[DIY] Prensa molas + Amortecedores

Boas users , estou para trocar de amortecedores na minha a4 b5 , o problema é que o mecanico nao se fica por meias medidas e quer 120 euros para o fazer .... Resultado .... depois de penar um pouco dei asas a um projecto de uma peça relativamente parecida às que possam existir no mercado , mas esta é a custo zero :) uma prensa para comprimir as molas dos amortecedores, falta aperfeiçoar mas acho que ira resultar depois de acabada .... o que acham da mesma? na norauto encontro a 25 euros mas assim ainda poupo esse .... pois tb nao é para uso frequente ....

 
Last edited:
Re: Prototipo de prensa molas

Epa, eu não queria desmotivar, mas ainda assim não sei se a mola não vai curvar depois de apertada. Eu não vi muitos prensadores, mas todos os que vi faziam força em pelo menos metade da argola superior ou inferior da mola. Não sei se me estou a fazer entender :S
 
Re: Prototipo de prensa molas

Certissimo , logo eu dizer que se trata de um prototipo , porque terei de fazer outra igual a esta para que isso nao aconteça e tera de levar mais uma unha em baixo para que nao fuja :)
 
Re: Prototipo de prensa molas

AH bom, assim já tem algum jeito de ser. Ainda assim, como vais garantir que as duas roscas andem ao mesmo tempo?
 
Re: Prototipo de prensa molas

AH bom, assim já tem algum jeito de ser. Ainda assim, como vais garantir que as duas roscas andem ao mesmo tempo?

É assim , a porca de cima com a unha funciona com rosca normal , a porca inferior com unha nao tem rosca sendo movida pela porca que se encontra mais abaixo neste caso a penultima porque a ultima esta soldada :)
 
Re: Prototipo de prensa molas

As prensas para molas são feitas com aço temperado 10/10, e sabes para quê ? Para não te arriscares a ficar desfigurado.

Quando comprimes uma mola tens que estar com a cara perto dela, nem imaginas a força que tem uma mola comprimida se se parte o teu invento.

Realmente está a pedir muito dinheiro pelo serviço, procura outro mecanico.
 
Re: Prototipo de prensa molas

tenho noçao disso , apesar da mola nao ter de ser totalmente comprimida , só o suficiente para dar folga aos pratos , a norauto tb vende mas é a tal coisa o processo é muito identico , tb posso sondar preços noutros mecanicos , mas o interessante é que parte dos mecanicos nao mexe se nao forem eles a fornecer o material tb ....
 
Re: Prototipo de prensa molas

120€ tá um bocado puxadote mas aconselho-te a procurar alguém que faça mais barato ou alguem que te ajude ou empreste os grampos para as molas,nas de trás não tem grande perigo e praticamente nem é preciso o grampo basta alguem que empurre para baixo um pouco enquanto outro acaba de desenroscar a porca do veio e depois no amortecedor novo repetir o processo para apontar a porca,agora nas molas da frente cuidado pela imagem que tens ai além da duvida se essas garras aguentam a tensão da mola falta-lhes algo muito importante um travão de segurança para não haver o perigo de deslizarem na mola,mesmo que suportem a mola enquanto está em tensão os dois grampos podem deslizar e juntar-se fazendo com que a mola saia disparada e acredita que se uma mola da frente salta enquanto está comprimida e acerta em ti ou em alguém perto tem capacidade para fazer mais que desfigurar e a vida está acima de qualquer valor,é a mesma coisa que levantares o carro com um macaco e ir para baixo do carro sem o calçares primeiro com uns cavaletes,é brincar com a sorte pode nem acontecer nada mas achas que vale o risco?
 
