Ler com atenção e votar só no Fim - Foto do Mês e "A Regra"

Qual a regra mais correcta ??

  • A - Manter a actual, mesmo que não seja justa para todos. Eu não concordo que o Photoshop seja neces

    Votes: 0 0,0%
  • A - Deve ser permitido corrigir tons de cor, crop, exposições,saturação, etc, mas não deve ser permi

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    1
PEREIRA disse:
by the way, ..... tu és um dos infractores e ainda ninguém te disse nada..... :roll: :roll:

é pra veres a minha ignorância a trabalhar com fotos... :D :oops:
mas se bem me lembro acho k só a passei para preto e branco.. :roll: se isso for edição gráfica não sabia amigo... :D altera-se já... ;) (pela 2ª vez :D)
mas eu voei na segunda opção porque acho k não é justo poder-se fazer alterações, pois assim conseguem-se fotos de grande nível, e gajos como eu que não percebem nada de photoshop ou outro programa, ficam em desvantagem... :roll: :roll:
 
por mim era a segunda, até porque mesmo sabendo trabalhar em photoshop é preciso saber usa-lo com conta peso e medida, e isso faz parte do processo para obter uma boa fotografia. S encher uma foto de efeitos o mais provavel é estraga-la! Ja ediçao grafica como lhe chamas, é alterar a realidade e como tal ja n faz mt sentido.
Assim passava-se ao nivel seguinte da evoluçao, porque neste modelo nao saimos da cepa torta....alias, se alguem disser que aprendeu alguma coisa com este concurso, nos ultimos tempos, é porque nao sabe usar a net de certeza!
Por ultimo, acho ridiculo andarem a editar as fotografias ás escondidas para ganhar um premio simbolico.
Tb ha a questao da educação de quem vê as fotos e vota, porque ja se viu que a maioria ganha so pq o carro da foto é fixe ou porque tem um efeito qq diferente das outras, mesmo que nao tenha sentido nenhum.
Recentemente, lembro-me da foto do user que pos o carro dentro do lago e tudo logo a dizer que espectaculo!!! Até fiquei a pensar que a Audi ja fazia barcos.
Mas isso ja sao outros 20
 
wochi disse:
Por ultimo, acho ridiculo andarem a editar as fotografias ás escondidas para ganhar um premio simbolico.

:eek: :eek: :eek:

mas o concurso tem premio para o vencedor???? :eek: :eek: :eek:

ora aí está uma coisa que eu nao sabia :| :|

:D
 
wochi disse:
por mim era a segunda, até porque mesmo sabendo trabalhar em photoshop é preciso saber usa-lo com conta peso e medida, e isso faz parte do processo para obter uma boa fotografia. S encher uma foto de efeitos o mais provavel é estraga-la! Ja ediçao grafica como lhe chamas, é alterar a realidade e como tal ja n faz mt sentido.
Assim passava-se ao nivel seguinte da evoluçao, porque neste modelo nao saimos da cepa torta....alias, se alguem disser que aprendeu alguma coisa com este concurso, nos ultimos tempos, é porque nao sabe usar a net de certeza!
Por ultimo, acho ridiculo andarem a editar as fotografias ás escondidas para ganhar um premio simbolico.
Tb ha a questao da educação de quem vê as fotos e vota, porque ja se viu que a maioria ganha so pq o carro da foto é fixe ou porque tem um efeito qq diferente das outras, mesmo que nao tenha sentido nenhum.
Recentemente, lembro-me da foto do user que pos o carro dentro do lago e tudo logo a dizer que espectaculo!!! Até fiquei a pensar que a Audi ja fazia barcos.
Mas isso ja sao outros 20

X2
Ora aí está uma verdade, verdadinha...

Echoes disse:
:eek: :eek: :eek:

mas o concurso tem premio para o vencedor???? :eek: :eek: :eek:

ora aí está uma coisa que eu nao sabia :| :|

:D

Tá nas regras pá... :eek: :p :p

ai ai ai... :D
 
Garcia A3 disse:
é pra veres a minha ignorância a trabalhar com fotos... :D :oops:
mas se bem me lembro acho k só a passei para preto e branco.. :roll: se isso for edição gráfica não sabia amigo... :D altera-se já... ;) (pela 2ª vez :D)
as regras actuais permitem TIRAR a foto a cores ou a preto e branco, ,PORQUE NAO É PERMITIDO A EDIÇAO POSTERIOR que foi o que tu fizeste. tiraste a foto a cores e depois passaste-a para preto e branco, processo este que pode ser realizado de diversas maneiras diferentes....

mas eu votei na segunda opção porque acho k não é justo poder-se fazer alterações

bom, de facto o teu problema nao está na ignorancia de trabalhar as fotos mas sim na dificuldade de leitura PORQUE a segunda opção (A QUE TU VOTASTE) é precisamente a favor de permitir estas pequenas correcçoes e ajustes nas fotos....

