Boas pessoal, este DIY é feito com o intuito de ajudar todos aqueles que pretendem (como eu pretendia) transformar as antigas chaves nas famosas ponta e mola... 8)
Este DIY não tem nada a ver com o outro aqui do forum pois as chaves são diferentes (quer a nova,quer a antiga)
Desde já peço desculpa pois não tirei fotos...excepto ao resultado final... mas também nao é preciso muitas fotos... 8)
TODOS ESTES PASSOS SÃO NA CHAVE NOVA
:arrow: 1º Passo... Abrir a chave nova...
Com a ajuda de uma chave de fendas, abrir a chave ao meio atraves dum orificio central da chave... ter cuidado para nao danificar o plastico a volta...
:arrow: 2º Passo... Abrir uma das 2 partes da chave nova...
Uma vez tendo os dois "pedaços" da chave na mao, agarramos no que tem a lamina, e se olharem para o interior do mesmo veem uma junção no plastico que "divide" transversalmente esse "pedaço" da chave... (podem danificar minimamente o plastico pois nao vai ficar a vista)

:arrow: 3º Passo... Depois de aberto esse "pedaço" da chave nova, com uma pinça retiram o imobilizador (pequeno cilindro de vidro), nao importa se o partirem pois nao o vao utilizar mais...
:arrow: 4º Passo... Depois de aberto esse "pedaço" da chave nova uma peça metalica cromada irá saltar juntamente com a lamina (que esta presa a esta)pois estava sob pressao duma mola que faz saltar a famosa ponta e mola... e verão a lamina presa a uma pecinha que por intremedio de um cilindrozinho bastante pequeno que faz de calço e prende a lamina a essa peça cromada...
:arrow: 5º Passo... Retirar a lâmina da chave nova...
Com a ajuda de alguma peça metalica bastante fina como por exemplo uma agulha de encher bolas vao introduzi-la num dos lados da peça cromada que prende a lamina e vao usar um martelo para começar a bater ligeiramente ate ela começar a sair... essa pecinha que prende a lamina a parte cromada é um cilindrozinho que ira provavelmente cair pro chao, por isso como é uma peça pequena tenham cuidado para nao a perderem... e pronto... tem tudo pronto para receber o imobilizador antigo e a lamina antiga (ambos do vosso argolas).
TODOS ESTES PASSOS SÃO NA CHAVE ANTIGA

:arrow: 1º Passo... Abrir a chave... (chaves tipo Audi 80)
Com a ajuda de uma chave de fendas, abrem a chave na junçao do plastico e vão ver a lamina presa e não destacavel ao plastico da chave, e ao lado o imobilizador num local proprio da chave para ele (ATENÇÃO!!o meu estava colado na base desse local, mas na chave nova ja nao estava...)
:arrow: 2º Passo... Retirar o imobilizador...
Como o imobilizador está colado na base da chave, vao recortar em seu redor com o alicate (tem que cortar o plastico da chave obviamente), ate ficarem com o imobilizador e respectivo sulco/base onde ele esta...
Como o imobilizador é EXTREMAMENTE fragil (é de vidro), aconselho a aquecerem uma peça metalica fina e a começarem a derreter o plastico onde o imobilizador está embotido ate o conseguirem retirar... cuidado para nao encostarem a peça metalica ao imobilizador pois as altas temperaturas podem danifica-lo...
Eu demorei quase 2 horas para o retirar sem o estragar (mas tambem nunca tinha retirado nenhum, voces com estas indicações retiram-no bem mais depressa...) Se tiverem o respectivo cuidado tiram o imobilizador...
:arrow: 3º Passo... Retirar a lâmina da chave antiga...
Mais uma vez pegam no alicate, cortam tudo ate destacar a lamina do plastico da chave antiga... e vao ficar com a lamina nas maos so que a parte que estava dentro do plastico esta coberta por plastico... vao ter de "roer" essa parte com o alicate e uma lima ate ficar sem plastico a volta, so mesmo a lamina a vista... E ao fim de algum tempo tem a lamina na mao sem plastico nenhum...
NESTA FIGURA PODEM TER UMA MELHOR NOÇÃO DO QUE FOI REFERIDO

ADAPTAÇÃO DA LÂMINA ANTIGA E DO IMOBILIZADOR NA CHAVE NOVA
:arrow: 1º Passo... Colocar o imobilizador antigo dentro do respectivo sulco na chave nova...
Isto é simples, é so pegar no imobilizador antigo e coloca-lo no sulco da chave nova... ATENÇÃO aconselho a colocarem o imobilizador com a parte transparente (porque ele tem uma parte transparente e uma baca-esverdeada) virada para o local onde fica o canhão do carro...
:arrow: 2º Passo Introduzir a lâmina antiga na peça cromada da chave nova...
Pois é... e agora?... a "cabeça" da lâmina antiga nao encaixa lá... vao ter que ir a um torneiro ou a um chaveiro com as duas laminas (antiga e nova) e pedir pra ele limar a antiga ate ficar igual a nova de forma a entrar nessa peça cromada (que é a que vai fazer de ponta e mola).
Isto molda-se bem em 5min., não se assustem...

