Erros na A4 B6 - CLIMATRONIC V71

Re: Erros na A4 B6

Boas Pessoal,
Já alguém tem novidades acerca deste post??
Com a ajuda do lucianorato que me enviou as instruções do elsawin para desmontar o V71 estive a lubrificar todos os nós de plástico que ligam aos flaps. Consegui anular aquele barulho que fazia "squuuuuueeeeeeeeeeeeeeeze" (não sei se mais alguém tinha??)...mas o erro vai e vem.. ou seja mantém-se intermitente. Continuo a ouvir depois de desligar a ignição o barulho a "conta gotas" do motor a virar os flaps....
Agora ao ver o esquema do etka fiquei com uma dúvida...
pmgoliv disse:
Preços ainda não sei.
Referência é esta: 8E1 820 511F

Imagem do Etka (assinalada com a oval):
motorv71oj7.jpg


Cumps,

Têm a certeza que é o servomotor assinalado com o nº 2 ou o que está assinalado com o nº 3??
Relativamente a um group buy... há realmente alguém interessado??
 
Re: Erros na A4 B6

O V71 é o que está assinalado com o nº2. O nº3 tem outra referência, V113:

2 8E1820511F
actuator motor for air flow flap
lhd light blue V71 /

3 8E1820511D
positioning motor for recirculated air operation
lhd blue V 113 /

Quanto ao group-buy, por aquele preço que o audistore indicou, só o mudo quando berrar de vez...
 
Re: Erros na A4 B6

ok... então:
Address 08 -------------------------------------------------------
Controller: 8E0 820 043
Component: A4 Klimaautomat 0712
Coding: 00000
Shop #: WSC 63351
2 Faults Found:
01274 - Air Flow Flap Positioning Motor (V71)
41-10 - Blocked or No Voltage - Intermittent
00604 - Potentiometer Positioning Motor for Air Flow Flap (G113)
30-10 - Open or Short to B+ - Intermittent

...tanto o 1ºerro como o 2º têm a ver com o V71? ... a minha confusão tem a ver com o facto de existir a refª V113 e no 2º erro ser assinalado um G113... não estão relacionados :?: :?:
..Outra coisa ... quando desmontei o porta luvas para lubrificar aquilo reparei realmente nos 2 motores. O V71 é o que está mais para cá ..tem 3 parafusos de apoio....e o V113 é o q está mais afastado :?: ... já agora o que faz o v113?
 
Re: Erros na A4 B6

Eu tenho um problema maior. Andava a tentar arranjar o V71 e agora pifou o V70 (ou seja a ventoinha à direita do V71 que empurra o ar para o habitáculo). Conclusão: AC OFF.
E por este andar, vão-me ir ao bolso.

Contactei a Bosch para me venderem o V71 e apesar de a referência aparecer nos catálogos deles, só vendem para a marca!?!?!? E ESTA HEIM ?!?!?!? :evil:
 
Re: Erros na A4 B6

Contactei a Bosch para me venderem o V71 e apesar de a referência aparecer nos catálogos deles, só vendem para a marca!?!?!? E ESTA HEIM ?!?!?!? icon_evil
Mas será só a loja que contactas-te? Não me parece que eles estejam com essas coisas quando toca a ganhar dinheiro...Aliás nem sei se é legal fazerem isso :x
 
Re: Erros na A4 B6

linuxmad disse:
Mas será só a loja que contactas-te? Não me parece que eles estejam com essas coisas quando toca a ganhar dinheiro...Aliás nem sei se é legal fazerem isso :x

Eu só contactei uma loja. E isto não foi resposta directa. O sr ficou de me ver o preço, e quando liguei ao fim do dia para saber, tive esta resposta.
Se conheceres alguma que venda, posta aqui o preço, sff.
 
Re: Erros na A4 B6

Cfidalgo disse:
Ola´peesoal!
sempre que ligo a chave na minha b6, ouço um barulho tipo, um abrir de qualquer coisa..........ooooouuuuummmtrrrrrr(lol).....desculpem a ignorancia.....é normal?

A minha faz o mesmo...
 
Re: Erros na A4 B6

linuxmad disse:
O pessoal da audistore.pt aqui do fórum deve poder ajudar-te, mas estão de férias até 28/08 .. acho eu...

Ele já colocou por ai o preço. Acho que era 145€ + iva.
 
Re: Erros na A4 B6

linuxmad disse:
ok... então:
...tanto o 1ºerro como o 2º têm a ver com o V71? ... a minha confusão tem a ver com o facto de existir a refª V113 e no 2º erro ser assinalado um G113... não estão relacionados :?: :?:
..Outra coisa ... quando desmontei o porta luvas para lubrificar aquilo reparei realmente nos 2 motores. O V71 é o que está mais para cá ..tem 3 parafusos de apoio....e o V113 é o q está mais afastado :?: ... já agora o que faz o v113?

