Audi 80 Avant TDI (mais uma :) )

Estado
Not open for further replies.
Boas Pessoal

Venho aqui apresentar mais uma grande máquina que vem para as minhas mãos :)

Tive um Citroen Zx 1.4i (primeiro carro), depois um Alfa 164 V6 Turbo (Que saudades), um Golf 3 GTD (dava muito gozo conduzir :)) e por fim esta audi 80 da qual gosto muito :).

Ela veio para as minhas mãos com alguns problemas e mal tratada, o aquecedor de óleo (acho que é assim que se chama) vinha roto então a água misturou-se com o óleo :'(.

Mas já foi arranjado, e parece estar impecável, este motor não foi muito bem tratado, mas parece estar a funcionar direitinho :).



Modelo: Audi 80 Avant Tdi

Motor: 1Z 90cv
Caixa: 5 Velocidades Manual

Travões: 4 Discos Maciços com ABS

Jantes Stock
Pneu: 195/55/15


Cor: Verde Escuro

Extras:
-Luzes Nevoeiro Frontais
-Ar Condicionado
-4 Vidros Eléctricos
-Teto Abrir
-Alarme Cobra

Agora a parte importante.....fotos :p


dsc0147kp.jpg



dsc0148co.jpg



dsc0149vj.jpg



dsc0152gq.jpg



dsc0153lf.jpg



Isto foi quando tiver a passar os fios para as colunas traseiras que coloquei nas portas, visto que não trazia de origem:(.

Mas ficou tudo perfeito e a funcionar :)


dsc0154qj.jpg



dsc0155lj.jpg



Ela tinha um toque no guarda lamas do lado esquerdo, mas o meu pai já lhe deu um jeito, tinha a mala traseira desalinhada mas já vi como se alinha e ficou quase perfeita.

Descobri que tinha o amplificador de antena desligado e já o liguei também.

Agora estou com um problema nas luzes de interior, ás vezes quando as portas abrem falham, eu já tive a ver e o modulo de vácuo tem um bocado de oxidação, estou desconfiado que é disso.

Já agora, é normal o acelerador só começar a puxar alguma coisa mesmo quase no fundo? È que já num ibiza Tdi dum colega meu era a mesma coisa, mas nos outros carros que tive não era assim.


Já lhe coloquei o manômetro da pressão do turbo, mas não gosto muito de ver ali, tenho de arranjar outro sitio.:p



Aceitam se opiniões :D


Cumprimentos Ricardo
 
Last edited:
bem vindo ao :audipt:

Sem duvida que tens tido uma boa estima por ela desde a compras te e a queres preservar a tua 80 como muito bom a gente preserva os seus 80s por aqui..

No que precisares de ajuda o pessoal esta aqui disposta para ajudar. Em relação ao manometro de pressão de turbo vou te dar um opiniao pois tive um igual e coloquei na consola por baixo do cinzeiro mas apertado com um parafuso e com chapinha que ele traz a parte de cima e todo a esquerda ficando assim ainda com espaço para arrumares algo..

Uma duvida em relação a primeira foto da a ligeira impersão que tens uma optica partida a do lado condutor ??

vai vendo tambem os outros projectos do pessoal para aproveitares e tirares algumas ideias de mods que podes fazer e ate mesmo partilhares a tua opinião a acerca dos demais

cumprimentos

- - - - - - - - - -
 
Boas


Eu gosto muito de estimar os carros, tenho pena que muita gente não o faça.

Nop as óticas estão perfeitas :p, é mesmo da foto.

Em relação ao manómetro aquele que está na foto já está meio avariado, mas acho que vou seguir o teu concelho, no golf tinha o aí e estava 5*, vou buscar uns que estão a 25 euros na norauto, que parecem me melhor que esses que custou 60...

Já andei a ver outros projectos, e grandes máquinas se vê por ai :)


Obrigado Cumprimentos Ricardo
 
Antes do mais, bem vindo á zona dos 80's.

