Audi 80 1.6TD - Senhor Dos Anéis

A diferença entre o o 1Z e o AAZ é a electronica o 1Z (tdi) tem bomba ejectora de comando electronico, centrelalina, maf e egr , o AAZ(TD) não tem nada disso, embora o bloco seja o mesmissimo é de bomba mecanica, tem cabo de acelerador.
É obvio que se trata de um B3 com a frente do b4, o que acho estranho é ser um 1,6td de 92, quando em 92 supostamente só sairam b4's dos quais meia dúzia de 1.9td's e o resto tudo 1.9tDi's:lol:
Quanto ao ano no livrete, até 97 não se esqueçam que só aparecia no livrete a data de 1º registo em Portugal, os carros importados eram registados igual aos novos, exemplefico, eu conheço MB 190D de matricula GU, e pra todos os efeitos é carro é 96, porque não apresenta outra data no livrete, foi importado em 96 e levou cá matricula de 96 como se de novo se trata-se, e os últimos 190's toda a gente sabe que sairam em 93 e não digam que o carro teve em armazem esses 3 anos pq tem uma matricula belga gravada nos vidros...
Só por causa disso é que perguntei se era importado, desculpa o testamento, o teu carro não deixa de estar jeitosinho por causa disso:)

ta tudo bem dito menos a parte do ano da matricula, passo a esplicar.

ate 2007 toudos os veiculos importados ficavam com letras e numeros na matricula referente ao ano da importacao mas nos livretse vem sempre o ano do veiculo , pagas imposto sobre o ano do veiculo ( exp: a minha e importada tem matricula de 98 mas no livrete o ano do carro e de 93, pago imposto de 93)

depois de 2007 toudos os veiculos importados ficam com matriculas do ano de importacao e no livrete diz o ano do veiculo , so o que muda e o imposto , que apartir de 2007 a lei obriga a pagar imposto como se fosse um carro novo, mesmo que ele tenha 50 anos paga o mesmo de um novo
 
Boas, eu tenho acompanhado este forum e tópico como externo, mas decidi registar-me para poder dar a minha opinião, ou esclarecer, ou tirar as minhas proprias duvidas :p

Isso dos livretes e matriculas, pelo que vejo, varia de caso para caso, e de localidade para localidade.... No meu caso, o meu 80 foi importado para PT quando tinha meia dúzia de meses, 3 ou 6, nem sei ao certo... No meu livrete, há la a referencia a que o carro tinha matricula alemã até á data da importação (existe lá a referencia da data "matricula alemã até 91/7" creio)... Quanto á letra nas matriculas, o caso tambem não é como foi descrito acima, talvez porque aqui nos Açores a legislação em relação a isso seja diferente, nunca percebi bem o porque, mas geralmente, todos os carros alemães têm matricula terminada em "AR", independentemente da sua data de matricula e fabrico, e á medida que os antigos carros vão levando abate, os novos importados voltam a ter a matricula que já levou abate .... Por consequência, 60% ou mais de todos os bmw e audis que vejo na rua têm matricula "AR" no final, o meu inclusive...


Voltando a questões do topico "leopard14o", seria possivel postares algum video com o som do carro "pós" modificação do escape... tambem ja pensei em fazer essa modificação, mas se o som ficar demasiado pesado deixo as coisas como estao .... E sempre conseguiste encontrar a pequena roda dentada do quadrante?
 
Last edited:
Isso dos livretes e matriculas, pelo que vejo, varia de caso para caso, e de localidade para localidade.... No meu caso, o meu 80 foi importado para PT quando tinha meia dúzia de meses, 3 ou 6, nem sei ao certo... No meu livrete, há la a referencia a que o carro tinha matricula alemã até á data da importação (existe lá a referencia da data "matricula alemã até 91/7" creio)... Quanto á letra nas matriculas, o caso tambem não é como foi descrito acima, talvez porque aqui nos Açores a legislação em relação a isso seja diferente, nunca percebi bem o porque, mas geralmente, todos os carros alemães têm matricula terminada em "AR", independentemente da sua data de matricula e fabrico, e á medida que os antigos carros vão levando abate, os novos importados voltam a ter a matricula que já levou abate .... Por consequência, 60% ou mais de todos os bmw e audis que vejo na rua têm matricula "AR" no final, o meu inclusive...


QUOTE]

Reactive,falei com o meu amigo do 190D, e falhou-me um promenor, ele tem uma anotação no livrete a dizer teve matricula belga até tantos de 96, mas é a única coisa, naõ tem indicação se o carro é 90 ou 91 ou 92 ou de 89 ou whatever, para todos os efeitos é um carro de 96!!! isso estou a ver que é igual, quanto a matricula seguiu a ordem de matriculação como se de novo se tratasse, isso está visto que aqui no continente foi diferente, è claro que se o rapaz for à MB com o nº de chassis até lhe dizem o dia que o carro foi fabricado:lol:
 
Bem vindo Reactive, a modificação do escape não alterou o som, não sei dizer porque, agora tenho tudo directo até panela final que é de origem.

Sinto que o carro desenvolve bastante mais rápido. Sinto que as vezes pede para reduzir, o que não acontecia antes. Nas subidas onde antes tinha de reduzir para 3ª agora sobe em 4ª sem se queixar muito. Estou satisfeito. Agora o que vou fazer é adaptar uma conduta de ar sob pressão, vamos ver no que vai resultar.

