Compra de casa (Licença de Utilização) / Emprestimo que fazer? (pág 2)

Podias sempre explicar porque pensas assim e evitavas (ou não) o comentário mas percebo que provavelmente é a tua "filosofia" de vida...


É mesmo filosofia de vida amigo.. ;) Com meia duzia de contas à mistura... mas especialmente filosofia de vida... ;)

- - - - - - - - - -

Exato, não percebo esse pessoal, pessoal que gosta de andar "duas" vidas inteiras a pagar empréstimos e depois quando quinam e ficam sem nada ou as condições de um dia para o outro apertam e perdem as casas e depois jogam as mãos a cabeça.


Não percebes esse pessoal nem percebes metade do que dizes... ;) Falas com experiencia propria e porque ja dedicaste algum tempo a pensar sobre isso ou falas so por falar e seguindo o senso comum?!
 
Exato, não percebo esse pessoal, pessoal que gosta de andar "duas" vidas inteiras a pagar empréstimos e depois quando quinam e ficam sem nada ou as condições de um dia para o outro apertam e perdem as casas e depois jogam as mãos a cabeça.

Então explica-me como é que um casal jovem, sem pais ricos, podem comprar uma casa... um cantinho para viverem...

Sinceramente... há créditos e créditos... Crédito habitação nos dias de hoje (e de alguns anos largos para cá) é uma obrigação....
Agora obviamente há outros.... que nem vale a pena comentar.. por exemplo empréstimos para ir para Punta Cana estar de papo pro ar :p
 
Então explica-me como é que um casal jovem, sem pais ricos, podem comprar uma casa... um cantinho para viverem...

Sinceramente... há créditos e créditos... Crédito habitação nos dias de hoje (e de alguns anos largos para cá) é uma obrigação....
Agora obviamente há outros.... que nem vale a pena comentar.. por exemplo empréstimos para ir para Punta Cana estar de papo pro ar :p


Oh meo a propaganda dos bancos sempre foi essa frase, e o mal foi quando toda a gente começou a acreditar que era possivel ter casa própria...

Pessoas que tinham casa alugada e prometeram-lhes casa própria, por isso é que baixaram as prestações ao banco para o nível do que pagavam de aluguer...

Só que "esqueceram-se" de dizer que não ía ficar assim para sempre, era um compromisso de 30/40/50 anos...

Não estou a dizer que não tenham "direito" a isso, mas nem toda a gente pode ter casa própria...
 
Por causa da crise passei de uma prestação de 630€ para uma de menos de 300€!...

Muito menos que um aluguer de uma coisa que nunca é "nossa"!...
 
Certo que nem toda a gente pode ter casa própria..
Mas também não podemos dizer que só pessoas que tem na conta bancária mais de 150K€ podem ter casa própria....

Fico feliz por quem os tem.. Infelizmente eu não tenho..... E na diferença de pagar 400€ por aluguer duma casa, prefiro pagar 300€ de prestação de uma casa, que um dia vem a ser minha... .da minha mulher e dos meus filhos
 
É mesmo filosofia de vida amigo.. ;) Com meia duzia de contas à mistura... mas especialmente filosofia de vida... ;)

- - - - - - - - - -

Não percebes esse pessoal nem percebes metade do que dizes... ;) Falas com experiencia propria e porque ja dedicaste algum tempo a pensar sobre isso ou falas so por falar e seguindo o senso comum?!

Experiencia própria, os meus pais compraram a casa que atualmente habito, eles falharam e não pagaram prestações, e como tal agora vamos todos para o olho da rua, e eu terei de abrir insolvência ou partir para Marte, se não quero perder tudo pelo que lutei ate hoje.

- - - - - - - - - -

Então explica-me como é que um casal jovem, sem pais ricos, podem comprar uma casa... um cantinho para viverem...

Sinceramente... há créditos e créditos... Crédito habitação nos dias de hoje (e de alguns anos largos para cá) é uma obrigação....
Agora obviamente há outros.... que nem vale a pena comentar.. por exemplo empréstimos para ir para Punta Cana estar de papo pro ar :p

Certo, eu como nunca tive a vida facilitada, tem de ser the hardway, como respondi em cima, devido ao credito que cedi o meu nome aos meus pais nem credito para o carro pude fazer e tive de trabalhar e juntar os ordenados de um ano interio para ir buscar o meu argolas, uma coisa e certa fico orgulhoso cada vez que olho para ele.

Quando chegar a altura certa de comprar a minha casa provavelmente será a mesma coisa, 5 anos a juntar ordenados e depois comprar a pronto e arrumar logo ali o assunto, porque já expliquei na resposta acima.

- - - - - - - - - -

Certo que nem toda a gente pode ter casa própria..
Mas também não podemos dizer que só pessoas que tem na conta bancária mais de 150K€ podem ter casa própria....