Quanto á mistura de óleo e água, quererias dizer o radiador do óleo concerteza ;) .

A carrinha parece estar em bastante boa forma, agora é só manter isso, e se possivel melhorar.

Quanto á localização do manómetro, se gostas de não dar nas vistas podes sempre deixa-lo aí onde tens, ou no espaço central da consola. Se pretendes outra coisa, podes sempre passar nos nossos projectos e ver as outras opções.

Abraços e boas mods ;)
 
Antes do mais, bem vindo á zona dos 80's.

Quanto á mistura de óleo e água, quererias dizer o radiador do óleo concerteza ;) .

A carrinha parece estar em bastante boa forma, agora é só manter isso, e se possivel melhorar.

Quanto á localização do manómetro, se gostas de não dar nas vistas podes sempre deixa-lo aí onde tens, ou no espaço central da consola. Se pretendes outra coisa, podes sempre passar nos nossos projectos e ver as outras opções.

Abraços e boas mods ;)


Yah acho que é isso mesmo, eu na altura não me lembrava do nome certo :p

Acho que vou fazer isso mesmo, colocá lo na consola central ao pé do cinzeiro, fica mais discreto, já agora alguem sabe qual a pressão stock que estes motores fazem? Só para ter uma comparação.

Durante a tarde vou ver se coloco o manómetro e tiro mais algumas fotos :)


Cumprimentos Ricardo :)
 
boas
Esse verdinho faz me lembrar o meu 1´ audi :'(
Vamos ao manometro eu axo k ai fica mal o mais certo era como esta o meu e o do reactive ou entao por baixo do cinzeiro tb nao fica mal. Outra coisa as colunas de tras parecem ser muito pequenas nao?
 
boas
Esse verdinho faz me lembrar o meu 1´ audi :'(
Vamos ao manometro eu axo k ai fica mal o mais certo era como esta o meu e o do reactive ou entao por baixo do cinzeiro tb nao fica mal. Outra coisa as colunas de tras parecem ser muito pequenas nao?

Yah é o que vou fazer agora :), buscar o novo e montá-lo.

Em relação ás colunas o tamanho penso ser o de origem, porque quando tirei a forra da porta, ela tinha lá uma marca e ao medir vi que tinha o tamanho certo, 13 cm, eu bem cria meter umas de 16,5 cm, mas como estava lá a outra marca optei por meter as de 13, e até ficaram bem, pena é a localização delas, como são coaxiais os agudos ficam "tapados" pelo banco.

A1Z agora aos poucos vai-se restaurando até ficar perfeita ou perto disso :).

Cumprimentos Ricardo
 
Boas,

Parabéns pela tua Avant, que está bem bonita e com umas jantes que gosto bastante ver no 80 quando está stock. Naquilo que precisares estás no sitio certo, vai vendo os outros projectos dos 80´s para tirares algumas ideias quer seja em manutenção ou mods, espero que esteja ai nas tuas mãos mais uma 80 para conservar.
 
Segundo li, mas custa-me acreditar mas faz 1.65bar

Parece-me muito alta essa pressão para um motor stock, nem em pico deve conseguir fazer isso. Pela rápida pesquisa que fiz os valores de pressão estável no 1.9TDI 1Z são semelhantes aos do 1.6TD e 1.9TD, que rondam os 12 ou 13 psi (á volta de 0,86 bars, que é exactamente o limite de pressão da válvula de segurança nos 1.6TD).

