Audi 80 TDI - Primeira Maquina !

Marca: Audi

Modelo: 80

Motor: Motor 1.9 90cv 1z

Travões: ABS

Jantes/Pneus: 15" 205

Interior: De origem

Audio: de Origem

Próximas Alterações: Revisão total na mecanica , e jantes 16.

Kilometragem: 280.000mk Segundo o Vendedor



Boas , sou recem encartado , adquiri o meu audi a poucos dias , andei a ver varios , e fiquei com um branco , pois a nivel de interior e exterior estavam muito bons mesmo , parece novo quase .

Pois bem , na altura que dei uma volta nele nao notei que ele tivesse falta de potencia , mas tbm nao puxei mt por ele. Á 2 dias fui fazer uma viagem longa , de 100km em autoestrada , e reparei que o carro nao dispara o turbo , e nao desenvolve em subidas , até pelo contrario nas subidas perde velocidade , a partiir das 2.000 rpms até mesmo ás 3.000 rpms nao ouço turbo nenhum a entrar e ele desenvolve muito devagar mesmo...

Na altura que o estava a testar , o vendedor disse-me que o turbo so disparaca ás 3.000 rpm ! Acham normal esta resposta? e o gaijo era mecanico..!

Nao sei o que possa ser , gostava que me dessem exemplos do que pudesse ser , será problema do turbo ?

Eu em cidade nao notei esta falta de potencia até porque nao ando acima das 2.000 rotações...

Estou um pouco desiludido , pois tou a ver que vou ter de gastar algum dinheiro pa o compôr..

Agradeço opinioes do que poderá ser e se ficara muito dispendioso,
Sou da Zona do Porto , Se alguem quiser ajudar ficaria grato hehehe ;)

Mais Fotos Em breve pessoal !




scaled.php


2cxazc1.jpg
 
Last edited:
boas
tens k por mais fotos da maquina
eu pouco percebo de turbos mas normal não é
deixa la eles aparecerem ai k ja
vais ter algumas respostas
 
Boas, e bem-vindo á nossa pequena secção dos 80.

Tens boa máquina, e pelo que dizes, bem cuidada esteticamente.

Quanto ao que falas em termos de falta de potência, diria que nem deve ser do turbo em si, a não ser que tenha muita folga no veio, tenha levado muito abuso, ou esteja a fazer um "gritar" demasiado alto (grito fatal, lool), mas sim, o turbo dispara relativamente tarde nos nossos carros, mas não é ás 3k, é sim depois do teu limite das 2k de uso, mas é uma questão de hábito.

Os teus problemas devem ser mais relacionados com a MAF, tubagens de vacuo/turbo, ou erros na centralina. Talvez o primeiro passo seria ligares ao Vag-com e ver os erros.

De resto não desanimes, os 80's são boas máquinas, desde que bem cuidadas ;)

Abraços
 
Finalmente tens aqui o teu projecto aberto na humilde secção dos 80´s, é mais um branquinho aqui no forum.

Chegas-te a ver a PM?
 
O gajo não era mecanico devia ser era sapateiro, 1º o turbo trabalha sempre, mas começa-se a sentir mais neste motor lá pelas 1800rpm, 2º se ligares ao vag com deves ter o erro " excesso de pressão no colector de admissão", ou seja o carro entra em safe pq o turbo está a fazer pressões muitos altas(a wastegate não está abrir) se assim for tens a N75 ou actuador nas couves ou ainda algum tubo de vacuo com fuga.
Faz assim poe o carro a trabalhar e ao ralentin ouve se se faz um tac tac atc durante um minuto vindo da zona ao pé do filtro de ar, de uma coisa assim
http://pics.tdiclub.com/members/dieseldorf/N75valve.jpg
2º vê este video para veres como trabalha a descarga do turbo,
http://www.youtube.com/watch?v=Ce8SeTjQKAI
Se não estiver a trabalhar assim em principio ou é da N75 ou do actuador que tem fuga na membrana
 