Fico feliz por quem os tem.. Infelizmente eu não tenho..... E na diferença de pagar 400€ por aluguer duma casa, prefiro pagar 300€ de prestação de uma casa, que um dia vem a ser minha... .da minha mulher e dos meus filhos

E precisamente por isso que vou aguentando a carroça nas "casas" dos velhos [em 27 anos de vida já mudei + de 15 vezes de casa, para breve vem outra], e por mais 5-10 anos terá de ser de certeza, eu também sou apologista de se tens de pagar uma renda ao menos que seja para uma casa tua, mas neste momento já não posso usufruir dessa posição, dai preferir ficar.
 
É mesmo filosofia de vida amigo.. ;) Com meia duzia de contas à mistura... mas especialmente filosofia de vida... ;)

Depende sempre do custo do dinheiro (spread+euribor+seguros), se este custo for inferior ao que te pagam no DP... aí sim, compensa-te ter o crédito (sabendo que se por acaso faleceres, os teus herdeiros ficam com o dinheiro e a casa paga).

No entanto, a minha opinião pessoal é que independemente do custo do dinheiro... devemos pagar o mais depressa possível. Eu comprei casa à relativamente pouco tempo, como não tenho pais ricos... fui ao BES e lá fiz um créditozito a 30 anos, com o objectivo de o pagar em 10. Dentro de poucas semana lá irei a um balcão BES fazer uma amortização parcial, de modo a conseguir cumprir o objectivo de pagar em menos de 10.
 
Depende sempre do custo do dinheiro (spread+euribor+seguros), se este custo for inferior ao que te pagam no DP... aí sim, compensa-te ter o crédito (sabendo que se por acaso faleceres, os teus herdeiros ficam com o dinheiro e a casa paga).

No entanto, a minha opinião pessoal é que independemente do custo do dinheiro... devemos pagar o mais depressa possível. Eu comprei casa à relativamente pouco tempo, como não tenho pais ricos... fui ao BES e lá fiz um créditozito a 30 anos, com o objectivo de o pagar em 10. Dentro de poucas semana lá irei a um balcão BES fazer uma amortização parcial, de modo a conseguir cumprir o objectivo de pagar em menos de 10.


Foi isso que eu fiz... quando casei comprei 1 apartamento, a 30 anos, abatia sempre que pudesse, ao fim de 5 anos tinha a casa paga...
 
Eu penso precisamente ao contrario.. ;)

Só não faço os que não puder... ;)

Vale mais um crédito habitação bem gerido que uma casa paga a pronto.. ;)

Respeito a tua opiniao mas nao concordo.

Eu vendi a minha antiga casa e comprei a actual, apenas financiei metade do capital da casa nova com a certeza que no prazo de 5 anos conseguiria pagar a totalidade que devo da casa, dei 140 mil euros de entrada e financiei os restantes 140, pago a volta de 750 euros mes fixos porque negociei um contrato "especial" onde posso amortizar a totalidade do valor em falta com uma penalizaçao muito pequena em termos de juros

Apenas fiz este negocio na altura que fiz e recorri ao crédito porque tinha partilhas de herança para fazer e seria uma questao de tempo ate ter os meios para concluir o negocio, esta semana vou escriturar a venda de um dos imoveis que herdei o que me irá permitir liquidar na totalidade o que falta da minha casa

Ou seja para mim, créditos só se for do meu interesse em situaçoes muito particulares, caso contrário é a pronto

Podia ter o carro dos meus sonhos, era facil qualquer banco ainda hoje me aprovaria o crédito sem sequer pedir fiadores, mas não quero, prefiro de longe ter um charuto que goste com uns anos que nao come comigo a mesa e que troco quando me apetecer do que andar a pagar uma renda para o carro que me ficará quase 2 vezes mais caro.

Gosto de dormir descansado, de ir comer fora quando me apetece, de ir de ferias para qq parte do mundo em qq altura que possa em termos profissionais, de fazer devaneios nos gadgets etc etc sem pensar se esse dinheiro me fará falta para pagar o carro ou a casa ou os creditos, só tenho 2 cartoes de crédito ambos com limites de crédito acima dos 20 mil euros, e APENAS os uso fora do pais por uma questao de conforto e para comprar online e sempre com pagamento a 100% sem juros......


São formas de estar na vida, se nao tenho 100 mil euros para um carro, compro um de 5 ou 10 mil, mas é meu e está pago.
 
Claro que é fixe amortizar... Mas também é fixe haver disponibilidad€ para isso...... ;)

Porque chegar lá e querer amortizar 5K€... mais vale estar sossegado.............

E pratinhol..... se tinhas a casa paga em 5 anos... é porque felizmente para ti, o teu agregado familiar consegues por ano meter bastantes reservas de lado....

infelizmente a maior parte da população deste país, se por mês conseguir separar 200€ por mês já é muito bom... (já a pagar prestação de casa)......

