Compra de casa (Licença de Utilização) / Emprestimo que fazer? (pág 2)

Certo!!!

Estamos então todos a falar do mesmo... Eu comentei apenas os 5 anos em que o pratinhol conseguiu fazer isso....

É um exemplo de extremo certo? ;)
 
Certo!!!

Estamos então todos a falar do mesmo... Eu comentei apenas os 5 anos em que o pratinhol conseguiu fazer isso....

É um exemplo de extremo certo? ;)

Depende sempre dos valores que estamos a falar. Uma coisa é pagar em 5 anos um crédito de 50K€... outra é pagar em 5 anos um crédito de 250K€.
 
O empréstimo na altura foi de 6000 contos á 20 anos atrás, estamos a falar de épocas diferentes, mas acho que o principio será o mesmo...
 
No caso de ser um crédito de 50K. Precisas de juntar 833€/mês.

Segundo o exemplo que deste à pouco de uma receita de 1500 para poupar 500€/mês... bastaria teres receitas de 2000€/mês para ser possivel o pagamento do crédito nos 5 anos.
 
Eu penso precisamente ao contrario.. ;)

Só não faço os que não puder... ;)

Vale mais um crédito habitação bem gerido que uma casa paga a pronto.. ;)


Aqui o amigo Pedro tem uma forma "bruta" de falar/escrever mas ele tem razão neste caso


em certos casos mais vale ter o crédito do que pagar tudo de uma vez

basta que se arranje um deposito a prazo com taxa superior ao crédito habitação e já compensa ter o dinheiro a render e continuar a pagar emprestimo

ou nem sequer precisa ser taxa superior porque ter uma prestação bancária é sempre bom em termos de apresentar despesas para IRS etc etc

e depois há que lembrar que o crédito habitação é o crédito mais barato do mercado ;)


pensem bem e façam bem as contas


por causa de tanta ignorancia é que muita gente esté enterrada em dividas ;)
 
É tudo muito bonito, sim senhor!...

Mas lembrem-se que nem toda a gente tem rendimentos mensais acima dos 1000 e muitos €€€ e nem toda a gente pode contar com rendimentos extra ou heranças que venham de família!...

É muito bom quando isso acontece, mas para quem não pode contar com isso torna a vida bem mais difícil!...

Dinheiro gera dinheiro!... Quem não o tem...
 
É tudo muito bonito, sim senhor!...

Mas lembrem-se que nem toda a gente tem rendimentos mensais acima dos 1000 e muitos €€€ e nem toda a gente pode contar com rendimentos extra ou heranças que venham de família!...

É muito bom quando isso acontece, mas para quem não pode contar com isso torna a vida bem mais difícil!...

Dinheiro gera dinheiro!... Quem não o tem...

De acordo, quanto menor for o rendimento mais dificil será... mas o ideal é adequar o consumo às receitas.
 
Aqui o amigo Pedro tem uma forma "bruta" de falar/escrever mas ele tem razão neste caso


em certos casos mais vale ter o crédito do que pagar tudo de uma vez

basta que se arranje um deposito a prazo com taxa superior ao crédito habitação e já compensa ter o dinheiro a render e continuar a pagar emprestimo

ou nem sequer precisa ser taxa superior porque ter uma prestação bancária é sempre bom em termos de apresentar despesas para IRS etc etc

e depois há que lembrar que o crédito habitação é o crédito mais barato do mercado ;)


pensem bem e façam bem as contas


por causa de tanta ignorancia é que muita gente esté enterrada em dividas ;)

Epá nao digo que não tenhas razao, mas sou alergico a prestações, e continuo na minha uma casa PAGA é uma casa PAGA digam lá o que disserem é minha nao devo nada a ninguem, ja basta os imi's as contas da agua/gas/luz/tv/net para me levarem euros todos os meses dispenso outras contas

- - - - - - - - - -

Por isso é que o pais está como está, toda a gente achou que podia ter tudo quando nao podia, a banca dava credito a tudo e todos, a casa custava 100 mil o banco DAVA 120/130 para o carrinho novo e as mobilias e as férias e ...........

Nao digo que recorrer ao credito seja mau, já fiz (Expliquei atras) mas muito ciente do que estava a fazer e de como iria pagar, e sendo sempre temporário, comprar casa sem uma plano minimamente definido e estar 30/40/50 anos a pagar um imovel é absurdo, para isso mais vale alugar
 
Aqui o amigo Pedro tem uma forma "bruta" de falar/escrever mas ele tem razão neste caso


em certos casos mais vale ter o crédito do que pagar tudo de uma vez

basta que se arranje um deposito a prazo com taxa superior ao crédito habitação e já compensa ter o dinheiro a render e continuar a pagar emprestimo

ou nem sequer precisa ser taxa superior porque ter uma prestação bancária é sempre bom em termos de apresentar despesas para IRS etc etc

e depois há que lembrar que o crédito habitação é o crédito mais barato do mercado ;)


pensem bem e façam bem as contas


por causa de tanta ignorancia é que muita gente esté enterrada em dividas ;)

Sim e não.

