Ler com atenção e votar só no Fim - Foto do Mês e "A Regra"

Qual a regra mais correcta ??

  • A - Manter a actual, mesmo que não seja justa para todos. Eu não concordo que o Photoshop seja neces

    Votes: 0 0,0%
  • A - Deve ser permitido corrigir tons de cor, crop, exposições,saturação, etc, mas não deve ser permi

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    1
por defeito do fórum, foi cortada parte da frase da 2ª opiniao da poll
aqui fica o que falta:
zer este tipo de ajustes e correcções que já eram feitas no sistema antigo da era do filme.


Bom, vamos por partes:
A famosa regra do concurso de fotografia do mes tem gerado alguma controvérsia, em parte porque não é adequada à realidade da fotografia dos dias de hoje, e também porque é constantemente infringida por diversos participantes e mesmo assim esses actos passam em branco nas maos do juri, até porque este nao tem quaisquer meios adequados a controlar esta mesma regra.
Claro que mais que tudo, isto devia ser uma questao de consciencia individual mas está visto que isso nao existe.. Desta forma proponho o seguinte, esclarecemos aqui as coisas para toda a gente e vemos depois o que o júri tem a dizer a respeito disto.

arrow: Todos sabem que no tempo do rolo era obrigatório o filme passar na camara escura (quarto da lampada vermelha) e sofrer uma série de processos e técnicas para que a foto final fosse de melhor ou pior qualidade, tivesse mais ou menos luminosidade, etc..
Hoje em dia isso tem que ser feito num computador porque o filme foi substituido por cartoes de memória e a revelação acontece de forma digital através de software apropriadamente criado para o efeito.
O photoshop é um deles mas existem muitos outros.
:arrow: É um facto que qualquer foto que seja trabalhada num destes softwares grava em si mesma informações acerca destas mesmas alterações, e estes dados podem ser lidos mais tarde por aplicações próprias para esse efeito.
:arrow: Mas também é facto que estas mesmas informações podem ser apagadas para que mais tarde não se consiga saber quase nada acerca delas.
:arrow: No entanto há outra questão: quem tem uma máquina SLR Reflex Digital sabe que pode fotografar em formato RAW em vez do tradicional JPG. Isto permite fotografar mesmo que as condições não sejam as ideais ou que não haja tempo para estar a definir a abertura correcta, ou o tempo de exposição ideal para que a foto fique boa, porque na verdade o formato RAW regista todas as informações do momento e guarda-as todas. Depois no computador ao ver a foto, o proprio software de transferencia das fotos da máquina para o computador, abre uma janela propria que permite controlar todos os aspectos da foto como, o balanço de brancos, o tempo de exposição, a saturação, a vibrancia das cores...enfim, todas aquelas coisas que podiam (e deviam) ter sido acertadas na altura de disparar a foto, podem agora ser facilmente corrigidas no software, e em termos de informação registada, a foto fica exactamente tão original como se tivesse sido tirada assim logo na altura em que foi disparada.
Um procedimento "parecido" pode ser executado sobre um JPG em photoshop mas aqui (se o autor nao souber apagar intencionalmente o seu rasto) estes registos vao ficar na foto como pós-produção e dessa forma vai ser considerada invalida a sua foto "porque foi editada".

:arrow: outras coisas se podem fazer com a ediçao como tornar a foto surreal, quer através de introdução de elementos, montagens, etc...tudo o que faça a foto deixar o seu ambiente real e natural. Chamemos a isto edição Gráfica, e isto sim, pode ou não ser considerado regra para que não seja introduzido nas fotos.


Antes de votarem, se tiverem ainda alguma dúvida, perguntem aqui para se esclarecerem e depois votem no que acham ser o mais correcto e adequado à realidade actual.

Exemplos (apenas alguns) do que deve ser permitido e do que deve ser considerado edição gráfica e permitido ou não permitido.