Não te quero assustar, mas parece-me que tens os dois nas couves... tanto o V71 como o V113.

Quando o V71 está avariado, aparece apenas o 1º erro que colocaste, que é o que acontece na minha A4. O 2º erro é outra coisa, provavelmente o V113.

E o preço acho que é igual ou semelhante nos dois, ou seja, €145 x 2 :icon_eek:

Quanto à colocação do motores, o V71 é o que está mais afastado e ligeiramente acima do outro. Pelo menos foi o que conclui quando fiz uma avaliação visual do problema. Era esse o motor que depois de desligar a ignição ficava com "espasmos".
 
Re: Erros na A4 B6

Fiz umas pesquisas na net por G113 e este aparece sempre relacionado com o V71. Daquilo que depreendo o G113 é um potenciometro que fica alojado dentro do v71....mas não sei :?:

Quanto ao posicionamento do V71... continuo com dúvidas se será o detrás ou o da frente. Aqui fica o ficheiro que o luciano me enviou para o pessoal ver:
http://files-upload.com/files/455976/V71.pdf
 
Re: Erros na A4 B6

linuxmad disse:
Fiz umas pesquisas na net por G113 e este aparece sempre relacionado com o V71. Daquilo que depreendo o G113 é um potenciometro que fica alojado dentro do v71....mas não sei :?:

Quanto ao posicionamento do V71... continuo com dúvidas se será o detrás ou o da frente. Aqui fica o ficheiro que o luciano me enviou para o pessoal ver:
http://files-upload.com/files/455976/V71.pdf

Mas isso confere com o que te disse.

É o que está na vertical, mais atrás. Na foto do pdf que aqui puseste o V113 é aquele que está à direita (o B está escrito por cima).
Por outro lado, o V71 está na vertical, com a ficha por baixo, enquanto que o V113 é praticamente quadrado.
 
Re: Erros na A4 B6

yup.... :oops: parece que tens razão... logo vou ver se saco o bicharoco para limpar o gajo....com spray... e quanto ao G113 é mesmo um componente do v71. Encontrei ainda um post de alguém que abriu um servomotor o V70 (central flap) e que o limpou por dentro. Aqui fica:
Mike,

I confused the central flap motor and the temperature flap motor. You
have an easy access to the last one as described in the posts from other
listers. First remove the servo and check if the linkage moves without
the motor. Before rebuilding the motor, you want to be sure the linkage
or flap is not jammed. If the linkage moves with the motor removed, it's
time to rebuild the motor.

- Find a 5 or 6V DC power supply (any adaptor with 5 or 6V will do - do
not use 12V on these motor, they are rated for 7.2V or so and will burn
with 12V), a sandy eraser like the pink one at the end of pencil, a
cutter, some white grease and a dremel.
- First, remove the cover of the motor assembly: a few screws and 4
snaps if I remember well. Remove the cover slowly over a clean area as
one of the internal gears has its pivot on the cover. The gears are
greased and will catch any particles it will fall on, and you don't want
that.
- Then, disconnect and remove the electrical motor.
- Remove the brushes and springs on the motor. Once again, work over a
clean area as the springs have a strong tendency to fly around.
- Clean the contact surface of the brush with the eraser. The surface
should be a shiny orange gold once cleaned.
- Cut the pink eraser in the same shape as a brush but longer. Insert
the eraser where the brush usually goes. Make sure the eraser slide
easily in the brush holder. You want to be able to remove it at the end!
- Place the axle of the motor in the dremel and turn the rotor at the
lowest speed while gently pressing on the eraser. A few seconds should
be enough to clean the commutator. Do not "clean" too much as the
commutator have a very thin layer of metal.
- Blow on the commutator to remove eraser particles.
- Reinstall brushes and springs
- Put a very little drop of white grease on each bushing and remove the
excess with a paper towel or any other absorbing material. You'd better
not to use the white grease on the plastic gears in the motor assembly.
Some plastic gear materials require special silicone grease. I don't
know for the gear used in the HVAC motors but you'd better not take a
chance.
- Apply 5-6v on the motor to make sure it works flawlessly with only
small sparks. If the sparks are bigger than 1-2 mm, check the commutator
and brushes for trapped particles. If the motor miss, check for
particles in the motor cage.
- Reinstall the motor in the assembly, reinstall the cover with the gear
and that's it.

I have rebuilt the first HVAC motor more than 18 mo. ago and it's still
working perfectly.

Estou a ficar inspirado :twisted:
 
Back
Top