, pois assim conseguem-se fotos de grande nível, e gajos como eu que não percebem nada de photoshop ou outro programa, ficam em desvantagem... :roll: :roll:

isto, além de nao ser verdade é desculpa de preguiçoso porque o photoshop nao faz milagres. se a foto é má vai continuar a ser má, independentemente do que lhe fizeres no photoshop. quanto ao saber ou nao saber fazer estes ajustes, isso é desculpa porque qualquer programa básico de guardar fotos no pc já permite fazer estes ajustes simples à distancia de um click do rato e de forma automática, portanto, nao há desculpa...
 
nem de proposito surgiu esta foto "ali ao lado"

monte10-ogier35.jpg

nao tem nada de muito elaborado a nível de ajustes de cores, etc
nao tem nenhum fundo estonteante, antes pelo contrario, o nevoeiro cerrado preenche quase todo o campo de fundo
:idea: e no entanto, olha-se para a imagem e ela faz duas coisas importantes
:arrow: prende o olhar de quem observa
:arrow: e "fala" com o observador

ficamos a tentar avaliar se o carro teria de facto acabado por capotar, ou se por outro lado o condutor o conseguiu de alguma forma recuperar do inevitável..

esta É UMA BOA FOTO e não é preciso ser nenhum "mestre do photoshop" para fazer uma foto destas.. foi tirada no momento certo...

Agora imaginem que naquele momento a máquina do fotógrafo estava 1 stop mais abaixo (a foto iria ficar mais escura).
Acham que a deveria destruir quando bastava subir 1 stop de exposiçao no computador para a foto ficar com este aspecto e não se perder o momento??


**********************************************************************
já por outro lado, uma foto destas nao tem razao de ser num "concurso" deste género..
bipolar.jpg

 
Então, so por titulo de exemplo e para explicar melhor o objectivo, a quem não percebeu, pegas na tua imagem deste mês e pões a imagem segundo as novas regras (B).. ;) (espero que não te importes.. :p)

Imagem Original:

dsc0120p.jpg
 
PEREIRA disse:
nem de proposito surgiu esta foto "ali ao lado"

monte10-ogier35.jpg

nao tem nada de muito elaborado a nível de ajustes de cores, etc
nao tem nenhum fundo estonteante, antes pelo contrario, o nevoeiro cerrado preenche quase todo o campo de fundo
:idea: e no entanto, olha-se para a imagem e ela faz duas coisas importantes
:arrow: prende o olhar de quem observa
:arrow: e "fala" com o observador

ficamos a tentar avaliar se o carro teria de facto acabado por capotar, ou se por outro lado o condutor o conseguiu de alguma forma recuperar do inevitável..

esta É UMA BOA FOTO e não é preciso ser nenhum "mestre do photoshop" para fazer uma foto destas.. foi tirada no momento certo...

Agora imaginem que naquele momento a máquina do fotógrafo estava 1 stop mais abaixo (a foto iria ficar mais escura).
Acham que a deveria destruir quando bastava subir 1 stop de exposiçao no computador para a foto ficar com este aspecto e não se perder o momento??

Vocês esquecem-se da parte que realmente devia de ser importante no concurso...

A imaginação da pessoa para compor a foto

Essa foto de imaginação não teve nada. foi só oportunidade. sorte no disparo ( ou varios disparos )

Mas por exemplo as fotos mais recentes do mike69 teem demonstrado um trabalho extra em fazer algo engraçado ( meter o carro dentro de agua :D )
Ajustar as tonalidades.... sim talvez se deva deixar fazer isso
mas mesmo agora é dificil distinguir uma foto trabalhada de uma não trabalhada
imaginem distinguir a foto que só foi tons, da foto que levou um photoshop mais pesado.

eu acho k até uma foto com o telemovel tem mais valor que uma com uma makina fotografica xpto ou que levou photoshop
desde que o objecto da foto tenha algum sentido.
 
orugas disse:
Vocês esquecem-se da parte que realmente devia de ser importante no concurso...

