Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Resolvido]

Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Realço que, apesar de me terem dito (como escrevi em post anterior) que é normal, não acho que seja nada normal, e tem vindo a piorar...

Nada normal mesmo. O que disse o concessionário?
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Boas.

Não fui a um concessionário Audi (em Beja já não existe ha alguns anos, o mais próximo que tenho é em Évora, mas por motivos profissionais não tenho muita disponibilidade para me deslocar lá). Quem me deu essa opinião, foi um mecanico de um stand (onde já comprei inclusive um carro lá e tem bom feedback) e após testarmos o carro, ele diz que esse barulho é normal, que é o barulho de quando "o sistema do tensor entra em funcionamento".
Tenho receio de isto agravar e lixar outra coisa qualquer... Em Dezembro passado, mudei a distribuição na Audi de Évora (correia, tensores e bomba de água) mas penso que nada esteja relacionado... Digo eu... :S
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

A minha B5 fazia esse barulho, em 1° troquei a correia resolveu durante umas semanas.
depois disso troquei a bomba de DA por uma reconstruida, e meti oleo novo, continuou igual durante uns tempos depois começou a fazer só a frio, agora so faz raramente com o motor a frio...mas é muito raro
o problema pode ser da caixa de direção ou até mesmo do deposito
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

A minha B5 fazia esse barulho, em 1° troquei a correia resolveu durante umas semanas.
depois disso troquei a bomba de DA por uma reconstruida, e meti oleo novo, continuou igual durante uns tempos depois começou a fazer só a frio, agora so faz raramente com o motor a frio...mas é muito raro
o problema pode ser da caixa de direção ou até mesmo do deposito

Boas.

Obrigado pela opinião.
Não sei se no meu A3 será identico, pois agora onde se nota (bem) mais é ao arrancar, não preciso de ter a direção torcida, mesmo "a direito" faz essa grilada... O que me intriga, é que troquei o Tensor do Alternador e respetiva correia, e por uns dias passou e agora voltou... :'(
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

O ruído parece de uma bomba qualquer a tentar puxar fluído com ar misturado ou com algum rolamento gripado.
Deves mesmo consular um mecânico que investigue e não se limite a dizer que é normal só para não ter trabalho, pequenas coisas podem tornar-se trabalhosas e bastante dispendiosas no futuro.
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Esses barulhos inconstantes que só aparecem em casos muito pontuais, são uma mina para ir ao bolso Recordo-me num Golf , tive uma situação idêntica mas só fazia ao ralenti,informaram que era defeito da bomba de água ,substituíram paguei o barulho ficou, desisti de me preocupar com a situação andou anos assim e depois acabei por o vender mas por outras razões
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Esses barulhos inconstantes que só aparecem em casos muito pontuais, são uma mina para ir ao bolso Recordo-me num Golf , tive uma situação idêntica mas só fazia ao ralenti,informaram que era defeito da bomba de água ,substituíram paguei o barulho ficou, desisti de me preocupar com a situação andou anos assim e depois acabei por o vender mas por outras razões

Pois, o meu receio é estar a estragar algo mais... Embora o barulho seja incomodativo, agora até ao arrancar faz mais... Preocupo-me por isso, pois tenho este carro há 10 anos e não penso vender tão breve, pois estou plenamente satisfeito!

Alguem sabe de um mecânico em Beja, "como deve de ser"? Existe um "concessionario" Bosh Service, mas não tenho as melhores indicações... Tava a pensar em ir à VW aqui, mas tal qual como disseste, "são uma mina para ir ao bolso..."

Cumprimentos.
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Pois, o meu receio é estar a estragar algo mais... Embora o barulho seja incomodativo, agora até ao arrancar faz mais... Preocupo-me por isso, pois tenho este carro há 10 anos e não penso vender tão breve, pois estou plenamente satisfeito!

Alguem sabe de um mecânico em Beja, "como deve de ser"? Existe um "concessionario" Bosh Service, mas não tenho as melhores indicações... Tava a pensar em ir à VW aqui, mas tal qual como disseste, "são uma mina para ir ao bolso..."

Cumprimentos.

Meu caro acho que deves estar atento à situação como é evidente Mas andar gastar €€€€€ (no meu caso foi na marca)por palpites daqui e dali,com todo o respeito eu não o faço,gastar por gastar prefiro então esperar até que se torne mais evidente e então sim mando de imediato reparar Já gastei muitos €€€€ na marca com o ABS e serviu-me de lição
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Meu caro acho que deves estar atento à situação como é evidente Mas andar gastar €€€€€ (no meu caso foi na marca)por palpites daqui e dali,com todo o respeito eu não o faço,gastar por gastar prefiro então esperar até que se torne mais evidente e então sim mando de imediato reparar Já gastei muitos €€€€ na marca com o ABS e serviu-me de lição

Claro que sim amigo, tens toda a razão e concordo plenamente contigo! Tanto que só mudei o tensor do alternador após me terem dito aqui neste tópico que era disso, e só o substitui após fazer testes com o outro "antigo"! Daí estar a pedir opinião a pessoal daqui, pois pode já alguem ter tido problema identico e saber como o resolver. Mas pelas opiniões que me têm dado, sinceramente já nem sei o que poderá causar isto :'(

Pior que isso, é mesmo agora o orçam€nto andar super limitado devido a compra de casa e respetivas obras na mesma...

