Audi 80 TDI Avant - Americooli

Boas, podes-me esclarecer uma coisa? Eu queria mudar a cor da luz de fundo da minha 80 comprei leds azuis... basta trocar as lampadas ou isso tem algum plastico que dá a cor?
 
Boas, podes-me esclarecer uma coisa? Eu queria mudar a cor da luz de fundo da minha 80 comprei leds azuis... basta trocar as lampadas ou isso tem algum plastico que dá a cor?

Não tem nenhum plástico que dá cor, o que dá a cor avermelhada é a própria face dos manómetros, pela frente tens as letras brancas como ves normalmente, mas por trás tem uma camada de tinta vermelha, que tens de lixar ou remover para conseguires mudar de cor, é algo bastante simples.

Irás é ver que apenas com leds no lugar das lâmpadas, te irá desiludir muito o resultado, pois a iluminação de origem de quadrante dos 80 é "uma palhaçada" em termos de dispersão de luz, e ao substituir por Leds, haverá uma grande disparidade de luz entre os sitios que têm os leds por perto, e os que não o têm.

O que não falta no meu projecto é mesmo isso ;)
 
A iluminação é boa...essa camada que removes é também responsável por essa dispersão. Retirando a tinta e metendo LED é que fica assim...
 
Não é nada boa, é minimamente aceitável dada a antiguidade do carro (e comparando com outros da mesma geração), mas é bastante deficiente, se vires bem e com jeito, vê-se que a iluminação mesmo com a iluminação de origem não é uniforme nem coerente por todo o quadrante, e não tem a ver com o meu quadrante, nem com o teu, são todos, pois já me passaram todos os quadrantes pelas mãos que existem os 80, sejam com relógio, com mini-check, com rpm, TD, TDI, gasolinas, VDO's ou UN4, e todos padecem do mesmo mal.

Agora se falas que com a iluminação definida para o máximo no potenciómetro, que a iluminação parece boa, sim, parece (nos UN4 em especial), mas que é boa, isso não. É sim, mais que o suficiente, que é o que importa.

Quanto á dispersão de luz, com ou sem a tinta vermelha, é irrisória a diferença, já o testei com faces sem a tinta, e lâmpadas com "capuchos" vermelhos (dos quadrantes UN4), e a iluminação e dispersão é a mesma.

O problema de ficar uma treta com os leds tem apenas a ver com o led ter uma iluminação focalizada quase inteiramente para a "frente", e as lâmpadas não terem qualquer foco, ou seja, dispersão de 360º, que é o necessário para os nossos quadrantes. (A não ser que canibalizem o quadrante todo e ponham muitos leds :assobio::assobio: )
 
Nao conheço nenhum carro melhor naquele tempo nesse aspecto... Aliás, nessa altura muitos dos quadrantes nem retro-iluminação tinham...

Eu até uso no mínimo e não me queixo de nada...o unico defeito é que no minimo mal se vê os km do odometro...mas isso é porque não são retro-iluminados...
 
O coração voltou à vida e a rolar Klms. Estou muito feliz, mesmo feliz. Imaginem que os Klms começaram a comtar e em passo certo. São estes momentos de pois de tanta angustia que nos fazem unir cada vez mais aos nossos Audis. Amigos, passo a relatar. O Exper na matéria, desmontou tudo igual como faço e com o olho de lince e lupa, detectou uma solda destruida. Esse solda era um ponto do motor. Soldou novamente e não só aquela mas nos três pontos que fazem girar por efeito magnético o cilindro e toda a orquestra começou a tocar em sintonia.
Esta novela foi a mais longa para chegar ao fim, mas com final feliz. Em suma, a rodinha partiu em Junho de 20123, e depois ao mesmo tempo a solda também foi-se. O resto da novela já sabem, desmonta / monta um sem numero de vezes, duas rodas compradas, mas esta última é bem mais perfeita. Obrigado pela paciência de me ouvirem, mas no inicio era só mudar a rodinha:lol: Já agora, paguei 5€ e demorou 15 minutos. Aos users do porto, um conselho - quando tiverem problemas no quadrante, podem ver pela primeira vez se resolvem, mas caso não resolvão, eu aconselho este exper que fica no Porto - Boavista.
Abraço

- - - - - - - - - -

Desculpem os erros ortográficos, só agora estou a ler. Escreve com pressa para ir trabalhar. Onde lê-se 20123, dever ler-se 2013
 
Estava mais que visto que pelos sintomas era uma solda partida, já to tinha dito anteriormente, apenas não a tinhas achado, e tal confirmou-se.