Beneficios de IRS já desapareceram para contratos pós 2012 e para os outros tb vão desaparecer, por isso não será por aqui.

Quanto ao compensar um DP, tem de ser analisado caso a caso e contar com todas as variáveis (não é só spread+euribor). Ao spread + euribor, acresce as comissões de processamento do CH, acresce o seguro de vida, acresce o seguro multi-riscos e vê qual a taxa que obtens, acresce todos os produtos que tiveste de subscrever para baixar o spread.
Depois disso, vai procurar um DP que tenha uma taxa liquida superior ao que pagas pelo CH... hoje em dia não é facil para créditos antigos, quanto mais para créditos novos.
 
Epá nao digo que não tenhas razao, mas sou alergico a prestações, e continuo na minha uma casa PAGA é uma casa PAGA digam lá o que disserem é minha nao devo nada a ninguem, ja basta os imi's as contas da agua/gas/luz/tv/net para me levarem euros todos os meses dispenso outras contas

- - - - - - - - - -

Por isso é que o pais está como está, toda a gente achou que podia ter tudo quando nao podia, a banca dava credito a tudo e todos, a casa custava 100 mil o banco DAVA 120/130 para o carrinho novo e as mobilias e as férias e ...........

Nao digo que recorrer ao credito seja mau, já fiz (Expliquei atras) mas muito ciente do que estava a fazer e de como iria pagar, e sendo sempre temporário, comprar casa sem uma plano minimamente definido e estar 30/40/50 anos a pagar um imovel é absurdo, para isso mais vale alugar

Muito bem!...

Então imagina o seguinte cenário:

Fazes o credito, nos termos que referiste, de um momento para o outro a tua vida dá uma volta de 360° e ficas sem meios para concretizar os teus planos!... :S

Acredita que há muito boa gente nessa situacao!... ;)
 
Há dias fui ao meu banco tratar de uns assuntos referente a uns produtos associados ao meu credito habitação!

A menina disse-me:

Com a taxa de spread que tem, nem que lhe saia o euromilhoes! Nunca cá venha pagar a casa a pronto! Deixe-se estar quieto! lol

Tenho um simples credito habitação a 30 anos actualizado de 6 em 6 meses!...
 
Aires se fosse 360 graus ficava no mesmo sitio, o que tu querias dizer era 180 presumo =P

Entretanto com esta conversa toda fez se um alto hijack ao tópico do Epic.
 
Com a taxa de spread que tem, nem que lhe saia o euromilhoes! Nunca cá venha pagar a casa a pronto! Deixe-se estar quieto! lol

Certo... mas não é só o spread que conta, mts das vezes até é um engano.

Podes ter um CH no banco X com spread de 0.5% e um CH no banco Y com spread de 1%... e no Banco Y é onde o crédito te saiu mais barato.
 
Last edited:
Eu fiz o emprestimo em muitos anos a pensar ir juntando e pagar a casa em menos de 3 anos, tenho uma prestação de pouco mais de 150€ (sim 150€) o que é bastante baixo, pois nem um casa alugada se paga tão pouco. Tive a fazer contas e será sempre melhor pagar a casa no total assim que dêr, do que a pagar o emprestimo até ao final da data ou ir amortizando, ou se amortiza tudo ou não vale a pena...
Temos sempre outros gastos que temos de pensar. A casa é uma moradia para recuperar, pago de IMI 8€ ou 18€ de como está agora, é um t3 a precisar de obras.
Sendo que depois das obras feitas acredito que fique a pagar 200€ ou mais pois vai passar para t5 (todo remodelado com boas areas) isso a juntar a piscina que eleva + 2% no valor total do IMI.
Não sei se o seguro da casa também irá subir mas possivelmente irá acontecer. Logo vou ter mais despesas. Isto sem contar com comida, agua, luz telefone etc.... O os 150€ da prestação ou menos 150€ poderá fazer diferença ao final do mês.

Estou a pensar juntar entre 500€ a 1000€ mensais, a ideia é ser o mais rápido possivel mas fazer tudo o que faço normalmente, férias, almoços fora etc...

Só uma coisa, quando pago o total do valor que pedi para emprestimo, é apenas esse valor mais a % que lá diz no contracto certo? Não é o valor total do emprestimo com juros certo?
 
Last edited:
Back
Top