Até pode fazer pouco mais de pico, mas stock raramente irá passar disso. Claro que a mexer o 1.9 consegue pressões muito maiores sem perder grande fiabilidade, ás vezes mesmo pressões absurdas que dizem ser impossiveis sem que os componentes partam. Tenho um colega meu com um A3 Pd130 mexido, com uma maquineta controlador/diagnóstico presa na porta OBD que lhe mostra as stats em tempo real por Bluetooth, e o carro dele já conseguiu fazer 3,2 bars de pico. Se forem perguntar dirão que tal é impossivel sem uma preparação a fundo de motor. E o carro anda assim á anos sem fim e anda todo o santo dia sem dar qualquer tipo de problema.
Bendito 1.9TDI :D
 
Parece-me muito alta essa pressão para um motor stock, nem em pico deve conseguir fazer isso. Pela rápida pesquisa que fiz os valores de pressão estável no 1.9TDI 1Z são semelhantes aos do 1.6TD e 1.9TD, que rondam os 12 ou 13 psi (á volta de 0,86 bars, que é exactamente o limite de pressão da válvula de segurança nos 1.6TD).

Até pode fazer pouco mais de pico, mas stock raramente irá passar disso. Claro que a mexer o 1.9 consegue pressões muito maiores sem perder grande fiabilidade, ás vezes mesmo pressões absurdas que dizem ser impossiveis sem que os componentes partam. Tenho um colega meu com um A3 Pd130 mexido, com uma maquineta controlador/diagnóstico presa na porta OBD que lhe mostra as stats em tempo real por Bluetooth, e o carro dele já conseguiu fazer 3,2 bars de pico. Se forem perguntar dirão que tal é impossivel sem uma preparação a fundo de motor. E o carro anda assim á anos sem fim e anda todo o santo dia sem dar qualquer tipo de problema.
Bendito 1.9TDI :D


Acho que não deve fazer mais de 0.9b mas pode passar...
No outro dia liguei um manómetro na minha 80 tdi e parecia que só estava a fazer 0.5 mas o manómetro tinha uma escala muito grande (8bares)
Os tdi´s se fizeram mais de 1.5b faz safe mod ;)
 
Parece-me muito alta essa pressão para um motor stock, nem em pico deve conseguir fazer isso. Pela rápida pesquisa que fiz os valores de pressão estável no 1.9TDI 1Z são semelhantes aos do 1.6TD e 1.9TD, que rondam os 12 ou 13 psi (á volta de 0,86 bars, que é exactamente o limite de pressão da válvula de segurança nos 1.6TD).

Até pode fazer pouco mais de pico, mas stock raramente irá passar disso. Claro que a mexer o 1.9 consegue pressões muito maiores sem perder grande fiabilidade, ás vezes mesmo pressões absurdas que dizem ser impossiveis sem que os componentes partam. Tenho um colega meu com um A3 Pd130 mexido, com uma maquineta controlador/diagnóstico presa na porta OBD que lhe mostra as stats em tempo real por Bluetooth, e o carro dele já conseguiu fazer 3,2 bars de pico. Se forem perguntar dirão que tal é impossivel sem uma preparação a fundo de motor. E o carro anda assim á anos sem fim e anda todo o santo dia sem dar qualquer tipo de problema.
Bendito 1.9TDI :D


É verdade, o meu Golf 3 GTD de origem tava a fazer 1.8 Bars constantes, e não tinha IC, claro que andava sempre com cuidado para não andar nestas pressões, mas fiquei surpreendido com a pressão que aguentam.

Acabei agora de instalar o manómetro, está a fazer 0,85 bars, picos de 1 bar, esses 1.65 é se tirares o tubo que controla a pressão (segundo o que vi no autodata), gostava de saber qual é esse tubo :p.


dsc0165fh.jpg



dsc0167xe.jpg



dsc0168qo.jpg



Já agora uma foto de como ficaram as colunas :)

dsc0164pt.jpg



A limpeza do óleo na água :(

dsc0158yh.jpg



E por fim o coração :)

dsc0157ws.jpg



Cumprimentos Ricardo
 
Pois deve ser esse que eles falam no autodata, já agora alguém sabe se é possível fazer repro? È que pelo que tive a pesquisar o meu modelo não tem ficha OBD, tem que ser mesmo que abrir a centralina certo?


Cumprimentos Ricardo
 
Estado
Not open for further replies.
Back
Top