O gajo não era mecanico devia ser era sapateiro, 1º o turbo trabalha sempre, mas começa-se a sentir mais neste motor lá pelas 1800rpm, 2º se ligares ao vag com deves ter o erro " excesso de pressão no colector de admissão", ou seja o carro entra em safe pq o turbo está a fazer pressões muitos altas(a wastegate não está abrir) se assim for tens a N75 ou actuador nas couves ou ainda algum tubo de vacuo com fuga.
Faz assim poe o carro a trabalhar e ao ralentin ouve se se faz um tac tac atc durante um minuto vindo da zona ao pé do filtro de ar, de uma coisa assim
http://pics.tdiclub.com/members/dieseldorf/N75valve.jpg
2º vê este video para veres como trabalha a descarga do turbo,
http://www.youtube.com/watch?v=Ce8SeTjQKAI
Se não estiver a trabalhar assim em principio ou é da N75 ou do actuador que tem fuga na membrana

Ora nem mais, ainda bem que o pessoal aqui está sempre disposto a ajudar, sempre é mais um teste que podes fazer em casa, ou a N75 ou a MAF pode estar na couves
 
Boas , racegy , sim cheguei a ver a PM ! ;)
Vag-com ? ja ouvi falar nisso mas nao sei como funciona LOL , sou um zero á esquerda no que toca em mecanica , desculpem-me !

A1Z Vou tentar fazer isso que me disseste , vou tentar ver onde esta o turbo xD , e vou ver se ele faz esse movimento ao relenti..

Mais logo digo algo... espero que isto fique resolvido , ou entao nao acham melhor levar a uma oficina boch e pagar 50 euros pa eles porem o carro na maquina e irem direitos ao problema ? ou eles sao ladroes ? è que so tenho 20 anos , e eles ou olharem pa um puto que aparentemente nao percebe nada de mecanica podem-me tentar cumer a cabeça --'

hehe Obrigado a todos ! pela tentativa de ajuda...
 
VAG.COM foi explicado por PM.

Num carro com uma centralina limitada como as nossas eu não gastaria dinheiro para fazer o diagnostico, tentaria falar com alguém do fórum que fosse das tuas zona e tivesse o VAG, abre um tópico na secção de motor, electronica ou VAG e expoes a situação estou certo que alguem vai aparecer ai com o VAG para te ajudar, mas apenas vais ver os erros e ao menos sempre tens informações dos valores da MAF. se fores a uma BOSH CAR SERVICE ou outra oficina é logo para resolver o problema
 
Racegy, o problema não é encontrar um VAG-com ... O problema é encontrar alguem que tenha um que funcione com as fichas dos 80's ... E daqui dos presentes não sei quem o tenha ..,
 
Certo Reactive, mas nem que o rapaz compre o adaptador OBD, que não é caro.
A situação é que o rapaz vai a uma oficina fazer o diagnostico deixa lá os €uros e o problema continua, se ele tivesse alguém com VAG ou outro 80 TDI para testar peças era mais fácil e mais econômico para ele.
E como o pessoal aqui tem espirito de entreajuda eu dei essas ideias
 
Pois moro ;)
Ja agora , hoje a tarde , fui ver os truques que me disseram , mas nao ouvi nada de tac tac tac , ao lado do filtro..
E em relação ao turbo tbm nao consigo ouvilo a assobiar.

Hoje puxei por ele ate ás 3,200 rpm em 3º e depois 4º nas 2.500rpm , e notei que vinha um cheiro estranho do tablier ou da sofagem , parecia cheiro a torradas lol e esse cheiro aparece passados 2 minutos de tar a puxar por ele , e sempre a manter aquelas rotaçoes, quando so ando das 2.000rpm para baixo , ja nao me cheira a nada ...

O cheiro que me vem do genero a torradas nao é intenço , mas da para se notar que é um cheiro um pouco po esquesito lol

Outra coisa que descobri , o carro a frente no capo , tem o cano de escape a precisar de ser soldado , pois deita um pouco de fumo quando ligo o motor , levei a um especialista de escapes e ele dis que nao é grave , só vai fazer cada vez mais barulho se nao mandar soldar... portanto suponho que o escape nao tenha nada a ver com o facto do carro nao disparar o turbo ..



Tou quilhado :( heheheh
 
Last edited:
é mais um tic tic tic
ao ligares a chave sem pôr a trabalhar
tens k ouvir esse tic tic tic ao lado do filtro

em relação ao turbo só ouves assobiar mas pouco
é se tirares o tubo k vai para o filtro

em relação ao cheiro não te posso dizer
nada a não ser que já comia uma torradinha :D
 
Na descarga da wastegate o assobiu é minimo , pode não se ouvir o ideal é olhares para lá a ver se abre ou não
 
Back
Top