Suponha-mos outra situação...., numa descida, a qual no final a velocidade chega a atingir 120km ( ponto-morto ).
Depois dessa descida há uma zona a direito e depois outra subida.
Ora...., se no final dessa descida e estando em ponto-morto, a essa velocidade, qdo se engrena a 6.ª mudança, e não se acelarando, a velocidade vai reduzir, porque o motor "engatado" faz perder velocidade, mas em contrapartida vai gastar menos???, porque o que está a fazer o motor trabalhar é o facto do carro vir embalado.
Ora nessa altura a velocidade vai ser igual aquela que se iria ter se nessa mesma descida o carro viesse sempre engatado, só que engatado, o carro não consegue atingir essa velocidade o que faz que tenhamos que acelarar mais cêdo que se vier em ponto-morto até ao fim dessa descida.
Com "o balanço" que leva, e qdo engrenada a 6.ª velocidade, para se voltar a acelarar, se for doseado esse acelaramento, a subida que vem a seguir, é feita com menos esforço, que se vier engatado a tentar mantar essa velocidade de 120km.
Tudo isto é muito relativo e dependo da forma de condução de cada user, e das vezes que se passa em lugades deste género.
Peço descupa pelo testamento e espero que me tenha conseguido fazer entender.
Pensa assim;
Em ponto morto gastas 4.5 Lt
Engatado Gastas 0.001 Lt
- Isto na mesma descida e á mesma velocidade.
E tens que pensar no desgaste dos travões se fores em ponto morto, aliado á elevada hipótese de acidentes.
Agora é só fazeres as contas. mas tambem tens que ver se o vento está a favor ou contra e a que velocidade está. ( LoL)
mas para experimentares isso pões o Control cruise numa descida grande e até pode ter uma subida e depois fazes tudo em ponto morto.
Mas antes atestas até sair por fora depois de fazeres a subida atestas de novo, depois é só fazeres contas não te esqueças de meteres o marcador parcial a zero. Senão souberes a fórmula diz.
Abraço