Uma vez moldada a lâmina, introduzem-na na peça cromada (numa ranhura), pegam no tal cilindrozinho que fazia de calço pra prender a outra lamina (lembram-se?)e introduzem-no no respectivo orifício e com umas pancadas com o martelo ele vai entrar e prender a lamina antiga na peça cromada (cuidado para nao o amassar)
:arrow: 3º Passo... Fechar a chave...
Agora é a fase final... Voces depois de introduzido o imobilizador e a lamina antiga, fecham a chave... tem que rodar a peça cromada sobre uma mola que vem agarrada para dar pressao e fazer o tal efeito ponta e mola, e fecham a chave...
Se acontecer como me aconteceu a mim, as argolas da chave saltaram ligeiramente...voces com uma pinça retiram as argolas, e vao ver um parafuso por baixo das mesmas...vao aperta-lo pois esse parafuso é o que prendia uma das partes da chave (a que continha a lamina) e perguntam voces, "pq é que nao abriste logo pelo parafuso??!!" nao abri pois nao queria retirar as argolas para nao danificar o plastico, preferi danificar ligeiramente pela parte de dentro que nao se ve...
Uma vez apertado o parafuso, pegam em cola 3, põe uma pinta de cola no sulco das argolas na chave e colam as argolas por cima... e pronto...8)

(esta chave não é a minha, mas é tal e qual...)
Resultado final..... 8)

Esta sim...já é a minha chave... uma chamada mod de origem...
8)
Acho que apos esta descriçao com estas fotos, voces com paciência fazem isto... 8)
De qualquer das formas alguma dúvida disponham
Espero ter ajudado e espero que as fotos/esquemas sejam suficientes... 8)
Abraço pessoal!
Este DIY não tem nada a ver com o outro aqui do forum pois as chaves são diferentes (quer a nova,quer a antiga)
Desde já peço desculpa pois não tirei fotos...excepto ao resultado final... mas também nao é preciso muitas fotos... 8)
TODOS ESTES PASSOS SÃO NA CHAVE NOVA
:arrow: 1º Passo... Abrir a chave nova...
Com a ajuda de uma chave de fendas, abrir a chave ao meio atraves dum orificio central da chave... ter cuidado para nao danificar o plastico a volta...
:arrow: 2º Passo... Abrir uma das 2 partes da chave nova...
Uma vez tendo os dois "pedaços" da chave na mao, agarramos no que tem a lamina, e se olharem para o interior do mesmo veem uma junção no plastico que "divide" transversalmente esse "pedaço" da chave... (podem danificar minimamente o plastico pois nao vai ficar a vista)

:arrow: 3º Passo... Depois de aberto esse "pedaço" da chave nova, com uma pinça retiram o imobilizador (pequeno cilindro de vidro), nao importa se o partirem pois nao o vao utilizar mais...
:arrow: 4º Passo... Depois de aberto esse "pedaço" da chave nova uma peça metalica cromada irá saltar juntamente com a lamina (que esta presa a esta)pois estava sob pressao duma mola que faz saltar a famosa ponta e mola... e verão a lamina presa a uma pecinha que por intremedio de um cilindrozinho bastante pequeno que faz de calço e prende a lamina a essa peça cromada...
:arrow: 5º Passo... Retirar a lâmina da chave nova...
Com a ajuda de alguma peça metalica bastante fina como por exemplo uma agulha de encher bolas vao introduzi-la num dos lados da peça cromada que prende a lamina e vao usar um martelo para começar a bater ligeiramente ate ela começar a sair... essa pecinha que prende a lamina a parte cromada é um cilindrozinho que ira provavelmente cair pro chao, por isso como é uma peça pequena tenham cuidado para nao a perderem... e pronto... tem tudo pronto para receber o imobilizador antigo e a lamina antiga (ambos do vosso argolas).
TODOS ESTES PASSOS SÃO NA CHAVE ANTIGA

