Diverter valve

Actualização:
Hoje efetuei testes no actuador e sistema. Tudo ok. A variaçao e actuador funciona bem.
Só falta verificar as tubagens a fundo do intercooler.
Porém, em graficos que tirei, reparei que tenho um ligeiro lag no turbo, o que me leva a crer que talvez seja mesmo a geometria suja. Decidi então aproveitar, e vou mandar limpar o turbo e toda a admissão, assim como a egr.
 
Last edited:
Alguem me sabe dizer qual o campo de leitura da maf? Tenho duvidas qual o canal em measuring blocks.
O sensor map desligado dá uma diferença inferior a 0.30, ligado, tambem me parece com bons valores.
A maf é que nao sei bem onde ver os valores ideais pedido pela ecu e valor obtido.
 
measuring block 003

850-900 mg/h a 3000 rpm

como testaste o actuador? podes faze-lo de algumas formas diferentes... uma delas precisas de uma segunda pessoa para te ajudar!
E um sensor map em más condições corta a "massa" à N75 e que depois corta o vacuo ao actuador... não estou a dizer que é do actuador... mas também tens como o testar, testas as ligações da N75, se lhe faltar "massa" é o actuador que está avariado!
 
O teste da MAF convém ser feito em andamento.
Se não me engano, em 3° ou 4° (ou até segunda), numa ligeira subida, pisar a fundo das 2000 as 3000rpms

A limpeza do turbo não resolveu ?
 
Isso tudo, já não tinha a certeza :p

é da tua idade pah :D não tens culpa...

A MAF para lhe avariar é muito difícil e é preciso ter azar porque são caras! Mas 99% (estatística inventada) da malta que muda a MAF não resolve o problema, por isso deixava sempre isso para o fim lol

Se tubos de vacuo estão revistos, se a VNT move, é testar bem o sensor MAP que é o mais barato de todos e é o sacana que desliga tudo e dá os SAFE que todos adoramos lol :p se estiver OK é passar para o teste de duas pessoas da N75 e o actuador...
 
O teste da MAF convém ser feito em andamento.
Se não me engano, em 3° ou 4° (ou até segunda), numa ligeira subida, pisar a fundo das 2000 as 3000rpms

A limpeza do turbo não resolveu ?
Ainda não desmontei a turbina.
No meu é de custo elevado.
É nestas horas que invejo as b6 em que o turbo está a mão de semear.
 
é da tua idade pah :D não tens culpa...

A MAF para lhe avariar é muito difícil e é preciso ter azar porque são caras! Mas 99% (estatística inventada) da malta que muda a MAF não resolve o problema, por isso deixava sempre isso para o fim lol

Se tubos de vacuo estão revistos, se a VNT move, é testar bem o sensor MAP que é o mais barato de todos e é o sacana que desliga tudo e dá os SAFE que todos adoramos lol :p se estiver OK é passar para o teste de duas pessoas da N75 e o actuador...
Mas sendo que só tenho falta de turbo em baixas rotações (2200rpm para baixo) em que só debita 60% do esperado, o map pode ter uma avaria com esse comportamento? Pensei que se berrasse, as leituras fossem sempre erradas.

O sensor map é o unico a ler pressões, ou na admissão existe mais algum sensor?
 

Aqui puxei 4 e 5a e estabilizei a 125kms/h, e onde sinalizei, entrou em safe. Ou seja, em altas o turbo repondeu muito bem. Quando baixei as rotaçoes e estabilizei, descambou tudo e a pressao esperada vs a obtida, é muito diferente. Isto é estranho.
 
Last edited:
Loga 3 coisas em simultaneo

Requested boost
Measured boost
N75 duty cycle

E posta aqui de preferencia numa sessao em que entre em safe mode

Sent from my MI 5 using Tapatalk
 
É nestas horas que invejo as b6 em que o turbo está a mão de semear.

Sim nas b6 é uma maravilha... tens tudo logo ali é verdade! Em a3 não é nada fácil...

o map pode ter uma avaria com esse comportamento? Pensei que se berrasse, as leituras fossem sempre erradas.

O sensor map é o unico a ler pressões, ou na admissão existe mais algum sensor?

