[DIY] Prensa molas + Amortecedores

Re: Prototipo de prensa molas

ou então não está correcto e alguem se vai maguar :p

nad como tirar o conjunto fora e trabalhar á vontade

mas isto sou eu(leigo) a falar
Pois por isso perguntei, lixo na net há às toneladas!

Se tiver posts duplicados peço desculpa que isto está a aparecer-me que o post ficou sob moderação não sei porque!
 
Re: Prototipo de prensa molas

Pah, as opiniões, cada um faz com elas o que quiser mas...

Já mais que um user aqui te aconselhou a sacar tudo fora antes, ou é pk trabalham todos pro mesmo ou aprenderam todos no mesmo sitio ou então pk é mesmo a melhor e mais segura maneira de fazer as coisas ;)
 
Re: Prototipo de prensa molas

Ok, assim farei.
Como costumam depois "apertar" as molas? Berbequim, pistola pneumática...?
 
Re: Prototipo de prensa molas

Ok, assim farei.
Como costumam depois "apertar" as molas? Berbequim, pistola pneumática...?
Á mão com uma chave na cabeça sextavada do veio da "ferramenta de apertar" as molas,não necessitas de fazer assim tanta força como estás a imaginar,o veio roscado multiplica a força que fazes na chave e aplica-a sobre a mola reduzindo o esforço.
O macaco que deverás ter no carro para mudar a roda em caso de furo é um bom exemplo de como funciona,a manivela que tens para rodar o macaco é pequena e no entanto consegues levantar o carro aplicando apenas a força de braço sobre a dita manivela certo?
No grampo de molas passa-se exactamente o mesmo
 
Re: Prototipo de prensa molas

Caros colegas, abri este topico a fim de poupar na peça em questao mas estou a ver que ha alguma confusao em relaçao ao substituir o amortecedor, no meu entender , desapertamos a roda, levantamos com o macaco, colocamos a perguiça de um lado e do outro, desapertamos os parafusos em baixo, de seguida em cima,
o conjunto do amortecedor é todo ele retirado , de seguida é colocado no torno , com a prensa comprime-se a mola em ambos os lados para dar folga aos pratos e podermos desapertar a porca , retirando a porca, retira-se a mola com a prensa ainda a comprimir , retira-se o velho amortecedor do torno e coloca-se o novo fazendo tudo do modo inverso! Esclarecido? :)
 
Re: Prototipo de prensa molas

Caros colegas, abri este topico a fim de poupar na peça em questao mas estou a ver que ha alguma confusao em relaçao ao substituir o amortecedor, no meu entender , desapertamos a roda, levantamos com o macaco, colocamos a perguiça de um lado e do outro, desapertamos os parafusos em baixo, de seguida em cima,
o conjunto do amortecedor é todo ele retirado , de seguida é colocado no torno , com a prensa comprime-se a mola em ambos os lados para dar folga aos pratos e podermos desapertar a porca , retirando a porca, retira-se a mola com a prensa ainda a comprimir , retira-se o velho amortecedor do torno e coloca-se o novo fazendo tudo do modo inverso! Esclarecido? :)
+/- isso

adicionando a parte de teres de soltar alguns dor braços de suspenção para poderees prosseguir no trabalho ;)
 
Re: Prototipo de prensa molas

Ola pessoal , entretanto vou colocando wd-40 em todos os parafusos , devem estar calcionados ..... :)
 
Last edited:
Re: Prototipo de prensa molas

passa tb os parafusos numa escova de aço e dep+ois um pouco de loctite(não sei se é assim que se escreve) antes de apertar ;)
 
Re: Prototipo de prensa molas

passa tb os parafusos numa escova de aço e dep+ois um pouco de loctite(não sei se é assim que se escreve) antes de apertar ;)

Ola Egas obrigado pela dica , mas o loctite é para lubrificaçao? (acho que ja vi isso mas pareceu-me para fixaçao de roscas) mas devo estar errado.... :)
 
Re: Prototipo de prensa molas

É memso para depois de apertado não haver tendencia a desapertar

de origem já vem tb com isso ;)
 
Re: Prototipo de prensa molas

Entendo , a avant veio para as minhas maos ja equipada com os famosos amortecedores sensatrack da Monroe ... como deves calcular parece um barco pois ja deram o que tinham a dar ha muito tempo ,nem lhe senti o gosto ... logo presumo que nao sejam os de origem porque ao olhar aos parafusos no topo vejo que ja foram mexidos , talvez nao tenham a tal cola , só assim nao dificulta o trabalho quando for a tirar os mesmos :).
Os amortecedores que tenho para montar sao da marca BOGE a gás , comprados novos ao user DinisRx, que desde ja agradeço o facto de ter sido 5 estrelas na sua prestaçao desde o aconselhamento ate a finalizaçao da venda :)

Salvo erro, as sport pre-restyling são equipados com essa marca... no restyling passou para a Sachs.
 
Re: Prototipo de prensa molas

talvez nao tenham a tal cola , só assim nao dificulta o trabalho quando for a tirar os mesmos :).
A cola ajuda a não desapertar facilmente mas tb a não calcinar

o que acontece muitas vezes e depois só á base da pancada é que saem ;)
 
Back
Top