Abraço!
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Claro que sim amigo, tens toda a razão e concordo plenamente contigo! Tanto que só mudei o tensor do alternador após me terem dito aqui neste tópico que era disso, e só o substitui após fazer testes com o outro "antigo"! Daí estar a pedir opinião a pessoal daqui, pois pode já alguem ter tido problema identico e saber como o resolver. Mas pelas opiniões que me têm dado, sinceramente já nem sei o que poderá causar isto :'(
Pior que isso, é mesmo agora o orçam€nto andar super limitado devido a compra de casa e respetivas obras na mesma...

Abraço!


Sim eu quando mencionei palpites não me estou a referir aos do forum pois é sempre bom perguntar pelas razões que expuseste Eu refiro-me é aos mecânicos que dão o palpite e não há certezas, Sabes aquela máxima do deve ser quer que substituía? E levamos o carro á máquina e deve ser leva muitos €€€€ E depois não era,e eles dizem mas também já estava a precisar.Claro quando acertam porreiro Por isso volto a repetir-me tentar provas evidentes
 
Last edited:
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Penso que na maior parte dos casos o problema é da bomba da DA (no meu foi mas no teu pode não ser...)
Eu se fosse a ti trocava a bomba da DA e o respetivo óleo+ o deposito (conta 2L para poder mandar o oleo velho todo para fora, e tem de ser oleo que respeite a norma, eu meti este LIQUI MOLY - Motorenöle, Additive, Autopflege - Produkte - Zentralhydraulik-Öl )
esses casos são complicados porque tanto pode ser da bomba, dos tubos (tem válvulas anti retorno no seu interior) ou até mesmo a caixa de direção...
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Boa Noite.
O meu audi a3 8l pd130, faz-me exatamente o mesmo barulho !
Já andava a pensar que fosse o tenser da correia ou mesmo a correia por isso estava a ponderar substituir isso, mas sendo assim já fico com o pé atrás !
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Boa Noite.
O meu audi a3 8l pd130, faz-me exatamente o mesmo barulho !
Já andava a pensar que fosse o tenser da correia ou mesmo a correia por isso estava a ponderar substituir isso, mas sendo assim já fico com o pé atrás !

Boas.

Olha eu tenho andado com o carro assim... Quando tiver oportunidad€€ logo vejo melhor... De momento há outras prioridades, como já referi anteriormente, porém é claro não deixo de estar preocupado com isto...

Abraço!
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Acho que basta trocar a polie da correia e passa.
Se a polie estiver já muito cossada e já com uma ligeira folga, grila um pouco. Trocar a correia resolve enquanto esta não acama, mas passado uns dias volta ao mesmo.
Troca a polie caso a mesma esteja já com muitos kms de uso (+de 200.000)

Um bom teste a fazer em relação a isso, é aplicar sabão na polie e correia e deixar secar. Se depois não atenuar ou mesmo desaparecer, não pode ser o problema que descrevi.
 
Last edited:
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Acho que basta trocar a polie da correia e passa.
Se a polie estiver já muito cossada e já com uma ligeira folga, grila um pouco. Trocar a correia resolve enquanto esta não acama, mas passado uns dias volta ao mesmo.
Troca a polie caso a mesma esteja já com muitos kms de uso (+de 200.000)

Um bom teste a fazer em relação a isso, é aplicar sabão na polie e correia e deixar secar. Se depois não atenuar ou mesmo desaparecer, não pode ser o problema que descrevi.

Boas madlima29.
Anteriormente já me tinham falado também na polie, mudei o tensor porque fiz um teste (apliquei-lhe um pouco de oleo) e passou, daí ter mudado o tensor. A correia mudei-a por um estado de consciencia, pois ainda era a de origem e ja tinha 200.000km. De facto, logo nos primeiros dias não fez o minimo de barulho (que me refiro) mas após uns km's (talvez esse "periodo" que leva a acamar) voltou a fazer e tem aumentado de dia para dia.
Quando tiver tempo, faço esse teste que me indicaste.

Por norma, neste carro gosto de meter peças OEM (salvo raras excepções). Neste caso se tiver de meter a polie, aconselham-me que meta OEM ou da "candonga"?
 
Back
Top