[Chave de ponta e mola] Conversão de chaves antigas... (NEW)

Boas pessoal, este DIY é feito com o intuito de ajudar todos aqueles que pretendem (como eu pretendia) transformar as antigas chaves nas famosas ponta e mola... 8)


Este DIY não tem nada a ver com o outro aqui do forum pois as chaves são diferentes (quer a nova,quer a antiga)

Desde já peço desculpa pois não tirei fotos...excepto ao resultado final... mas também nao é preciso muitas fotos... 8)

TODOS ESTES PASSOS SÃO NA CHAVE NOVA

:arrow: 1º Passo... Abrir a chave nova...

Com a ajuda de uma chave de fendas, abrir a chave ao meio atraves dum orificio central da chave... ter cuidado para nao danificar o plastico a volta...

:arrow: 2º Passo... Abrir uma das 2 partes da chave nova...

Uma vez tendo os dois "pedaços" da chave na mao, agarramos no que tem a lamina, e se olharem para o interior do mesmo veem uma junção no plastico que "divide" transversalmente esse "pedaço" da chave... (podem danificar minimamente o plastico pois nao vai ficar a vista)



:arrow: 3º Passo... Depois de aberto esse "pedaço" da chave nova, com uma pinça retiram o imobilizador (pequeno cilindro de vidro), nao importa se o partirem pois nao o vao utilizar mais...

:arrow: 4º Passo... Depois de aberto esse "pedaço" da chave nova uma peça metalica cromada irá saltar juntamente com a lamina (que esta presa a esta)pois estava sob pressao duma mola que faz saltar a famosa ponta e mola... e verão a lamina presa a uma pecinha que por intremedio de um cilindrozinho bastante pequeno que faz de calço e prende a lamina a essa peça cromada...

:arrow: 5º Passo... Retirar a lâmina da chave nova...

Com a ajuda de alguma peça metalica bastante fina como por exemplo uma agulha de encher bolas vao introduzi-la num dos lados da peça cromada que prende a lamina e vao usar um martelo para começar a bater ligeiramente ate ela começar a sair... essa pecinha que prende a lamina a parte cromada é um cilindrozinho que ira provavelmente cair pro chao, por isso como é uma peça pequena tenham cuidado para nao a perderem... e pronto... tem tudo pronto para receber o imobilizador antigo e a lamina antiga (ambos do vosso argolas).


TODOS ESTES PASSOS SÃO NA CHAVE ANTIGA




:arrow: 1º Passo... Abrir a chave... (chaves tipo Audi 80)

Com a ajuda de uma chave de fendas, abrem a chave na junçao do plastico e vão ver a lamina presa e não destacavel ao plastico da chave, e ao lado o imobilizador num local proprio da chave para ele (ATENÇÃO!!o meu estava colado na base desse local, mas na chave nova ja nao estava...)

:arrow: 2º Passo... Retirar o imobilizador...

Como o imobilizador está colado na base da chave, vao recortar em seu redor com o alicate (tem que cortar o plastico da chave obviamente), ate ficarem com o imobilizador e respectivo sulco/base onde ele esta...
Como o imobilizador é EXTREMAMENTE fragil (é de vidro), aconselho a aquecerem uma peça metalica fina e a começarem a derreter o plastico onde o imobilizador está embotido ate o conseguirem retirar... cuidado para nao encostarem a peça metalica ao imobilizador pois as altas temperaturas podem danifica-lo...
Eu demorei quase 2 horas para o retirar sem o estragar (mas tambem nunca tinha retirado nenhum, voces com estas indicações retiram-no bem mais depressa...) Se tiverem o respectivo cuidado tiram o imobilizador...

:arrow: 3º Passo... Retirar a lâmina da chave antiga...

Mais uma vez pegam no alicate, cortam tudo ate destacar a lamina do plastico da chave antiga... e vao ficar com a lamina nas maos so que a parte que estava dentro do plastico esta coberta por plastico... vao ter de "roer" essa parte com o alicate e uma lima ate ficar sem plastico a volta, so mesmo a lamina a vista... E ao fim de algum tempo tem a lamina na mao sem plastico nenhum...