Portanto 200€ * 12 meses.... = 2400€....... em 5 anos... vamos em quanto? 12K€? nem perto chega para pagar uma casa..

Ok... agora dizes 200€ é pouco... esticamos a corda para 400€..... em 5 anos amortizas... 25K€...... também ainda não chega para ter uma casa paga...

É tudo muito lindo..... mas nem todos podemos fazer o que fizeste ;)



Edit..... Numa habitação de 100K€....
Se pagares renda 350€ mês.... em 5 anos tens 21K€... despachados...
Faltam pagar 79K€.... ou seja.... tens de por de lado 15.8K€ por ano..

Ora 15.8K.... ano... sinceramente.. Isto para muitas pessoas não é o salário+subsidios de um ano, quanto mais conseguir poupar isso :p :p :p
 
Last edited:
Edit..... Numa habitação de 100K€....
Se pagares renda 350€ mês.... em 5 anos tens 21K€... despachados...
Faltam pagar 79K€.... ou seja.... tens de por de lado 15.8K€ por ano..

Faltam os juros, spread, seguros, etc....

Se fores fazer contas, acabas por pagar umas 2-3 casas se cumprires o plano de amortizações.

Com amortizações antecipadas:
- Poupas nos juros pagos;
- Poupas no seguro de vida, pois o capital seguro diminui;
- passas a conseguir poupar + X€/mês (valor prestação antes da amortização - valor prestação pós amortização)

Grão a grão...
 
Faltam os juros, spread, seguros, etc....

Se fores fazer contas, acabas por pagar umas 2-3 casas se cumprires o plano de amortizações.

Com amortizações antecipadas:
- Poupas nos juros pagos;
- Poupas no seguro de vida, pois o capital seguro diminui;
- passas a conseguir poupar + X€/mês (valor prestação antes da amortização - valor prestação pós amortização)

Grão a grão...

Certo Cruz... Mas leste o resto do texto certo?

Quem é que tem disponibilidade para isso? Ou ganhas muito bem mais a tua esposa (e digo isto em tom genérico), ou então não consegues fazer esse tipo de amortizações.. É simples!


PS: Quem as poder fazer.... que as faça!!! Porque só fazem bem....
 
Certo Cruz... Mas leste o resto do texto certo?

Sim, li... mas a compra da casa tem de ser orientada às receitas que o casal tem. Se tens receitas de 1500€/mês, não vais comprar uma casa que te dê uma prestação de 750€/mês, o problema reside aqui... devem existir imensas familias com receitas de 1000€ ou menos que quiseram comprar uma casa acima das suas possibilidade e estão mês após mês com a corda ao pescoço.
 
Sim, li... mas a compra da casa tem de ser orientada às receitas que o casal tem. Se tens receitas de 1500€/mês, não vais comprar uma casa que te dê uma prestação de 750€/mês, o problema reside aqui... devem existir imensas familias com receitas de 1000€ ou menos que quiseram comprar uma casa acima das suas possibilidade e estão mês após mês com a corda ao pescoço.

Claro..... Isso é certo que existe.... Se tens receitas de 1500€... no máximo tens de ter um empréstimo de 300€....

Sobram-te 1200€.... despesas correntes mensais da casa sobram-te.... 800€...... gasoil, almoços, idas para o trabalho.... sobram-te 500€ :p :p

Ou seja por ano metes de lado.... 6000€..... isto se não tiveres azares pelo meio ;)

Portanto.... agora tens duas opção... Ou amortizas os 6000€.......... e ficas a zeros... ou então amortizas o que? 3000€? :p :p
 
Claro..... Isso é certo que existe.... Se tens receitas de 1500€... no máximo tens de ter um empréstimo de 300€....

Sobram-te 1200€.... despesas correntes mensais da casa sobram-te.... 800€...... gasoil, almoços, idas para o trabalho.... sobram-te 500€ :p :p

Ou seja por ano metes de lado.... 6000€..... isto se não tiveres azares pelo meio ;)

Portanto.... agora tens duas opção... Ou amortizas os 6000€.......... e ficas a zeros... ou então amortizas o que? 3000€? :p :p

Simples, se só tens 6000€ no banco ficas quietinho e continuas a juntar... no ano seguinte já tens 12000€ e no seguinte 18000€.

Desses 12K ou 18K já consegues ter um fundo de emergencia, por exemplo 7.5K ou 10K... o resto amortizas no emprestimo.

Dps vais continuando a juntar e esse que juntas pode servir para amortizar.

Agora se as pessoas preferem pagar o que devem ou comprar um carro para mostrar... já varia de pessoa para pessoa. Infelizmente, a maioria prefere comprar um carro para mostrar.
 
Back
Top