Diverter valve

Pedro, estupidamente, não tinha ainda feito o teste de vacuo por nao ter o manometro e pistola (só fiz o autoteste pelo vagcom e liguei um manometro de turbo as linhas). Mas eis que me lembrei de sugar ar do actuador.
Não é que não consigo fazer vacuo?!?
Ou seja, chupando ar do actuador, eu deveria conseguir ter vacuo na boca, certo? E não acontece.
Faz os logs que te disse e ai percebes o que passa melhor

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Cm FIS control, polar FIS e outro russo q nao me lembra o nome qq pessoa pode fazer tudo o que o vcds faz em termos de diag via CB. Eu uso Fis control e é top

Eu uso o VFIZ especifico para a B6, muito simples de interface mas faz centenas de coisas... comprei exatamente para andar em cima da saude dos componentes do motor etc.

Não é que não consigo fazer vacuo?!?
Ou seja, chupando ar do actuador, eu deveria conseguir ter vacuo na boca, certo? E não acontece.

Sinceramente não acho que tenhas força suficiente com a boca para simulares o vácuo lol :D
Convém fazeres isso com material de teste correcto...
Partindo do pressuposto que tens a MAF N75 e tubos de vacuo e o turbo (vnt ou vgt) em boas condições, só tens mais 4 coisas para isso te dar safe, teres a solenóide ou actuador avariado, que neste caso pode ser a membrana interna, o veio exterior mal ajustado ou o "parafuso" de paragem... qualquer um deles vai dar valores à ECU errados e entra em safe...
um audi lá de casa teve este problema (8L Vp 110) ficou resolvido com a substituição do actuador... não se resolve apenas substituindo a peça em si, tem afinação própria para mais uma vez não dar leituras erradas à ECU... na altura medimos a afinação do antigo actuador que tinha a membrana interna estragada e foi colocada a mesma afinação no novo actuador! Mais uma vez antes de chegar a esta conclusão foi substituída a n75, tubos, limpeza da MAF etc.

ps: quantos anos já tem a tua N75? não são caras e olha que perdem muita qualidade com os anos... já por isso as sucatas as vendem a 5 euros cada usadas lol
 
N75 extras, moram 2 cá em casa. Não é n75, já tentei com outras.

Eu sugar ar do actuador, dá perfeitamente. O vacuo não é muito forte. Consegue-se fazer mover, mas neste caso, eu puxo, e quase nao tem resistencia.
 
Last edited:
N se esqueçam da n249 (se nao me engano no codigo) que em algund 1.9tdi gere a vacuo que a n75 usa para gerir a geometria

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Mas a pergunta é, o actuador não é estanque? Consigo chupar ar do actuador, e nao faz vacuo.

Não me recordo já foi há mais de dois anos... mas acho que se consegues fazer isso tens a membrana rasgada, ou seja, deverias sentir resistencia ou esforço... mas deduzo que estejas a fazer isso com o actuador ainda montado correcto?
Ou seja desligaste o tubo da n75 e estás a sugar o ar... lembra-te que está tudo ligado... atuador veio e palhetas do turbo... quando sugas o ar o veio mexe livremente? se sim... tens esse turbo limpinho limpinho :)
 

Acho que é apenas usada em carros a gasolina com turbo!

O tal teste em que a n75 e o actuador movem mal se liga o carro...


Depois podes ver no resto do video que o aturador não está bom, ou a n75... não precisas de acelerar o carro... é só retirares o tubo de vácuo e voltar a colocar para testares, sempre com o carro ligado!

tens aqui um bom video para veres e perceberes como tudo funciona e testares as coisas da melhor forma...
O ideal como tens o turbo num local mais difícil de trabalhar era ires a um mecânico!

 
NOVIDADES:

As vezes somos parvos, e nem nos lembramos do que temos em casa, lol.

Tenho guardado um motor completo de uma seat ibiza 1.4tdi, motor bms. Ora o bms é o manco do meu bls. Fui lá ver e testar o actuador. Está confirmado, o meu está roto. Fui ver o preço e credo, que medo: 183€.
Decidi aproveitar o atuador do ibiza que é igual ao meu. É da maneira que o desmancho de vez, pois tenho lá uma serie de componentes e um turbo impecavel.
Obrigado a todos, nas férias daqui por uma duzia de dias, vou tratar disso, e coloco aqui o resultado final.
 
Novidades:

As vezes somos parvos, e nem nos lembramos do que temos em casa, lol.

Tenho guardado um motor completo de uma seat ibiza 1.4tdi, motor bms. Ora o bms é o manco do meu bls. Fui lá ver e testar o actuador. Está confirmado, o meu está roto. Fui ver o preço e credo, que medo: 183€.
Decidi aproveitar o atuador do ibiza que é igual ao meu. É da maneira que o desmancho de vez, pois tenho lá uma serie de componentes e um turbo impecavel.
Obrigado a todos, nas férias daqui por uma duzia de dias, vou tratar disso, e coloco aqui o resultado final.
Motor BMS é dos poucos tdi que monta o sensor de cambota noutro angulo. Ha uns anos valiam bom dinheiro.

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Está confirmado, o meu está roto. Fui ver o preço e credo, que medo: 183€.

Se mudares apenas o actuador... MUITO IMPORTANTE!!! Mede o veio ao milímetro e coloca no novo com a mesma medida... vais ficar com o problema resolvido quase de certeza! Depois podes sempre afinar um pouco se vires que ainda não ficou no ponto!

O meu a2 1.4 tdi tem n249

Só o A2 também para ter disso :D
 
O sugeri o log pq irias ver o carro à rasca para measured boost e target bosst andarem juntos e isso ve-se pelo duty cycle da n75

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Pois, isso já se vê no gráfico que coloquei acima. Em baixas, não atinge a carga pretendida.
Toda esta confusão se gerou porque o erro só me aparecia esporadicamente e em certas circunstâncias.
E a falta de power em baixas, deduzo que tenha vindo a acontecer e piorar aos poucos. Eu normalmente só dou carga em estrada, pois não costumo puxar muito. Deu-se um click em relação a falta de potência em baixas (impressão que já me tinha ocorrido, mas não liguei puto) quando postei num tópico há dias, de alguem que perguntava em que rotações e condições enchia o turbo. Lembro ter dito tipo às 1800 até as 2500, depois disso o turbo está já no maximo débito. Ora, o meu depois de testar, o turbo enchia tarde, das 2200 até as 3000rpm. Até me pergunto se o problema do rapaz não será como o meu...
 
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