ao ligar a chave pode dever-se à monitorização q o sistema faz a todos os modulos, cm a corrente nos leds é minima (mto perto de zero) ele detecta circuito aberto e passa-se, sem a chave na ignição, o carro não faz monitorização, limita-se a alimentar os leds daí funcionar normalmente.
Com lampadas normais isto não acontece uma vez q ele detecta uma corrente normal para uma lampada de 5W.
O modo fade não é mais q variar a tensão de 12V até zero, podes conseguir esse efeito com um condensador em paralelo com uma lampada, este após abrir o circuito vai descarregando gradualmente a tensão acumulada até zero, altura em q a lampada se apaga. Num led ao diminuir a tensão de alimentação, este baixa o brilho, exactamente cm s de uma lampada normal se tratasse.
Um led já é um diodo com a particularidade de emitir luz LED=light-emitting diode


esta parte era perfeitamente desnecessária..... :roll: :roll:
 
Esta parte era p t mostrar q 2 diodos em anti-paralelo não resolvem o problema, cm deves saber um diodo só conduz num sentido, logo ao meteres um em anti-paralelo com outro, não resolves nada, uma vez q um vai conduzir p um lado e o outro p o outro, fica igual, apenas provocas uma queda de tensão de cerca de 0,7V que é a queda num diodo normal. Estamos a falar de corrente continua q é a usada no automóvel, não alternada..
Tou cansado sabes e até é fim d semana e tdo, já dei anteriormente a minha sugestão para resolver o problema, (resistencia de cerca de 28ohm/5w em paralelo com o led) vou acompanhar este tópico sem mexer mais a ver s aparece a solução..
S induzi alguém em erro, as minhas sinceras desculpas ;)
Cumps
 
Obrigado pelos comentarios e nao percisao de se alterar. como o sr.egas disse, e quando so dou as chaves (sem o motor tar ligado) pisca 3 vezes e depois ficao normais (apagadas). o egas disse me que 4W 27ohms va la 30ohms deve chegar,se nao meto 40ohms que assim da para os 27ohms,28ohms e os 36ohms que acham?. eu medi nao sei se medi bem mas o resultado foi 0,07 no multimetro a 200M.e tenham calma tudo se resolve... :p :p
 
PEREIRA disse:
quando se faz isto, as luzes do interior apagam-se em "fade mode", ou seja, progressivamente...
com o led, em vez de apagar lentamente, ele pisca devido ao seu baixo consumo, uma vez que nao é capaz de diminuir o consumo gradualmente como se de uma lampada se tratasse.
entao o problema está aqui..
Rong my friend

na minha carrinha eles acendem e apagam em fade ;)

e sem problemas

aqui o stress é mesmo com o can-bus ;)
 
semttulokic.jpg


Deixo aqui uma imagem dos testes q fiz, acima da fonte de alimentação é o circuito com led e resistencias, abaixo com uma lampada normal de 12V/5W, como podem ver a corrente nos dois circuitos apenas tem uma pequena variação, contudo simulei com um led normal, presumo q essas lampadas q testaram no carro tenham mais que um led..
A resistencia em série com o led serve para fazer queda de tensão aos terminais do led já q este funciona com cerca de 1,5 a 2V como podem ver no voltimetro por cima. As lampadas de led q testaram no carro são alimentadas a 12V, quase de certeza q terão uma resistencia em serie dentro do proprio involucro, senão os leds :idea: pumm
 
plainas disse:
semttulokic.jpg


Deixo aqui uma imagem dos testes q fiz, acima da fonte de alimentação é o circuito com led e resistencias, abaixo com uma lampada normal de 12V/5W, como podem ver a corrente nos dois circuitos apenas tem uma pequena variação, contudo simulei com um led normal, presumo q essas lampadas q testaram no carro tenham mais que um led..
A resistencia em série com o led serve para fazer queda de tensão aos terminais do led já q este funciona com cerca de 1,5 a 2V como podem ver no voltimetro por cima. As lampadas de led q testaram no carro são alimentadas a 12V, quase de certeza q terão uma resistencia em serie dentro do proprio involucro, senão os leds :idea: pumm

sim sao de mais de um led, sao 5 leds,mas na totalidade da 1W como as outras, e esta semana vou buscar as de 4W e 30ohms e espero que se resolva... ;)
 
Boas, hoje foi a loja buscar as resistencias, e trouxe logo 2 tipo delas, as de 4W 33ohms e as 4W 100ohms. O problemas e que meti as duas, 1º as de 33ohms e depois as de 100ohms e nepia o problema e o mesmo. tenho mesmo que medir pa saber qual a melhor resistencia... :S :S :S :S
 
Back
Top