Compra de casa (Licença de Utilização) / Emprestimo que fazer? (pág 2)

Re: Compra de casa (Licença de Utilização)

Boas Epic S4, antes de mais boa sorte também com este projecto ;)
Não entendo grande coisa destas situações, mas uma coisa é certa, estas a lidar com a Camara de Loures, por isso todo o cuidado é pouco, eles nao sao muito de fiar...
Que tudo corra pelo melhor amigo :)
 
Re: Compra de casa (Licença de Utilização)

Boas Epic S4, antes de mais boa sorte também com este projecto ;)
Não entendo grande coisa destas situações, mas uma coisa é certa, estas a lidar com a Camara de Loures, por isso todo o cuidado é pouco, eles nao sao muito de fiar...
Que tudo corra pelo melhor amigo :)

Camara de Loures, é uma m*rd*....
Sempre que é para fazer alguma coisa é um filme daqueles mesmo.
Mas como aquilo é numa vila nos arredores, vamos ver, os vizinhos é que são capaz de fazer queixa caso queiram, mas eu vou fazer tudo conforme o legal para não ter chatisses :p
 
Re: Compra de casa (Licença de Utilização)

Sim, eles para lixarem um gajo vao buscar todas as m*rd*s possiveis e imaginarias...
Mas vai ja dando a volta aos vizinhos, principalmente se houver daqueles mais codrilheiros, que normalmente sao os piores :p
Mas nao ha melhor que fazer tudo direitinho ;)
 
Re: Compra de casa (Licença de Utilização) Emprestimo que fazer?

Boas Pessoal, como alguns sabem estou mesmo, mesmo quase dono da minha casita...

Agora.... já falei com várias pessoas sobre isto e não cheguei a nenhuma resposta.

Eu vou pedir (já pedi) um emprestimo ''pequeno'' que fácilmente dá para pagar em ''pouco tempo'', mas eu fiz o emprestimo no maximo tempo possivel, ficando com uma prestação baixa. Dando para juntar alguns € por mês.
Falei com várias pessoas e os € que estou a pensar juntar para renovar a casa chega quase para amortizar por completo o empréstimo que pedi, ou seja posso ficar com a casa paga. A minha ideia seria pagar logo tudo. Ficando sem nada para pagar a qualquer entidade (banco).

Mas disseram-me que invés de receber IRS como sempre me acontece todos os anos, que se pagasse o emprestimo ficava com um bem em meu nome, sendo que invés de receber IRS iria ter de pagar, e que o valor a pagar iria ser alto??? :S:S:S Alto como assim? Disseram só para pagar a casa por completo quando tivesse outras despesas, quando tivesse uma familia formada, filhos etc pois iria mais gastos para o IRS.

Isto é verdade? O valor a pagar é assim tão alto??? Eu sou meio Leigo nisto....
 
Last edited:
Quem te disse isso, enganou-te. Actualmente nem sequer podes deduzir os juros do empréstimo no IRS (para casas compradas a partir de 2012, salvo erro)
 
Quem te disse isso, enganou-te. Actualmente nem sequer podes deduzir os juros do empréstimo no IRS (para casas compradas a partir de 2012, salvo erro)

x2
E acho que a partir de 2016 acabam essas deduções mesmo para os empréstimos mais antigos (penso eu de que)...Meo tendo um bem/casa em teu nome,não sendo casado,não tens filhos,despesas baixas,....já sabes que vais levar "ripada"...

Ainda por cima não vais ter nenhum beneficio fiscal relativamente ao crédito epá ..fixa primeiro a tua atenção nesse empréstimo que vais contraír e só depois no que estás a pensar juntar...podendo evitar juros...muito bom e a carteira agradece!!;)
 
Quem te disse isso, enganou-te. Actualmente nem sequer podes deduzir os juros do empréstimo no IRS (para casas compradas a partir de 2012, salvo erro)

Artigo 85.º do IRS
Encargos com imóveis
(Epígrafe alterada pelo 84.º da Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril)

1 - São dedutíveis à colecta 15 % dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português ou no território de outro Estado membro da União Europeia ou no espaço económico europeu desde que, neste último caso, exista intercâmbio de informações: (Redacção da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

a) Juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de (euro) 296; (Redacção da Lei n.º66-B/2012, de 31 de Dezembro)

b) Prestações devidas em resultado de contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011 com cooperativas de habitação ou no âmbito do regime de compras em grupo, para a aquisição de imóveis destinados a habitação própria e permanente ou arrendamento para habitação permanente do arrendatário, devidamente comprovadas, na parte que respeitem a juros das correspondentes dívidas, até ao limite de (euro) 296;

Nota: Disposições Transitórias: Artigo 110º , nº 4 da Lei nº 64-B/2011, de 30/12 : O limite para a dedução dos encargos previstos nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 85.º do Código do IRS é considerado, para efeitos de IRS, apenas por 75 %, 50 % e 25 % do seu valor, respectivamente nos anos de 2013, 2014 e 2015, deixando estes encargos de ser dedutíveis a partir de 2016.
 
Last edited:
Não leves a mal o que vou dizer.

Eu na tua situação optava por pagar a casa o mais rápido possível, com ou sem cargas fiscais mais tarde, pelo simples motivo que um gajo não sabe o dia de amanha e de um momento para o outro pode ficar no fundo do poço e depois ver se grego para pagar a casa que seja.

E sempre um bem teu.
 
Paga tudo que o que poupas em juros, da para a possível diferença de irs.
Depois, lembra-te que nos dias de hoje, nunca se sabe o dia de amanhã, e mais vale aguardar um mês ou dois para mudar a tejoleira ou comprar tintas, do que ficar com prestações em atraso.
 
Independentemente da situação do IRS (é uma pergunta pertinente.. nunca dei importância...)
A minha opinião é sempre: Casa paga?!?!?! Nunca....... emprestimo na totalidade... e sempre que exista a possibilidade, aumentar o prazo...

Jamais pagar na totalidade um bem desses...


Mas pronto, isto é a minha veia de marrão a funcionar!!!
 
Independentemente da situação do IRS (é uma pergunta pertinente.. nunca dei importância...)
A minha opinião é sempre: Casa paga?!?!?! Nunca....... emprestimo na totalidade... e sempre que exista a possibilidade, aumentar o prazo...

Jamais pagar na totalidade um bem desses...


Mas pronto, isto é a minha veia de marrão a funcionar!!!


Tens veia de político pah... " as dívidas não são para ser pagas, são para ser geridas"... :p

Empréstimos a bancos, longe deles...
 
Eu penso precisamente ao contrario.. ;)

Só não faço os que não puder... ;)

Vale mais um crédito habitação bem gerido que uma casa paga a pronto.. ;)

Podias sempre explicar porque pensas assim e evitavas (ou não) o comentário mas percebo que provavelmente é a tua "filosofia" de vida...
 
Exato, não percebo esse pessoal, pessoal que gosta de andar "duas" vidas inteiras a pagar empréstimos e depois quando quinam e ficam sem nada ou as condições de um dia para o outro apertam e perdem as casas e depois jogam as mãos a cabeça.
 
Back
Top