Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Resolvido]

Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

Nao da correia do alternador, se nao estiver bom provoca oscilaçao e consequentemente esse barulho se for era conveniente verificades tambem a poly do alternador
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

Nao da correia do alternador, se nao estiver bom provoca oscilaçao e consequentemente esse barulho se for era conveniente verificades tambem a poly do alternador

Ossos do oficio

Boas! Peço desculpa pela demora! Tem como verificar se o tensor estará danificado sem o trocar? Não me queria meter a trocar peças sem ter a certeza...

Já agora, mais alguém poderá dar uma ajudinha??
Perguntei a várias pessoas, e ambas dizem não "ouvir nada de anormal" :S

Abraço!
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

Para despistar esse problema tira a correia do alternador e poe o motor a trabalhar se nao fizer essa oscilaçao sera o tensor ou a poly ou as duas
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

Boas.

Hoje tive mais uns desenvolvimentos em relação a este problema... Ainda não tive oportunidade de mandar verificar o tensor/polie do alternador como me foi aqui indicado, porém "descobri" o seguinte:
Quando viro a direcção totalmente para um lado (quer esquerdo quer direito) e "fico a fazer força" com o volante, esse dito barulho torna-se bastante intenso, sendo que pára quando largo o volante.
Opiniões?
Para ajudar à festa, a bateria foi com as couves, pegou bem hoje de manha, entretanto parei o carro, e quando dei à chave novamente, nem faz o motor de arranque vibrar. Agora quando ligo a chave, a luz do "ESP" e "ABS" piscam 2 ou 3 vezes e apagam... Neste momento tenho a bateria à carga... Terá ido tambem à vida, certo?

Agradeço opinioes :) Obrigado.
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

esse barulho que ouves ao virar o volante ao máximo, para ambos os lados, é a bomba de direção em esforço, nunca deves ter a direção virada ao máximo, excedendo uns breves segundos..
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

Boas pessoal.

Já comprei o tensor da correia e aproveitei e comprei tambem uma correia nova (nunca a tinha mudado) ambos OEM.
Se tudo correr bem, sexta-feira vou mudar o material e depois posto aqui o resultado, assim como dos Part Number das peças e valor€s, pois poderá ser útil no futuro :)
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv

Boa tarde pessoal.

Finalmente, boas noticias!

Seguindo o conselho do user "luis silva garcia" (o meu MUITO obrigado desde já!! 8) ) resolvi este problema!

Substitui o tensor da correia do alternador por um novo (OEM) e ficou impecavel! ;)
Como nunca tinha mudado também a correia do alternador (pelo menos nas minhas mãos, acho que ainda era a de origem!) e como conta com 203.000km, aproveitei e mudei-a também!

Fiz a festa por aproximadamente 175€ (peças OEM + 10€ de mão de obra de um mecanico amigo de confiança :p )

Como contributo para o forum, deixo aqui os Part Number das peças de meti e respectivos preços:

:arrow: Tensor Alternador: 038903315F (peça de origem) | 038903315AE (comprado em Agosto/2015)
Preço: 80,52€ (IVA incluido)


:arrow: Correia Alternador: 06A260849C
Preço: 83,54€ (IVA incluido)


Quero agradecer desde já a todos os Users que me ajudaram, cada um à sua maneira, um grande abraço a todos!

:pray: :beer: :beer: :beer:
 
Boas pessoal!

Infelizmente estou de volta a este tópico :mad:

Após ter feito o que disse anteriormente, e quando parecia ter ficado tudo OK, ao fim de alguns dias começei a notar novamente uma "grilada" logo após o arranque...!
No inicio pensei "que eram coisas da minha cabeça", por "andar com o outro barulho lá metido" ainda, mas após mais alguns dias e algumas experiencias, noto que faz mesmo essa dita "grilada".

Nem sempre faz, nota-se bem mais acentuada quando estou por exemplo numa descida, a estacionar, ao fazer o ponto de embraiagem, com a direcção torcida!

O que poderá ser? Honestamente nestes ultimos tempos tem sido só engates este A3, dass...

Tentei fazer um video, embora não seja muito perceptivel:




Quando se nota bem, nem sempre consigo filmar para partilhar aqui com a malta, hoje em plena cidade num estacionamento inclinado fez mesmo buééé, mas não deu pra filmar...

Opiniões?

Mudei o tensor e a correia, ambos OEM, e continua nisto, baah...

Abraço!
 
Last edited by a moderator:
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Boas pessoal.

Alguma opinião?? :S

Esta semana entretanto passei por um mecanico de um stand (onde já comprei inclusive um carro lá e tem bom feedback) e após testarmos o carro, ele diz que esse barulho é normal, que é o barulho de quando "o sistema do tensor entra em funcionamento"... O que é certo é que não me recordo mesmo de ele fazer esta "grilada" e em certas situações de "esforço", faz mesmo buééé... :'(

Abraços!
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Isso de ficares com a direcção toda virada a um dos lados e fazer barulho é normal. Até há viaturas que vem no manual para não fazer isso mais do que cerca de 10 segundos, porque pode estragar.
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Boas Logisburg!
Sim eu sei disso, é quando a bomba de direcção está em esforço! Esse era o "sintoma" anterior, quando virava completamente fazia alta barulho, depois de trocar o tensor + correia deixou de fazer, só faz mesmo quando estou a estacionar por exemplo, ou ao arrancar (ja em andamento) e principalmente com o AC ligado...
 
Re: Barulho Estranho / Identificação de Peça - Audi A3 8L 1.9TDI 130cv [Por RESOLVER.

Boas pessoal.

Tenho aqui mais uns videos que tenho tentado "capturar" para que possam perceber melhor ao que me refiro:





Realço que, apesar de me terem dito (como escrevi em post anterior) que é normal, não acho que seja nada normal, e tem vindo a piorar...

Alguma sugestão?

Alguem da zona de Beja que saiba de algum mecânico/oficina de confiança??
Abraço a todos e obrigado!
 
Last edited by a moderator:
Back
Top