NESTA FIGURA PODEM TER UMA MELHOR NOÇÃO DO QUE FOI REFERIDO






ADAPTAÇÃO DA LÂMINA ANTIGA E DO IMOBILIZADOR NA CHAVE NOVA

:arrow: 1º Passo... Colocar o imobilizador antigo dentro do respectivo sulco na chave nova...

Isto é simples, é so pegar no imobilizador antigo e coloca-lo no sulco da chave nova... ATENÇÃO aconselho a colocarem o imobilizador com a parte transparente (porque ele tem uma parte transparente e uma baca-esverdeada) virada para o local onde fica o canhão do carro...

:arrow: 2º Passo Introduzir a lâmina antiga na peça cromada da chave nova...

Pois é... e agora?... a "cabeça" da lâmina antiga nao encaixa lá... vao ter que ir a um torneiro ou a um chaveiro com as duas laminas (antiga e nova) e pedir pra ele limar a antiga ate ficar igual a nova de forma a entrar nessa peça cromada (que é a que vai fazer de ponta e mola).
Isto molda-se bem em 5min., não se assustem...



Uma vez moldada a lâmina, introduzem-na na peça cromada (numa ranhura), pegam no tal cilindrozinho que fazia de calço pra prender a outra lamina (lembram-se?)e introduzem-no no respectivo orifício e com umas pancadas com o martelo ele vai entrar e prender a lamina antiga na peça cromada (cuidado para nao o amassar)

:arrow: 3º Passo... Fechar a chave...

Agora é a fase final... Voces depois de introduzido o imobilizador e a lamina antiga, fecham a chave... tem que rodar a peça cromada sobre uma mola que vem agarrada para dar pressao e fazer o tal efeito ponta e mola, e fecham a chave...

Se acontecer como me aconteceu a mim, as argolas da chave saltaram ligeiramente...voces com uma pinça retiram as argolas, e vao ver um parafuso por baixo das mesmas...vao aperta-lo pois esse parafuso é o que prendia uma das partes da chave (a que continha a lamina) e perguntam voces, "pq é que nao abriste logo pelo parafuso??!!" nao abri pois nao queria retirar as argolas para nao danificar o plastico, preferi danificar ligeiramente pela parte de dentro que nao se ve...

Uma vez apertado o parafuso, pegam em cola 3, põe uma pinta de cola no sulco das argolas na chave e colam as argolas por cima... e pronto...8)


(esta chave não é a minha, mas é tal e qual...)

Resultado final..... 8)



Esta sim...já é a minha chave... uma chamada mod de origem...
8)

Acho que apos esta descriçao com estas fotos, voces com paciência fazem isto... 8)

De qualquer das formas alguma dúvida disponham :) Espero ter ajudado e espero que as fotos/esquemas sejam suficientes... 8)

Abraço pessoal!
 
o meu problema ... é ke tenho um comando do alarme aparte como faço ainda n comprei a ponte mola ... help
 
TCPT disse:
o meu problema ... é ke tenho um comando do alarme aparte como faço ainda n comprei a ponte mola ... help

se tens o comando a parte deixa-o estar... a ponta e mola é so mais uma mod estetica... é uma simples chave, pois o comando a distancia da chave ta "morto"... :wink:
 
TCPT disse:
o meu problema ... é ke tenho um comando do alarme aparte como faço ainda n comprei a ponte mola ... help

se conseguisses meter a placa do alarme na chave audi é que era! :wink:

Bom DIY Ricardo... onde se compra dessas chaves? Sou capaz de fazer isso para um Opel.
 
MoByS disse:
TCPT disse:
o meu problema ... é ke tenho um comando do alarme aparte como faço ainda n comprei a ponte mola ... help

se conseguisses meter a placa do alarme na chave audi é que era! :wink:

Bom DIY Ricardo... onde se compra dessas chaves? Sou capaz de fazer isso para um Opel.

Nem parece teu :evil: :evil: :lol: :lol: :lol:

Nunca as viste à venda no ebay? :wink: (O ricardo fez uma ponta emola "original" enão dakelas da concorrencia)

Ricardo, falta as fotos do antes e depois :wink:
 
MoByS disse:
TCPT disse:
o meu problema ... é ke tenho um comando do alarme aparte como faço ainda n comprei a ponte mola ... help

se conseguisses meter a placa do alarme na chave audi é que era! :wink:

Bom DIY Ricardo... onde se compra dessas chaves? Sou capaz de fazer isso para um Opel.

