Audi 80 TDI - Primeira Maquina !

O facto de injectar mais gasóleo não controla directamente a pressão de turbo. Podes meter gasóleo a despejar lá para dentro e nem assim irá subir a pressão mais que o limitador tiver imposto. Agora, esse limitador pode ser fisico ou electrónico, ou os 2, no vosso caso. (wastegate, aliviador de pressão do colector, centralina, etc).

Obviamente que se reduzirem o débito, o turbo fará menos pressão, devido ao carro ficar "com fome" não permitindo que o turbo encha muito ou tão facilmente, mas se aumentarem o débito, a pressão so aumentará até chegarem aos tais limitadores, a partir dai só caga fumo á fartazana, ou no vosso caso, entra em safe, sem reprogramação ...

Logo, mais gasóleo não significa mais pressão, pelo menos sem mods associadas (considerando que de OEM está correctamente equiibrado o rácio para gasoleo/0.8 bars de máxima)

Nos TDs, tudo isso é subversível com meia duzia de chaves, e em meia duzia de minutos, lool


e tudo se desbloqueia e da se lhe rácios malucos xD:D
 
pa desenterrar o topico , pois eu que abri o topico ja nao apareço aqui é seculos , venho dar noticias xD

Tive a opurtunidade de com um mrmbro do forum , mudar a maf , e a valvula egr e valvula n75 , mas mesmo assim o turbo nao fazia pressao nenhuma.
Hoje Apliquei somente um turbo de um 80 tdi 1z , a admisão foi limpa pois tava toda completamente cheia de sujidade , mas apos ter montado o turbo , ele ainda nao dispara , Poderá agora ser mesmo da valvula n75 ? Da maf nao é porque ja eu testei..
cumps
 
antes de começares a gastar € liga ao vag se vag não disser nada compra 1 manómetro do turbo para ver a pressão
 
pa desenterrar o topico , pois eu que abri o topico ja nao apareço aqui é seculos , venho dar noticias xD

Tive a opurtunidade de com um mrmbro do forum , mudar a maf , e a valvula egr e valvula n75 , mas mesmo assim o turbo nao fazia pressao nenhuma.
Hoje Apliquei somente um turbo de um 80 tdi 1z , a admisão foi limpa pois tava toda completamente cheia de sujidade , mas apos ter montado o turbo , ele ainda nao dispara , Poderá agora ser mesmo da valvula n75 ? Da maf nao é porque ja eu testei..
cumps
Se a maf for das quadradas eu descobri uma solução é resolveu. O carro não andava também. Pm
 
o turbo , os colectores e a westgate , foi tudo mudado , Mas ouve uma altura que eu com um mrmbro aqui do forum , testei a minha maf , medimos os valores , e ela estava com quase os mesmos valores que a maf dele que é igualzinha á minha.

O que testamos e que vimos que nao tava a funcionar , foi a chamada valvula N75 e a valvula da EGR. Isso poderá agora ter alguma interferencia? Poderá ser disso ? è que pelo menos do turbo , posso garantir que nao é..

Sóque nao tenho nimguem aqui para ligar ao vag-com

A maf que tenho é meia rectangular...
 
Last edited:
o turbo , os colectores e a westgate , foi tudo mudado , Mas ouve uma altura que eu com um mrmbro aqui do forum , testei a minha maf , medimos os valores , e ela estava com quase os mesmos valores que a maf dele que é igualzinha á minha.

O que testamos e que vimos que nao tava a funcionar , foi a chamada valvula N75 e a valvula da EGR. Isso poderá agora ter alguma interferencia? Poderá ser disso ? è que pelo menos do turbo , posso garantir que nao é..

Sóque nao tenho nimguem aqui para ligar ao vag-com

A maf que tenho é meia rectangular...

se a N75 não esta a trabalhar então a westgate tb não
a n75 é k manda pressão de ar para a westgate
 
Isso a mim cheira-me a algum tubo mal ligado, verifica se os tubos estão bem ligados, isso basta trocar o tubo que vem do turbo para a waste para o carro não ficar em condições, já viste se o tubo que vem do IC liga ao sensor de pressão está sem fugas?

A maf tens a certeza que é a indicada para o teu carro? Á tempos aconteceu a um user ter colocado uma maf igual mas com ref diferente e o turbo não fazia pressão.
 
problema da maf acho que nao é , porque ja dei inclusive 160km no audi a descer , e sem turbo a funcionar xD
Agora em relaçao a valvula , ja ouvi dizer que o meu motor nao leva nenhuma N75 , mas sim outra valvula , Ouvi dizer que essa N75 era so pa os carros Motor AFN 110cv. Agora nao Sei .
Mas acho que ja tive mais longe de saber qual era o problema do carro.
Agora So resta saber se o que falta é valvulas , Tubos rotos , ou intercoler Marado.
 
Isso é tudo muito estranho, tal como te disseram, o turbo é de geometria fixa, e como tal a electrónica não o controla nem ao seu disparo, o que controla é a pressão máxima que faz, e o débito de gasóleo associado, pelo que o disparo tem sempre de lá estar.

Como te sugeriram, ou instalas um manómetro e ves a que pressão ele na realidade deixa de disparar, ou liga ao Vagcom e ve se tens erros.

Vê se a tubagem ou o intercooler não têem fugas, ou se a waste está a fazer o seu trabalho e não está carbonizada na posição aberta ... Se achas que é dessa válvula n75 ou similar, podes sempre fazer um bypass e por o turbo a trabalhar exclusivamente mecânicamente, e ves se o turbo funciona mesmo bem ou não.

No entanto, pelos sintomas que referes, 160 não é nada rápido, especialmente a descer, e geralmente quando as mafs estão a dar o berro, não conseguem passar desse velocidade.


Passa o Vag, e pergunta ao user ruia4 a situação dele, não perdes nada ;)
 
Isso da velocidade não indica se a MAF está ou não boa, o vag com não deve ajudar muito, já liguei ao do race e do alex e realmente aquilo dá para ver erros e pouco mais, valores de MAF e isso não dá mesmo, os 80 infelizmente têm muito pouca eletrônica.

Se a MAF não estiver a funcionar como deve de ser não vais ter andamento, esta controla a quantidade de gásoleo e pressão do turbo, juntamente com o sensor de temperatura e pressão de admissão, porque os tdis já têm o turbo controlado eletronicamente pela centralina,esta controla o turbo através de uma valvula que funciona do mesmo modo da n75 dos gasolina turbo, porque no tdi 110cv esta funciona com vácuo, para controlar a geometria.

Como os sensores de temperatura e pressão raramente avariam aconselho-te a tentares arranjar outra MAF e testares, mas vê também o que o reactive disse, e verifica fugas de pressão e vácuo.
 
Back
Top