O meu sensor MAP avariou o ano passado, mas como era uma avaria em andamento, o sensor ainda não tinha ido completamente para o galheiro lol e sim era em baixas que me entrava em SAFE, como a N75 não funcionava, coloquei uma nova na altura (não era necessário) foi mau diagnostico do mecânico, se a memória não me falha também ponderou mudar a MAF (nada a ver).

Mas o teu problema pode não ser o sensor MAP!
Não consegues aceder à turbina? ver se tem folga etc? levantar o carro no elevador...

Sim o sensor MAP é o unico a ler as pressões na admissão... é o sensor que se estiver avariado ou se ler pressões erradas te faz entrar em SAFE... por isso está diretamente relacionado com a N75, em termos elétricos lol :D ele corta-te a massa na N75 e que depois te corta o movimento da VNT, por questões de segurança para proteger motor e outros componentes...
A minha n75 perdia massa e não estava a perceber porque... quando falta massa um gajo pensa logo no pior lol, fios cortados, encostados ets... mas foi através do esquema elétrico que percebi na altura que o sensor MAP faz mesmo isso.
NOTA: um sensor MAP na origem OEM foi-me mais barato que um cá fora ou da concorrência!

Não tens qualquer tipo de erro no VAG?

Nos segundos iniciais quando ligas o carro, a N75 faz mexer o atuador... logo aí consegues perceber se a N75 funciona bem e se move bem o actuador... mas no teu caso precisas de alguém no volante e o carro elevado para observar e testar isso!



Requested boost
Measured boost
N75 duty cycle

Por acaso no meu quadrante tenho essas 3 leituras e mais ainda MAF, temperatura da admissão etc valores em tempo real
 
Loga 3 coisas em simultaneo

Requested boost
Measured boost
N75 duty cycle

E posta aqui de preferencia numa sessao em que entre em safe mode

Sent from my MI 5 using Tapatalk
Pedro, estupidamente, não tinha ainda feito o teste de vacuo por nao ter o manometro e pistola (só fiz o autoteste pelo vagcom e liguei um manometro de turbo as linhas). Mas eis que me lembrei de sugar ar do actuador.
Não é que não consigo fazer vacuo?!?
Ou seja, chupando ar do actuador, eu deveria conseguir ter vacuo na boca, certo? E não acontece.
 
Last edited:
Sim nas b6 é uma maravilha... tens tudo logo ali é verdade! Em a3 não é nada fácil...



O meu sensor MAP avariou o ano passado, mas como era uma avaria em andamento, o sensor ainda não tinha ido completamente para o galheiro lol e sim era em baixas que me entrava em SAFE, como a N75 não funcionava, coloquei uma nova na altura (não era necessário) foi mau diagnostico do mecânico, se a memória não me falha também ponderou mudar a MAF (nada a ver).

Mas o teu problema pode não ser o sensor MAP!
Não consegues aceder à turbina? ver se tem folga etc? levantar o carro no elevador...

Sim o sensor MAP é o unico a ler as pressões na admissão... é o sensor que se estiver avariado ou se ler pressões erradas te faz entrar em SAFE... por isso está diretamente relacionado com a N75, em termos elétricos lol :D ele corta-te a massa na N75 e que depois te corta o movimento da VNT, por questões de segurança para proteger motor e outros componentes...
A minha n75 perdia massa e não estava a perceber porque... quando falta massa um gajo pensa logo no pior lol, fios cortados, encostados ets... mas foi através do esquema elétrico que percebi na altura que o sensor MAP faz mesmo isso.
NOTA: um sensor MAP na origem OEM foi-me mais barato que um cá fora ou da concorrência!

Não tens qualquer tipo de erro no VAG?

Nos segundos iniciais quando ligas o carro, a N75 faz mexer o atuador... logo aí consegues perceber se a N75 funciona bem e se move bem o actuador... mas no teu caso precisas de alguém no volante e o carro elevado para observar e testar isso!





Por acaso no meu quadrante tenho essas 3 leituras e mais ainda MAF, temperatura da admissão etc valores em tempo real
Cm FIS control, polar FIS e outro russo q nao me lembra o nome qq pessoa pode fazer tudo o que o vcds faz em termos de diag via CB. Eu uso Fis control e é top

Sent from my MI 5 using Tapatalk
 
Back
Top