Brigado 8) Eu comprei a um user do ClubeGolfPT mas penso que tambem é use aqui do AudiPT. Quem estiver interessado posso dar o contacto do msn por PM. A minha é usada mas ta em excelente estado :) .
 
hucruz disse:
MoByS disse:
TCPT disse:
o meu problema ... é ke tenho um comando do alarme aparte como faço ainda n comprei a ponte mola ... help

se conseguisses meter a placa do alarme na chave audi é que era! :wink:

Bom DIY Ricardo... onde se compra dessas chaves? Sou capaz de fazer isso para um Opel.

Nem parece teu :evil: :evil: :lol: :lol: :lol:

Nunca as viste à venda no ebay? :wink: (O ricardo fez uma ponta emola "original" enão dakelas da concorrencia)

Ricardo, falta as fotos do antes e depois :wink:

No ebay acho que saem mais caras... :roll: (nao estou aqui a fazer patrocinio a ngm) se conseguir arranjar umas fotos meto-as aqui... :wink:
 
hucruz disse:
Nem parece teu :evil: :evil: :lol: :lol: :lol:

Nunca as viste à venda no ebay? :wink: (O ricardo fez uma ponta emola "original" enão dakelas da concorrencia)

Ricardo, falta as fotos do antes e depois :wink:

ó terrorista, que se vendem no ebay já eu sei! E como sei que o Ricardo comprou cá por PT, pode ser que o contacto dele tenha chaves mesmo da Opel (não sei se existem...)

Ricardo, pergunta lá ao man se tem algo Ponta&Mola para Opel :wink:
 
MoByS disse:
hucruz disse:
Nem parece teu :evil: :evil: :lol: :lol: :lol:

Nunca as viste à venda no ebay? :wink: (O ricardo fez uma ponta emola "original" enão dakelas da concorrencia)

Ricardo, falta as fotos do antes e depois :wink:

ó terrorista, que se vendem no ebay já eu sei! E como sei que o Ricardo comprou cá por PT, pode ser que o contacto dele tenha chaves mesmo da Opel (não sei se existem...)

Ricardo, pergunta lá ao man se tem algo Ponta&Mola para Opel :wink:

ok vou perguntar... :wink:
 
chave

ola.
eu comprei no areeiro em lisboa.
uma casa que vende audio para carro.
10€ cada chave retractil.
depois mandei fazer a copia da chave
e coloquei o chip de codigo.
resultado final fiquei com uma
chave toda a maneira.
cumps
 
Areeiro, Areeiro, mais concretamente onde?!?!
Ajuda ai, que a mim falta-me uma peça da chave e assim acabo por ter uma inutilizada.
 
Boas:

e como programas a chave para ficar com o comando a funcionar? ou essa chave nao tem parte electronica?

É como nos golfs e Ibizas?

É que tenho um ibiza de 98, comprei uma chave dessas, fiz as ranhuras no homem das chaves, meti o imobilizador e programei as chaves, que são uns passos simples;

1 - com a chave na ignição, ligar e desligar as luzes do painel

2 - retirar de imediato a chave da ignição e pressionar o botao de fechar e ao mesmo tempo carregar 3 vezes no de abrir

3 - Largar os 2 botoes ao mesmo tempo e o carro fecha-se e abre-se sozinho, a partir daqui está pronta a utilizar.
 
jecoman disse:
Boas:

e como programas a chave para ficar com o comando a funcionar? ou essa chave nao tem parte electronica?

É como nos golfs e Ibizas?

É que tenho um ibiza de 98, comprei uma chave dessas, fiz as ranhuras no homem das chaves, meti o imobilizador e programei as chaves, que são uns passos simples;

1 - com a chave na ignição, ligar e desligar as luzes do painel

2 - retirar de imediato a chave da ignição e pressionar o botao de fechar e ao mesmo tempo carregar 3 vezes no de abrir

3 - Largar os 2 botoes ao mesmo tempo e o carro fecha-se e abre-se sozinho, a partir daqui está pronta a utilizar.

nao tem parte electronica.... :wink:
 
Back
Top