Enquanto a roda dentada já me mostraram cá no tópico onde vou comprar "cgi.ebay.com/ebaymotors/Volvo-850-Audi-80-90-Odometer-Gear-15-Tooth-NEW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem3cb8c5fa37QQitemZ260798020151QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories" mas nunca mais consegui arranjar maneira de mandar vir.

Abraço
 
Bem vindo Reactive, a modificação do escape não alterou o som, não sei dizer porque, agora tenho tudo directo até panela final que é de origem.

Sinto que o carro desenvolve bastante mais rápido. Sinto que as vezes pede para reduzir, o que não acontecia antes. Nas subidas onde antes tinha de reduzir para 3ª agora sobe em 4ª sem se queixar muito. Estou satisfeito. Agora o que vou fazer é adaptar uma conduta de ar sob pressão, vamos ver no que vai resultar.

Enquanto a roda dentada já me mostraram cá no tópico onde vou comprar "cgi.ebay.com/ebaymotors/Volvo-850-Audi-80-90-Odometer-Gear-15-Tooth-NEW-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem3cb8c5fa37QQitemZ260798020151QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories" mas nunca mais consegui arranjar maneira de mandar vir.

Abraço

Bastante estranho nao ter alterado em nada o som... Não se ouve mais a descompressão do turbo pelo escape? é que eu ja vi videos no youtube de golfs 1.6 td e é um pouco confuso e inconstante, uns tanto fazem mais barulho, outros nem tanto, mas ouve-se o assobio bem mais pronunciado .... Quanto á questão do catalisador, que ja antes tinhas referido, pelo que o meu mecanico da audi disse, aquilo não é tanto um catalisador, como um "abafador", é vazio por dentro e tem apenas umas palhetas, que servem para reduzir o ruido do motor (eu tambem pensei que fosse catalisador ate ele ser removido, lol)

Quanto á roda dentada, pelo link que puseste não exporta sem ser nos estados unidos, lol

Quando a filtros de ar cónicos, se quiseres saber algo mais, tenho no meu :p
 
eu cheguei a mandar vir para o meu 80,montei mas ele nunca deu sinais de vida

Tiveste azar ... ás vezes o problema não é so da roda dentada, pode tambem ser o proprio motor que faz girar a roda que queimou, ou o mais frequente que é ter resistencias queimadas... A partir dos 250.000 kms esse problema é muito comum nos 80 infelismente ....
 
Que tal o comportamento com filtro de rendimento? Tens mais alguma alteração? Debito da bomba ou pressão de turbo?

Sim aquilo tinha la umas palhetas, mas não era oco, era sim um tubo com 4 triângulos no fim.

Eu queria mandar vir uma rodinha porque o meu funcionava até eu premir o botão de anular os km em andamento. Espero que a rodinha resolva o problema. Alexand, ainda tens isso em casa?
 
Que tal o comportamento com filtro de rendimento? Tens mais alguma alteração? Debito da bomba ou pressão de turbo?

Sim aquilo tinha la umas palhetas, mas não era oco, era sim um tubo com 4 triângulos no fim.

Eu queria mandar vir uma rodinha porque o meu funcionava até eu premir o botão de anular os km em andamento. Espero que a rodinha resolva o problema. Alexand, ainda tens isso em casa?


a mim fui igualzinho foi só premir o botão para ele nunca mais funcionar
 
Que tal o comportamento com filtro de rendimento? Tens mais alguma alteração? Debito da bomba ou pressão de turbo?

Sim aquilo tinha la umas palhetas, mas não era oco, era sim um tubo com 4 triângulos no fim.

Eu queria mandar vir uma rodinha porque o meu funcionava até eu premir o botão de anular os km em andamento. Espero que a rodinha resolva o problema. Alexand, ainda tens isso em casa?


LoL, por acaso, a primeira coisa que o mecanico que perguntou foi se eu tinha "zerado" os kilometros em andamento, coisa que nunca faço, alias, durante muito tempo tinha 60 e tal kilometros na "trip", logo isso era impossivel. Depois andei a ver uns topicos na net sobre como desmontar e como sou um curioso e gosto de fazer as coisas á minha maneira desmontei tudo e descobri o problema logo na hora, apenas a mais pequena rodinha partida, com 5 dos 15 dentes, e os restantes lá espalhados.... Aproveitei e converti tudo para fundos brancos, ponteiros em azul e com leds para ficar estilo luminescencia.... fui a todos os relojoeiros e ninguem tinha nem conheciam quem tivesse, como resultado tirei a peça fora até ter oportunidade de arranjar outra... já vi que so mesmo nova, que aqui simplesmente nao ha nada disso em sucatas

Quanto ao turbo e filtro, a historia é mais complicada, mas basicamente o turbo nao estava a desenvolver como devia e quando foi arranjado foi tambem a altura em que pus o filtro, dai que claro que notei diferença, mas nao foi devido ao filtro em si ... segundo a minha experiencia o filtro não dá grandes aumentos a nao ser em carros com elevada cavalagem, é mais pelo som diferente que obtens. Claro que fica a respirar melhor, mas em termos de performance nao vais notar assim tanto. Vais é ouvir o assobio do turbo, e se tiveres como o meu, com pressao aumentada e filtro, assobia como um passarinho, lool :p


Se calhar vou ainda ter de abrir um topico com o projecto :p
 
Back
Top