O importante é estar a trabalhar, e ficaste com uma rodinha a mais, que se as minhas suspeitas se confirmarem, não deverás demorar muito a vender a novos amigos aqui dos 80, que têm sempre o mesmo problema ;)

Abraço
 
Amigo Reactive, tens sempre razão e eu andei perto que até soldei um ponto de ligação ao motor, mas o expert, soldou com nova solda, todos os pontos e devidamente, com uma perfeição que só visto e que me ultrapassa. Fica a experiência acrescida neste assunto. Agora sim começo a ter confiança que não pára mais:roll: anda a contar certo. Como tinha que mudar óleo aos 400.000 Klm e ando nisto à um ano, não vou arriscar as contas de cabeça e vou mudar no fim do mês, contando para já 395.286.
Abraço
 
Hoje foi o dia de mudar o Kit dos bancos para que estes deslizem melhor e não abanem. A razão de abanar o banco do ocupante foi a seguinte: O batente saiu e a peça que desliza na calha saiu e ficou na ponta da calha. Como não tinha esse travão adaptei com um parafuso e bucha de borracha para travar o novo. Segue as imagens como manda o procedimento para perceberem melhor

14201359975_faaecd2c9f_c.jpg


- - - - - - - - - -

14201274254_32c9a09da9_c.jpg


- - - - - - - - - -

Primeiro desapertar este parafuso que serve de travão

14178229136_c68309c70b_c.jpg


- - - - - - - - - -

Depois basta fazer deslizar o banco para trás (levantando ligeiramente na frente para passar a parte do travão e com jeito ele é retirado.

14014710378_0bbb089c76_c.jpg


- - - - - - - - - -

Podem ver que eu tenho este batente bem estimado, não sendo preciso mudar.

14198087121_65f42686df_c.jpg


- - - - - - - - - -

O aspecto dos velhos.

14014698119_c9a3dde0a3_c.jpg


14014768357_621a8e7632_c.jpg


14178227026_752b523eb9_c.jpg


- - - - - - - - - -

No banco do ocupante podem ver que faltam a peça travão e a que desliza.

14014767037_4dbc6b38e3_c.jpg


- - - - - - - - - -

Agora já as novas colocadas e tudo limpo.

14014696999_cc6ecd1190_c.jpg


A solução que fiz para fazer de travão. Ficou muito bem e para durar uma eternidade.

14221508043_cfe963ef59_c.jpg


- - - - - - - - - -

Bancos montados, mas antes foi a limpeza e aspiração para ficar tudo limpinho.

14198855522_41f0fb8d81_c.jpg


- - - - - - - - - -

Vejam as calhas com brilho devido á lubrificação.

14198082291_81ebb2cb0d_c.jpg


Os bancos ficaram muito silenciosos e a deslizar 5****. Espero que tenham gostado deste post. Agora estou mais animado, devido ter ultrapassado o problema dos Klms.
Até ao proximo Mod.
Abraço
Abraço
 
Last edited:
Muito bom... até me das vontade de ir ja para o meu ver isso... tenho que sair fora do carro para empurrar os bancos para frente... não desliza como deve ser... um dia destes viro.me para isso também. .. obrigado amigo por esta partilha.
Abraço
 
É um trabalho chato de se fazer, mas que mais cedo ao mais tarde tem que ser feito, é um mal comum nos 80, mas depois vale a pena, agora já podes fazer curvas sem o banco andar a mexer de um lado pro outro... :)

Américo gosto muito de ver os estofos sport nos 80
 
Não tem nenhum plástico que dá cor, o que dá a cor avermelhada é a própria face dos manómetros, pela frente tens as letras brancas como ves normalmente, mas por trás tem uma camada de tinta vermelha, que tens de lixar ou remover para conseguires mudar de cor, é algo bastante simples.

Irás é ver que apenas com leds no lugar das lâmpadas, te irá desiludir muito o resultado, pois a iluminação de origem de quadrante dos 80 é "uma palhaçada" em termos de dispersão de luz, e ao substituir por Leds, haverá uma grande disparidade de luz entre os sitios que têm os leds por perto, e os que não o têm.

O que não falta no meu projecto é mesmo isso ;)

É dificil de desmontar?
 
Back
Top