Re: Prototipo de prensa molas

120€ tá um bocado puxadote mas aconselho-te a procurar alguém que faça mais barato ou alguem que te ajude ou empreste os grampos para as molas,nas de trás não tem grande perigo e praticamente nem é preciso o grampo basta alguem que empurre para baixo um pouco enquanto outro acaba de desenroscar a porca do veio e depois no amortecedor novo repetir o processo para apontar a porca,agora nas molas da frente cuidado pela imagem que tens ai além da duvida se essas garras aguentam a tensão da mola falta-lhes algo muito importante um travão de segurança para não haver o perigo de deslizarem na mola,mesmo que suportem a mola enquanto está em tensão os dois grampos podem deslizar e juntar-se fazendo com que a mola saia disparada e acredita que se uma mola da frente salta enquanto está comprimida e acerta em ti ou em alguém perto tem capacidade para fazer mais que desfigurar e a vida está acima de qualquer valor,é a mesma coisa que levantares o carro com um macaco e ir para baixo do carro sem o calçares primeiro com uns cavaletes,é brincar com a sorte pode nem acontecer nada mas achas que vale o risco?

Ola , compreendo perfeitamente e ja ponderei , tudo o que dizes faz sentido , conheço um individuo que é mecanico por conta de outrem , ja falei com ele e ele disponibliza-se para me ajudar , ele arranja os grampos , todos os vossos concelhos sao validos , porque nesta vida antes de agir temos que ponderar se efectivamente é seguro avançar, digamos que foi uma experiencia , mas ha certo material que tem de ser espcifico para o efeito! Obrigado por elucidarem !
 
Re: Prototipo de prensa molas

só o facto de comprimir as molas vai fazer com que elas fiquem mais "rebaixadas"???????? é que tenho a ideia que as molas sao de aço e para que elas ganhem nova forma tem de ser destemperadas e temperadas novamente, ou seja, processo à Zé Sapateiro, comprime a mola dá-lhe calo de maçarico (para destemperar) e quando estiverem ao rubro mergulhar em água fria para choque termico (temperar novamente).

E vais meter umas molas comprimidas no carro??? :wow: :wow: :wow: :wow:
 
Re: Prototipo de prensa molas

ele quer "comprimir" as molas para poder trocar os amortecedores ... se não as comprime .. não as consegue desmontar...
 
Re: Prototipo de prensa molas

ele quer "comprimir" as molas para poder trocar os amortecedores ... se não as comprime .. não as consegue desmontar...

já cá nao esta quem falou.. peço desculpa.. nao entendi ou nao li bem a questão..

assim sendo, força nisso...
 
Re: Prototipo de prensa molas

Os da norauto de 25€ + - sao optimos para a funcao pretendida, pois tem duas " garras " em cada ponta em ambos. esse nao me inspira confiança pois so tem uma garra em cada lado nao fazendo pressao como deveria e escorregará.

OS que comprei na norauto isto em 2006, ja fizeram cerca de 15 servicos de troca de suspençao e até hoje impecaveis. é preferivel gastar mais e ficar com a cara como deve ser, do que ganhar um presente pa vida toda :D
 
Re: Prototipo de prensa molas

Os da norauto de 25€ + - sao optimos para a funcao pretendida, pois tem duas " garras " em cada ponta em ambos. esse nao me inspira confiança pois so tem uma garra em cada lado nao fazendo pressao como deveria e escorregará.

OS que comprei na norauto isto em 2006, ja fizeram cerca de 15 servicos de troca de suspençao e até hoje impecaveis. é preferivel gastar mais e ficar com a cara como deve ser, do que ganhar um presente pa vida toda :D
Neste fim de semana vi na norauto , de facto estou a pensar comprar , eu entendo , torna-se mais pratico e seguro , custa 25 euros ate esta acessivel!:)
 
Re: Prototipo de prensa molas

Eu não conficava muito nisso

se calha mal, calha mesmo mal

tenham cuidado

no sabado passado estive a montar uns coils num carro e utilizei uma peça para prensar as molas caseira

mas só de olhar dava pra ver que não havia problemas e mesmo assim é sempre aquele nervoso miudinho ;)
 
Back
Top