Audi 80 TDI - Primeira Maquina !

pessoal pode parecer parvoíce o que vou dizer, na altura que comprei o vectra o turbo não fazia pressão nenhuma e o carro não andava, andei a partir a cabeça com aquilo e não encontrava o problema, ate que um dia estava com o meu mecânico, e ele estava a tirar um catalisador de um passat, e eu disse a ele olha aproveita e tira o meu não vai fazer grande coisa mas que se lixe, quando ele tira o catalisador o turbo do nada ganhou vida e o carro parecia outro, resultado era o catalisador entupido, nunca me tinha passado na cabeça tal situação, vê se o teu catalisador está bom, as vezes são coisas tão simples que nem nos passa pela cabeça que possa ser aquilo ;)
 
Se partilhares só da minha parte fico a dever-te 2 :beer: uma pela partilha, outra pelo carrete 15 :D:D
Se for dos quadrados, a tampa preta que diz bosch sai fora com jeito. Leva uma espécie de cola. Dentro temos o potenciómetro que informa a centralina do volume de ar. Observem com o carro a trabalhar.
Ao centro tem um parafuso, marquem a posição original. Desliguem o motor e vejam qual o limite dele. Mexer a mão nele até ao máximo ou seja no sentido do motor ou centro do carro.

Desapertar parafuso e adiantar aquilo de maneira a meter o potenciómetro no máximo do curso sem o deixar sair da pista. No meu caso fui ajustando 1mm de cada vez. Adiantei cerca de 5 mm ou seja quando entra o ar todo ele fica no limite do curso sem sair da placa.

A mim resolveu e bem. Ganhou vida às 2000 coisa que não tinha.

A tampa usei silicone de juntas para colar de novo.

Dúvidas mandem mensagem :thumbup:
 
Boa, já te devo uma :beer:
ruia4 com respeito ao carreto sempre tens ?
Ao adiantar esse potenciómetro estamos tb a enganar a BI, logo ela então envia mais gasoleo, será isto ou não
 
hoje de tarde, ja foi mudado todos os tubos de vacuo , e continua igual , pa semana vai ser aplicada a valvula N11 ou N75 como voces dizem , e a valvula da EGR.
Se mediante isto nao mudar nada , tenho de partir para outra solução :X

Essa do catalizador , é interessante x)

Abraço aqui ao pessoal que tem apoiado ;)
 
Mais uma vez te digo quer a egr quer a n75 não influenciam a falta de força do carro, mas se queres continuar a trocar peças, em vez de investires antes no diagnóstico da avaria, força
 
Mais uma vez te digo quer a egr quer a n75 não influenciam a falta de força do carro, mas se queres continuar a trocar peças, em vez de investires antes no diagnóstico da avaria, força

Nem mais, o problema está na MAF quase de certeza....

A1Z a n75 pode influenciar, se estiver presa manda algum do ar que vem do turbo para fora, mas a quantidade é pouca e não deve influenciar assim tanto.
 
Last edited:
Boas !! Possuo uma avant de 95 sem maf egr com junta cega turbo parte fria do 130 e compressora do 150 mais bicos de um 110 com hammer mod como manda a sapatilha hehe
..
A N75 tem TUDO haver com a falta de potencia pois é ela que contrala a pressao do turbo!!!! Ponto Acente!!! Ou é falha dela ou tubagens quebradas, por exemplo um tubo semi-rigido k vai ate dentro do habitaculo e é ligado á centralina. Verifica esse pk a mim ja me aconteceu a carrinha fazer safe por este estar quebrado/danificado.. Para teres a certeza que nao é a valvula fisica que controla a vara da wastegate ligas direto o tubo k vai do turboá n75 DIRECTO á valvula k controla a vara da wastegate ;)

Tenho a minha bichinha á 6 Anos e ainda hoje gosto dela :)))

- - - - - - - - - -

Rapaziada nas mafs coloca se um diodo e ADEUS problemas de maf ;)
 
Last edited:
caro nuno santo acho que te esqueceste de passar por aqui
http://www.audipt.com/f77/
O carro não está fazer safe, simplesmente não desenvolve, como é que n75 faz a descarga do excesso se o circuito da admissão nem a atingir a 0,9 de pressão?
 