:arrow: 1º Passo... Abrir a chave... (chaves tipo Audi 80)
Com a ajuda de uma chave de fendas, abrem a chave na junçao do plastico e vão ver a lamina presa e não destacavel ao plastico da chave, e ao lado o imobilizador num local proprio da chave para ele (ATENÇÃO!!o meu estava colado na base desse local, mas na chave nova ja nao estava...)
:arrow: 2º Passo... Retirar o imobilizador...
Como o imobilizador está colado na base da chave, vao recortar em seu redor com o alicate (tem que cortar o plastico da chave obviamente), ate ficarem com o imobilizador e respectivo sulco/base onde ele esta...
Como o imobilizador é EXTREMAMENTE fragil (é de vidro), aconselho a aquecerem uma peça metalica fina e a começarem a derreter o plastico onde o imobilizador está embotido ate o conseguirem retirar... cuidado para nao encostarem a peça metalica ao imobilizador pois as altas temperaturas podem danifica-lo...
Eu demorei quase 2 horas para o retirar sem o estragar (mas tambem nunca tinha retirado nenhum, voces com estas indicações retiram-no bem mais depressa...) Se tiverem o respectivo cuidado tiram o imobilizador...
:arrow: 3º Passo... Retirar a lâmina da chave antiga...
Mais uma vez pegam no alicate, cortam tudo ate destacar a lamina do plastico da chave antiga... e vao ficar com a lamina nas maos so que a parte que estava dentro do plastico esta coberta por plastico... vao ter de "roer" essa parte com o alicate e uma lima ate ficar sem plastico a volta, so mesmo a lamina a vista... E ao fim de algum tempo tem a lamina na mao sem plastico nenhum...
NESTA FIGURA PODEM TER UMA MELHOR NOÇÃO DO QUE FOI REFERIDO

ADAPTAÇÃO DA LÂMINA ANTIGA E DO IMOBILIZADOR NA CHAVE NOVA
:arrow: 1º Passo... Colocar o imobilizador antigo dentro do respectivo sulco na chave nova...
Isto é simples, é so pegar no imobilizador antigo e coloca-lo no sulco da chave nova... ATENÇÃO aconselho a colocarem o imobilizador com a parte transparente (porque ele tem uma parte transparente e uma baca-esverdeada) virada para o local onde fica o canhão do carro...
:arrow: 2º Passo Introduzir a lâmina antiga na peça cromada da chave nova...
Pois é... e agora?... a "cabeça" da lâmina antiga nao encaixa lá... vao ter que ir a um torneiro ou a um chaveiro com as duas laminas (antiga e nova) e pedir pra ele limar a antiga ate ficar igual a nova de forma a entrar nessa peça cromada (que é a que vai fazer de ponta e mola).
Isto molda-se bem em 5min., não se assustem...

Uma vez moldada a lâmina, introduzem-na na peça cromada (numa ranhura), pegam no tal cilindrozinho que fazia de calço pra prender a outra lamina (lembram-se?)e introduzem-no no respectivo orifício e com umas pancadas com o martelo ele vai entrar e prender a lamina antiga na peça cromada (cuidado para nao o amassar)
:arrow: 3º Passo... Fechar a chave...
Agora é a fase final... Voces depois de introduzido o imobilizador e a lamina antiga, fecham a chave... tem que rodar a peça cromada sobre uma mola que vem agarrada para dar pressao e fazer o tal efeito ponta e mola, e fecham a chave...
Se acontecer como me aconteceu a mim, as argolas da chave saltaram ligeiramente...voces com uma pinça retiram as argolas, e vao ver um parafuso por baixo das mesmas...vao aperta-lo pois esse parafuso é o que prendia uma das partes da chave (a que continha a lamina) e perguntam voces, "pq é que nao abriste logo pelo parafuso??!!" nao abri pois nao queria retirar as argolas para nao danificar o plastico, preferi danificar ligeiramente pela parte de dentro que nao se ve...
Uma vez apertado o parafuso, pegam em cola 3, põe uma pinta de cola no sulco das argolas na chave e colam as argolas por cima... e pronto...8)

(esta chave não é a minha, mas é tal e qual...)
Resultado final..... 8)

Esta sim...já é a minha chave... uma chamada mod de origem...
8)
Acho que apos esta descriçao com estas fotos, voces com paciência fazem isto... 8)
De qualquer das formas alguma dúvida disponham

Abraço pessoal!