Foto original - permitido
carro.jpg

Correcção de cores e contraste - permitido
coresecontraste.jpg


Filtro artístico - edição grafica e permitido ou nao permitido
filter2.jpg


Filtro artístico - edição grafica e permitido ou nao permitido
filter1h.jpg


 
Eu tenho 8)

Ora bem independentemente da minha participação ser nula acho que para concorrerem para foto do mês só se deve utilizar as unicas funções da máquina (macro/ tempos de exposição/abertura de lente/etc/etc...) e depois podendo ser retocada unica e simplesmente os contraste, saturações e eventualmente crop's para ''limar arestas'' necessarias ao enquadramento da mesma.....com isto tudo já se mostram belissimas fotos mostrando a realidade da mesma.

ok,ok o photoshop faz maravilhas mas como dizes e muito bem, para mim tira a realidade do objecto que estamos a captar.

depois tirar fotos (boas ou más) toda a gente sabe tirar, quanto ao photoshop ou a outras ferramentas dentro deste campo já nem toda a gente tem capacidades para usufruir delas :roll:
 
já votei... :D

e concordo com tudo o k o via3 disse... :twisted: :twisted:
eu participei no concurso e alterei apenas a foto para preto e branco ou sépia ou o k lá aquilo é...
tenho photoshop mas tb nao percebo nada dauilo pra alterar as fotos... :p :p :p
 
Na minha opinao ou se pode fazer tudo ou nao se pode fazer nada...eu pessoalmente gosto de brincar com o photshop mas tb sou da opiniao de k se é um concurso de fotografias elas devem ficar como são tiradas.uma coisa e certa, com uns retoques em photoshop ou outro prog kalker conseguem-se por as fotos a um nivel mais elevado. pq nao fazer a experiencia das 3 situaçoes e dps resolver qual a melhor?
 
É um "concurso" de fotografia e não de edição gráfica.. :roll:

Portanto, por mim deve manter-se como está.. (A)
 
acho que se continua a fugir ao cerne da questao. :S

manter a regra actual é no mínimo absurdo porque continua a haver quem não cumpra :roll: e continua a não haver quem consiga controlar isso. :|

daí a sugestão de se permitir os ajustes convencionais que o viaa3 mencionou ;) , e deixando de parte tudo aquilo que o photoshop também permite mas que vem tirar a realidade àquilo que se pretendeu fotografar. :idea:

assim, há quem diga que é justo manter tudo como está mas continua às escondidas a fazer ajustes nas fotos que coloca.... :roll: é um bocado incoerente mas ok...



kobaiin disse:
É um "concurso" de fotografia e não de edição gráfica.. :roll:

Portanto, por mim deve manter-se como está.. (A)

o que se pretende é manter a edição gráfica de fora.

quanto ao resto, sao apenas ajustes que toda a vida existiram no mundo da fotografia desde o tempo do rolo, e que apenas sao feitos de forma diferente, logo, dizer que ajustar exposição é edição gráfica e deve ser proibido nao tem logica nenhuma.

além disso, em qualquer concurso de fotografia nem sequer é posto em causa o uso de software de fotografia uma vez que isso faz parte da fotografia, tal como fotografar em rolo e proibir o uso dos reagentes na camara escura. no mínimo ridículo !!
 
Garcia A3 disse:
já votei... :D

e concordo com tudo o k o via3 disse... :twisted: :twisted:
eu participei no concurso e alterei apenas a foto para preto e branco ou sépia ou o k lá aquilo é...
tenho photoshop mas tb nao percebo nada dauilo pra alterar as fotos... :p :p :p

by the way, ..... tu és um dos infractores e ainda ninguém te disse nada..... :roll: :roll:
 
2ª opção, porque aparentemente há pessoas a fazer isso e estão a tomar vantagem sobre os outros e para se tentar aumentar a qualidade do concurso de fotografia que a meu ver é terrivel... Para muitos qualquer foto serve para meter ali, sem haver o mínimo de esforço para apresentar uma foto minimamente decente...