Last edited:
tubagens de intercooler!! a de baixo que faz curva custuma romper..
se nao desenvolve nao entendo como nao faz safe..talvez limpmode.

- - - - - - - - - -

Intercooler furado ou turbo nas couves mas nao acredito..

- - - - - - - - - -

lol ..pareceu me mais util tentar ajudar ja que ja passei algumas..bastantes ate hehe com a minha velhinha..e estou a resoldar todo o quadrante da makina :D


nota: verifica na centralina um tubo interior de vacuo ;) onde vai ligar o k vem do compartimernto do motor ;)
 
A n75 controla a pressão até um dado limite, se acontecer de esta ficar presa o que vai fazer é o turbo não ficar limitado, e em altas faz pressão até rebentar, ou fica presa e o turbo trabalhar com a waste diretamente, segundo sei a centralina das 80 não usa tubo de vácuo dentro desta, isso só nos motores AFN 110, e no A4.

Em relação á maf anulada, é bom para fazer fumo e tirar a eficiência ao motor, e uma coisa que estes motores têm de melhor, fiabilidade/consumos :)
 
Tenho quase certeza que a Centralina dos 80 TDI usa tubo de vácuo dentro.
A carrinha do vwze ao inicio também estava lenta, porque a wastegate estava presa certo?????
Isso de não puxar pode ser tanta coisa, que a melhor forma era ligares isso ao Vag.COM e evitares de gastar €uros desnecessários, nem todos os casos são iguais, mas podes ter a bomba injectora com menos debito, o meu 80, tinha uma mola partida dentro da BI, só descobri quando mandei reparar a BI e o carro também não passava dos 160km/h.

Acho que devias ligar isso ao vag, e um manômetro do turbo era capaz de ser uma boa ferramenta
 
Tenho quase certeza que a Centralina dos 80 TDI usa tubo de vácuo dentro.
A carrinha do vwze ao inicio também estava lenta, porque a wastegate estava presa certo?????
Isso de não puxar pode ser tanta coisa, que a melhor forma era ligares isso ao Vag.COM e evitares de gastar €uros desnecessários, nem todos os casos são iguais, mas podes ter a bomba injectora com menos debito, o meu 80, tinha uma mola partida dentro da BI, só descobri quando mandei reparar a BI e o carro também não passava dos 160km/h.

Acho que devias ligar isso ao vag, e um manômetro do turbo era capaz de ser uma boa ferramenta


Viva! De facto esta complicado achar o gato :D

ehhehe

Fui eu o User que o GUESST referiu, estivemos a fazer alguns teste.... como não achavamos o problema comecei a desmontar a minha Avant para ceder algumas peças e testar!

Trocamos MAF, Trocamos N75, Liguei directo À Wastgate etc....
e o carro não dispara o turbo.... mesmo ligado directamente À Wasgate ele não dispara
Ah....e não faz pressão nenhuma, pois liguei um manometro de tudo e nickles!

A N75 deve esta avariada, pois não faz "zumbido" ao trabalhar, já fale com ele para substituir-mos isso
Ligar o VAG-COM Seria uma ajuda de facto, vou ver se consigo arranjar isso para testar

- - - - - - - - - -

As centralinas do Audi 80, pelo menos a que usam MAF BOSCH "Grande", não teem nenhum tubo ligado! Somente a cablagem e nada mais!

Por isso a nossa centralina é muito limitada, gasta os chip´s antigos 27C... etc, e não dão por exemplo para controla um N75 por vacuo + Geometria Variavel, como num GOLF 3 ou Ibiza 90cv.

Essas ECU de Ibiza / Golf, tem sensor MAP interno. o nosso é externo, pelo menos na minha (MAF BOSCH GRANDE) é externo.
O sensor MAP é isto
2941052124

Fica ao lado da N75 e Valvula EGR.

Cá para mim o problema pode vir daqui... porem nao testamos esta valvula!

Outra causa podera ser a quantidade de gasoleo injectada, pode estar tao baixa que não tem combustivel suficiente para disparar o turbo!

Aponto 99% para estas duas causas....
 
Back
Top