A imaginação da pessoa para compor a foto

Essa foto de imaginação não teve nada. foi só oportunidade. sorte no disparo ( ou varios disparos )

Mas por exemplo as fotos mais recentes do mike69 teem demonstrado um trabalho extra em fazer algo engraçado ( meter o carro dentro de agua :D )
Ajustar as tonalidades.... sim talvez se deva deixar fazer isso
mas mesmo agora é dificil distinguir uma foto trabalhada de uma não trabalhada
imaginem distinguir a foto que só foi tons, da foto que levou um photoshop mais pesado.

eu acho k até uma foto com o telemovel tem mais valor que uma com uma makina fotografica xpto ou que levou photoshop
desde que o objecto da foto tenha algum sentido.
estas a contradizer-te....qual é o sentido de um carro a sair da agua?
 
wochi disse:
estas a contradizer-te....qual é o sentido de um carro a sair da agua?


x2

embora se possa achar "engraçado" vê-se que foi propositado e termina ali.

orugas:
além disso, a fotografia tem diversas áreas e não tem que se prender apenas com a fotografia de composição como o caso das fotos do mike69 (e nao só)...

essa foto do rali é uma boa foto porque regista 1 momento, e além disso não é absoluta por isso não consegues tirar conclusões objectivas acerca do que realmente aconteceu... já para quem presenciou a cena traz toda uma cadeia de lembranças visuais e emocionais que numa fracção de segundo as fazem vivenciar o momento uma segunda vez...

kobaiin: (s calhar queres corda, ou se calhar não mas :roll: ..... eu vou-me dar ao trabalho.... ;)

como deves ter visto no primeiro post, tens lá todos os exemplos que precisas do que se pode fazer ou não usando as novas regras.
no caso que referes da 2ª opção basta olhares entre a primeira foto e a segunda em que foi dado um pequeno ajuste.

mas usando essa foto que foi mesmo só por ter estado a chover/nevar que a tirei e que ainda por cima estava com o balanço de brancos na máquina mudado para tungsténio por causa de umas fotos que tinha estado a fazer antes e não acertei porque foi só disparar e tirar a máquina da chuva. só vi o resultado em casa..
como podes reparar a foto era (e é...) digna do caixote do lixo (e a original (essa que aí vês já foi mesmo para o lixo porque nao tencionava mantê-la).

de qualque forma, e pegando nessa mesma foto, pode-se fazer uma ligeira mudança para isto por exemplo, e se examinares o exif da foto nem sequer usei o photoshop... usei o gimp, e nem sequer me familiarizo muito com ele....mas serviu para o efeito...

cb2.jpg

By filipemsmp at 2010-01-22

como podes ver, numa foto má, não é nenhum programa de edição que te vai fazer ganhar vantagem no que quer que seja... ;)
 
Não sou eu que tou com dúvidas.. ;)

Era só para te por a trabalhar um bocadinho... :p :p

Mas exemplifica o facto de uma foto menos conseguida (palavras tuas) para uma alteração que pode salvar alguma coisa dessa foto.. ;)

A que puseste em cima (da gaja) não era má de todo e a alteração não gostei.. :roll: :p
 
kobaiin disse:
Não sou eu que tou com dúvidas.. ;)

Era só para te por a trabalhar um bocadinho... :p :p

Mas exemplifica o facto de uma foto menos conseguida (palavras tuas) para uma alteração que pode salvar alguma coisa dessa foto.. ;)

A que puseste em cima (da gaja) não era má de todo e a alteração não gostei.. :roll: :p

repara por exemplo na foto de participação do edgar (egasrs)
a ideia foi dele, a composição e tal. fez esta foto.
DSCF0488copy.jpg



com um pequeno ajuste nas altas luzes, dando alguma vivacidade às cores e aumentando ligeiramente o desfoque na bola, diz lá se a foto não ficou melhor. e continua a preservar tudo o que tinha inicialmente! ;)


egas2.jpg
 
SLR: 600euros
Miniatura Audi: 5euros
Bola de natal: 1,5euros
Traduzir "Highlights" para "altas luzes": PRICELESS!!


:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
 
sim, sim ..... deve ser deve... :p :p

deves ser daqueles que acha que tudo o que é de fora é que é bom.. :D... nao podemos passar a vida a usar estrangeirismos quando temos termos proprios para usar.... ;)
 
Back
Top