(btw, acho que quem consegue saber se as fotos são editadas ou não devia tornar isso publico ou pelo menos reportar ao moderador para que as fotos sejam retiradas se a regra se mantiver assim)
 
Se não consegues controlar a situação e impedir que sejam postas fotos editadas de formal "ilegal" com a regra actual, quanto mais se for permitida a optimização da imagem.. :roll:

Podia-se muito bem impor essa nova regra (B), mas se houvesse o controlo adequado á situação e se soubessemos que todos iriam respeitar isso.

Nem com o novo método de usar um tema são cumpridas as regras, quanto mais andar a controlar quem edita de mais ou não..

É como dizes, é importante por parte dos users que colocam as imagens ter um pouco de consciência em não fazer isso, mas também é desrespeito perante os restantes que manteram a imagem original, ver fotos editadas, mas pior ainda, não sendo chamados à atenção ou então a não retirarem as imagens deles do tópico..

Por mim acho que o juri não está a ser muito restrito e acho que a 1ª coisa começa precisamente por aí.. :roll:

Mesmo antes de se mudar o que quer que seja..
 
eu votei na segunda, pois acho que fazer um equilibrio automático de cores nao vai aletarar grande coisa, e como diz o autor do tópico, há quem o faça e não há como controlar.

portanto essa pequena alteração acho que nao é problema

quanto à edição grafica NO WAY ia desvirtuar o concurso ;)
 
Qualquer ajuste de uma forma simples como ''luminosidade, contraste, saturação ou cor'' pode ser ajustada para equilibrar somente foto porque o flash convencional (frontal) nem sempre é o mais adequado......para mim em nada interfere na realidade do ''disparo/clik'' que foi feito, o momento/enquadramento mantem-se não tirando a originalidade à foto!

Não esquecendo que o redimensionamento por vezes obriga ao melhoramento que acabei de referir por causa de se perderem algumas prioridades da foto (baças/gramas/tremido,etc,etc) :roll:
 
Finalmente acho que se começa a perceber onde eu queria chegar....


mas ainda há aqui alguém confuso: ó kobaiin pensa lá bem no que disseste a ver se tem alguma lógica...
kobaiin disse:
Se não consegues controlar a situação e impedir que sejam postas fotos editadas de formal "ilegal" com a regra actual, quanto mais se for permitida a optimização da imagem.. :roll:

....se a nova regra permite corrigir a foto, então já não há truques escondidos por ninguém para serem detectados, não achas ???


Podia-se muito bem impor essa nova regra (B), mas se houvesse o controlo adequado á situação e se soubessemos que todos iriam respeitar isso.

se a minha avó tivesse ******* era meu avô..... - n leves a mal isto mas tenta perceber que é precisamente por as coisas não funcionarem como uma utopia que tem que ser remodeladas...


Nem com o novo método de usar um tema são cumpridas as regras, quanto mais andar a controlar quem edita de mais ou não..

...outra vez?????????
com a regra B deixa de haver necessidade de controlar isso PORQUE PASSA A FAZER PARTE....




É como dizes, é importante por parte dos users que colocam as imagens ter um pouco de consciência em não fazer isso ERA MAS NÃO O FAZEM , mas também é desrespeito perante os restantes que manteram a imagem original, E É MESMO POR CAUSA DISSO QUE SE ESTÁ A TENTAR MUDAR... ver fotos editadas, mas pior ainda, não sendo chamados à atenção ou então a não retirarem as imagens deles do tópico..

Por mim acho que o juri não está a ser muito restrito e acho que a 1ª coisa começa precisamente por aí.. :roll:

Acho que o jurí não deve ser culpado já que não o faz por maldade mas sim por não ter meios para fazer melhor. quando muito poderia ser culpado por negligência.... ALIÁS, este jurí, quando isto começou ofereceu-se apenas para ser patrocinador e oferecer o "prémio". As outras decisões deveriam ser tratadas por alguém mais capaz na matéria.... (mas isto já é só uma opinião minha mais nada...)

Mesmo antes de se mudar o que quer que seja..
 
Back
Top