Alta pressão no circuito de refrigeração

Pelo que descreves a mim não me parece nada que tenhas a junta de cabeça queimada.Se tivesses a junta queimada o motor tinha que subreaquecer,já que a pressão dos cilindros atinge alta temperatura,e como deves saber é essa alta temperatura que faz a explosão em contacto com o gasolio nos motores diesel.Quanto a mim o teu problema deve de ser a valvula da tampa do vaso de expansão presa ou obstruida.Para saberes se passa pressão para o circuito de referijação basta tirares a tal tampa e verificares dentro do vaso se existe bolhas de ar no liquido e se ao mesmo tempo ele aumenta o volume isto com o motor +ou- às 2500RPM.
 
Pelo que descreves a mim não me parece nada que tenhas a junta de cabeça queimada.Se tivesses a junta queimada o motor tinha que subreaquecer,já que a pressão dos cilindros atinge alta temperatura,e como deves saber é essa alta temperatura que faz a explosão em contacto com o gasolio nos motores diesel.Quanto a mim o teu problema deve de ser a valvula da tampa do vaso de expansão presa ou obstruida.Para saberes se passa pressão para o circuito de referijação basta tirares a tal tampa e verificares dentro do vaso se existe bolhas de ar no liquido e se ao mesmo tempo ele aumenta o volume isto com o motor +ou- às 2500RPM.

Amanhã já vou levantar a carrinha e sacar a valvula para ver como está.
thks
 
Antes de mais, o sintoma que indicas-te no circuito de refrigeração e ao contrario de quase todos disseram não é obrigatoriamente junta queimada ou pressão a mais no circuito.. O facto de teres um tubo inchado nao quer dizer que a pressao seja demais... So é pressao no circuitod e refrigeraçao provocado pela junta estragada é quando o nivel do liquido no reservatorio sobe muito, tipo, parado e a frio o liquido esta no limite e a nivel e depois de andares e ja bem quente o liquido encontrar-se a cima quase na tampa.. isso sim.. é presssão a mais...
o tubo inchado, e ja vi um assim, pode ser que esse tubo esteja estragado, com o tempo perdeu a resistencia ou alguma tela do seu interior rebentada e com a pressao normal do circuito faça essa "mama" (inchaço).

Resumindo, a frio acerta bem o liquido no reservatorio, e quando acabares de dar umas esgaçadelas ve onde se encontra o liquido.. se tiver acima do que estava a frio entao tens um problema para resolver...

Quanto a pressao que faz ao desapertar o tampao do reservatorio isso é normal... porque o sistema é de circulação fechado e cria essa pressão.. é normalissimo.... e se assim nao fosse tinhas a tampa do reservatorio nas couves...

Em relação ao ar quente, realmente podias mudar o termostato... ja que tudo o resto funciona..
 
Mas, a tampa do reservatório de expansão tem que libertar alguma pressão, certo?
É que, nas piores vezes que isto me aconteceu, ao abrir a tampa vejo o tubo a "esvasiar" bastante mesmo...
E o inchado não é tipo uma bolha, é mesmo o tubo todo, mas só o que vem do topo do radiador à cabeça do motor e que a meio tem o de retorno. Os outros não incham!!!
 
Mas, a tampa do reservatório de expansão tem que libertar alguma pressão, certo?
É que, nas piores vezes que isto me aconteceu, ao abrir a tampa vejo o tubo a "esvasiar" bastante mesmo...
E o inchado não é tipo uma bolha, é mesmo o tubo todo, mas só o que vem do topo do radiador à cabeça do motor e que a meio tem o de retorno. Os outros não incham!!!

tira uma foto a esse dito tubo e marca com uma seta a odentifica-lo e mete aqui se faz favor..
 
Tambem podera ser algumas lonas do tubo estragadas mas isso é verificado facilmente palpando o mesmo.Em quaquer motor em perfeitas condições de funcionamento, é normal o nivel do liquido de arrefecimento subir no vaso de expansão um bocado quando ele se encontra quente, mas claro não ate à tampa.Para a junta estar estragada e deixar a pressão dos cilindros passar para o circuito de arrefecimento tambem o liquido tinha que desaparecer do vaso de expansão com o motor frio.
 
Tambem podera ser algumas lonas do tubo estragadas mas isso é verificado facilmente palpando o mesmo.Em quaquer motor em perfeitas condições de funcionamento, é normal o nivel do liquido de arrefecimento subir no vaso de expansão um bocado quando ele se encontra quente, mas claro não ate à tampa.Para a junta estar estragada e deixar a pressão dos cilindros passar para o circuito de arrefecimento tambem o liquido tinha que desaparecer do vaso de expansão com o motor frio.

Nao obrigatoriamente.... a circulaçao do liquido em quente provoca pressao e ai sim é quando pode dar origem a alguma fuga internamente no motor...

ja tive esse problema num carro que tive e o problema era a cabeça empenada... de manha o cilidro enchia e agua e quando o punha a trabalhar parecia um 3 cilindros.. lolololo e fuminho branco... lololo
 
Não é foto, mas foi o mais rápido de colocar aqui:

refrig.png


E já desmanchei a tampa do reservatório toda e não estava presa. Embora tivesse alguma sujidade causada, possivelmente, pela agua que lá andou.
De qq maneira ficou limpinha.
 
Last edited:
Mas, a tampa do reservatório de expansão tem que libertar alguma pressão, certo?
É que, nas piores vezes que isto me aconteceu, ao abrir a tampa vejo o tubo a "esvasiar" bastante mesmo...
E o inchado não é tipo uma bolha, é mesmo o tubo todo, mas só o que vem do topo do radiador à cabeça do motor e que a meio tem o de retorno. Os outros não incham!!!
Tenho umas duvidas: o motor aquece mais que o normal?e o nivel do liquido de arrefecimento baixa no vaso de expansão ou mesmo desaparece?
 
Fala aqui um ignorante na matéria, mas pode acontecer o caso do tudo estar inchado mas mole (o que poderá dizer que o tubo está estragado) ou inchado e duro (que poderá significar pressão no motor e problema na junta)? Estarei correcto ou não tem nada a ver? Ando com a minha carrinha em estado semelhante e ela já esteve na oficina em testes e o mecânico diz que pelo menos para já não parece ter problemas de junta.. não aquece nem nada.. só fica com esse tubo um bocado duro e ao abrir o vaso de expansão também liberta pressão (mas acho que isso é normal..)
;)
 
Back
Top