Audi 80 TDI 93

Da experiência que tenho dos 2 80's o B3 e agora o B4...

Se tens os tubos quentes e temperatura está correcta, o termostato em bom estado, então só podem ser duas coisas...ou tens o radiador da sofagem entupido(tenta meter agua directamente no radiador da sofagem e ver somo saí do outro lado...mas nao me parece se que seja isso) ou tens as "flaps" ou palas ou pás da sofagem sem esponja.

Resumindo, essas palas direccionam o ar que vem do motor da sofagem e forçam o ar a passar pelo radiador que está quente e assim ficam com ar quente. Ora se as palas estiverem gastas não vão direccionar o ar a passar pelo radiador. Resultado no máximo ficas com o ar ligeiramente mais quente, pois a maioria do ar passa frio para o habitáculo dando uma mistura do ar frio com o ar quente.

Caso queiras mesmo resolver isso, tens de tirar fora o tablier, é o mesmo procedimento para mudar o radiador da sofagem. Com a sofagem desmontada tiras as palas e restauras o isolamento tens varias soluções para isso.

Já fiz isso nos dois audis 80 que me passaram pelas mãos.
Neste B4 cheguei à conclusão que se tinham dado ao trabalho de mudar o radiador...lol mas não repararam as palas...e o problema do ar quente não ficou resolvido.

Dá trabalho...eu fiz isso sozinho (das duas vezes) e demorei uma tarde e uma manha +/-, isto porque estive a reparar as pás e tive de esperar que a cola ficasse bem seca. Com duas pessoas dá mais jeito principalmente para tirar o tablier para fora.

Mas depois até "queimas" os dedos com o ar quente... :p
 
Possivelmente isto

competition-2-foto_534450_11384192_15129418.jpg
 
Desmontar a caixa para tirar um sensor...???
salvo erro isso fica do lado do condutor ao pé da transmissão. Mas deixa lá aparecer ai a malta dos 80´s para tirar as duvidas. :oops:

Se ambos os tubos ficam quentes, supostamente não tens nada entupido.
O motor chega aos 90º ?
Quando rodas o botão de quente para frio, sentes as flaps a moverem-se?

Sim as flpas mexem e o motor não chega aos 90°
 
se nao chega aos 90º pode ser o sensor que nao esta bom ou o termostato que abre muito cedo
agora nao fazer quente na soufagem vou mais para a esponja
sensor da caixa ---nao precisa de sair a caixa é um pouco dificil mas sai sem tirar a caixa
dá para tirar por cima mas tem pouco acesso ou por baixo
 
Acedo ao sensor por baixo do carro???
Quanto à sofagem, o meu colega/mecânico falou que não deve ser mesmo do radiador mas sim da "torneira", cálculo que se esteja a referir das tais palas/circuito..
Combinei em deixar o carro com ele para ver isso, até porque a mão de obra é barata ;-)
Certas coisas prefiro não arriscar, e como vou estar em abril, devo deixar lá o carro.

A válvula de marcha a trás é que queria mesmo trocar.
Se alguém tiver fotos ou exemplos agradecia ;-)
 
Sim por baixo
Tens mais acesso para tirar mas não dá para ver tem que ser ao toque

- - - - - - - - - -

Já tiro umas fotos
 
Back
Top