Concordo ctg a 100%.. o meu corsa teve mais de 5 setups de linha.. com cat, sem cat, sem panela e com cat, directo, directo com panela final.. linhas de 45 e linhas de 55..
e face ao que testemunhei no meu carro.. não concordo com isto:
Porque vai ao encontro daquilo que tentei explicar.. num turbo de geometria fixa.. o turbo até as 2xxxrpm não existe.. é como se o carro fosse atmosférico por assim dizer.. e a falta de panelas na totalidade, vai dar origem a uma quebra de binário.. esse binário é-te muito util numa rotação baixa onde o turbo ainda n está a fazer pressão..
imagina que estas com a maria e vais na descontra.. linha directa e turbo geo fixa.. vais na boa em 5ª e apanhas uma subida.. onde anteriormente o carro subia na boa com a linha de origem.. agora tens que reduzir para 4ª.. só qd o turbo enche e começa a fazer o seu trabalho é que o carro começa a desenvolver (muito mais depois face á linha de origem)
Chama-se backpressure, de certeza que sabes o que é.. é quando a mesma quantidade de ar passa por algo livre ou por algo restrito.. a comparação é soprares de boca quase fechada e de boca aberta.. de boca aberta o ar sai sem pressão.. e de boca quase fechada a mesma quantidade de ar que sai sai com muito mais velocidade..
Por algum motivo as panelas têm cameras e loops e afins
- - - - - - - - - -
para melhor espero xD
e o que tenho que fazer.. e exteriormente.. notas muito que foi mexido?